Participação de Mercado e Ativos Comerciais

No mundo empresarial existe um termo muito conhecido chamado de “Marketshare”, que de forma simples é a participação de mercado de uma empresa em comparação aos concorrentes do setor.

Muitos devem estar pensando mais o que isso tem a ver com o Celtics, ou mesmo com a NBA, e a resposta é simples TUDO.

Como todos sabem estamos no período de trocas na NBA, que vai até 18 de fevereiro, logo os executivos estão avaliando sua força de mercado seja através de jogadores ou escolhas draft, vamos chamar isso de ATIVOS.

A) Escolhas Draft – Sem dúvida alguma neste segmento somos líderes de mercado, temos 8 escolhas em um universo de 60 possíveis no draft de 2016, isso significa que temos 13,3% de “Marketshare” do respectivo draft .

B) Jogadores – Nesse aspecto estamos em uma faixa intermediária, o valor de mercado de nossos jogadores é mediano, tendo como nossos melhores ativos Crowder, Smart, Thomas e Bradley tendo em conta sua produção, idade e valor de contrato.

Em cima dessas informações podemos afirmar que o que nos faz atrativos no mercado são as escolhas draft, em especial após o aumento salarial que está previsto para próxima temporada, bons jogadores vindo por salários de calouro serão pedras preciosas.

 

Após essa análise fica claro que nossa tendência nas negociações será o uso de escolhas draft.

Outra questão aparece quem estaria interessado em adquirir escolhas draft e o que nos poderia oferecer em troca para aumentar nosso talento em termos de elenco.

Listamos aqui 5 potencias interessados em adquirir escolhas draft, e os ativos que podem oferecer em troca:

A) Wolves – Dieng, Martin, Shabazz

B) Blazers  – Meyers Leonard , Aminu , CJ Mcollum

C) Nuggets – Faried, Galinari

D) Lakers   – Hilbert, Clarkson

E)  Nets      – Lopez e Young

Ou seja, essas equipes são PARCEIRAS COMERCIAIS em potencial para o Celtics, mesmo que mude os jogadores envolvidos no negócio, mas como na vida empresarial, não necessariamente são as únicas, existem outras equipes que assim como o Celtics precisam qualificar seus elenco e podem usar o Celtics como intermediários.

Parceiros em negócios intermediários:

A) Bulls – È de conhecimento do mercado que o Bulls deseja um jogador da posição 3 , o Wolves por exemplo deseja negociar o Shabazz que joga na referida posição, mas quer em troca escolhas draft e o Bulls não tem o suficiente para atender, aí entra o Celtics como terceira equipe dando as escolhas ao Wolves , o Bulls fica com Shabazz para suprir a posição 3 e envia Noah para suprir a posição 5 do Celtics.

B) Raptors –  Precisam de alguém para posição 4, O Nets quer escolhas draft, mas o Raptors não tem como atender, aí o Celtics entra com as escolhas, O Nets envia Young para suprir a carência da posição 4 do Raptors e o Celtics recebe o Ross para auxiliar na posição 3 e qualificar o arremesso de longa distância da equipe.

Depois de tudo que foi apresentado no texto chegamos a conclusão que todas as portas estão abertas para o Boston Celtics, graças ao excelente trabalho que o Ainge realizou colocando o Celtics como líder de mercado em um tipo de ativo que tende a só aumentar de valor, e que nesse aspecto somos a referência na NBA atual.

A  expressiva quantidade de escolhas draft acumulada, longe de perder o valor, colocam o Celtics como principal parceiro para as demais franquias da NBA.

 

Compartilhe essa postagem:

X
Facebook
WhatsApp
Telegram
Reddit

Respostas de 37

    1. Obrigado Diego.

      Acho difícil Kings + Bulls + Celtics pq todos querem jogadores prontos e não escolhas draft.

  1. Precisamos de um Center da qualidade do DeMarcus Cousins ou Andre Drummond! Com um desses, os Celtics entra forte pelo menos para a Eastern Conference Finals!

  2. Parabéns Renato, texto excelente!

    A única ressalva, é que temos alguns contratos bem interessantes para equipes que querem limpar o CAP para a próxima temporada: Jerebko, Amir Johnson e D. Lee.

    1. Obrigado Sander. Contratos expirantes tem pouco valor atualmente devido o aumento da folha salarial, mas podem ser úteis como enchimento de um negócio maior.

