Fechar Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Em Alta
    • O Boston Celtics está com problemas financeiros?
    • Como o Celtics pode substituir Jayson Tatum
    • O que fazer com Kristaps Porzingis?
    • Jrue no Texas? Mavs podem explorar troca com Celtics
    • Torrey Craig quer voltar ao Celtics: “Eu amo tudo em Boston”
    • O Boston Celtics vai fazer trocas
    • O Futuro do Garrafão Verde: Thomas Sorber no Caminho dos Celtics?
    • Jaylen Brown Fala Sobre Cirurgia no Joelho, Offseason dos Celtics e Amor por Boston
    Feito por fãs que amam a franquia - Não afiliado ao Boston Celtics
    Celtics Brasil
    • Time
      • Elenco
      • Comissão Técnica
      • Estatísticas
      • Folha Salarial
    • Sobre Nós
      • Nossa História
      • Nossa Equipe
      • Trabalhe Conosco
      • Grupos do Whatsapp
    • Parcerias
      • Oferecer Parceria
      • Colaboradores
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Threads
    • INÍCIO
    • Notícias
    • Opinião
    • Raio-X
    • Crônicas
    • Túnel do tempo
    • Craques do passado
    • Rivalidades
    • PodCeltics
    Celtics Brasil
    Início»Opinião»O Celtics encontrou seu jogador para os momentos decisivos?
    Opinião 4 Mins de leitura

    O Celtics encontrou seu jogador para os momentos decisivos?

    Rômulo PortugalPor Rômulo Portugal24 de janeiro de 201512
    Compartilhar WhatsApp Copiar Link Facebook Twitter Threads
    Siga o CB
    X (Twitter) Instagram
    Compartilhar
    WhatsApp Copiar Link Facebook Twitter Threads

    O ala-armador Avery Bradley disputa sua quinta temporada como profissional, bem como seu quinto ano sob o uniforme do Boston Celtics. O camisa 0, mesmo tendo apenas 24 anos, é o jogador com mais tempo de casa, após as recentes trocas que enviaram Rajon Rondo e Jeff Green para equipes da Conferência Oeste.

    Na partida de ontem, contra o Denver Nuggets, no Colorado, Bradley acertou 2 arremessos na reta final do jogo, que encaminharam o Celtics para sua 15ª vitória na temporada. Assim, é inevitável comentarmos o recente crescimento de Bradley nos momentos decisivos das partidas, o que nos leva a fazer a seguinte pergunta: Avery Bradley tem potencial para ser o cara clutch do Celtics?

    O treinador Brad Stevens, ao que tudo indica, acredita que sim, visto que desenhou, a 25 segundos do término do jogo de ontem, uma jogada para terminar nas mãos do camisa 0 de Boston. E foi recompensado, com Bradley acertando um difícil jump shot próximo à linha do lance-livre.

    Após a vitória sobre o Nuggets, Bradley mostrou-se extremamente confiante:

    “Eu sabia que o arremesso iria ser certeiro antes mesmo de eu realizá-lo. Sim, eu estava muito confiante!”, disse Bradley. “E digo mais: eu cheguei a escorregar um pouco, mas, ainda assim, fui capaz de trazer mais 2 pontos para Boston. Eu sabia que o momento era meu”, concluiu o ala-armador, oriundo da Universidade do Texas.

    Em frente. Será que essa confiança de Bradley é razoável? O quão bom ele tem sido nos momentos decisivos? Para surpresa de muitos, ele tem sido realmente eficiente. Dentre todos os jogadores que estão ou estiveram no elenco celta, em 2014/2015, Bradley é o jogador que apresenta o melhor aproveitamento de arremessos (dentre aqueles que tentaram, ao menos, 4 arremessos). O aproveitamento do camisa 0 é de incríveis 57.1% nos momentos em que a NBA define como “clutch” (quanto a diferença no placar é de 5 ou menos pontos, nos últimos 5 minutos da partida).

    Avery Bradley é o segundo jogador celta que mais realizou arremessos sob essas circunstâncias de jogo, com 28 tentativas. O jogador, draftado pelo Celtics no 2010 NBA Draft, fica atrás apenas de Jeff Green em número de tentativas (o agora jogador do Memphis Grizzlies realizou 30 arremessos nos momentos decisivos).

    Enquanto observamos jogadores como Rajon Rondo, que apresentaram o pífio aproveitamento de 9.1% nos momentos clutch (1 acerto em 11 tentativas), Bradley parece se sentir confortável com esses grandes momentos, ao acertar 60% de seus tiros de 3 nos 5 minutos derradeiros, quando a distância no placar está em até 5 pontos.

    Se reduzirmos os parâmetros de pesquisa para jogos com apenas 1 posse de bola de diferença (diferença de até 3 pontos), restando apenas 1 minuto, Bradley continua sendo eficiente. Afinal, ele apresenta um aproveitamento de 50% nessas ocasiões (3 acertos em 6 tentativas). Esse aproveitamento o coloca, de longe, como o melhor jogador celta nessas circunstâncias de jogo, já que o restante do elenco, somado, acertou apenas 5 arremessos em 36 realizados (13.9% de eficiência).

    Devemos seguir acompanhando o rendimento de Bradley nos momentos decisivos, mas não há como negar: até o presente momento, Bradley é, sim, o jogador do Celtics mais consistente e confiável para o “clutch time”. Em um time sem estrelas, é seguro dizer que Bradley seguirá tendo oportunidades de realizar arremessos quando o jogo estiver se encaminhando para um fim dramático.

    A expectativa, agora, é saber se Bradley será capaz de manter ou aumentar esse sucesso aqui exposto, especialmente quando passar a realizar mais arremessos nas retas finais dos jogos, bem como quando as defesas adversárias passarem a marcá-lo de forma mais atenta nas últimas posses de bola das partidas.

    Por fim, abaixo encontramos uma tabela, a qual acusa o rendimento de cada jogador celta no “clutch moment”:

    TNHzT7M

    Avery Bradley Brad Stevens
    Siga o CB Siga o CB
    Compartilhe WhatsApp Copiar Link Facebook Twitter Threads
    Rômulo Portugal

    Rômulo é carioca, advogado, e fã de futebol, NBA e NFL. Acompanha o Celtics desde 2003. Seu fanatismo pelo maior campeão da NBA o fez torcer para os demais times de Boston. Como bom carioca, é Vascaíno. Tem Paul Pierce como primeiro e grande ídolo na NBA.

    Posts Relacionados

    O Boston Celtics está com problemas financeiros?

    30 de maio de 2025

    O que fazer com Kristaps Porzingis?

    29 de maio de 2025

    Jrue no Texas? Mavs podem explorar troca com Celtics

    28 de maio de 2025

    O Boston Celtics vai fazer trocas

    27 de maio de 2025

    Reforçar sem reinventar: os planos de Brad Stevens para manter os Celtics no topo

    20 de maio de 2025

    Os próximos passos do Boston Celtics

    14 de maio de 2025

    12 Comentários

    1. daniel em 24 de janeiro de 2015 19:00

      Não. Fora de cogitação. O cara é um SG em corpo de PG. Ta fazendo seus pontinhos porque ninguém leva este time a sério.

      • Robson em 25 de janeiro de 2015 01:22

        Assino embaixo. Sem falar do seu contrato horroroso.

    2. The Real Jay em 25 de janeiro de 2015 17:36

      Um jogador pra vim do banco, pra ganhar oq ele ganha no celtics e ser titular, JAMAIS!

    3. Daniel Carvalho em 25 de janeiro de 2015 19:42

      Nem 8, nem 80. É dificil ter uma avaliação precisa de um jogador ou um treinador, já que todo jogo do Celtics que vejo na CSN o Brad Stevens fala que o time muda toda semana, e que tenta fazer o que da. Acho, o Bradley um bom jogador, num time bem armado, com pivos capazes de aguentar o tranco, vai ter espaço pra ele(como titular) no ataque. Na defesa ele é um bom defensor de perimetro, mas não é um monstro defensivo,como se imaginou que seria, no inicio da carreira dele.

    4. Marcos em 25 de janeiro de 2015 20:22

      Huhauhauhauhua… piada, certo?

    5. daniel em 25 de janeiro de 2015 21:22

      Calma jovem. Acabou o toddynho?

    6. The Real Jay em 26 de janeiro de 2015 15:11

      Compra o nescau mamãe!

