Visite nossas Redes Sociais
Curta e siga nossas redes para ter acesso a conteúdos exclusivos, além de manter-se sempre atualizado sobre novos artigos no site.

Quatro maneiras para o Celtics melhorar seu ataque

Ao longo destes playoffs, o poderio ofensivo Celta “tem sido pouco menos de abismal. Cada partida (com exceção do jogo 4 contra o Hawks), tem sido uma luta para colocar pontos no placar.

O ponto culminante de seu ataque ruim veio nos segundo e terceiro quartos de ontem à noite do jogo 2 contra o Sixers. Durante esses 24 minutos, o Celtics marcou 24 pontos em 9-37 de aproveitamento. Isso é apenas um ponto por minuto.

Felizmente, porém, a defesa do Celtics tem sido excelente. No entanto, 81 pontos (o que o celtics marcou noite passada) dificilmente farão o trabalho.

Se o Celtics quer fazer algo nestes playoffs, precisa começar a marcar mais pontos. Para marcar mais pontos, eles terão de fazer esses ajustes de menor importância para o ataque.

1) Rondo precisa arremessar e acertar mais

Até agora, nesta série, Rajon Rondo tem uma média de apenas 10,5 pontos por partida. Claro, ele tem também uma média de 15 assistências por jogo, mas chegou ao ponto onde Rondo precisa começar a olhar para seu próprio arremesso e olhar menos para os outros.

Em várias ocasiões, Rondo tomou a bola para o aro e, em seguida, em vez de fazer a bandeja, ele passou a bola para Brandon Bass no canto, que tem consistentemente perdido esses arremessos de canto. Quando ele quer, Rondo pode passar por seu defensor e fazer uma bandeja ou conseguir uma falta. Ele precisa estar em modo de ataque para que ele e o Celtics possam marcar mais pontos.

2) Brandon Bass precisa acertar mais arremessos

Brandon Bass está realizando as melhores jogadas do Celtics. No entanto, Bass também tem lutado com seu arremesso mais do que qualquer jogador de Boston. Consistentemente, ele está aberto para arremessos de longa distancia, o que Bass normalmente converte, porem, por alguma razão, os arremessos não estão caindo nestes playoffs. Nos oito jogos que jogou na pos-tempoarda, ele ainda tem aproveitamento menor de 50 por cento e sua pontuação caiu significativamente comparado com a temporada regular.

Se Bass pode começar a derrubar os tiros que ele normalmente faz, então ele será capaz de marcar muito e, por sua vez, o Celtics vai ser capaz de colocar pontos de maneira muito mais facil no placar.

3) Praticar antigas jogadas em Grupo

Ao longo da temporada regular, o Celtics teve poucas jogadas ofensivas e que poderiam executar várias vezes. Eles iriam executá-las quase perfeitamente. Mas nos playoffs, não parece que muitas das jogadas habituais ou formações estão sendo executados tanto.
Talvez Doc pense que as outras equipes estão se preparando para essas jogadas (e provavelmente é), mas com a maneira do Celtics executá-las, elas ainda seriam eficazes.

Durante os playoffs, o Celtics não fez o “básico” ou o “treinado” tanto como na temporada regular: a pick and roll entre Rondo e Garnett. Essa peça é a base ofensiva do Celtics e é fonte de varios pontos de KG. No entanto, ela foi executada muito menos nos playoffs.

Outro aspecto notável do erro de ataque do Celtics é a fraca utilização de jogadas para Avery Bradley, o corte de fundo. A maioria dos pontos de Bradley vinham destes cortes back-door, mas nestes playoffs, ele não tem feito muito essa jogada. Seus cortes geralmente resultam em pontos fáceis no garrafão e o Celtics certamente poderia usar mais desses.

4) KG, Pierce e Bass precisam inovar

Eu sei que o velho ditado “você não pode ensinar a um cachorro velho novos truques”, mas alguém precisa pelo menos tentar ensinar Paul Pierce e Kevin Garnett novos movimentos. Eles têm feito esses mesmos movimentos por mais de uma década, e, finalmente, as pessoas estão começando a pegar.

KG sempre, e eu digo sempre, finge pra direita, em seguida, faz um fade-away por cima do ombro esquerdo, quando ele está com a defesa em cima. Com certeza, ele faz trabalhar uma grande parte do tempo, mas neste momento, a defesa está esperando esse tipo de jogada. Garnett precisa manter a defesa confusa, indo para o aro ou fingindo de vez em quando.

