Visite nossas Redes Sociais
Curta e siga nossas redes para ter acesso a conteúdos exclusivos, além de manter-se sempre atualizado sobre novos artigos no site.

Após insucesso no mercado, Grousbeck acredita em reconstrução paciente

Em março deste ano, o sócio-majoritário do Boston Celtics, Wyc Grousbeck, disse ao periódico Boston Globe que vislumbrava um mercado promissor com “fogos de artifício” nesta offseason. Como as movimentações tentadas por Danny Ainge não conseguiram trazer reforços de peso para o Celtics (leia-se, o Timberwolves jogou duro por Love), Grousbeck afirmou que a organização terá a paciência necessária para desenvolver a franquia.

Na cerimônia de introdução de David Stern ao Hall da Fama da NBA (e demais integrantes da classe de 2014), Grousbeck respondeu novamente ao Boston Globe, mas agora sobre as movimentações desta offseason e sobre o futuro da franquia.

“Eu disse que tentaríamos por “fogos de artifício” e tentamos. Eu estou racionalmente contente, primeiramente porque tentamos tanto quanto pudemos (por grandes reforços) e também por adicionarmos algumas boas peças. Mas mantivemos nossas escolhas de draft e mantivemos mais peças para construção no futuro ao invés de usar todos projéteis agora.”, disse Grousback. “Nós teremos que ir pelo caminho mais paciente.”

O Boston Celtics não tinha as peças desejadas pelo Minessota Timberwolves para adquirir Kevin Love em uma troca. Mas ao invés disso, usou suas escolhas de draft selecionando Marcus Smart e James Young, usou uma exceção comercial expirante e uma escolha de 2ª rodada para adquirir Marcus Thornton, Tyler Zeller e uma escolha de 1ª rodada e pela Mid-Level Exception trouxe Evan Turner.

“Quão feliz eu pareço? Estamos sendo pacientes, todos, os fãs foram pacientes no começo dos anos 2000 e acreditamos que eles sabem como construir na NBA não é uma rápida mudança de um interruptor. Em quase todos os casos, são anos de preparação nesta Liga.”, disse Grousbeck. “Você tem que conseguir as superestrelas. Então, deve-se preparar o terreno para adquiri-las e é o que estamos tentando fazer.”

Grousbeck está satisfeito com os esforços despendidos pelo presidente de operações de basquete Danny Ainge. Ainge vem preparando o Salary Cap da franquia para potencialmente ter mais de 30 milhões de dólares livres para a próxima temporada, incluindo o contrato de Rajon Rondo.

“Bem, eu acho que quando temos Danny (Ainge) e Brad (Stevens) no lado do basquete, pensando todo dia, literalmente 24/7 (24 horas em todos 7 dias da semana) sobre como melhorar este time. Tanto durante a temporada, quanto na próxima offseason e na próxima temporada, eu estou muito confiante que melhoraremos e eu acredito nisto. Estes caras são pessoas fantásticas do basquete. Conseguimos muitos ativos. Conseguimos um grupo de proprietários muito comprometido, grandes parceiros da equipe e realmente começa com os fãs voltando todo ano e renovando o carnê de ingressos.”, afirmou Grousbeck. “Todos estão envolvidos nesta construção e chegaremos lá.”

Vindo de uma campanha de apenas 25 vitórias em 82 jogos, o Boston Celtics adicionou boas peças para tentar alcançar uma vaga nos playoffs na próxima temporada. Questionado sobre as expectativas para a próxima temporada, Grousbeck não quis fazer nenhuma previsão, mas mostrou-se confiante.

“Eu acho que seremos melhor esse ano. E eu acho que Brad (Stevens) entrando em seu segundo ano na posição de treinador será bom e eu espero ansiosamente para ver o time.”, finalizou Grousbeck.

