Visite nossas Redes Sociais
Curta e siga nossas redes para ter acesso a conteúdos exclusivos, além de manter-se sempre atualizado sobre novos artigos no site.

Acumulando moedas de troca

As últimas perspectivas que surgiram em Boston é de que o time passará por uma reformulação lenta, que Ainge pode entregar essa season para montar um time em torno de drafts dos próximos anos, mas será que é isso mesmo?

Com os recentes acontecimentos, o que o Celtics fez foi acumular escolhas de draft, tendo 9 escolhas nos próximos 3 anos, e parece que chegou a hora de fazer uma season ruim depois de tantos anos indo aos playoffs…

Mas vamos voltar um pouco no tempo para entendermos a lógica desse artigo…

Na temporada de 2006-2007, o Celtics já tinha um elenco limitado, e ainda perdeu seu principal jogador na season Paul Pierce.

Diante dessa situação, Danny Ainge decidiu entregar a temporada para que pudesse desenvolver jovens talentos, ter uma escolha alta no draft do próximo ano e ainda fez algumas movimentações que acumularam escolhas.

A temporada terminou, e com a escolha número 5 naquele ano, Ainge selecionou Jeff Green, porém este não permaneceria por muito tempo, sendo enviado para Seattle junto com algumas jujubas  em troca de Ray Allen.

Pouco tempo se passou e a vinda de Ray Allen para o Celtics abriu as portas para uma nova negociação, na qual a equipe de Boston enviou alguns jovens e talentosos jogadores como Al Jefferson e algumas escolhas de draft e trouxe Kevin Garnett, formando assim a base campeã de 2008.

O que Ainge fez nessa jogada?

Desenvolveu gente jovem e talentosa e acumulou escolhas de draft, sendo essas duas coisas moedas de troca valiosas no mundo da NBA.

Com essas moedas conseguiu incorporar ao elenco dois All-Stars.

E é isso que Ainge vem fazendo dessa vez, acumulando escolhas de draft, lembrando que o draft do ano que vem tem sido comparado ao de 2003, e desenvolvendo gente de sangue novo como Green, Bradley, Olynyk…

Pode ser difícil de se conseguir dois all-stars outra vez, mas alguma coisa podemos conseguir trocando isso, ou se não fosse possível continuaríamos com um time jovem para se desenvolver e com grandes chances de incorporarmos mais talentos principalmente no draft de 2014.

Fora que se mantermos o elenco jovem, teríamos um espaço grande no CAP para ir atrás de Free Agents de peso que dariam força ao elenco.

Um time que fez isso recentemente é o NY Knicks, que acumulou gente jovem e boa no elenco como Felton, Gallinari, a algumas escolhas de draft, trouxe Amare Stoudemire como FA e usou suas moedas de troca para incorporar Carmelo Anthony…

Essa me parece uma ótima estratégia de rebuilding, e Ainge sabe como trabalhar com ela, sendo isso um motivo para diminuir um pouco as incertezas dos torcedores no atual momento.

Author avatar
Redação Celtics Brasil

45 comentários

  1. Digor

    Uma pena é saber que demorará um pouco, mas foi a oportunidade que se aproximou. Teremos que decidir por algo grande em 2014 ou por nada, pensando no draf. Pois, ficar no meio termo eu não gostaria.

  2. RICARDO SOUZA

    Esperei 18 Anos p ver o Celtics vencer a liga, dessa vez a espera será bem menor! Estou otimista! Go Celtics!

  3. Cadu

    Texto perfeito.

    A estratégia tem que ser essa mesma. Prefiro um ano no ostracismo a voltar aos anos 90 que era difícil de ver um torcedor celta pois o time só perdia…

    Vamos atrás do 1st pick mesmo. Melhor deixar o Rondo de molho esse ano, pelo menos até o all star para termos várias derrotas e garantirmos que, quando ele voltar, estará 100%

    A meta agora tem que ser trocar o Gerald Walace por algum contrato expirante ou por mais picks… E manter o Humphries, pois seu contrato expirante será muito valioso na próxima agência livre.

