Visite nossas Redes Sociais
Curta e siga nossas redes para ter acesso a conteúdos exclusivos, além de manter-se sempre atualizado sobre novos artigos no site.

O Celtics está com desequilíbrio entre jogadores e posições?

Camisas de times da NBA em promoção!

Após um Draft onde 3 guardas foram selecionados, e uma Free Agency onde dois PF de origem foram contratados, muito vem se falando sobre o tal do desequilíbrio no elenco celta.

Será mesmo que o Celtics está tão desequilibrado assim?

Na semana passada comecei a abordar este assunto, descrevendo a situação atual de James Young e seu provável futuro como SF e não SG como muitos cogitavam, e hoje vou fazer um apanhado da situação geral.

O elenco atual – Jogadores sobre contrato.

O Celtics possui hoje, 14 jogadores com contratos garantidos:

Contratos remanescentes: Bradley, Olynyk, Smart, Sullinger, Thomas, Turner, Young, Zeller (8)
Contratos renovados: Crowder e Jerebko (2)
Via Draft: Rozier e Hunter (2)
Via Trade: David Lee (1)
Via Free Agency: Amir Johnson (1)

Ou seja, salvo alguma trade que esteja por vir, a equipe de Boston ainda tem 1 vaga em seu plantel, que pode ser ocupada por algum contratado na FA, pela renovação de algum atleta remanescente (Luigi Datome e Pressey) ou pela contratação de um dos dois garotos selecionados na segunda rodada do Draft (Jordan Mickey e Marcus Thornton)

O mais provável é que Jordan Mickey e Marcus Thornton assinem com a equipe de Maine para se prepararem melhor para a NBA na filial do Celtics na DLeague.

Luigi Datome e Pressey por sua vez também devem dar adeus a equipe já que se tornaram peças redundantes no elenco com a seleção de Rozier e Hunter no Draft.

Sendo assim, vamos avaliar apenas os 14 em contrato e aguardar para ver se a última vaga será preenchida já, ou se Ainge deixará a vaga em aberto para buscar um jogador pontual no caso de muitas lesões ocorrerem.

A divisão de posições

Não é novidade pra ninguém que tanto Ainge quanto Brad Stevens gostam de jogadores que podem jogar em mais de uma posição.

O atual elenco é de fato formado quase que somente por jogadores que podem atuar em duas ou três posições, o que dá uma boa vantagem a equipe de Boston em caso de lesões ocorrerem pelo meio da temporada.

Abaixo uma listagem das posições e de qual jogador pode atuar nelas:

PG: Smart, Thomas, Turner, Rozier (4)
SG: Bradley, Smart, Turner, Hunter, Young (5)
SF: Turner, Crowder, Jerebko, Young (4)
PF: Amir Johnson, David Lee, Sullinger, Jerebko, Olynyk (5)
C: David Lee, Zeller, Olynyk, Sullinger (4)

Conclusão

Em uma simulação conservadora, vemos que cada posição tem ao menos 4 ou 5 opções de atleta para atuar.

Digo conservadora, porque se quer listei em cima Crowder Jogando de PF, Jerebko de Pivô e Thomas de SG, situações da qual vimos ocorrer em alguns momentos na temporada passada.

Sendo assim, com tantas opções em todos os setores, fica claro que o Celtics não tem um elenco desequilibrado e que precisa de trocas urgentes, como muitos dizem.

Alguns setores carecem de reforços? Sim, sem dúvidas!
O Celtics ainda precisa de um pivô defensor e de um SF que seja um pontuador mais regular e confiável que Turner.

No entanto, falta de qualidade é uma coisa, carência é outra e desequilíbrio é outra maior ainda…rs

Creio que Ainge sabe muito bem disso e não deve fazer nenhuma troca louca, como as que venho lido muitas vezes por torcedores, como enviar, Bradley, Sullinger, Olynyk e Picks por um pivô defensor ou um SF pontuador.

Ainge só faria isso se fosse pra adquirir um jogador top 10….15…da liga, o que no momento me parece bem improvável.

Então lembrem-se. Não confundam “carência de alguns fundamentos” (coisa que quase toda equipe da NBA tem em algum lugar), com desequilíbrio nas posições, pois se tem uma coisa que o atual elenco celta não tem, é isso!

72 comentários

  • Só sei que esse ano vai ser BEM LEGAL acompanhar o Maine, pois o time deve ser formado quase que só por jogadores Celtas.

    Rozier, Hunter, Young e Jordan Mickey de titulares, com Marcus Thornton no banco.

    1. Talvez não prejudique a do Dallas…Ela é top7 protected.

      Mesmo com Deron, é difícil imaginar esse time do Dallas indo aos offs. Então é bem provável que seja no fim das contas uma pick entre a 8ª e 14ª posição do draft, que é o que nos interessa realmente.

      1. E mesmo que vá aos off, Max no maximo se classificam em 7 eu acho. Ou seja essa pick vai ser no maximo top 20. Essa pick deles deve vir mesmo ano que vem, será 8-20º, da pra trazer algo útil com ela eu acho.

  • O problema é que a maioria de nós fomos iludidos achando que o Ainge faria estragos no draft e na FA dando um UP extremamente rápido no time, coisa que realmente é muito difícil. Fomos na onda da mídia e principalmente pelas nossas ideias que não são tão fáceis assim de serem concretizadas.
    Mas realmente o fato de vários jogadores serem versáteis ajuda e muito qualquer equipe. Ao meu ver o maior problema é a falta de qualidade mesmo, não é time pra ir muito longe, mas claramente houve uma melhora em relação a season passada.
    Resta confiar no trabalho, pois Stevens já mostrou ser altamente capacitado, o que ele fez com esse time na temporada passada não tá escrito. Esse cara merece um time top em suas mãos.

    1. Mas isso é normal, cara. Esse é o trabalho do torcedor: especular e sonhar, porque tecnicamente não temos poder nenhum de decisão. Aliás, essa é uma das partes mais legais de se acompanhar um esporte coletivo

    2. Você ta certo cara. Eu fui um que me empolguei para caramba no pre-draft.. Mais depois cai na real e vi que não ia ser tão fácil como sonhávamos.

      O processo é longo, mas acho que estamos indo rápido. O que não pode é o Angie deixar se levar pela pressão e fazer um movimento ruim, isso ele não fez.

  • E mesmo que estivesse com desequilíbrio nas posições, já falei mais de uma vez aqui que sou contra usar o draft pra pegar jogador pra preencher posição. O draft é pra selecionar os jogadores mais talentosos e com maior potencial, independente da posição. Depois se usa a Free Agency pra preencher as posições carentes.

    Esse raciocínio “ah, já temos um jogador bom nessa posição, então vamos pegar um pra posição que falta” é o que leva a cagadas históricas como o Portland escolhendo Sam Bowie no lugar do Michael Jordan ou o Pistons escolhendo Darko Milicic quando podia pegar Dwyane Wade ou Carmelo.

    1. Concordo plenamente. Mas acho que isso não se aplica a uma pick 45, por exemplo. Ou alguém acredita que Thornton pode ser um steal? Na nossa última escolha eu teria pego um C defensivo pra testar nas Summer Leagues. Se desse errado azar, é apenas uma pick 45, de onde não se espera nada mesmo. Mas se desse certo…

      1. Falou tudo Robson! Concordo, deveria ao menos nesta escolha tentar um C dominante na defesa, como Robert Upshaw ou Dakari Johnson…

  • POIS, TEMOS VANTAGEM, NOSSA TIME JA TEM CERTO ENTROSAMENTO DO ANO PASSADO, PERDEMOS 2 JOGADORES, RENOVAMOS COM 2 BONS VALORES, E TROUXEMOS DAVID LEE QUE DAR UMA GRANDE CONTRIBUIÇÃO A EQUIPE,TEMOS COM SERA NOVOS CALOUROS NAS MAOS DE BRAD , AINDA AINGE PODE ADQUIRIR ALGUEM INTERESSANTE PRA EQUIPE, VAMOS VER COMO VOLTAMOS AO TREINAMENTO E AMISTOSOS COM NOSSA EQUIPE VAI SE COMPORTAR, VAMOS CELTICSSSSSSSSSSSSSS

  • Galera e o Javale McGeeeeeeeee, por onde anda? Tentamos trazer ele temporada passada, deveríamos tentar de novo, ele é uma mula, mas pra pegar uns reb e uns tocos, ta ótimo!