Author avatar
Fábio Malet
Gaúcho de Porto Alegre, bacharel em Ciência da Computação e engenheiro de softwares sênior. Apaixonado por esportes, tem o jornalismo como um hobby e pretende, futuramente, fazer pós-graduação na área. Acompanha NBA desde o começo de 2007 e, pé-quente, viu seu Boston Celtics ser campeão na primeira temporada inteira a que assistiu. Torce também para Grêmio, Tottenham Hotspur, Boston Red Sox e Green Bay Packers.

32 comentários

  1. Walisson

    É reconstrução pra 3 anos. Mas, está sendo bem feita!

  2. Jonas

    Sem dúvida estamos no caminho correto, como já foi dito em vários posts aqui do site e em caixas de comentários por muitos comentaristas de bom senso. Claro, vez ou outra vai aparecer alguém na expectativa de alguma troca desnecessária que pode nos acrescentar algumas vitórias a mais imediatamente e um monte de problemas a médio prazo (idade alta, contratos longos, redundância em algumas posições da equipe); coisa de quem fica angustiado de não ver o time vencendo imediatamente e que tem dificuldade de entender a dinâmica da NBA, muito diferente da do futebol. Não existe rebuild imediato. É coisa para dois, três anos, se fizermos tudo direito.

    A temporada vai ser muito mais divertida do que a última. Draftamos dois bons talentos, Rondo vai jogar desde o início, continuo a achar que Green é um grande talento, especialmente quando pode dividir a responsabilidade, Olynyk e Sullinger vão enfrentar uma disputa sadia e Zeller tende a suprir razoavelmente a responsabilidade no garrafão. Temos boas chances de desenvolver jovens talentos para então pensar nos FA de daqui a um ano.

  3. Rondo

    Estamos no caminho certo, e o celtics com esse time ai, é playoffs de certeza, só não espero temporadas iguais á passada, que só me deu raiva.

  4. Vinicius Simões Bravo

    Tomara, Wyc. O importante é acreditar. Nós torcedores que sofremos nos anos 2000 sabemos que vale a pena.

  5. drakes

    Acho quase impossível com esse time o Celtics chegar a playoffs, ele tem sem dúvida um time melhor de assistir, mas passar de 32 vitórias será para mim uma surpresa.

    Por sinal, o Chad Ford aquele que defende os times tankarem que serem bons, coloca o Noah Vonleh o único top 10 que estará nos playoffs.

    Aqui a classificação dele:
    1 Spurs 2 Thunder 3 LAC 4 Mavs 5 Grizz 6 Warriors 7 Blazers 8 Rockets 9 Suns 10 Pelis 11 Nuggets 12 LAL 13 Kings 14 Jazz 15 Wolves

    1 Cavs 2 Bulls 3 Hornets 4 Wizards 5 Raps 6 Heat 7 Hawks 8 Pacers 9 Nets 10 Knicks 11 Pistons 12 Celts 13 Magic 14 Bucks 15 76ers

    Para campanha de curto prazo pelo menos pela classificação dele, o impacto real positivo para ele é troca (Cavs e Mavs) e negativo as contusões (Pacers).

    • Marcos

      Não vejo os Hornets tão fortes e uma evolução dos NYK e dos Bucks… Memphis na frente dos Rockets e Sacramento?

      Vamos aguardar…

      []s

      • drakes

        Só para deixar claro Marcos as colocações dos times são dele e eu estou longe de concordar, mas ao ponderar o resultado final da temporada, o impacto do draft foi quase zero para analise pelo visto.

        E concordo com você, nada indica uma evolução do NYK ou o Hornets fortes no leste.

        Sobre a temporada eu ainda acredito em mais uma troca para Celtics está sendo tentada, afinal o contrato do Evan Turner ainda não foi assinado e o Bogans continua nos livros quem sabe o time ganhe ou mais flexibilidade ou qualidade.

        Abraços.

