Visite nossas Redes Sociais
Curta e siga nossas redes para ter acesso a conteúdos exclusivos, além de manter-se sempre atualizado sobre novos artigos no site.

Raio-X: Celtics 91, Bucks 104

Loja de camisas da NBA

Em partida morna, Bucks faz a lição de casa e bate equipe do Celtics no Fiserv Forum.

Momentos de Destaque

O time do Boston Celtics desfalcado de Horford e Porzingis encontrou uma situação na noite de terça-feira que não enfrentava há muito tempo: um déficit de mais de 20 pontos.

Mesmo que eles não tenham conseguido superar a enorme desvantagem, perdendo por 104-91 fora de casa, ainda assim foi uma experiência valiosa para a equipe neste momento da temporada. Eles foram forçados a recuperar – o que fizeram até certo ponto, reduzindo o déficit de 24 para 11 – e essa é uma posição em que precisam estar de vez em quando, porque nunca se sabe que tipo de situações difíceis vão encontrar.

“Acho que é bom para nós estarmos em várias situações diferentes”, disse o técnico Joe Mazzulla, cujo time geralmente lidera por 20 pontos. “Então, para mim, foi uma boa oportunidade de brincar com isso – encontrar maneiras diferentes de criar corridas, encontrar maneiras diferentes de construir coisas em cada extremidade do chão. Então achei que era uma boa situação para nós, porque não víamos isso há algum tempo.”

Boston entrou no confronto já em desvantagem, perdendo seus dois principais pivôs: Kristaps Porzingis (tratamento de lesão no tendão direito) e Al Horford (entorse no dedão do pé esquerdo). Mazzulla foi de Xavier Tillman como centro titular e Luke Kornet como reserva da 5.

Para tornar as coisas mais difíceis, Milwaukee superou o Celtics em 43 pontos percentuais no primeiro quarto (73,7% contra 30,8%), o que levou a um déficit de 37-21 logo de cara.

O Celtics continuou a lutar no segundo quarto, atingindo seu ponto mais baixo quando perdia por 47-23; mas a equipe persistiu, partiu pra cima e quase reduziu a diferença para um dígito.

Ao longo do processo, Joe Mazzulla testou algumas escalações únicas – algo que ele tem o luxo de fazer depois de já ter conquistado o primeiro lugar geral.

Uma delas foi uma escalação sem pivô de origem desde os sete minutos do terceiro quarto até o final do quarto. Durante esse trecho, a equipe foi à quadra com Derrick White (mais tarde substituído por Payton Pritchard), Jrue Holiday, Sam Hauser, Jaylen Brown e Jayson Tatum contra um quinteto bastante alto do Bucks. Curiosamente, foi aí que Boston teve uma de suas maiores corridas, ao superar Milwaukee por 17-9 durante o período.

“Gostei da capacidade de mudarmos um pouco”, disse Mazzulla sobre os minutos sem pivô. “Gostei do espaçamento que conseguimos. Suas leituras foram um pouco mais claras porque tínhamos cinco no perímetro e eles dobravam Jayson todas as vezes, o ‘dois contra um’ estava bem ali. Foi apenas para dar ao jogo algo diferente. Achei que já tínhamos jogado com os 5, e então o jogo meio que apresentou uma oportunidade para fazer isso.”

Tirando aquele primeiro quarto, a defesa do Boston foi impressionante. Ele manteve o Bucks com 26 pontos no segundo e no quarto período e permitiu apenas 15 pontos no terceiro.

Mas, ofensivamente, não foi a noite dos Celtics, que fez história ao se tornar o primeiro time na história da NBA a não tentar sequer um lance livre, enquanto o Bucks tentou apenas dois.  

Foi o jogo com menor pontuação do Boston na temporada e apenas a terceira vez que ficou abaixo de 100 pontos em 79 partidas. Mazzulla está aproveitando a oportunidade para descansar e experimentar escalações diferentes, então não desçam a corneta gratuitamente antes de procurar o contexto da partida. Lembrando que essa foi apenas a quarta derrota que o Celtics sofreu desde 1º de fevereiro.

Jogador Decisivo

Jrue Holiday foi o melhor jogador do Boston contra Milwaukee, apesar de seu chute não estar de acordo com o padrão habitual. A ex-estrela do Bucks preencheu as estatísticas com 12 pontos, sete rebotes, cinco assistências, um roubo de bola e um bloqueio. Esta é a terceira vez nos últimos quatro jogos que Holiday marcou pelo menos 10 pontos, pegou pelo menos quatro rebotes e deu pelo menos quatro assistências.

Destaques da Box-Score

  • Jayson Tatum, que marcou 22 pontos, a melhor marca do jogo, foi o único jogador do Celtics a marcar mais de 14.
  • Jaylen Brown, Patrick Beverley e Bobby Portis empataram na melhor marca de rebotes do jogo, com 10 cada.
  • O Celtics acertou apenas 39,8 por cento de quadra.
  • Boston não tentou um único lance livre durante o jogo, enquanto Milwaukee tentou apenas dois.
  • Jrue Holiday preencheu a lista de estatísticas com 12 pontos, 7 rebotes, 5 assistências, 1 roubo de bola e 1 bloqueio.
  • Brown registrou o único double-double do Boston com 14 pontos e 10 rebotes.

Citação da Noite

“Acho que é bom para nós estarmos em várias situações diferentes. Essa foi a primeira vez que o jogo não correu do nosso jeito, desde… não me lembro quando. Foi uma boa oportunidade de brincar com isso.”

Joe Mazzulla, sobre como enfrentar as adversidades do jogo desta noite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *