Em jogo absolutamente tenebroso, Celtics perde chance de vencer o título e leva terceira maior vantagem na pontuação da história da NBA nas costas.
A Partida
O Mavericks saiu como um time de costas contra a parede e abriu o jogo com foco na defesa. Fora os 11 pontos de Jayson Tatum no quarto, o ataque do Celtics foi terrível. Os Mavs foram muito agressivos, embora Boston também tenha perdido uma série de chutes abertos que poderiam tê-los ajudado a entrar em ação. O time da casa não teve as mesmas dificuldades. É importante ressaltar que eles acertaram 3 de 7 em 3. A relutância de Dallas em chutar a bola vinha sendo um problema consistente durante os três primeiros jogos da série. Esta noite, os Mavericks aumentaram o ritmo e, como resultado, entraram no fluxo. Dê crédito ao veterano Dante Exum por fazer algumas jogadas importantes no período. Dallas liderava por 34-21 no final do período. Vimos Boston ficar um pouco previsível algumas vezes aqui nessas finais, mas este foi o melhor primeiro quarto do Mavericks em todas as séries, para o nosso azar.
As dificuldades do Boston continuaram no segundo quarto e as coisas foram de mal a pior. O Celtics forçou a questão no ataque e continuou errando os chutes. Talvez o nervosismo tenha influenciado a perspectiva de ganhar um título tão que está tão perto, porque Boston esteve visivelmente indisposto. Dallas não teve dificuldades. Eles acertaram 52% de campo no intervalo. Doncic fez 25 pontos nos dois primeiros quartos, com 4 assistências e 3 rebotes. E embora o ataque possa ser a manchete, os Mavericks defenderam com propósito e também se recuperaram bem nas transições ofensivas. Não havia dúvidas de quem era o melhor time no jogo 4, e o primeiro tempo foi um duro lembrete de quão bom o Dallas pode jogar quando tem espaço. Boston perdia por 26 pontos antes do vestiário.
As coisas foram de mal a pior para Boston no início do terceiro quarto. Jayson Tatum cometeu sua quarta falta no início do período, mandando-o para o banco durante grande parte do quarto. Não foi apenas Luka quem atuou ofensivamente. Dallas finalmente obteve grandes contribuições dos jogadores do time. Além de acertar 3s, eles colocaram pressão no aro de uma forma que expôs a falta de tamanho do Boston. Faltando alguns minutos para o final, ficou claro que o Celtics não voltaria à ação. Mazzulla desligou e sentou seus titulares. Pela primeira vez em muito tempo jogadores como Svi, Brissett e cia entrando em quarto com tanta antecedência.
O quarto período foi competitivo no que diz respeito ao garbage time. Sem dúvida, os jogadores do banco estavam ansiosos para entrar em ação nas finais. As reservas do Dallas deram continuidade à festa do time da casa. Eles continuaram a atirar bem à distância e se recusaram a diminuir o ritmo. Tim Hardaway Jr. matou 5 bolas de longa distância em apenas um período. Foi um jogo único, mas uma das piores apresentações celtas que você pôde ver em uma quadra da NBA. O fato de ter acontecido durante as finais é outra história. Se o Boston jogar assim no Jogo 5 e além, poderemos ver escapar uma série que está em nossas mãos. A probabilidade disso acontecer? Mínima, mas existe. E não podemos baixar a guarda para uma equipe com Luka e Kyrie.