  3. Otimo.texto acredito q logo nos devemos ver uma troca, porem tem de ser um protetor de aro, um sf n vai nos ajudar tanto quanto um c falar q com um center de quslida defenciva podemos esperimentar formações com jogadores de ataque na 4 como o KO

    1. Obrigado. Ainge costuma ser cauteloso, só fará negócios se for realmente vantajoso e normalmente os GMs cedem próximo ao fim do prazo, logo lá para 16, 17 ou 18 de fevereiro é que deve pintar algo. Center é nossa maior carência, mas acho que o Ainge vai trazer qualquer cara que eleve o nível da equipe pelo preço certo.

  4. Parabéns pelo texto! Por textos e assuntos bons como esse que da gosto de entrar todos os dias no site. Mais uma vez, parabéns!

    1. Obrigado Dakimalo, esse tipo de retorno é bem legal pq a nossa intenção é trazer matérias que gerem entretenimento, mas sempre levando em conta a qualidade.

  5. Boa Renato!!!

    Ativos nós temos em profusão, pode ser até demais podendo atrapalhar o desenvolvimento dos jovens. Está na hora de começar a usar.

    Bem lembrado Sander Lee, Jonas e Amir podem ser usados p limpar CAP. Amir só vejo indo se o q vier em troca for muito bom. Pelo Lee qual quer coisa q não nos comprometa no futuro está valendo.

    Muitos contestam a capacidade de draftado do Angie. Mas de “treadar” não da p contestar. Acredito em 2 boas trocas até o dead line, nada q nos torne contenders de cara, mas boas trocas.

    1. Obrigado Maurício, Não vejo tanto valor atualmente em contratos expirantes devido ao aumento da folha salarial, mas em conjunto com outro ativo pode ser útil. Ainge é bom em draft e trades um dos melhores GMs da NBA.

  6. Acho que a troca gw por david lee complicou muito uma troca com Bulls pelo Noah, Lee ganha mais, e o Chicago já está pagando multa por exceder o cap (sendo que o time tem um histórico de ser “alérgico” a isso), acho que o multiplicador deles este ano é 2 para cada dólar, seria quase 8 milhões a mais.

    Eu acredito que a troca do david lee deveu-se a caso ele tivesse um ano razoável, ser moeda de troca com o Kings por quem todos sabem, o segundo alvo seria Brook Lopez, mas agora esse movimento como piora muito nítida, o time de NY deve estar pedindo muito ( a pick deles deste ano).

    1. Olhando pelo trademachine (ESPN) Noah ganha 13,4 m e lee 15,4, então esses 2M tornam-se 4M devido a multa, por que é o segundo Bulls ultrapassa o CAP.

  7. Ótimo o post mas eu acho que o Lakers não quer trocar envolvendo o Clarkson, se a única certeza deles para o futuro são os 2 PG + Lou Williams então as trocas envolvendo o Lakers não seriam negócio pois eles não tem bons jogadores no frontcourt.
    a negociação não vai fugir de Nets, Bulls e muito dificilmente, Kings por Brook Lopez, Noah e Cousins respectivamente.

    1. Obrigado Hugo, Já li rumores de que o Clarkson estaria disponível pelo preço certo, já que o Lakers quer desenvolver o Russer e tem o Lou Willians para o banco.

  8. Boas simulações, mas o Ainge é bem mais misterioso que isso. Thomas veio sem ninguém ter mencionado. Acho que dessa vez vai ser algo parecido com isso.

    1. Obigado Eduardo. Concordo com vc, o Ainge é genial em achar talentos escondidos, mas como sou um mero mortal sugeri os negócios mais previsíveis rs.

  9. Excelente post Renato! E ótimo update do drakes também.
    Realmente a queda de produção do Lee fez ele passar de uma grande aposta para péssimo negócio. Não que não existam times que venham a quere-lo para limpar o cap, mas o que podemos conseguir com ele é que está bem limitado.
    Mas como o Renato bem colocou, com o Bulls a negociação deve ser mais sobre as trades, e o próprio fato do salario do Noah ser alto, jogador encostado e multa por cap deve fazer com que o Bulls tente se livrar deste jogador.
    Agora é com o Angie fazer milagre com o Lee em outra negociação.

