Visite nossas Redes Sociais
Curta e siga nossas redes para ter acesso a conteúdos exclusivos, além de manter-se sempre atualizado sobre novos artigos no site.

A história do Boston Garden

Olá fãs Celtas. Hoje vou escrever sobre nosso antigo e amado ginásio, o Boston Garden, que foi palco de grandes momentos e muitas conquistas para o Celtics. Você sabia que nossa antiga casa não foi chamada de Garden por acaso? Para saber mais curiosidades e a história completa de sua construção até a demolição continue lendo o texto.

Antes de relatar a história do Boston Garden é preciso contar sobre o primeiro ginásio de esportes de Boston.

Boston Arena

A Arena foi construída em 1910 para receber um show de patins no gelo. Alguns anos depois, em 1924, foi a casa do time de hóquei Boston Bruins, que jogou nesse ginásio até 1928. Dois parágrafos abaixo você saberá porque o Bruins deixou de jogar na Arena.

Já o Boston Celtics atuou na Arena de 1946 (ano de sua fundação) até 1955. Após Bruins e Celtics deixarem de jogar o ginásio foi utilizado por equipes universitárias até ser comprado em definitivo pela universidade Northeastern.  A Arena esportiva multi-uso mais antiga e ainda em funcionamento no mundo é hoje a casa dos times de hóquei masculino e feminino da Northeastern University.

Um ginásio que nasceu campeão

Em 1925 o empresário e promoter de boxe Tex Rickard construiu o terceiro Madison Square Garden em Nova York. O Madison que conhecemos hoje é o quarto. Rickard obteve muito sucesso com seu ginásio, que foi demolido somente em 1968 para a construção do atual Madison Square Garden, mas o que essa arena em Nova York tem a ver com o Boston Garden?

Alguns anos depois, em 1928, animado com o sucesso de público Rickard decidiu construir outro ginásio em Boston. A Arena recebeu o mesmo nome da casa do New York Knicks: Boston Madison Square Garden, que depois de alguns anos passou a ser conhecido somente como Boston Garden.

Rickard pretendia construir mais cinco arenas ao redor dos Estados Unidos, mas sua morte e a crise de 1929 não permitiram que seu sonho se tornasse realidade, mas o Boston Garden mostrou logo em sua primeira temporada que traria muitas glórias para a cidade. O Bruins foi o campeão da NHL em 1928/29. Melhor maneira de “inaugurar” um ginásio.

Pressão da torcida

O Boston Garden foi projeto para receber lutas de boxe. O primeiro evento do ginásio foi uma luta entre o francês Andre Routis e o norte-americano Dick Finnegan vencida por Routis. Essa luta e as seguintes no ginásio foram um sucesso, pois Rickard projetou a arena de uma maneira inovadora para a época.

Tex Rickard construiu um ginásio para que todos os fãs pudessem ver o suor e as sobrancelhas sangrando dos lutadores. Por causa desse design, os torcedores de Bruins e Celtics ficavam bem mais próximos dos jogadores do que em qualquer ginásio dos EUA. Essa proximidade criava um grande impacto na torcida rival, que aumentava quando o ginásio estava completamente cheio ou em jogos de playoff com toda a torcida fazendo barulho.

Essa pressão fez com que o Celtics tivesse uma excelente campanha em casa na temporada 1985/86 com 40 vitórias e apenas uma derrota na temporada regular. Durante os playoffs daquele ano o Celtics não foi derrotado em casa. Se juntarmos com o desempenho da temporada seguinte a campanha do Boston celtics é ainda mais impressionante: 79 vitórias e apenas três derrotas.

Piso de madeira em formato de mosaico

Em 1952 a arena recebeu outra grande vantagem contra os rivais: um piso de madeira em formato de mosaico. Diferente dos ginásios na época, o Boston Garden passou a ter um piso irregular. Isso dava uma grande vantagem aos jogadores do Celtics, que sabiam exatamente para qual lado a bola pularia em qualquer lugar do ginásio.

Alguns rivais diziam que o Boston Celtics só havia vencido vários títulos por causa de seu piso inusitado, mas cá entre nós: aquele time da década de 1960 era bom demais. O piso do Boston  Garden virou lenda na cidade assim como o Monstro Verde (Green Monster) do Fenway Park, estádio utilizado pelo time de baseball Boston Red Sox.  Essa madeira irregular foi palco de muitas conquistas até deixar de ser utilizada na nova Arena de Boston.

Palco de grandes shows

Além de grandes jogos, o Boston Garden foi palco de muitos shows e recebeu muitos grandes nomes como: Beatles, Elvis Presley, Led Zeppelin, Pibk Floyd, Kiss, The Who, Aerosmith e Rolling Stone. O ginásio foi até palco de um famoso discurso de John Kennedy em novembro de 1960.

Ginásio de muitas conquistas

O Boston Garden foi palco de muitas conquistas para os dois times da cidade. Até o Celtics, que passou a jogar no ginásio em 1955 (entre 1928 e 1955 somente o Bruins jogava no Boston Garden) não levou muito tempo para levantar seu primeiro título, que foi conquistado dois anos depois em 1957. Nesse mesmo ano o Boston Garden fez história. Foi o primeiro ginásio dos EUA a receber a Stanley Cup e a final da NBA ao mesmo tempo. Fato que se repetiu em 1958 e 1974.

O Boston Celtics conquistou 16 títulos na arena em 1957, 1959, 1960, 1961, 1962, 1963, 1964, 1965, 1966, 1968, 1969, 1974, 1976, 1981, 1984 e 1986. Já o Bruins foi campeão seis vezes no Boston Garden em 1929, 1939, 1941, 1970 e 1972.

Deterioração

No fim da década de 1970 o ginásio estava deteriorando. O Boston Garden não possuía ar condicionado e alguns assentos eram obstruídos por pilares estruturais. Os fãs também tinham de sentar em cadeiras antigas de madeira que eram bem apertadas. Além disso, a arena era uma das poucas nos EUA que não tinha camarotes e lugares de luxo. Isso tudo fez com que prefeitos e executivos de Boston construíssem um novo ginásio.

Construção de uma nova arena na cidade

Após muitos anos de negociação finalmente foi feito um acordo para a construção de um novo ginásio em Boston. Em 1993 a empresa dona do Boston Garden, Delaware North conseguiu a licença e o direito de construir a nova Arena de Boston.

O último jogo disputado no Boston Garden foi uma partida de pré temporada da NHL entre Boston Bruins e Montreal Canadiens. Alguns dias depois foi inaugurado o novo ginásio.

O Boston Garden foi demolido em 1998 e hoje serve como estacionamento.

Fontes: https://www.bmsgc.org/history

FOX, Larry. Illustrated History of Basketball, New York, 1974.

Author avatar
Flávio Catandi
Jornalista e Radialista apaixonado por basquete. Participa do Celtics Brasil desde 2008. Já foi redator, colunista e hoje é editor do site. Nas horas vagas gosta de escrever roteiros e gravar curtas e documentários. Pode ser encontrado na cidade de São Paulo com uma camiseta Celta.

Postar comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *