Saiba mais sobre o primeiro time com nome Celtics e como essa equipe mudou, para sempre, a história do basquete.
Salões de dança frequentados por torcedores bêbados que tentavam impedir as cestas dos times adversários, chão escorregadio por causa da cera e atletas jogando por alguns trocados. Era esse o cenário em que o basquete era jogado na década de 1910. O esporte era tratado apenas como uma preparação para um show ou outro evento em um salão, mas um homem chamado Frank McCormack decidiu criar um time que mudaria para sempre a história do esporte.
Sumário
ToggleO início – New York Celtics
Foi em 1912, no ginásio Hudson Guild Settlement House, que McCormack reuniu um grupo de colegas e criou um time chamado Celtics. Esse foi o nome escolhido, pois os jogadores eram imigrante irlandeses e pertenciam a um clube na cidade chamado Celtics. Já em 1916, por sugestão de John Witty, o time passou a se chamar New York Celtics. A equipe já era um sucesso e atuava em Nova York, Nova Jersey e Connecticut. No ano de 1917 os EUA entraram para a primeira guerra mundial e o dono da equipe, Frank McCormack, se alistou no exército. Quando retornou havia vencido a guerra, mas tinha perdido seu time.
Original Celtics
Um promoter chamado Jim Furey e seu irmão Tom levaram todos os jogadores do Celtics, inclusive o irmão de MCormack, Jack. Além dos atletas, Jim também manteve o nome da equipe. Frank McCormack processou Furey, que teve de criar um novo nome para o seu time. O escolhido foi Original Celtics, um tanto quanto presunçoso. McCormack venceu o processo, mas não conseguiu recuperar seus jogadores e fundou uma nova equipe, o Macdowell Lyceum. Em 1922 Frank McCormack chegou a enfrentar sua antiga equipe, mas Jim Furey e seu Original Celtics venceram os dois jogos. Depois desses triunfos era hora de Furey mostrar a que veio.
As inovações
Até a década de 1920, os jogadores formavam times amadores para enfrentar outras equipes. Era comum a troca constante de atletas. Eles costumavam atuar antes de outros eventos e cobravam entrada para assistir a partida. Do dinheiro da entrada era subtraído o valor do aluguel, o que sobrava era dividido entre os jogadores da equipe mandante. O time visitante não recebia nada. Para melhorar essa situação, que não dava nenhuma garantia aos atletas, Furey foi o primeiro a pagar salários anuais aos seus jogadores, e todo o lucro dos jogos era dele. Na primeira temporada com contratos exclusivos, em 1923, o Celtics venceu 204 e só perdeu 14 jogos.
Os atletas do Original Celtics jogavam nos domingos e feriados no Madison Square Garden, lugar onde atuaram até 1926. Em seguida foram jogar na Opera House de Nova York. Por conta dos salários fixos o time do Celtics foi o primeiro a viajar pelo país, já que não dependia da renda dos jogos.
Como atuavam sempre juntos e por todo o país, os atletas do Original Celtics conseguiram aprimorar seu jogo com um novo estilo de passe e posicionamento (give and go), a troca de marcação individual e o pivô, invenção de Dutch Dehnert. Os jogadores que chegavam aprendiam o estilo de jogo com os velhos e assim, com muitos passes e belas jogadas, o Celtics foi o time a criar o conceito de barnstorm, equipe de espetáculo, que ainda pode ser visto hoje com o Harlem Globetrotters.
Um time invencível ?
Com os resultados mostrados acima e uma campanha pela liga Leste com 194 vitórias em 205 jogos parecia que o Original Celtics era invencível em playoffs, que podia perdeu um jogo, mas não a série, porém a equipe chegou a ser derrotada algumas vezes.
Na temporada de 1925/26 o Philadelphia SPHAS (South Phila Hebrew Association) venceu o Celtics na final da liga por 2 a 1. Outro time que chegou a fazer frente ao Original Celtics foi o Renaissance Big Five, equipe formada totalmente por negros e com uma campanha de 2.318 vitórias e apenas 381 derrotas em 22 temporadas de existência.
