Visite nossas Redes Sociais
Curta e siga nossas redes para ter acesso a conteúdos exclusivos, além de manter-se sempre atualizado sobre novos artigos no site.

A raiva de Rondo e uma homenagem a West

Loja de camisas da NBA

Logo após a derrota de ontem frente ao Chicago Bulls, o armador Rajon Rondo requisitou uma conversa em particular com o técnico do Boston Celtics, Doc Rivers.

Rondo, que havia acumulado 46 assistências nos 4 jogos anteriores ao de ontem, conseguiu apenas 6 no seu duelo particular contra Derrick Rose. Este, ao contrário do celta, levou extrema vantagem, conseguindo pontuar de todos os cantos da quadra e terminou o jogo com 30 pontos e 8 assistências (nenhum turnover).

O número 9, tido como esperança de futuro do Boston Celtics e inegavelmente um comandante em quadra, pareceu extremamente abatido mesmo durante o jogo. “Somos um time completamente diferente do que éramos ano passado. Não é mais o mesmo time. Não vamos ser capazes de apertar o ‘on’ como fizemos na última temporada”, disse o atleta.

Visivelmente, Rajon foi o que mais sentiu a perda de Kendrick Perkins na troca que trouxe Jeff Green a Boston. Por isso, vê-se certo pessimismo naquelas palavras. Ao mesmo tempo, o armador deu, após sua reunião, o seguinte comentário: “É melhor que seja um toque pra que a gente acorde, caso contrário não chegaremos muito longe. Eu não sei o que estamos esperando mas esse foi o tipo de jogo que temos de achar uma maneira de ganhar sempre”.

Defensivamente, Rondo não foi capaz de parar Rose; e o garrafão, enfraquecido desde a saída de Perkins, não conseguiu quebrar as infiltrações do provável MVP da temporada. Derrick Rose, mesmo para os mais teimosos (como eu), faz uma temporada brilhante e carregou o time de Chicago (com ajuda de Boozer e Deng) nas costas ontem.

Ofensivamente, o número 9 não teve um bom desempenho. Errou bandejas sozinho e cometeu turnovers-chave, além de continuar com seu medo de fazer infiltrações. Porém, às vezes, nota-se uma melhora em seus chutes de média-distância e, excetuando-se a partida contra o Bulls, ele tem feito bons jogos mesmo depois de ver seu melhor amigo no time vestir outra camisa. Jeff Green não é tão agressivo quanto Perkins e não parece ter a mesma química com Rondo.

Entretanto, nem tudo é tristeza em Boston. A volta de jogadores importantes para os Playoffs tem representado (até certo ponto) a volta da defesa mais pegada. Jermaine O’Neal, Shaquille O’Neal (por alguns minutos) e Delonte West têm feito alguns bons minutos com a camisa verde. O primeiro, surpreendentemente, parece estar entrando em ritmo depois de passar por várias cirurgias ao longo do ano. Mas é sobre West que eu quero falar.

Vi, num outro dia qualquer, uma bela crônica sobre Delonte West. Soaria piegas se não fosse sobre ele. O autor é Bohemian, do CelticsLife. Aqui vão alguns excertos:

“Delonte West pertence à família celta. Ele deveria ter permanecido sempre como um celta, e merece de verdade vestir apenas verde pelo resto de sua carreira. […] Durante seus primeiros anos na Beantown, Delonte faria qualquer coisa que o treinador lhe pedisse. Ele seria starter e preencheria as posições de PG ou SG sem reclamar. Ele mergulharia por aquela bola perdida, lutaria pelo ângulo perdido numa jogada desesperada. Delonte brigaria contra as adversidades mesmo com um time de recorde negativo.

Foi legal ter Delonte naqueles anos. Ele era meio old school, sempre lutando mas sempre sorrindo. […] E parecia ter uma boa química com outro guerreiro, o capitão.

Ele nunca desistiu. Nem mesmo quando a ladeira ficou ainda mais acentuada.