        • Marcos

          O Ainge rapozão deve estar tentando alguma vantagem pelo Bogans…

          Sobre o Turner, acho que vai ser difícil outro negócio e também gostaria de ver uma sobra pontuadora ao Green vindo do banco…

          E agora vai começar o Mundial…

          []s

      • luiz eduardo

        eu tbm achei a classificação do rockets bem baixa, mas quanto aos kings, por que vc fica tão surpreso, não acho um time tão forte, básicamente vão ter o collins no lugar do thomas, e vão ter o staukas,

    • Fábio Malet

      Heat depende dos joelhos do Wade e da condição física de Danny Granger. Se forem os mesmos jogadores da temporada passada o Heat vai remar MUITO pra ficar entre os 8 primeiros.

      O Pacers sem George e Stephenson pra mim é uma COMPLETA incógnita. O ataque já era fraco com eles, sem eles não vejo o Pacers chegando aos playoffs não. Falta um “peladeiro” ali pra abrir a defesa. Jordan Crawford que ainda é um FA, seria um 6th man perfeito para esse time. Não entendi porque o Pacers não foi pra cima do Isaiah Thomas também por exemplo. Um Thomas, Crawford, Nate Robinson, ou outro jogador desse estilo naquele time do Pacers do ano passado teria dado muito mais trabalho ao Heat. Na próxima temporada, com o elenco montado até então, não levo fé no Pacers.

      Nets, Knicks e Pistons são incógnitas pra mim. Ambos com treinadores novos e reconstruindo o elenco. O Nets depende do desempenho de Deron Williams (que vem de uma péssima temporada) e da saúde de Brook López. Joe Johnson sozinho não leva esse time aos offs. O Knicks tem o Melo que por si só pode levar esse time longe. Se encaixar bem Calderón, Shumpert, Smith, Stoudemire, Dalembert, etc. acho que briga ATÉ por mando de quadra nos playoffs. Já o Pistons continua com o trio que não consegue jogar junto (Smith, Monroe e Drummond) e tem jogadores de perímetro bem comuns (Jennings, Meeks, Augustin, etc.).

      Pra mim é
      1 Cavs
      2 Bulls
      3-6 Hornets, Wizards, Raptors, Hawks
      7-8 Knicks, Celtics, Heat, Pacers ou Nets, nessa ordem.

      Talvez esteja sendo “torcedor” demais, mas acredito muito em uma temporada de All-NBA Team do Rondo, Green, Bradley e Turner matando bola demais em assistências do Rondo e sendo ótimos coadjuvantes, Bass fazendo temporada acima da média para conseguir um bom contrato na próxima offseason, os jovens evoluindo cada vez mais, enfim, estou esperançoso que já iremos pelo menos fazer uma campanha que dispute vaga nos playoffs da próxima temporada.

  6. RL

    Acredito que estamos no caminho certo!!!

    E concordo tbm com o amigo Malet…

    Acho que será uma temporada muito interessante para os jovens evoluirem e Rondo e companhia jogar um basquete de alto nível para fazer do Celtics um atrativo para o ano que vem.
    Tomara que consigamos brigar por offs, por mais que não sejamos campeões, pelo menos nosso Celtics já vai voltando ao cenário dos grandes times da NBA, isso é muito importante para o time ganhar confiança e tbm para grandes jogadores já olharem com entusiasmo que teremos um futuro promissor e vencedor.

    Eu só não concordo com comentários do tipo:
    Ah, se não vamos brigar pelo titulo que brigamos pela pior campanha!
    Eu acho que pessoas que entende o mínimo de como funciona o esporte sabe que as coisas não são por ae!

    Vamos lá Celtão, estamos ansiosos para acompanhar essa reconstrução que é muito promissora!

    Let´s go Celtics

  7. PHABIO PASSOS

    bem, eu temo um certo conjunto, com novas aquisições para time,tem um boa chance de briga entre 6 a 8 vaga pra os playoffs que sera bom pra dar mais experiencia a esse time jovem, unico problema que nao sei como vao fazer com os contratos, bogans, babb, jonhson e antony se podessemos fazer algum negocios com eles, seria muito bom….