O fim
Em 1926 George Marshall criou a primeira liga nacional de basquete, a ABL (American Basketball League). De inicio o Celtics não quis participar, pois ia bem independentemente, mas quando a ABL vetou que partidas fossem disputadas contra o Original Celtics e os times de Nova York, a equipe teve de ceder.
O Celtics venceu o primeiro título da ABL derrotando o Cleveland Rosenbluns por 3 a 0 na série final. No ano seguinte o Original Celtics teve uma campanha de 40 vitórias e nove derrotas. Os fãs começaram a se afastar, pois o Celtics vencia sempre e eles não queriam ver seus times massacrados. Em 1929 alguns jogadores foram forçados a sair do Celtics para deixar a liga mais competitiva.
Depois da queda da bolsa e a crise de 1929, as pessoas ficaram sem dinheiro para ver aos jogos e os donos também não tinham mais como investir nos times. O Celtics tentou remontar a equipe com os próprios jogadores atuando como promoters e técnico, mas o time não durou muito e acabou chegando ao fim.
Em 1959 o Original Celtics foi nomeado como time para o Hall da Fama do basquete.
A equipe chegou a inspirar o nome do nosso querido Boston Celtics. O dono e fundador Walter Brown estava em dúvida de como chamaria sua equipe de basquete, mas então lembrou da grande tradição que o nome Celtics já possuía no esporte e do imenso número de imigrantes irlandeses em Boston. Por isso o nome de CELTICS.
Fontes: Naismith Memorial Basketball Hall of Fame –
http://www.hoophall.com/hall-of-famers/tag/original-celtics
FOX, Larry. Illustrated History of Basketball, New York, 1974.
Respostas de 15
Show!!! Parabens pelo texto… Sou fã dos Celtics desde 1995, mesmo assim não sabia dessa historia. Grato!
boa show de materia.
Excelente matéria.
E viva o Boston Celtics!
aproveitando alguem saber por o PP escolheu o 34 ?
Na faculdade de Kansas ele já usava o número 34.
Caro Allan,
Acho que pra dar seqüência a história Celta e a dois grandes jogadores que passaram pela equipe, Kevin McHale (32) e Larry Bird, que usou a 33.
Linda Historia
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=UpmX4qG1kQg#!
Parabéns Flavio
Espetacular a matéria, a pesquisa e tal ..
Mto bom mesmo …
é muita tradiçao!
Esse é meu time!
Caramba o Celtics era de Nova York, nunca imaginei uma coisa dessas fantástico .
Excelente texto, pura história…Celtics é tradição de vitórias desde sempre…torcendo pra esse time desde da década de 90 nunca tinha ouvido falar dessa história pré-NBA…não é a mesma instituição claro, mas é como se o Boston fosse a continuidade desse time de NY…
Muito bom poder conhecer e se aprofundar mais sobre as origens do Celtics, ótimo texto.
Nunca vi graça em basquet, pra ser sincero eu nunca tinha nem olhado um jogo. Só que esse ano meu filho me pediu para fazer basquet na escola e eu acabei matriculando ele e para acompanhar e até ajudar comecei (pra ser mais exato semana passada) a assistir os jogos da NBA… Cara eu simplesmente vidrei e amei o esporte e qual foi o time que eu bati o olho e me identifiquei na hora? tipo, era como aquela atração que ninguém explica… Boston Celtics. Claro não sei nada do time e só sei o nome de uns 2 jogadores, mas nem sabia que fulano X ou Y eram famosos, fui pelo amor a primeira vista.
Agora eu estou buscando sobre a história desse time que comecei a torcer fervorosamente desde semana passada..kkkk
Lá em casa já está tudo certo para acompanharmos Celtics x Lakers no sábado.