Trocado para Seattle na formação da era Big Three em Boston, ele continuou dando tudo si pelo Sonics. Só se tornou mais duro e os sorrisos pareceram se tornar problemas fora da quadra logo quando ele foi pra Cleveland. […]

Nós vimos o transtorno bipolar dele, a depressão e seus humores. Ele sempre manteve seu foco na quadra, mas o público não prestava mais atenção em seu jogo, só olhavam para o que estava no entorno dele. Enfim, talvez ser um Cavalier e trabalhar para um jogador egomaníaco fosse demais pra West. Talvez ele tenha sentido saudades de casa, de Doc, de Paul, de Boston e da família celta.

No verão passado, Delonte retornou ao Celtics. Desta vez, ele trabalhou pelo mínimo com todos os perigos de um contrato não-garantido. Ele também cumpriu suspensão e aí se lesionou. Mas não importava a ele porque ele nunca desistiria.

Deixe-me dizer uma coisa: Delonte pode fazer tudo numa quadra e dar 120% de si mesmo. […] Ele morrerá pela bola perdida e sempre se reerguerá.

O corpo e a mente dele podem traí-lo às vezes, mas a alma dele sempre vai fazê-lo passar por cima da adversidade. […]

No fim das contas, Delonte é apenas um jogador de basquete fenomenal e um grande companheiro de time. Alguém para se torcer a favor, alguém de quem nós podemos nos orgulhar.

Wild card, Wild wild one. Sempre andando nos limites, sempre brincando com fogo. Uma lesão perto do fim da temporada, um arremesso errado que possam tentar impedi-lo de fazer o seu melhor. Ele nunca tirou um ‘A’ mas nunca perdeu um também. Sempre fazendo as pequenas coisas, sempre com aquele esforço digno de ‘A’.

3-pontos, bandeja, roubo ou toco, podem escolher. West faz as coisas acontecerem. Quando ele está em quadra, ele é o agressor. Ele arremessa, ele se infiltra… ele nunca fica parado. […]

Ele provavelmente nunca será um All Star ou terá qualquer reconhecimento individual. Mas nós todos lembraremos das jogadas, da raça e da vontade de um verdadeiro Celta, desse jogador genuíno que preza pelo jogo coletivo. E queremos que você realize seu maior desejo:

O anel da NBA.

Delonte, você é o cara. Wild, Wild West.

Wild, Winning West”.

Fontes: RealGM e CelticsLife

26 comentários

  • O time tem que apertar o ON como disse rondo, e tomara que em ON o time seja forte, porque assim ta feio…

  • bom pessoal nao sei se todos vao concorda comigo mais o rondo e um armador incrivel com bom passe e boa visao de jogo e defende bem mais ele prescisa ter liderança daqui a uns 3 anos ray e pierce e garnett vao se aposentar entao agente vai esperar q o rondo ldere o time com tavez algums cuadjuvantes entao eu acho q ele deve ir mais para a cesta tentar mais chutes e infiltraçoes

    1. Liderar, eu acho que ele já lidera, sabe? Ele é quem ‘manda’ no time, canta as jogadas e talz.
      Quando o Ray se aposentar, tem de abrir uma ‘clínica’ e levar o Rondo pra treinar chute com ele.

      1. Quando o Big Three parar, concerteza a responsabilidade vai aumentar pro Rondo, atualmente a responsabilidade é dividida entre os 4, no caso do Bulls o Rose é quem decide os outros são apoio, o Celtics vão precisar de um bom elenco de apoio daqui uns 3 anos, ai sim, lembrem-se disso Rajon Rondo será o MVP da NBA. Ele é um craque tem uma visão de jogos como poucos tinham, basta melhorar um pouco seu chute e concerteza ele será MVP e um dos maiores da história e aposentar a #9 no TD Garden!

    2. tds as esperanças celtas estão em cima do rondon, mas o celtics ñ vai poder depender só dele qd o big three se aposentar, se ñ ele vai ficar mt sobrecarregado, tem q renovar esse time antes do big three se aposentar.