    1. Obrigado Lucas. O Lee é carta fora do baralho, ou irá sair via trade ou via Buy out, está ocupando a vaga do Mickey.

  10. BEM, ESSE NEGOCIAÇAO SOBRE NOAH, INVES DE LEE, SE MANDARMOS SULLINGER, YOUNG OU ZELLER E MAIS UMA PICK DE SEGUNDA RODADA, POR NOAH.OU MANDAMOS LEE E MANDA NOAH E MAIS UM JOGADOR PRA FECHAR PACOTE, POR LEE 15MIL E NOAH 13, SE BULLS COLOCAR UM JOGADOR A MAIS …

  11. Sullinger + pick de 2° pelo faried
    Zeller + pick de 1° do Dallas pelo Lopes
    E talvez aquela trade do Ross seja uma boa

  12. Muito bom Renato,

    Estou aqui pensando em um modo de adicionar pesos as picks para melhorar o sensoriamento do marketshare, rsrsrs

    Com relação as trades, não sei o que podemos esperar.
    Os outros GMs estão claramente com receio de lidar com o Ainge, mas trocas inesperadas ainda podem ocorrer (vide IT).
    Por valores de jogadores no escambo acho que temos Bradley, Crowder, Smart e Thomas, nessa ordem.

    Acho que time por time, nessa temporada nosso garrafão ficou pior.
    Além disso, o GW não roubava minutos importantes (podia até ter jogado mais em alguns jogos, aliás), ao passo que o Lee está tumultuando o ambiente e contribuindo para nossa defesa fraca.e lenta na área pintada.

    Vamos esperar para ver.
    Se o time não mudar sistematicamente em algumas posições, melhor NÃO fazermos playoffs (ano passado já foi a experiência). Isso vai valorizar nossas picks, pelo menos.

    []s verdes

    1. Obrigado Marcos, Tenho certeza que o Ainge vai fazer sua mágica, seu maior trunfo é a escolha Nets obviamente e ele usará com toda certeza se aparecer um Cousins da vida, fora isso ele vai buscar alguèm esquecido na reserva, mas que ele sabe que tem potencial.

  13. Se o Wolves quer picks e nós precisamos de um C e um SF, não sairia uma troca [Shabazz + Dieng] por [Sully + Young + pick Celtics + pick Mavs + pick 2º round]?

    Ainda sobra o Lee e mais umas picks de 2º round para mais um negócio.

  14. BEM, EU CONCORDO COM VC,EU ASSISTIR JOGO DO WOLVES,SERIA BOA PROPOSTA PRA AMBOS. E AINDA TEM LEE E ZELLER PRA USAR ALGUM NEGOCIO….

  15. Acho que tem outras possibilidades:

    Whiteside: o Miami tá engessado com contratos muitos pesados e não poderá renovar com um valor tão alto com o Whiteside, então eles poderiam estar propensos a propostas;

    Dieng: Acho bem possível visto que o Wolves tem algumas carências, e o que não falta ali é Pivô.

    Norlens Noel: Acho díficil essa negociação, mas possível, no entanto, acho que o preço desta negociação seria bem complicada;

    Alex Len: Tenho uma surpresa aqui, o Phoenix está com problemas, tem um Pivô não muito aproveitado, acredito que poderiamos mandar alguns jogadores nossos que são descartáveis e algumas picks menos valorosas por ele, acho que o moleque tem futuro, e se não me engano, tem apenas 22 anos.

    Ps. Minhas preferências seriam: DMC, Whiteside, Norlens Noel, Alex Len, Al Hoford, Dieng, Noah.

  16. BEM, NO SITE CELTICS BLOG,ESTAO FALANDO NUMA TROCA ENTRE CELTICS,SUNS EKINGS:
    O CELTICS RECEBE RUDY GAY E CHANDLEY,O SUNS RECEBE LEE ZELLER EYOUNG E SEGUNDA ESCOLHA DO KINGS E KINGS RECEBE TUCKER,TURNER E SULLINGER, E AI SERIA UMA BOA PRA NOS…..

MAIS RECENTES

Inscreva-se na nossa Newsletter

Receba conteúdos exclusivos e gratuitos sobre o Boston Celtics

OUTROS TEXTOS
Aprenda Sobre
Fernando Caliari

Entenda as posições do basquete

Durante as transmissões da NBA, muitos narradores, comentaristas e técnicos referem-se as posições dos jogadores em quadra, tanto por nomes

Notícias
Vicente Kresiak

Svi Mykhailiuk assina com o Utah Jazz

O ucraniano Svi Mykhailiuk, bancário do Boston Celtics assinou com a franquia de Salt Lake City por quatro anos, em

conteúdos exclusivos

Tenha acesso antecipado e exclusivo a conteúdos extras sobre o Boston Celtics

Inscreva-se e receba esses conteúdos de forma gratuita!