  • O melhor pivô da EuroLiga na última temporada, foi contratado pelo spurs, por 2milhões um ano, nossa carência e Ainge não faz uma “graça”. Sérvio Boban Marjanovic 2.23m

    1. Pra variar, acho que só o Pop assiste basquete europeu na NBA… E eles já acharam Gino, Parker, Splitter, Bonner, Diaw… a lista não tem fim!

      E ficamos com os Fab Melo da vida no draft…

      []s verdes

  • Acho que a chances de uma TRADE com os Sixers acabaram de ir para o espaço, o Joel Emblid vai precisar de uma segunda cirurgia e pode perder toda a temporada, dificilmente eles vão apostar td no Okafor e trocar o Noel

    mas ainda a esperança para uma troca boa
    Go Celtics!

      1. Então acho que só resta os Kings pq Budinger do Wolves oi para o Pacers, acho que não vão mais perder ngm, tem que ir pra do DMC

  • Boato que o Celtics estaria tentande envolver o Nuggets no negocio com o Lee, provavelmente para ficar com o Galinari, mas nao se sabe o que estaria envolvido no negocio.

    1. Se for david lee (vindo por GW) por gallinari, eu faria, Gallinari é um bom pontuador, jovem e como lee último ano de contrato e o celtics acho que ficaria 6 milhões abaixo do cap, o que juntando com Olynik por exemplo + babb e pressey daria para trocar com algum time que quer despejar um bom jogador de 10 milhões…

      Em termos de flexibilidade para agora mesmo é negócio.

        1. Ele tem 27 anos, deve ser a idade do IT.

          A questão das lesões tirando uma contusão que tire ele muito tempo nem é assim tão preocupante, por que ele revesaria minutos com o Turner e Crowder…além de dar minutos para o Young.

          PG: Smart, Thomas,
          SG: Bradley, Young
          SF: Turner, Crowder, Galinari
          PF: Sullinger, Jerebko,
          C: Amir Johnson, Zeller, Olynyk,

          Liga de desenvolvimento: Mickey, Rozier, Hunter.

          O Amir vi em algum dos analytics bons números dele jogando de pivo, O Olynyk ficaria aí com o garbage entre PF e C. Até por que o Crowder pode jogar de PF em smallball.

          È um time que dá para revesar muito e tem boas opções, acho que diminui um pouco as falhas, ainda faltará para mim um stopper ali nas alas alto. e defensor de aro.

          Mas, quem sabe apareça em alguma troca.

    2. Eu não trocaria Lee pelo Gallinari.
      Galo ja tem 28 anos…é i que é, não vai evoluir, e o que ele é hoje, é um cara de 12,4 pts, com FG de 40%!

      Já Lee é o que mais se aproxima de um CENTER de qualidade no nosso elenco, hoje.

      Se o Nuggets quisesse Olynyk, Sully, etc…blz.
      Mas pelo Lee, eu não faria a troca.

      Troca de cobertor curto

        1. Marcos, acredito que tecnicamente ele só veio depois de assinar, por três motivos eu acho que não ocorreu:

          – olhando site que atualiza o cap do time (mesmo o espntrade machine), o GW ainda está lá e já está o Amir e Jerebko;
          – não vi a apresentação;
          – não vi a escolha do número.

          Já, não é a primeira vez que o Ainge coloca um terceiro time no negócio, eu vi uma declaração dele de estar contente e só.

          Abraço,

  • Mano, que tristeza ver o Bobby Portis destruindo pelo Bulls, sendo que era pra ser da gente. Muleke tem futuro demais!

  • Portis ta demonstrando se um bom jogador realmente, mas to satisfeito com o Rozier, que velocidade esse moleque tem ao conduzir a bola. Bem lapidado tem um futuro muito promissor na NBA.

