Visite nossas Redes Sociais
Curta e siga nossas redes para ter acesso a conteúdos exclusivos, além de manter-se sempre atualizado sobre novos artigos no site.

Draft 2014 – Gary Harris

Ala Armador com grande qualidade defensiva e bom arremessador, Gary Harris é mais um jogador que pode acabar por ser escolhido pelo Celtics tanto na 6ª escolha quanto na 17ª.

Informações do atleta

PosiçãoAla-Armador (SG)
Experiência19 Anos | Sophomore (2 anos universitários)
Altura1,93 metros (6.4)
Envergadura2,0 metros (6.7)
Peso93 quilos (205 lbs)

Prós

Harris é um jovem talento que com apenas 19 anos já mostra ser um atleta muito útil nos dois lados da quadra e que  ainda pode evoluir muito seu jogo.

Tirando Wiggins, que muito provavelmente não estará acessível para uma escolha, Gary Harris deve ser um dos melhores defensores de perímetro disponível no recrutamento.

Apesar de ter uma estatura abaixo da média para um SG, Harris compensa com longa envergadura, mãos rápidas e ativas, excepcional movimentação lateral, posicionamento correto e uma disposição irreparável para impedir infiltrações e contestar arremessos.

Harris pode marcar PGs e SGs com a mesma eficiência, estando sempre pressionando o marcador de bola ou cuidando da linha de passe. O atleta também é ótimo na “help defense” e variavelmente “surge do nada” para roubar uma bola ou dar um toco em algum jogador que inicialmente nem era seu “matchup defensivo”.

Mas não é só de defesa que vive o jogo de Haris. Com uma mecânica muito boa e rápida de arremessos, o atleta  de Michigan State é um perigo real em situação de “catch and shoot” ou utilizando “corta-luz” .

Seu arremesso de 3pts tem um bom aproveitamento e vem evoluindo ano após ano, de forma que se espera que seja ainda melhor daqui a alguns anos.

 

Contras

Harris é um jogador baixo para a posição e embora isso não pareça afeta-lo na defesa, certamente o afeta no ataque.

Seus arremessos de média e curta distancia, onde variavelmente tem que enfrentar adversários maiores , não tem a mesma consistência dos arremessos de longa distancia.

Tem uma ótima capacidade de infiltração mas por algum motivo muitas vezes abdica de tal talento e prefere pontuar em arremessos o que talvez seja um erro, limitando seu arsenal e desperdiçando a chance de buscar faltas, onde tem bom aproveitamento.

Sua condução de bola também precisa melhorar para que possa ajudar o PG mais efetivamente já que a qualidade do seu passe é boa e poderia ser melhor aproveitada.

Outro fator muito importante a ser melhorado é sua seleção de arremessos. Não é raro ver Harris arremessando bolas com o cronometro de arremessos quase que “cheio”, ou então tentando “jump shots” contestado por pivôs e alas de força.

 

Resumo

Com a renovação de contrato de Bradley chegando, Gary Harris talvez seja uma “apólice de seguro” ideal para Ainge, caso o mesmo não consiga uma renovação por valor satisfatório com o Ala-Armador celta.

Harris tem características muito semelhante a Bradley. É baixo para a posição, tem a defesa como seu ponto forte e pode contribuir com bolas de 3pts e infiltração.

No entanto, caso a meta seja manter Bradley de todas as forma, talvez um jogador com características diferentes de Bradleye  que possa vir do banco com uma alternativa tática diferente, seja a melhor opção.

Isso tudo é claro, pensando no Harris de hoje. Vale lembrar que Harris é muito novo e vem mostrando evolução constante, o que pode fazer com que ele mesmo seja essa variação tática desejada. No entanto, isso provavelmente não seria já para a próxima temporada e sim para daqui 2 ou 3 anos.

 

Médias em 2013-2014

MinutosPtsRebAstStlBlkFG3PtsFT
32,3 min17,54,32,81,80,442,9%35,2%81%

Cotações para o Draft

NBA Draft – www.nbadraft.net11ª Escolha
Draft Express – www.draftexpress.com14ª Escolha
Sports illustrated – www.sportsillustrated.cnn.com11ª Escolha
Sporting News – www.sportingnews.com9ª Escolha
Bleacher Report – www.bleacherreport.com21ª Escolha
Fox Sports – www.msn.foxsports.com10ª Escolha

Vídeo

[youtube id=”wTYbe62dXLo” width=”620″ height=”360″]
Author avatar
Daniel Emiliano
https://danielemiliano.com.br
Daniel é publicitário, web designer e ilustrador residente em Campinas/SP. Em 2008 uniu paixão e profissão e deu vida a um Blog de notícias e opiniões sobre o Boston Celtics.Com ajuda de outros apaixonados o Blog foi tomando proporções inimagináveis e hoje é este Celtics Brasil, o maior site sobre uma equipe da NBA no Brasil.

11 comentários

  1. drakes

    Excelente e completo informe, mas eu até fui dar uma olhada nos dados do combine para ver quanto era sem tenis (6′ 2.5″). Para mim idealmente o Celtics precisa da opção para um ou dois de um guarda alto por que hoje é Rondo, AB, Bayless, Pressey e a defesa de perímetro do time do Boston se saiu mal com eles juntos, por isso eu tenho muitas dúvidas do Harris.

    Tanto que (para mim) o Chris Johnson saiu-se melhor em termos de defesa ao lado do R9, mas pode ser impressão por que não vi qualquer número sobre.

    Eu preferia pegar um Ala-Armador alto, saiba armar, e tenha bom aproveitamento de 3 para fazer uma combinação com o Rondo e AB, caso o Ainge mantenha a dupla.

    • Meu sonho pra esse Darft sempre foi um SG alto, que possa armar e que conclua de 3pts, não só pra Dar opção, mas pra talvez substituir o Bradley.

      Claro que esse meu sonho tem nome e atende por Dante Exum…hehehe

      Que embora diga ser PG, vai acabar por jogar de SG na NBA…rs

      Mas INFELIZMENTE, a chance de ser escolhido antes é de 95%…rs…então…fazer o que!

      • promentory

        bom… o cleveland tinha uma porcentagem tão baixa quanto para ser 1° pick… e conseguiu, tbm gostaria de um SG porreta… mas acho que nossa 1° escolha vai ser trocada…. torcer pra nossa 2° escolha pegar o Staukas

  2. Matheus Porto

    Harris é bom jogador, e pra mim, é melhor que o Bradley. Porem assim como o Daniel, queria o Exum para jogar de SG.

    OBS: Parece que o Aigen fez ofertas para dois times para subir no draft. Quem será o alvo real do Aigen? Embiid, Parker, Wiggins ou Exum?

  3. Rondo

    Eu queria o Smart de SG, o cara é atlético, parece um touro, e tem uma noção de jogo boa, o q n quero é draftar outros PF q ja temos o Sullinger q vai ser um futuro all-star e o Kelly Cabeleira q tem um futuro promissor tb.

  4. Ricardo RJ

    D.A vai fazer mágica e vai draftar um jogador melhor do que esperamos.

  5. Tiago Coelho

    Ele parece o Phil Pressey, kkkkkkkk

    nao no basquete, só na aparencia

  6. drakes

    Workout do Harris é essa semana, ou quinta ou sexta…

Postar comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.