Visite nossas Redes Sociais
Curta e siga nossas redes para ter acesso a conteúdos exclusivos, além de manter-se sempre atualizado sobre novos artigos no site.

Bill Russell completa 79 anos de vida

Um dos maiores jogadores, não só da história do Boston Celtics, mas da história do basquete mundial, faz aniversário nesta terça-feira (12). Bill Russell, maior campeão da história da NBA, completou 79 anos.

Nascido como William Felton Russell, o jovem nascido na Louisiana começou a brilhar já no basquete universitário, mostrando força na Universidade de San Francisco, onde conquistou dois títulos da NCAA. Draftado como segunda escolha no NBA Draft 1956 pelo Saint Louis Hawks (hoje Atlanta Hawks), Russell foi negociado para o Celtics a pedido do lendário técnico alviverde Red Auerbach, que enviou o ala-armador Cliff Hagan e o ala-pivô Ed Macauley para contar com o basquete do pivô.

Não demorou muito para Auerbach confirmar que acertou em cheio em sua escolha. Já no primeiro ano com a camisa 6 do Celtics, Bill Russell conseguiu um double-double de média: 14,7 pontos e 19,6 rebotes por partida. Com números impressionantes, o jovem pivô comandou a equipe de Boston para o primeiro de seus dezessete campeonatos da NBA. Mas era pouco. Acompanhado de outras lendas celtas, como Tom Heinsohn, Bob Cousy, Sam Jones e John Havlicek, Russell obteria em seguida uma façanha até hoje inigualável: o octacampeonato consecutivo da NBA, entre os anos de 1959 e 1966.

Antes da conquista do último título do histórico feito, Russell assumiria uma nova missão, também inédita: substituir o seu comandante Auerbach e liderar o Celtics fora de quadra, como técnico, ao mesmo tempo em que continuaria fazendo suas cestas. E o camisa 6 não decepcionou: acumulando duas funções em Boston, faturou a NBA em 1966 e um bicampeonato em 1968 e 1969, se tornando assim o único jogador da história da NBA a conquistar onze títulos e se tornando um dos maiores vencedores da história dos esportes americanos, juntamente com Henri Richard, onze vezes campeão da NHL Stanley Cup com o Montreal Canadiens. Russell encerrou sua carreira após o décimo primeiro anel, com médias de 15,1 pontos, 22,5 rebotes e 4,3 assistências por jogo.

Onze vezes campeão da liga, cinco vezes eleito MVP da temporada regular, doze temporadas como NBA All-Star, cinco temporadas como o maior reboteiro da NBA, campeão olímpico em 1956 pela seleção norte-americana, membro do Hall da Fama da NBA e da FIBA. Foram muitas as façanhas de Bill Russell como jogador, o que fizeram dele um nome para ser eternamente lembrado quando se fala de basquete e de Boston Celtics. Não a toa, foi eternizado pela NBA: o troféu de melhor jogador das finais, criado apenas em 1969 (última temporada do pivô), leva desde 2009 o nome de Russell.

Além das homenagens da NBA, duas honrarias marcaram bastante a vida de Russell: em 2011, o ídolo celta recebeu das mãos do presidente Barack Obama a Medalha Presidencial da Liberdade, por todo seu desempenho no basquete e também como defensor dos direitos civis e dos direitos dos afro-americanos. Do Boston Celtics, única franquia que defendeu na vida, a maior das homenagens: a camisa 6 de Russell está aposentada e hoje pendurada no teto do TD Garden, casa do Celtics, ao lado de 11 banners de campeão que ajudou a construir. Homenagem justa e merecida de quem ajudou muito a franquia de Boston a ser uma das maiores forças da história do basquete mundial.

Parabéns, Bill Russell!

Author avatar
Gustavo Arruda
Gustavo, 28 anos, é maranhense de São Luís, jornalista formado pela UFMA e repórter do Imirante.com. Fanático por esportes, principalmente futebol e basquete, é torcedor celta desde 2003, quando ouviu pela primeira vez o TD Garden lotado entoando "Let's go, Celtics!", e escreve no Celtics Brasil desde julho de 2011, com mais de 1.700 textos publicados. Nas horas vagas, é goleiro, armador, tio do João Gabriel e da Alice, e também dá seus pitacos sobre o maior campeão da NBA no Twitter: @gustavoarruda01.

18 comentários

  1. André Canedo

    Não conhecia o Bill, sou um fã bem recente dos Celtics… Mas confesso que fiquei arrepiado ao ler este texto. Parabéns Bill e parabéns Gustavo pela ótima matéria…

  2. ALLAN BRITO

    otima materia para uma lenda.

  3. Daniel Ferreira

    Sem mais. Sensacional, uma lenda.

  4. PHABIO PASSOS

    nossa lenda, nosso idolo e nossa referencia….com ele surgiu a dinastia celtics , onde que vem jogar nesta equipe tem respeita e ser digno usar esta camisa lengendario…….

    muito obrigado russell por tudo e muita paz e luz….volte a quadra pra assistir pra que os jogadores tenah vc como referencia..

  5. Marcos Adriano Gonçalves

    Sem sombra de duvidas um dos maiores heróis da franquia celta…Happy Birthday Mrs. Russell!!!!!

  6. Pedro GNF

    Pra min ele foi o melhor pivô da historia!
    Parabéns BILL!!

  7. José Roberto

    Sem dúvida o Russell é o maior jogador da história celta, podemos citar vérios nomes com Bird, Cousy, Sam Jones, Pierce.

    Mas o Russell é o Maior da história de nossa franquia .

  8. Bruno Ferronato

    Parabéns Lenda celta! Só Deus sabe as dificuldades que esse cara passou na época em que negros eram extremamente discriminados…
    Melhor pivô da história, maior campeão da história, lenda!

  9. Vinicius Simões Bravo

    Só falta uma estátua, se é que já não tem.

  10. tipurei

    Esse velho brocha aew… Numca ganho nada … Michael Jordan que é fodaaaaa…

    • Marcos Adriano Gonçalves

      Michael Jordan é “tão foda” que só tem 6 titulos da nba contra 11 do Bill Russell….pesquisa ae “tipurei” antes de fazer esse tipo de comentario!!!

  11. Antônio Silva

    Jordan e pouca coisa na frente de Russell!

  12. Thiago Reis

    Falta uma estatua!!!

  13. I am no longer certain the place you are getting your information, however good topic. I must spend a while studying much more or working out more. Thank you for magnificent info I was looking for this info for my mission.

Postar comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.