Visite nossas Redes Sociais
Curta e siga nossas redes para ter acesso a conteúdos exclusivos, além de manter-se sempre atualizado sobre novos artigos no site.

Draft 2014 – Elfrid Payton

Armador com boa visão de quadra, grande defensor, muito veloz, ladrão de bolas e reboteiro acima da média para a posição, baseia suas finalizações em infiltrações e tem péssimo aproveitamento em lances livres. Estamos falando de Rajon Rondo? Não, estamos falando de Elfrid Payton, o jovem armador do Louisiana Lafayette que é cotado para ser uma das escolhas do Celtics na 17ª seleção.

Informações do atleta

PosiçãoArmador (PG)
Experiência20 Anos | Junior (3 anos universitários)
Altura1,93 metros (6.4)
Envergadura2,03 metros (6.8)
Peso84 quilos (185 lbs)

Prós

Antes de mais nada, vamos informar que embora a descrição acima mostre um jogador com características extremamente semelhantes a de Rondo, Elfrid não é um armador “first-pass” como o celta. Em jogadas de transição por exemplo, Elfrid variavelmente vai preferir buscar a finalização do que o passe o que de certa forma é uma escolha correta devido a seu atleticismo, força e envergadura que fazem com que leve vantagem sobre a maioria dos adversários nesse tipo de situação.

Com um controle de bola excelente e grande habilidade para driblar os adversários Elfrid  é sempre um perigo ofensivo e quebrador de defesas.

Na defesa Elfrid deve prosperar logo de inicio em nível profissional. Com boa altura, envergadura, velocidade, atleticismo e agressividade, o garoto se mostra um grande ladrão de bola além de bom contestador. Sua velocidade lateral e visão de jogo fazem com que seja um ótimo marcador tanto em cima do condutor da bola como para jogadores que se posicionem sem ela.

A qualidade de seu passe e sua visão de quadra são muito boas, mas seu número de desperdício de bola na última temporada deixa um alerta sobre a necessidade de ganhar um pouco mais de experiencia para se tornar menos afobado em alguns momentos.

Contras

Embora tenha evoluído muito suas habilidades nos últimos anos, Elfrid ainda precisa melhorar bastante seu arremesso de média e longa distancia, assim como suas cobranças de lance livre.

Sua mecânica de arremesso é instável e talvez tenha que ser alterada para que ele possa dar um passo adiante nesse fundamento.

Embora conduza a bola com as duas mãos, Elfrid costuma quase sempre finalizar as jogadas com o braço direito, seja qual for o lado da quadra que estiver. Isso pode torna-lo um tanto quando previsível e é necessário que seja feito um trabalho para que ele se sinta mais confiante em finalizar com a canhota.

Embora seja alto e atlético o suficiente para atuar em nível profissional, um reforço muscular se faz necessário já que o atleta é facilmente desequilibrado quando tocado o que prejudica em muito seus arremessos e condução de bola em alguns momentos.

Resumo

As comparações com Rondo podem iludir muita gente a achar que Elfrid é uma futura estrela escondida no meio para o fim do primeiro round. Eu na verdade não acredito nisso.

No entanto, embora seja Junior (3 anos de universidade), Elfrid ainda é um jogador muito jovem, tendo apenas 20 anos o que supostamente indica que tenha uma curva de evolução muito boa pela frente.

Caso o Celtics esteja em busca de um backup para Rondo e esteja disposto a desenvolve-lo por 1 ou 2 anos, como foi feito com Bradley, Elfrid é um nome para ser considerado. Caso o Celtics tenha em mente draftar um jogador que possa contribuir em bom nível de imediato, pode ser que existam outra opções melhores na seleção.

Médias em 2013-2014

MinutosPtsRebAstStlBlkFG3PtsFT
36,9 min19,36,35,82,30,650%25,9%59%

Cotações para o Draft

NBA Draft – www.nbadraft.net17ª Escolha
Draft Express – www.draftexpress.com27ª Escolha
Sports illustrated – www.sportsillustrated.cnn.com27ª Escolha
Sporting News – www.sportingnews.com22ª Escolha
Bleacher Report – www.bleacherreport.com20ª Escolha
Fox Sports – www.msn.foxsports.com19ª Escolha

Vídeo

[youtube id=”PCij475dESw” width=”620″ height=”360″]
Author avatar
Daniel Emiliano
https://danielemiliano.com.br
Daniel é publicitário, web designer e ilustrador residente em Campinas/SP. Em 2008 uniu paixão e profissão e deu vida a um Blog de notícias e opiniões sobre o Boston Celtics.Com ajuda de outros apaixonados o Blog foi tomando proporções inimagináveis e hoje é este Celtics Brasil, o maior site sobre uma equipe da NBA no Brasil.

3 comentários

  1. Danilo Jeolás

    Não conheço, vi muito pouco. É cotado como #17 no nbadraft.net.

    Mas entendo que caso venha um armador com a pick dos Nets, Ainge preferirá Shabazz Napier.

  2. Iago Pacífico

    James Young na 17. Gostaria muito de ver ele como um celta ao lado do Rondo …

Postar comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.