  4. Rafael

    Não sei se isso que o Ainge está fazendo é exatamente um tank… os caras que vieram do Nets (embora eu vou ter luto eterno pela saída de PP e KG) não são tão ruins assim. Vale lembrar que boa parte do Celtics de 2014 será boa parte do Brooklyn de 2013, que se classificou até melhor que a gente no playoff!

    “Ah, eles tinham o Deron…”, nós temos Rondo, e eu sou mais Rondo, hein? Pode ser um time sem identidade com a saída dos nosso líderes, mas nem de longe é um time “fraco”…

  5. Fernando

    Rafael, é isso que eu gostaria de observar. Eu acredito que a nossa próxima campanha será melhor que a passada. Rondo, Bradley, Green, Wallace e Kelly Cabeleira… dá um trabalhinho. Considerando que o nosso único Big que atuou e estava motivado na temporada passada foi o KG… Considerando ainda os acertos e desacertos do Doc, não acho impossível este time alcançar um resultado melhor.

  6. PHABIO PASSOS

    bem, agora ver que sao os verdadeiros torcedores do celtics, quando time esta bem e muito alegria e muita gente.. e agora,vamos pra renovaçao, eu estarei com o celtics, ja torcia na vaca e na fase ruimm…eu sou celtics…

    • Eric Andrade

      Cara, torcedor do celtics é meio diferente dos outros grandes, passamos tantos anos sem chegar perto de coisa nenhuma mas nem assim o seu numero de torcedores caiu, com a construção do big three parece que o orgulho celta voltou muito forte, vai ser preciso uns 30 anos sem chegar aos playoffs pra tirar aquela paixao do torcedor, e eu acho q nesse rebuild nao demora nem 2/3 anos. Mas parece que vamos tentar tankar sim, eh time de loteria, mas nao de top 5, Jeff Green e Rondo sao bola demais, os jovens vao ter muitos minutos de quadra.

  7. Sérgio Soares

    Acho que o plano é esse:
    Se der certo acertar com o Josh Smith e o Paul Millsap, o time vai em busca de playoff e tudo mais.
    Mas se não der certo contratar esses ou outros GRANDES jogadores, o time vai tankar com gosto.
    Porém o grande problema é que não somos ruins o suficiente para ficar entre os quatro piores e pegar uma escolha boa. E é por isso que dizem que Rondo pode ser negociado.

  8. Jairo

    Falaram aí que a base do Celtics é a base do Nets do ano passado sem o Deron,mas o Nets também tinha o Joe Johnson e o Lopes.

    • Rafael

      Sim, fato, mas esse Celtics ainda tem Green em franca ascensão do seu jogo, Bradley que é um pitbull defensivo, Sully que está voltando de lesão e cirurgia (e que fez um BAITA começo de temporada ano passado)… vai por mim cara, não estamos tão fracos não!

  9. Vinicius Simões Bravo

    E manter CAP pagando 12 Milhões pro Humphries e quase 10 pro Gerald Wallace é realmente uma excelente tática.

    E pisar em toda a história celta também é uma excelente tática.

    As coisas só vão começar a melhorar quando Danny Ainge sair.

    • Christian Lopes

      Para vei….em 2007 ninguem acreditava em nada….pois o celtics vinham de péssimos anos….e o Ainge fez Vários rolos e em 2008 o tao sonhado titulo….vei acredite no cara…ele manja dos paranaues de ser GM…

    • Marco Fernandes

      Cara hoje o cap está um lixo mas a proxima temporada provavelmente será o melhor da NBA se tankar esse ano poderemos pegar escolhas ótimas no draft e ainda contratar 1-2 All stars com o ótimo cap.

    • Thiago Reis

      Mais uma vez lhe pergunto, o que você faria?

    • RICARDO SOUZA

      Só falaisso, PQP! Sai fora daqui seu lixo, não é possível! Alguém tem que fazer algo contra Vinícius S Bravo! Eu desisto!

  10. Leo Ro

    Não virá nenhum free agent all star pra esta temporada! Vcs que ainda tem essa esperança, analisem quem são esses jogadores, os demais times que os querem, e o status ATUAL dos Celtics. E ponham-se no lugar dos FA. “O que eu vou fazer nos Celtics Rebuild de agora, se eu quero ganhar um título o quanto antes?”

    Desde 2007-08, nosso proprio time estabeleceu uma nova dinâmica de vontade dos melhores jogadores. Igual nas empresas, o que eles querem agora são fusões com outros All Stars, que os ajudem a conquistar um título antes de entrarem em declínio. Hoje, nenhum All Star quer ser T-Mac, Vince Carter, Iverson, entre outros, nem escrever o nome na história com altíssimas estatísticas como o KG nas 12/13 temporadas no Wolves. A única excessão foi o J. Harden, único mesmo!!! Os caras tão trocando as estatísticas individuais por um título, sendo que logo após os Celtics provar pros céticos de que a fórmula funcionava, Lakers e Heat fizeram coisa semelhante e conseguiram títulos!

    Pra atrairmos os top FA, tínhamos que já ter uns 2 all stars na equipe e um técnico de renome, e não “possíveis futuros” All Stars e futuro grande técnico.

    A coisa já foi feita pelo Sr.Ainge. Vamos esperar e ver o time formado pra 2014-15 (e seu desempenho), pra aí sim sacramentarmos ou não, a crucificação do Ainge. E dentro dessa proposta atual dele, é melhor que o time vá mal. Mas para isso, não faz sentido o Rondo continuar, pq é a única coisa de maior cobiça dos outros times que nos sobrou, é o maior salário e é um cara que pode ainda botar os Celtics entre os 10 primeiros do Leste. Pra draft, não estaria bom.

    Ao fim de abril de 2014, vai ser melhor não termos Rondo, deixar o contrato do G-Wall expirar e ainda termos top 5 draft pick + 2 picks de primeira rodada + maior salary cap da liga. Assim, além de um ótimo draftado, poderíamos trazer 2 FA All Stars e espero que um deles seja o Durant (que o Celtics tenha atrativos pra seduzí-lo ou trocar por ele)!

    • Mazinho

      Adoro basquete e sigo desde os anos 80, mas nunca entendi muito os “meandros” da NBA. Não consigo entender essa estratégia de mandar o Rondo embora para depois tentar comprar algum jogador como ele daqui a dois anos. Se o momento é renovar para ter um time jovem, mantém o cara que na minha humilde opinião é um talento e cria um time ao redor dele.

      Abraço

      • Thiago Reis

        Mazinho, a maior questão é que os jogadores tem muita influência na NBA, as negociações não são tão fáceis como no futebol, por exemplo, as vezes o cara é sensacional na quadra, mas acaba com o vestiário do time, resultado disso é um time bom, sempre com boas posições, mas o título nunca vem. Dessa vez a liga conta com um supertime (então pra ganhar o título você tem que ter no mínimo um time excepcional, que mesmo que não seja tão talentoso quanto o supertime, pelo menos bate de frente e pode conseguir alguma coisa e esse não seria o nosso caso mantendo o time da última temporada, também não tinhamos CAP suficiente pra ter algo muito melhor, aí alguns vão dizer é só fazer um sign and trade, adicionava Big Al, Millsap ou Josh Smith e blá,blá,blá, manda o Bass, Terry, Lee, etc…Só que não podemos nos esquecer que pra tudo isso acontecer outros times tem que aceitar também, não basta querer. Enfim, estamos próximos de um draft que promete bastante, o momento para ter escolhas de loteria é agora, então as duas opções eram:
        Manter o time e tentar alguma pequena melhora nesse verão e ter assim um time pra segunda rodada de playoffs no máximo e continuar com posições altas no draft, ou ligar o rebuild sem ter cobranças por resultados imediatos e acumular boas moedas de troca, Ainge escolheu a segunda opção, eu também escolheria!!!

      • Leo Ro

        Particularmente, gostaria que o Rondo ficasse, mas ele ficando até o fim da regular season de 2014, veremos o Boston ficar facilmente entre os 10 primeiros do leste, dificultando pra gente pegar um top 10 draft pick. E o Rondo é multo competitivo, ela não vai fazer corpo mole. Ele tambem andou dizendo na imprensa que está pronto pra acatar as decisões do novo treinado, mas isso é questionável… e os times contenders, em Fevereiro, vão estar mais flexíveis em concordar com os termos que o Ainge propor pra liberar o Rondo.