    Olha o Smart esse ano como esta MUITO MELHOR ofensivamente em relaçao a temporada passada, Rozier parece ter uma etica de trabalho semelhante, muito dedicado nos fundamentos.

    Saiu a noticia que o Kings esta perto de fechar com Bargnani, se isso for verdade acho que o Ainge tem que tentar o Stein com toda vontade, ja que poderiamos oferecer um jogador para posiçao 4 que o Kings necessita e ainda ter 1 center de oficio que proteja o aro.

    Tentaria Turner + Olynyk + Celtics 2016 por Stein

    E que time o Kings ta montando hein…

    Rondo – Belinelli – Gay – Bargnani – Cousins

  • Sobre o eterno debate “Ainge: gênio ou louco?” (do nível do “Gianna Michaels: musa ou gordinha?”), tenho meu pitaco também. Ainge é muito acima da média dos GMs. Bom de verdade, mas come uma ou outra bola. Falar que ia rifar as picks para subir no draft, pirou a torcida e deixou os outros GMs com cagaço de tomar uma volta dele. Tinha que ter ficado de boa. Mas a troca do Perkins foi de longe a maior cagada dele. Ah, mas o KP ia sair de graça… FODA-SE! Teríamos sido campeões, vai o pivo, ficam os anéis. Mesmo assim, Ainge é bem bom (o nível do time hoje é inacreditável). Vamos ganhar de novo quando? Sabe Deus, mas esse maluco vai estar alucinando atrás disso até lá.

    1. Eu critiquei muito o Ainge na época e no dia seguinte fiz um texto enorme falando sobre isso.

      O fato no entanto é que aquele Celtics tinha Shaq e Jermaine, né?
      Dois jogadores que mesmo em fim de carreira, tinham qualidade SUPERIOR ao Perkins.

      Duvido que antes da troca o Ainge não tenha consultado departamento médico pra saber como esses dois estariam fisicamente para os playoffs.

      Os médicos devem ter dado aval pra troca, mas depois as coisas não aconteceram como esperado e os dois acabaram ficando de fora dos playoffs, deixando o time a pé de pivô.

      Acontece!

      Fui contra o Ainge na época, mas a troca foi bem compreensível, visto que ele tinha dois caras que poderiam suprir o Perkins tranquilamente no elenco, e precisava de um reserva pra descansar o Pierce, que estava convivendo com lesões.

  • Xará Smart mitando nessas ligas de verão, embora o aproveitamento (5-17) continue bem ruim nos arremessos.

    Vamos aguardar o último move do Ainge para saber como será nossa season…

    []s verdes

  • Pelo jeito o Ainge está esperando o momento certo para atacar algum pivô bom e jovem. Se não vier nessa temporada, ele vai ir com calma e esperar a próxima, ele já montou um time razoável e do mesmo jeito que de no draft, ele não quer cometer algum erro e prejudicar o planejamento a longo prazo.

  • O celtics n tem um time desequilibrado, potem com falta de talento. OKKKKK!!!!!!!!
    Mesmo torcendo desde 2007 n intendo um coisa pq ele n garimpa e ache um center boladão é so ele ver uns videos no youtube e procurar os numeros dos cara depois mandar um cara ir ver os jogadores.
    Se ele tivesse feito isso seriamos tipo o spurs nunca sairiamos dos offs(n procurar so c)

    1. Pois é, né cara, todo ano a gente ver vários C’s boladões sairem da europa, atléticos e de forte marcação, eu não sei como uma coisa tao simples não é feita por todos os GM’s da NBA….é só ficar ligado YouTube

  • O raptors busca estender os contratos de Valanciunas e TRoss. Cai em cima do DeRozan! DAinge.

    1. Pelo jeito eles não querem o DeRozan MSM. Seria ideal para ser nosso SF e FP, All-star e novo.

  • A força deste time é exatamente essa, profundidade e versatilidade do elenco. O banco do Celtics é um dos melhores da liga.

    Falta um mais talento para ser condender, lógico que sim. Falta um diferencial de SF e de C, lógico. Mas existem jogadores que podem jogar seus minutos em cada posição.

