Como tradicionalmente acontece durante a pós-temporada da NBA, a liga divulgou, nas últimas semanas, em seu site oficial, os resultados de quatro de suas habituais premiações: Treinador da Temporada, onde Brad Stevens ficou na sexta colocação, Sexto Homem da Temporada, onde Evan Turner ficou na quinta posição, Jogador Defensivo da Temporada, onde Avery Bradley e Jae Crowder foram lembrados e Jogador de Maior Evolução da Temporada, onde o próprio Jae Crowder e Isaiah Thomas receberam votos. O corpo eletivo da NBA é formado por 130 jornalistas esportivos de Estados Unidos e Canadá, que representam canais esportivos e sites e jornais especializados em NBA.
Em eleição que premiou, pelo segundo ano consecutivo, o ala do San Antonio Spurs, Kawhi Leonard, dois jogadores do Celtics foram reconhecidos pelo seu trabalho defensivo durante a temporada: o ala-armador Avery Bradley e o ala Jae Crowder.
Bradley, que no fim da temporada regular foi alvo de campanha, ao redor da liga, para que figurasse no primeiro time de defesa da NBA, foi o primeiro guard que apareceu no resultado final da votação, figurando na sexta colocação, com 14 pontos, atrás de três forward‘s e dois pivôs. Com isso, a tendência é de que ele realmente figure, merecidamente, no primeiro time de defesa da NBA. Seus 14 pontos vieram de um voto como segundo melhor defensor da temporada – dado pelo jornalista do OrlandoMagic.com, John Denton, que colocou-o atrás apenas do combo forward do Golden State Warriors, Draymond Green, e a frente do outro votado por John, o ala do San Antonio Spurs, Kawhi Leonard – e 11 votos como terceiro melhor defensor da liga.
Já o ala Jae Crowder terminou esta votação na 13ª colocação, com um ponto, empatado com outros quatro atletas. Esse ponto veio de um voto como terceiro melhor defensor da temporada, dado pelo jornalista do MSG Network, Walt Frazier, que colocou-o atrás de Draymond Green e Kawhi Leonard.
Confira o resultado da votação de melhor defensor da temporada 2015/2016:
1º – Kawhi Leonard (San Antonio Spurs) – 547 pontos
2º – Draymond Green (Golden State Warriors) – 421 pontos
3º – Hassan Whiteside (Miami Heat) – 83 pontos
4º – DeAndre Jordan (Los Angeles Clippers) – 50 pontos
5º – Paul Millsap (Atlanta Hawks) – 21 pontos
6º – Avery Bradley (Boston Celtics) – 14 pontos
7º – Rudy Gobert (Utah Jazz) – 13 pontos
8º – Tony Allen (Memphis Grizzlies) – 5 pontos
9º – Anthony Davis (New Orleans Pelicans) – 4 pontos
10º – Andre Drummond (Detroit Pistons) – 3 pontos
11º – Jimmy Butler (Chicago Bulls) e LeBron James (Cleveland Cavaliers) – 2 pontos cada
13º – Jae Crowder (Boston Celtics), Trevor Ariza (Houston Rockets), Al Horford (Atlanta Hawks), Kyle Lowry (Toronto Raptors) e Chris Paul (Los Angeles Clippers) – 1 ponto cada
Respostas de 4
Ambos merecido, apesar de entender que o Crowder podia estar um pouco acima. O mais legal e que apesar de grandes defensores, também contribuem bastante no ataque.
Bradley segundo pontuador e o Crowder terceiro.
Mas acho que dependendo dos reforços, esses numeros devem cair na proxima temporada, se o Ainge trouxer um SF scorer e um pivo. Mas com a defesa deles, contribuindo com 10pts ja ta bom demais.
Muito justo! O AB sem sobra de duvidas merece estar no primeiro time de defesa esse ano. Acho que deve estar pq dessa lista ai só tem o Tony Allenn e o Jimmy Butler de PG/SG. Crowder podia estar melhor colocado, acho q o fim da temporada e o off dele podem ter prejudicado na votação. Já que ele não consegui jogar como estava jogando, por causa do tornozelo baleado.
O post é sobre defesa e acho que esse caras já estão estabelecidos em elite da liga. Mas ofensivamente? Para mim ambos foram bem na temporada.
AB teve sua media de pontos 15.2 por partida. Ele já no ano passado aumentou seu alcance, chutando relativamente mais de 3 pontos. Essa tendência continuo esse ano, foram em media 5.4 bolas de 3 tentadas por jogo, contra 4.6 bolas tentadas em 14-15. Os 36% de acerto estão acima da media da NBA que é de 35%, mas ainda não chegaram ao nível da temporada 13-14 (39%) forma melhor que ano passado (35%). Deve se levar em consideração também muitas bolas desvias chutadas pelo AB.
Crowder ofensivamente teve sua melhor temporada disparado. Ele estabeleceu um jogo muito solido com 14,2 pontos de media, 44% de acerto nos arremessos sendo 34% de 3, 53% de 2 e 82% da linha de lance livre. Logico que o percentual de 3 tem que melhorar mas, como do time em si, vejo espaço para isso com uma melhor seleção dos chutes. Esse ano foram 5 tensivas de media por jogo contra 3 ano passado (tempo no Celtics).
Com a chegada de outros jogadores, que sendo estrelas ou não, a tendência é que tenham características ofensivas, até para complementar o time, provavelmente eles terão menos bolas para chutar. Por outro lado, as bolas que terão serão melhores/ mais abertas, boa chance de melhora nas porcentagens.