  • Antes de falar alguma coisa, ele tem que jogar mais contra quem é realmente bom (eu falo de rose) tanto ele como ray allen

    1. Rondo ja jogou MUITO contra quem realmente é bom.
      Alíás, é nos jogos importantes que ele sempre se destaca.
      Dia desses ele fez um TD contra o Spurs, esqueceu ?

      Contra o Bulle de Rose, Rondo já terminou uma série de Playoff não só com um TD, mas sim com uma MÈDIA de TD.

      Aparecer em jogos decisivos e liderança são duas coisas que NUNCA ninguém pode reclamar do Rondo.

      O problema é que contra o Bulls o time não ajudou. Pierce foi estuprado por um cara muito inferior a ele, o Deng.
      Ray Allen não se apresentava para o jogo com constancia, o Garrafão era um convite pra infiltrações.

      Daí o Rondo vai fazer o que ?
      O time inteiro estava entregue e desorganizado.

      Rondo jogou mau ? sim, mas todo mundo jogou mau. O menos pior foi o KG, mas ele também teve suas falhas defensivas.

      1. Fato é que tá uma bagunça desde que o Perkins saiu, que parece que o tédio pré-PO’s tem acometido o povo que veste verde.

  • Rondo vai entrar para história da NBA em assistências, podem escrever. Ontem ele não entrou em quadra, perdemos, só não podemos analisar por 1 jogo, tenho a impressão que Doc ficou com medo de Rose e travou Rondo (minha opinião).
    Quanto a Allen ele é gênio, entrou para a história, mas também não entrou em quadra ontem, isso acontecia até com MJ.
    West parece que ainda não tem a confiança de antes, mas vejo uma melhor geral no banco green. Agora, jogo é jogo e Playoffs são Playoffs, aí a camisa pesa, quando um Bulls, um Miami olha do outro lado fala: Pô são os Celticsm são 17 títulos, são os maiores, eles tem o Big Four!
    Confiança gente, vamos chegar no 18… It´s all about 18… Go Celtics!

  • Ae galera, estou aqui para pedir desculpas pelas recentes brincadeiras e decretar a PAZ entre nós torcedores !

    Poderia frequentar e debater tranquilamente, sem ofensas ? Sendo uma discussão saudável ?

    Abs !

  • – Eu Sinceramente nao gostei daquela briga que teve entre um jogador do Bulls eo Rondo,mas é passado graças a Deus neste jogo nao aconteceu nada (pelo que eu sei,nao),eu quero que os dois times se encontre nos PlayOffs ai que vai ser jogo de verdade,pelo que eu conheço os Celtics nos PlayOffs os cara é Osso duro de Ruer.

  • será que só eu tenho raiva ao ver o kristc jogar?
    o cara é muito incompetente… e daí se faz mais de 10 pontos em alguns jogos se o cara não dá confiança alguma na defesa e nos rebotes?!

  • O time precisar ir para o jogo mesmo! Fiquei preocupado depois do jogo contra o bulls, pois pode
    ser a final da conferência leste.

  • Alvaro,

    Tambem acho o Kristc muito fraco para jogar no Boston. A unica explicação para a vinda dele seria a força nos rebotes, o que não vem acontecendo. Perdemos muito com a saida do Perkins. Se juntar Kristic, Shaq e Jermaine não da um Perkins.

  • mto bom texto sobre o Delonte!

    sou mto fã do cara,depois daquela treta com LeBron então..kkkkkkkkk

  • Porrra bixo, junta Krstic, os dois oneal, num dá um perkins, já sei que ele é o melhor pivô de todos os tempos, na qualidade tenho certeza que esses três suplantam Perkins, mas o fato de perkins esar no celtics ha mais de 6 anos, conhecer o time tão bem, isso sim pesa, o que nos resta é torcer pra Shaq durar pelo menos mais 3 meses, e pronto!

  • Só uma dica pros que acham que o Rondo vai melhorar o arremesso dele algum dia.

    O auge de um jogador é quando ele atinge os 27 anos, rondo tá indo pra 25 anos e o arremesso dele é digno de um pedreiro, só tijolada na tabela / aro. É muito, mas muito improvável que ele corrija isso em 2 anos.

