Shaquille O’Neal tem encorajado os seus companheiros de time mais jovens nesta temporada, mas admitiu, na noite de terça-feira, que era difícil não ser o foco da equipe.
“É difícil não ser o comandante, o centro das atenções. Realmente, é muito difícil. Mas eu tenho de aceitar isso”, disse o pivô após a vitória do Boston Celtics sobre o Sacramento Kings. “Nosso elenco é muito bom. Eu não serei o único hall-of-famer desse grupo, assim espero”.
“Se eu estivesse em um time ruim¹, eu estaria com muita raiva agora. Dois pontos? Eu teria matado² alguém no vestiário”.
O’Neal marcou apenas 10 pontos nos seus últimos quatro jogos – somente três tentos nas últimas duas partidas. Ele explicou que a transformação em um coadjuvante iniciou-se há algumas temporadas em Miami.
“Eu comecei a diminuir meu papel de líder enquanto passava a Dwayne Wade o comando em quadra”, falou Shaq. “Depois com LeBron James, em Cleveland, eu apenas seguia ordens. Neste mundo em que vivemos, todos querem os caras novos, sempre os caras novos. Então, quando eu tive meu tempo, meu destaque, eu fiz tudo da minha maneira. Eu fui realmente dominante. E acho que ninguém gozou tanto desse prestígio como eu. Agora, vocês sabem, é tempo de outras pessoas se tornarem estrelas”.
Shaquille O’Neal pretende continuar com o Celtics até, no mínimo, o fim de seu contrato com a equipe de Boston; isto é, no fim da próxima temporada. O atleta afirmou ainda que não estava preocupado com seu legado.
“Eu não ligo pra isso de legado”, disse o pivô. “Eu olho pra tal coisa assim: existiram alguns caras que tiveram seus legados, e eu tripliquei, quadrupliquei o que eles fizeram, como Bill Walton. É assim que eu enxergo. Todo mundo tem sua própria caneta, então todos dirão coisas diferentes. Meu legado está aí, na cara, certinho. Eu não me preocupo com ele”.
“Eu me preparei para o fim de minha carreira assim que eu entrei na NBA. Pelos dez primeiros anos de minha carreira, meu pai me falava ‘você precisa ser dono de alguma coisa’. Eu respondia ‘por quê? Eu ganho muito dinheiro, pai’. E ele me explicava ‘o que você vai fazer se machucar seu joelho, ou qualquer outra coisa?’. Desde então, eu tenho estado em meio a negócios. Por isso, eu tenho pensado sobre o dia em que eu cansar de jogar há muito tempo. E eu estarei bem”, completou o lendário pivô. “Será tranquilo, muito tranquilo, muito tranquilo mesmo. Tranquilo até demais”.
Shaquille O’Neal tem médias de 9.3 pontos e 4.9 rebotes em 20.7 minutos por jogo.
Fonte: RealGM e site oficial da NBA
Ruim¹: O jogador se utilizou de uma palavra chula. Dessa forma, fez-se necessária uma aproximação na hora de traduzir
Matado²: idem ruim¹
Respostas de 10
Ainda bem q SHAK sabi q eli nun é mais akeli da época de Lakers, mais msm assim sera IMPORTANTISSIMO nos play-offs, msm velho eli ainda pode ser estrela principal de de mtos times da nba, nos CELTICS eli é SÓ mais um grande jogador (importantissimo p/ a franquia), q pode ás vezes ñ ir bem, mais nuk dexa d ser um GRANDE jogador ….
Pra um cara que foi dominante e sempre franchise player como ele realmente eh dificil aceitar isso
mas ele tem consciencia sabe disso e vai aceitar
mto bom shaq
Fantastica a entrevista dele…
Desde o começo soube fazer do seu talento um show para o publico e seu bolso, jogador fantastico, maior C q vi jogar, e é um orgulho ver q ele vai encerrar sua carreira no Celtics
Shaq esteve em 4 times diferentes nos últimos quatro anos. Está pulando de time em time desesperado em busca de mais um título. Até se submeteu a um contrato mínimo. Um final de carreira deprimente para um jogador do nível dele. Não terá a camiseta aposentada em lugar nenhum.
ele vai er sua camisa aposentada sim pq ele foi omaior C de todos os tempos ele quer ser campeão deixe ele tentar agora vc falar q eh 1 final d carreiradeprimente eh ridiculo ele ta jogando na franquia mais vencedora da história ,joga com 3 futuros hall da fama ele tem uma chance mto grande de ser campeão ele dominou a NBA e merece mais respeito
^
^
^
^
!
tinha que ter um torcedor do lakers magoadinho…supera isso bro a vida continua
Ótimo jogador melhor C dos últimos 20 anos..
Pode até não ter a camisa aposentada por Orlando, Lakers ou Miami porém todos sabem que foi uma das ou a peça fundamental para reconstrução desses times os colocando de volta aos play offs e consequentemente ás finais da nba.
Foi um astro desde cedo levando o Orlando a conquistas inéditas.
Porém o auge de sua carreira foi em Los Angeles se consagrando MVP ganhando 3 títulos além de 3 MVP das finais seguidas.
Em Miami já sentia que não era o mesmo mas formou ótima dupla com D-Wade e outra vez foi campeão.
Por isso acho que acabar a carreira á procura de um título não seja uma vergonha ainda mais em um time consagrado como o Boston.
Queria saber quais foram as duas palavras chulas
hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha
AERHAEIROHIUOERHIUOAE No site que eu peguei tinham dado chá de sumiço nas coitadas.
É otimo o Shak no elenco, da esperiencia aos outros, e ele sabe das suas limitaçoes, e qual e o problema do cara querer ser campeo, todo mundo sonha com isso.