    Brad foi muito bem ano passado, principalmente pós All-Star break mesmo com o caminhão de trocas ele achou os pontos forte de cada jogador e soube explorar tirando o melhor de cada. Minutos bem equilibrados, match shapes muito bem escolhidos, defesa e play small para mudar panoramas e nos manter nos jogos, jogadores descansados para decidir etc. Os minutos foram também distribuídos que fomos os reis do Back-to-back time até parecia mais forte na segunda noite…. Por causa do elenco que acredito em Playoffs novamente.

  • Para quem nao esta acompanhando a Summer League de Las Vegas, o Celtics esta jogando muito bem e todas as escolhas draft vem correspondendo, exceto a escolha 45, mas no seu lugar colocaria o Holmes que vem muito bem e nao foi draftado.

    Rozier hoje fez 22 pontos e foi bem na defesa e no ataque (PALMAS PARA O AINGE, esse menino tem um potencial imenso)

    Hunter fez 21 pontos, provando pq Stevens gosta tanto dele, existe um que de Curry no seu jogo, e a melhor parte e que sua defesa nao compromete, Bradley seus dias estao contados.

    Mickey 15 pontos 11 rebotes e 4 tocos, esse foi o grande Steal do draft ate agora, jogador sensacional faz tudo de forma correta, bom arremesso de media distancia, velocidade para se livrar do adversario, reboteiro nato e grande sensibilidade para block de arremessos. Ja o colocaria pelo menos como nosso terceiro reserva como center, mas nao duvido que fique a frente do Zeller se continuar assim, sendo reserva direto do Lee.

    Holmes 15 pontos e 10 rebotes, grata surpresa tem um arremesso de 3 excelente e nao erra lance livre, como joga de center acho que tem espaço no roster, daria um contrato a ele e mandaria para D League, em troca do Thorthon que acho melhor descartar.

    1. Eu traria o Mickey para iniciar a temporada.
      Seria o reserva do Lee/Zeller (starting center) quando o time mudasse para small ball.
      Mt bem, disciplinado, força na defesa, ataque seguro, block, dunk.
      Tudo que espero de um PF (Ainge manda o KO para o Canadá e traga o DeRozan).

      A decepção fica por conta do Young (não jogou ontem).

      Temos um time para playoffs no East.
      Agora, precisamos de uma âncora defensiva para quando tivermos que segurar as aberrações atléticas do Cavs e os times bem montados do Oeste.

      []s verdes

      1. Concordo Marcos! Eu não mandaria o Mickey pra D-LEAGUE, o mlk ja ta pronto pra jogar na NBA, pegaria o Holmes, se encaixa no sistema do Stevens.

  • JORDAN MICKEY, maior descoberta do celtics no draft dos últimos dez anos, olhe oq estou falando.

    1. Steve Bulpett ‏@SteveBHoop 26 minHá 26 minutos Ver tradução
      Celtics will be meeting tonight with Jordan Mickey’s rep to work out a contract for the impressive second-round pick.

      Parece que ele vai ganhar um contrato com o time mesmo.

  • The Real Jay,

    Tambem to gostando muito do jogo desse garoto, mas ainda tenho preferência pelo Smart e Rozier, esses sim tem toda pinta de futuros All Star.

    A nossa carência de um bom defensor é tão grande que quando aparece um talento no garrafão a gente tende a exagerar.

    O Hunter tambem esta bem acima das minhas expectativas, pq ele marca melhor do que pensava e tem um QI acima da media, o que atrapalha seu jogo e que ele arremessa ate a mae, mas se controlar esse impulso pode ser grande na NBA.

  • Celtics life e Celtics Blog relatam que Ainge está buscando Galinari para o Celtics.

    No meu entender seria um ótimo movimento em especial levando Sullinger e Turner juntos para dar mais tempo de jogo aos calouros.

    Minha proposta seria semelhante a que eles informam no site:

    Sullinger + Turner + first pick Wolves ou James Young.

    Apesar de ver talento no Young, seria hoje o calouro que abriria mão.