    E os que falam que ele será MVP daqui uns anos, sério, é fanatismo isso. MVP que você não pode jogar a bola na mão do cara nos últimos segundos do jogo, pq se ele sofrer falta vai errar os lances livres, Mvp que não sabe arremessar, Mvp que quando os outros jogadores não estão bem não tem a mínima capacidade de decidir um jogo. É completamente contra o significado de um MVP. Rondo não tem basquete pra ser um franchise player, mas sim pra ser um ótimo role player.

    Essa era do big three tá acabando, se o celtics não conseguir o titulo esse ano, podem ter certeza que com esses caras nada mais irá acontecer, afinal.. .a idade chega pra todo mundo. Logo a próxima era do celtic sem dúvida terá o Rondo como um dos pilares, mas jamais como o franchise player e/ou player mais valioso do time.

    1. Ele tá melhorando sim. Longe de ser o cara que eu ache que devam procurar no fim do jogo.
      MVP não sei, ele não é completo a ponto de ser MVP. Mas vai ser All Star sempre.

      Mas acho que ele rende mais que um role player, mesmo os melhores role players por aí. Mas também não vai ser o típico franchise, até porque seu maior defeito é precisar de pelo menos um complemento (ou seja, outro jogador mais capaz ofensivamente) pra poder render o seu melhor.

      Ele vai continuar sendo ídolo, vestindo verde e, mesmo que não traga mais campeonatos pra Beantown, vai ter camisa aposentada, porque ele vai bater ainda alguns recordes. Porém, um time dependente exclusivamente do Rondo vai ser difícil.

    2. Isso de auge aos 27 anos não existe.
      A curva de evolução é unica para cada jogador.

      O Rondo em um ano era o maior coadjuvante da equipe, no segundo era peça importante, no terceiro era o craque e no quarto se não tivesse tido as lesões, estaria na briga pelo MVP, como esteve nos 2 primeiros meses.

      Rondo vem evoluindo muito a cada temporada e este ano pela primeira vez, vimos uma evolução no seu arremesso.
      Seu arremesso é ruim ? sim, com certeza, mas este ano ele já acertou UM MONTE de jump Shots que ele nem sonharia em acertar no ano passado.

      O fato é que Rondo no momento foca seus treinos em movimentação, passe e defesa, pois é disso que o Celtics precisa HOJE.
      Quando o Big 3 aposentar, obviamente vão começar a focar o treinamento dele visando melhorar seu arremesso.

      Rondo ainda vai melhorar seu arremesso, esteja certo disso.
      Virar um grandeee chutador, isso ele não vai, mas que vai melhorar, vai.
      Lebron não é um grandeee shoter, e foi MVP temporada passada. Rose não é um grandeee shoter e vai ser MVP este ano.

      Ou seja, Rondo não precisa virar especialista no quesito, pra ser um MVP.
      Sem arremesso ele já é craque, all star, seleção, primeiro time de defesa, etc….
      Imagina se melhorar o chuto

  • Pessoal tava eu aqui lendo uma informação sobre boston, e não tinha percenbido, amanha sera um grande jogo para os dois times né, ambos estão com (55-24) aff, boston pra continuar em segundo da Conferência Leste tem q

    1. Pessoal tava eu aqui lendo uma informação sobre boston, e não tinha percebido, amanha sera um grande jogo para os dois times né, ambos estão com (55-24) aff, boston pra continuar em segundo da Conferência Leste tem q ganhar esse jogo, vai ser um grande jogo, e penas e essa merda da minha net é uma porcaria e nao dera como eu acompanha jogo, apenas os comentario via twitter. Vamos la Boston…

      Um salve a todos.

    1. Como assim? Rondo é quem arma as jogadas da equipe ou vc so ver boxscore ou cestas??
      Nunca viu que quando time ta com a bola ele que posiciona os jogadores? Isso com 25 anos e jogando com 3 dos grandes jogadores da historia…

      Podemos questionar varios defeitos dele em relação a pontos e FT, mas em liderança, NUNCA!

Comments are closed.