Quanto a Pierce, ele é um pouco menos previsível do que Garnett, mas só um pouco menos. Quando ele recebe a bola na ala, o defensor pode esperar uma de duas coisas. Primeiro, ele pode tentar levar para o aro. Se for esse o caso, ele vai diminuir seu ombro e,lentamente, fazer o seu caminho. Uma vez perto do aro, ele irá lançar o seu braço e gritar como se estivesse sendo assaltado. Se ele não fizer esse movimento, então ele vai dar dois dribles em seguida e fazer um arremesso para trás.

Ainda mais previsível do que Pierce é Brandon Bass. Quando ele recebe a bola em mid-range e seu defensor esta em cima, ele sempre fará o mesmo movimento. Ele vai se fingir uma vez, em seguida, bater o seu drible de distância da linha lateral mas em direção ao aro. Então, ele vai fazer uma parada, hesita por um segundo com a bola a cerca de joelhos, em seguida, tentar subir para a cravada de duas mãos.

Até agora, nos playoffs, com equipes marcando esse movimento, ele teve a bola perdida mais vezes do que eu posso contar. Eu não acho que o movimento tem funcionado nos playoffs até agora

Eu não sou o único que sabe esses movimentos. O Sixer também sabe, e se Pierce, Garnett e Bass querem ter sucesso ofensivo, devem realmente tentar novos movimentos.

Fonte: http://bleacherreport.com/articles/1184567-boston-celtics-4-ways-the-celtics-can-fix-their-offense/page/5

Author avatar
Redação Celtics Brasil

9 comentários

  1. Leonardo Carvalho

    Celtics 88 x 82 76ers

  2. allan

    parei no ensinar pierce novos movimentos.

    • Realmente.
      Ensinar novos movimentos ao Pierce, é meio complicado…rs

      Mas sim…Pierce está previsível exatamente da forma que o Pedro falou.

      Em lances finais de jogo então…TODO MUNDO ja sabe que o Pierce vai dar aquele Step back dele que caiu UMA UNICA VEZ em toda a temporada e do qual ele errou por 8 vezes.

      Poxa…errou 8 e acertou 1, não deu pra ver ainda que a jogada NÃO ESTA DANDO CERTO ?

      Outra coisa que ta ficando manjada, é que Pierce talvez por conta de seu joelho, está cortando seus adversários em 95% das vezes pra ESQUERDA.
      Se nós ja percebemos isso, imagina os defensores dele, que estudam videos e tal.

      É complicado.
      Pierce precisa se movimentar mais, pra receber essa bola em melhores condições de já concluir, e não de ficar forçando jogada em cima de seu defensor, que não por acaso, foi o melhor defensor da posição 3 durante a temporada

  3. Teobaldo

    Concordo plenamente com a observação 1. E quando vai para a cesta, ele adora uma firula. No último jogo contra o Philla ele teve pelo menos 3 chances embaixo da tabela, mas optou por fazer gracinha e acabou errando. Auto confiança é importante, mas não podemos deixar a empáfia tomar conta. É isso aí. Go Celtics!!!!!!!!!!!!

    • Em todo jogo, especialmente em Playoffs, tenho a impressão que o Rondo quer pontuar o mínimo possível pra garantir seu double / triple double, e só. Se estamos no quarto período e ele tem só 4 ou 6 pontos, é ali que ele corre e se torna ofensivo. Quando dá, ele para. Meio que “não vamos levar nada mesmo, vou só garantir minhas marcas”. Jogador fantástico, mas que pensa MUITO errado. Especialmente para um “cabeça de time”, como um armador tem que ser.

  4. TREVO

    O time precisa de mais agilidade, além de melhorar em muito a parte ofensiva, está tudo muito previsível.

    Quando li o título da matéria pensei que seria assim:

    1 – curar o joelho do PP34
    2 – Curar o pulso do Ray Ray
    3 – Curar o ombro do Bradley
    4 – trazer, pelo amor de Deus, um Center de verdade.

  5. Matheus S.

    Concordo quando Rondo precisa arremessar e acertar mais.
    Rondo melhorou desde a temporada passada pois forçava muito as assistências, já essa temporada ele têm a média de um Triple-Double por jogo, o que vem ajudando os Celtics desde o começo desse ano.
    Mas muitas vezes os marcadores deixam um espaço para ele arremessar porque sabem que ele vai errar, e ele têm muitas oportunidades de arremesso e erra …..

  6. Igo Gois

    A maioria dos fatores citados ocorreu ontem.

Postar comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.