        Liberar Rondo, tentar anistiar G-Wall, ter um top 5 draftado e buscar 2 astros no mercado e rezar um pouco! É o que deve fazer o plano do Ainge dar certo.

  11. Thiago Reis

    Enfim cabeças pensantes, esse cenário eu passei a enxergar logo no dia seguinte ao draft (confesso que no dia do draft eu fiquei meio puto), quanto à escolha do Olynyk eu continuo não concordando, se o cenário era de incertezas com o Rondo, seria melhor ainda ter draftado o Schroeder, porém não ocorreu, não acho que devemos trocar o Rondo antes da temporada começar, precisamos ao menos tentar mantê-lo envolvido com o propósito atual do time, além disso o valor de mercado dele hoje não é o maior possível, está voltando de lesão e seu desempenho na volta ainda é uma icógnita, vamos lembrar que craques como T-Mac, por exemplo, depois dessa lesão nunca conseguiram ser sombras do que foram. Caso as coisas não deem muito certo, tipo Rondo não estar empenhado, não estar respeitando o Stevens, brigando com meio mundo, ou jogando espetacularmente rs(atrapalhando aí o tank e com mega valor de mercado), podemos trocá-lo até fevereiro, isso porque primeiro acho que temos que tentar, Rondo pode sim ser nosso FP, só depende dele na verdade, então se algo acontecer, peço para que os Viniciuses de plantão parem pra pensar um pouco, se ele sair provavelmente vai ser porque ele mesmo quiz assim.

  12. Fernando

    Se a ideia for tankar, melhor deixar o Rondo de molho, como o Bulls fez com o Rose. Pois acredito que com Rondo, Bradley, Green, Wallace e Kelly Cabeleira o time fará uma regular melhor que a temporada passada. Na passada ficamos vários jogos sem o Rondo (o time até melhorou sem ele), KG ficou de molho vários jogos e eu não percebi o PP muito animado. Este time é melhor que o Bucks. Tem chance de offs.

  13. Contratos do Celtics para a próxima temporada:

    Rajon Rondo – 13 milhões (expirante)
    Gerald Wallace – 10,1 milhões
    Jeff Green – 9,2 milhões
    Brandon Bass – 6,9 milhões (expirante)
    Courtney lee – 5,2 milhões
    Avery Bradley – 3,5 milhões (expirante)
    Jordan Crawford – 3,2 milhões (expirante)
    Jared Sullinger – 1,4 milhões

    Cap total comprometido = 51 milhões

    Isso é um CAP 31 milhões abaixo do que o Celtics teve nessa ultima temporada.

    O Celtics ainda terá “team options” de 2,1 milhões para Marshon Brooks e 1,4 milhões pra Sullinger.

    Então basicamente o Celtics terá para a próxima temporada:

    – Espaço em cap para trazer um ou dois jogadores de alto escalão na NBA
    – 3 escolhas de primeira rodada no melhor draft da década
    – 4 jogadores com contrato expirantes que podem ser utilizados como moeda de troca.
    – Uma base de jovens jogadores bem treinada com o tempo de quadra que terão nessa temporada.

    • Sérgio Soares

      Acho que o plano é esse mesmo, Daniel. O Ainge não ta se movimentando pra nada. Não quer se comprometer com mais nenhum contrato. Acho que a partir da próxima temporada já será possível anistiar o Gerard Wallace, e claro que o do Hamphries não será renovado.
      Se tankar com competência nosso futura estará garantido por uma década.

  14. Na verdade o Ainge não está se movendo agora, pois ele não pode.

    O acerto com o Nets no momento é só um acordo de boca. A troca só pode ser oficializada a partir do dia 12.

    Depois do dia 12, quando a troca for feita, daí creio que novas movimentações possam ocorrer, sendo que acredito que alguns jogadores que não terão contrato expirante na próxima temporada, possam ser negociados ainda, como Gwall, Bass e Lee.

    Trocar esses 3 por jogadores com contrato expirante, aumentará ainda mais o poder de compras para a próxima temporada

    • Sérgio Soares

      Tô ligado Daniel, mas disse que ele não tá se movimentando nesse sentido de não ir atrás de adquirir novos jogadores, aparentemente.
      Mas deve tentar se livrar desses contratos longos assim que poder mesmo. Especialmente o do Bass.

