Visite nossas Redes Sociais
Curta e siga nossas redes para ter acesso a conteúdos exclusivos, além de manter-se sempre atualizado sobre novos artigos no site.

Ex-treinador do Celtics participará de congresso em São Paulo

O ex-treinador do Boston Celtics, Jim O’Brien, estará em São Paulo nesta terça-feira (9) e quarta-feira (10), participando do congresso técnico da Liga Nacional de Basquete (LNB), entidade que organiza o Novo Basquete Brasil (NBB). O evento é organizado anualmente e conta com a participação de profissionais que participam do NBB. Além de O’Brien, estarão presentes John Lee, preparador físico do Toronto Raptors, e o brasileiro Alessandro Oliveira, preparador físico do Brooklyn Nets.

Jim O’Brien, que trabalhou em Boston por quase uma década e é filho do ex-treinador Jack Ramsay, foi para a capital de Massachusetts em 1997, para ser auxiliar do então treinador Rick Pitino, com quem trabalhou no New York Knicks e no Kentucky Wildcats, onde conquistou o título da NCAA em 1996. Assim que Pitino deixou o Celtics, em 2001, O’Brien foi promovido a treinador da franquia, mas não conseguiu levar a franquia verde e branca aos playoffs. Na temporada seguinte, porém, O’Brien conduziu o Celtics ao terceiro lugar da Conferência Leste e a um excelente papel nos playoffs, eliminando Philadelphia 76ers e Detroit Pistons, mas não superou o New Jersey Nets na final do Leste. Na temporada seguinte, o Celtics voltou aos playoffs e foi eliminado novamente pela franquia de New Jersey, dessa vez nas semifinais da Conferência.

Em sua terceira temporada como comandante do Boston Celtics, O’Brien teve um atrito com o GM celta Danny Ainge, em discussões sobre resultados a curto e longo prazo. Em dezembro de 2003, o manager negociou o ala-pivô Tony Battie e o ala-armador Eric Williams com o Cleveland Cavaliers, recebendo em troca Ricky Davis, Chris Mihm, Michael Stewart e uma escolha de segundo round no Draft. A transação não agradou O’Brien, que pediu demissão em janeiro de 2004 e foi substituído por John Carroll, que conseguiu levar o Celtics aos playoffs, mas foi varrido pelo Indiana Pacers no primeiro round. Em 284 jogos pela franquia de Massachusetts, incluindo os jogos de playoffs, Jim O’Brien conquistou 152 vitórias, tendo um aproveitamento de 53,5%. Depois da passagem pelo Celtics, o treinador comandou Philadelphia 76ers e Indiana Pacers, mas não conseguiu resultados expressivos. Desde 2011, O’Brien não comanda uma franquia na NBA.

Author avatar
Gustavo Arruda
Gustavo, 28 anos, é maranhense de São Luís, jornalista formado pela UFMA e repórter do Imirante.com. Fanático por esportes, principalmente futebol e basquete, é torcedor celta desde 2003, quando ouviu pela primeira vez o TD Garden lotado entoando "Let's go, Celtics!", e escreve no Celtics Brasil desde julho de 2011, com mais de 1.700 textos publicados. Nas horas vagas, é goleiro, armador, tio do João Gabriel e da Alice, e também dá seus pitacos sobre o maior campeão da NBA no Twitter: @gustavoarruda01.

Postar comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.