    1. eu acho muita coisa por ele, até gosto dele, mas não chegando nenhum baita PF, como foi especulado, eu prefiro apostar mais uma temporada no sully, e mandar young também seria muito arriscado, temos que manter esse cara ainda pelo menos umas duas temporadas. turner + KO + pick wonves, acho que daria certo, eles devem ta querendo se livrar dele.

    2. Renato tira o Young daí e coloca o KO, ai ta uma trade decente, Danilo chuta muito de 3 tem uns vídeos dele no youtube, fazendo coisas impossíveis praticamente rs. Mas a defesa dele…

  • Será que o Lawson não viria tbm?Parece que o Smart será SG e Denver renovou com Nelson,duvido que ficarão com 3 PGs.Nós poderíamos enviar o Bradley e mais esses que vc citou,Renato.

  • Tiago,

    Ate pode ser que o Lawson entre no pacote, mas seria para agradar o Nuggets no negocio, pq para o Celtics nao faz o menor sentido visto que temos o Thomas e trouxemos o Rozier, alem de ter o Smart no caso de emergencia.

    Mais provavel deve ser Gallinari por Sullinger e mais alguma coisa, e ai que deve estar a diferença pq o Nuggets deve querer escolhas e o Celtics deve estar envolvendo alguem da equipe para abrir espaço no Elenco.

    1. Pois é,por isso pensei em usar o Smart definitivamente de SG,assim nós teríamos o Lawson de titular e o Thomas como o nosso PG reserva.Além disso,poderíamos pegar o Ty e tentar usar como moeda de troca mais pra frente.Não acho que essa segunda opção seja espetacular,mas pode acontecer.O que acha desse time?
      Lawson – Smart – Gallinari – Lee – Johnson

  • Não traria o Lawson e nem o Galo.

    Na armação deixaria o I. Thomaz, Smart, Rozier e Hunter.
    SF tentaria o DeRozan.

  • O Gallinari e Lawson estão sobrando, o Denver não tem muita saída a não ser piorar nessa temporada, caso contrário pode ficar preso em 30 vitórias, o que não ajuda muito para futuro.

  • Ty lawson foi detido por dirigir embriago, se fosse um caso comum seriam dois jogos de suspensão da NBA, agora parece que ele escondeu um de quando era universitário…periga de pegar mais que o JR Smith e Olynik juntos pelos incidentes do jogo 4 dos playofss do Celtics.

  • Boston conseguiu uma troca com o Thunder.Na troca Boston recebe o Perry Jones e o Thunder uma escolha de segunda rodada e considerações em dinheiro.

  • Com essa troca,fica nítido que Boston irá fazer mais uma troca, e essa deve ser das grandes.
    Eu apostaria que vai ser com Denver.
    Boston poderia enviar Lee + Turner + Olinyk por Faried ou Lawson, sim não acredito que será pelo Galo já que chegou mais um ala e temos Crowder e o Jerebko.
    Faried nos daria mais força ao garrafão e caso seja o Lawson, o Smart seria efetivado na posição 2 e no meio da temporada poderíamos trocar o Bradley por center protetor de aro para os offs.

  • Jairo,

    Pelo que entendi o Celtics é que recebeu a 2ª escolha + dinheiro para assumir esse contrato.

    Dizem que o Ainge já está com várias transações bem encaminhadas.

    Para não me empolgar muito prefiro aguardar.

    Esse JonesIII é bom jogador? Confesso que esse não conheço bem, só sei que joga de SF.

  • POIS, NOS LIVRAMOS DE UMAS COMO WALLCE, PRESSEY, BASS, BABB E DATOMI, E CONSEGUIMOS, O LEE, JONHSON E JONES, QUE TA UMA MELHORADA NA EQUIPE. BEM, QUE PODE USAR O TAL THORTON EM ALGUMA NEGOCIAÇAO….

  • Meu Deus,

    Com a quantidde de picks que temos vamos ter de montar uns 10 times.

    Já estamos acima do limite e ainda não trouxemos o Mickey da SL.

    Podemos dar waive no KO? =P

    []s verdes

Comments are closed.