    • Wallace Felix

      cara o meu xará seria um otimo cara vindo do banco…mas seu salário é estratosferico pelo seu ”basquetinho”, se ganhasse 6,5 tava de bom tamanho!
      Bass está fazendo hora extra em Boston e Lee é otimo para a rotação pelo seu salário…ele eu manteria.
      agora Wilcox é fraco demais!!!!

  15. Bruno Ferronato

    As informações ali do Daniel mostraram um futuro bastante agradável! A situação vai acabar sendo boa tanto pra FA como pro draft.
    Única coisa ruim foi só o Wallace não ser expirante tbm, bem que podia ser ele ao invés de Rondo hehe.
    Será que ninguém troca um expirante por mais ruim que o jogador seja pelo Wallace?
    Se isso ocorresse estaríamos em uma situação extraordinária, onde contrataríamos bons FA e ainda podendo se dar bem no ótimo draft que vem aí.

  16. Danilo Jeolás

    A próxima temporada obviamente é fora dos playoffs. Mas a troca com o Nets, principalmente pelo contrato longo e caro do G Wall e sem o Evans, eu continuarei achando muito ruim se nada acontecer a partir do dia 12. E não enxergo sinceramente algum Agente Livre de peso optando por atuar em Boston.

    Jogar para perder é coisa para Raptors, Pelicans, Grizzlies, Suns, franquias sem história.

    Respeito quem pensa diferente e sei também que NBA não é futebol. Mas entregar propositadamente não é do meu feitio.

  17. Guxa

    A perspectiva de trocas ainda pode ser boa essa temporada. É só lembrar que os times que assinarem com Josh Smith e D12, muito provavelmente correrão atrás de trocas (se é que já não estão correndo para tentar abrir cap space para eles). Exemplos de jogadores que podem ficar disponíveis para trocas:
    – Rockets (Asik e Lin)
    – GSW (Lee, Bogut).

    Além disso, tem os times que já estão com acertos. Exemplo:
    – Bobcats (será que vão manter Byombo e Mullens depois de assinar com Al Jefferson?).
    – Cavs (com a escolha do Bennett, será que vão manter o Varejão?).
    – Pelicans (vão manter Gordon, Vazquez e Rivers depois da contratação do Tyreke Evans?).

    Enfim, nem todos os jogadores que podem ser envolvidos em trocas são os sonhados, mas podem ajudar. Acho que ainda dá pra fazer bastante coisa nessa Offseason.

  18. Pessimista

    Porque nao trocar GWALL pelo contrato expirante do Richard Jeferson?

    • Thiago Reis

      Seria uma boa mesmo!!!Seria só pra se livrar de CAP mesmo, e seria a segunda troca envolvendo os dois rsrsrs!!!Jefferson já não rende nada, praticamente não entrou em quadra na temporada passada, mas são mais 12mi saindo da folha na próxima temporada, já que desempenho não é prioridade nessa temporada, seria uma boa troca!!!

  19. Eu gostaria de ver Amare Stoudemire no celtics, mais salario dele é muito salgado então sem chances..

  20. Willliam de Oliveira

    Howard assinou com Rockets e pelo que vi Josh Smith sera o proximo e outra espero que o Danny Ainge saiba que esta fazendo.

  21. Ailson

    Agora só nos resta o Josh, caso não, eu apoio a operação wiggins!

  22. Não tem como mais pegar Josh smith, celtics não tem cap e outra ele vai jogar junto com D12 em Houston não duvida nada, Chance de agente fazer uma grande contratação nessa season ja era eu acho =/

  23. PHABIO PASSOS

    BEM, CMO DANIEL EMILIANO EXPLICOU, NAO PODEMOS FAZER NEGOCIOS AINDA, SO A PARTIR DE DIA 12/07, E QUANDO OFICIALIZA A TROCA DO CELTICS E NETS, A PRTIR DAI PODEMOS FAZER NEGOCIOS…. E PODEMOS FAZER MANDA PROPOSTA.. E NAO ASSINAR…

Postar comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.