    7. The Real Jay em 26 de janeiro de 2015 15:12

      Olha o celtics da massa dando trabalho pro GSW em Oakland, aah q time cascudo esse Celtics! Por isso acredito q na próxima temporada já é trabalho nos offs.

    8. Barry em 26 de janeiro de 2015 17:07

      Parece q o time do Celtics não é tão ruim assim. Ou é. E o Stevens que não é tão ruim assim.
      D’angelo Russell tá jogando d+. Um quarteto PG/SG com Smart-Russell-Young-Bradley nos daria um ótimo arremesso de 3 o jogo interiro.
      Aí é usar o CAP para 3 e a 5. Na 4 eu traria alguem forte na marcação e ficaria com Sully ou com o Oly.

    9. Renato em 26 de janeiro de 2015 17:15

      The Real Jay,

      Isso aqui é Boston Celtics, podem tentar diminuir mais a camisa pesa.

      Barry,

      O Stevens tem o maior mérito nessa volta do Celtics.

      A Equipe tem garra, mas o jogo coletivo e que tem feito do Celtics uma equipe forte, apesar das limitações técnicas.

      Se não me engano o Celtics é a terceira equipe que mais da assistências na NBA.

      D’Angelo Russell realmente joga demais, e por isso não deve chegar até a nossa pick, a não ser que venhamos a subir no Draft.

      Diria que se continuar jogando assim, é bem capaz de entrar no TOP 3 do Draft.

    10. Fernando C S em 26 de janeiro de 2015 20:25

      Bom jogador. Agrega. Mas AB de FP, é fila na certa… de anos e anos.

    11. The Real Jay em 26 de janeiro de 2015 22:55

      Rapaz, eu tava vendo uns jogos de Duke aí q tava passando na band suporte. Okafor é monstro demais, acho impossível ele vim pro celtics, mas Ainge deveria fazer o máximo esforço, dando escolha, subindo em tudo, pra ele vim pro celtics.

    Mais Lidos do Mês

    O Boston Celtics vai fazer trocas

    27 de maio de 2025

    O Futuro do Garrafão Verde: Thomas Sorber no Caminho dos Celtics?

    27 de maio de 2025

    Fundamentos e formações ofensivas

    24 de novembro de 2010
    Mais Recentes

    A situação do Boston Celtics para a offseason

    19 de maio de 2025

    É tempo de Brad Stevens. A offseason da NBA já começou para mais de 80%…

    Luke Kornet Deve Ser Titular no Jogo 6?

    15 de maio de 2025

    Celtics 127, Knicks 102- Jogo 5

    15 de maio de 2025

    Os próximos passos do Boston Celtics

    14 de maio de 2025
    SIGA O CELTICS BRASIL
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    Favoritos dos Leitores

    A situação do Boston Celtics para a offseason

    19 de maio de 2025

    É tempo de Brad Stevens. A offseason da NBA já começou para mais de 80%…

    Kevin Durant em Boston?

    26 de março de 2025

    O jogador de 36 anos é novamente ventilado no Boston Celtics, mas o que se…

    Cooper Flagg em Boston: questão de tempo?

    1 de abril de 2025

    O Boston Celtics ganhou seu 18° campeonato e se consolidou como a franquia mais bem-sucedida…

    Mais Populares

    Jrue no Texas? Mavs podem explorar troca com Celtics

    28 de maio de 2025

    O Boston Celtics vai fazer trocas

    27 de maio de 2025

    O Boston Celtics está com problemas financeiros?

    30 de maio de 2025
    Escolhas do Editor

    Entenda as posições do basquete

    21 de agosto de 2024

    2008 a 2024 – Um rápido panorama sobre a trajetória do Boston Celtics até o 18° título

    26 de junho de 2024

    Como Joe Mazzulla liderou Boston ao 18º título

    20 de junho de 2024
    Mais Recentes

    O Boston Celtics está com problemas financeiros?

    30 de maio de 2025

    Como o Celtics pode substituir Jayson Tatum

    29 de maio de 2025

    O que fazer com Kristaps Porzingis?

    29 de maio de 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Threads
    © 2025 Celtics Brasil. Desenvolvido por Daniel Victor Dias.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

    Bloqueador De Anúncios Ativado!
    Bloqueador De Anúncios Ativado!
    Nosso site é possível através da exibição de anúncios on-line para os nossos visitantes. Apoie-nos desativando seu bloqueador de anúncios.