    • Fábio Malet

      Bogans, Babb e Johnson são contratos não-garantidos. Se não forem negociados até o começo da próxima temporada, serão dispensados sem pesar no Salary Cap.

      Já o Anthony é um contrato garantido e vejo ele jogando muito minutos pelo menos no começo da temporada, onde Sullinger não estará bem fisicamente, Zeller será recém-chegado e Faverani estará vindo de uma recuperação em cirurgia no joelho. OU seja, Anthony pode até começar a temporada como titular de Center (e é o que acho que acontecerá).

  8. luiz eduardo

    NOTÍCIA QUENTE
    Os “Basketball Insiders” estão a reportar que há “80 porcento de certeza” que uma troca leve Rondo para os Sacramento Kings.

    Source: “Sacramento Kings/Boston Celtics deal now at “80 percent” to be completed before season. Deal includes McLemore, Williams for Rondo.”

    eu acho que isso é uma idiotice, se isso for verdade, ainge está ficando louco, perder nosso all-star por mais SG e PF, que são no máximo promissorese nenhuma pick

  9. Jean

    Vi uma notícia agora a pouco dizendo que o rondo ta 80% negociado com o Kings…

  10. Jonas

    Tudo indica que é fake essa notícia da troca com os Kings. Tão cansativo aguentar todos esses rumores vazios.

  11. PHABIO PASSOS

    Pois, veja a proposta feita pelo site CELTICS LIFE: celtics recebe:MONROE,RUDY GAY,MCLEMORE, detroit recebe:GREEN, STRAUSKA,sacramento recebe:RONDO, SMITH,analisem esta proposta….

  12. Sander Santos

    Phabio, essa proposta até pode ser interessante se o Rondo não quiser continuar no nosso Celtics na próxima temporada. Para não perder de graça, é uma boa essa troca.

  13. Celso Cachali Jr

    Cara se vier estes caras, é um puta negocio… mas e todos saiem ganhando… Mclemore é melhor que Bradley, Gay é melhor que Green e Moroe jogando de center. mas o time do Kings fica foda de mais… so que ficam sem banco tb perder Staukas e Mclemore + gay é muita coisa. e o Pistons seria burro de mais perder dois bons jogadores por um medio para bom que é o Green e o Staukas que nao sabemos como vai lidar na NBA… sendo que eles possuem o Cadwell Pope que acho que este ano sera uma boa aposta.

  14. PHABIO PASSOS

    bem, tava lendo os site celtics blog e life,even turner nao assinou ainda por causa do contrato de bogans, o cara jogou nadam nao fez nada e agora atrapalha o boston. que espera ate fim do mes, pra turner assinar….valeu bogans….

    • Fábio Malet

      Ele não está atrapalhando nada. Ainge apenas está tentando envolver Bogans em uma troca, para conseguir algum ativo ou manter a Mid-Level Exception. O mesmo vale para Johnson e Babb. Os 3 contratos são NÃO-GARANTIDOS, ou seja, podem ser cancelados a qualquer momento, sem tributo algum. Caso Ainge não consiga trocar esses 3 jogadores, eles serão dispensados e Evan Turner será assinado pela MLE. Simples.

  15. PHABIO PASSOS

    isso ai, valeu xara….valeu pela informaçao, meu ingles ta meio fraquinho….rsrss

  16. PHABIO PASSOS

    bem, o SIXERS dispensaram o Hasheem Thabeet , sera que este pivo nao serie interessante pra nos, sera que se oferecemos bagans ao sixers nao seria uma boa pra nos…

  17. PHABIO PASSOS

    Bem, olha esta troca feita pelo site CELTICS LIFE: CELTICS recebe:d.williams,barnes(woriors),straukas,r.ewans e ezeli(woriors),PACERS recebem:rondo,favorani,WORIORS recebem:hibbert, bass,KINGS recebem:bagout, analise que ganha e perde na troca…

Postar comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.