Visite nossas Redes Sociais
Curta e siga nossas redes para ter acesso a conteúdos exclusivos, além de manter-se sempre atualizado sobre novos artigos no site.

O maior cestinha em uma única partida

Acompanhe, a partir de hoje, uma coluna que vai falar sobre as maiores marcas na história do Boston Celtics. Pra começar um relato do jogador que fez o maior número de pontos em uma única partida na história Celta.

O Celtics havia vencido o título da temporada de 1983/84, derrotando na série final o Los Angeles Lakers por 4 a 3. No ano seguinte a equipe Celta manteve sua ótima campanha na NBA. Mas além do bom desempenho, a temporada de 1984/85 reservava a quebra de um grande recorde na história do Boston Celtics.

No dia 12/03 de 1985, Celtics e Hawks se enfrentaram em Atlanta. O duelo, que parecia ser apenas mais um da temporada, acabou se tornando algo histórico.

O Celtics tinha como principais estrelas, Dennis Johnson, Kevin McHale, Larry Bird e Robert Parish. Os principais jogadores do Hawks eram Dominique Wilkins e Antoine Carr.

Os quatro futuros membros do Hall Da Fama (Mchale, Bird, Parish e Wilkins) fizeram deste confronto de temporada regular, parecer um duelo de playoffs.

A partida foi muito equilibrada, do início ao fim. Após muito sufoco, o Celtics conseguiu vencer o jogo por 126 a 115. O ala Celta Larry Bird marcou incríveis 60 pontos (quase metade da pontuação Celta) na partida. Ele acertou 22 arremessos, sendo 1 para 3 pontos, dos 36 tentados. E ainda fez mais 15 dos 16 arremessos livres.

Com os 60 pontos marcados, Bird se tornou o maior cestinha, em uma única partida, na história do Boston Celtics. O fato curioso é que Larry Bird bateu esta marca histórica nove dias e quatro jogos após Kevin McHale converter 56 pontos contra o Detroit Pistons. Portanto, durante apenas nove dias, McHale teve o privilégio de ser o maior cestinha do Celtics em um jogo só. Mas poucas partidas depois, Kevin McHale perdeu tal honraria.

Completam o pódio dos cinco maiores cestinhas do Celtics em um único jogo, o armador John Havlicek, que marcou 54 pontos também contra o Atlanta Hawks em 1973; Larry Bird novamente, que anotou 53, contra o Indiana Pacers, em 1983; e dois jogadores empatados com 51 pontos (Sam Jones e Ray Allen).

Mais uma curiosidade. Na partida entre Celtics e Hawks, adivinhem quem atuava pelo time de Atlanta? Nosso “querido” técnico: Doc Rivers, que estava em seu segundo ano na NBA, e jogava com o número 25. Além do Hawks, Rivers também atuou pelo New York Knicks, San Antonio Spurs e Los Angeles Clippers.

Confira abaixo um vídeo com todos os 60 pontos de Bird:

http://www.youtube.com/watch?v=YRUlpUkPMLA

Se preferir, você pode ver abaixo um remix mais curto dos 60 tentos de Larry Bird:

http://www.youtube.com/watch?v=of30hr8-3k8

Author avatar
Flávio Catandi
Jornalista e Radialista apaixonado por basquete. Participa do Celtics Brasil desde 2008. Já foi redator, colunista e hoje é editor do site. Nas horas vagas gosta de escrever roteiros e gravar curtas e documentários. Pode ser encontrado na cidade de São Paulo com uma camiseta Celta.

23 comentários

  1. Robert William Carlos

    desses citados so lembro da do Ray q foi contra o Bulls xD

  2. Luiz Nascimento

    Só?
    Tipo 60pontos é muita coisa. Mas ele é o LARRY BIRD.
    Pensava que ele tinha feito,sei lá,uns 70,75 em algum jogo.

  3. Nathan Henrique

    Marcelinho Machado fez 63 Pontos também !

  4. luiz pedro

    grande jogador, ta na historia pra sempre. e grande texto Flavio,parabens mano

  5. Gasol

    Sou torcedor do Lakers, mas uma coisa q me irrita é o Rondo ser superestimado do jeito q ele é, com Allen e Pierce ao Lado é fácil sair com 70 ass por jogo!
    Agora um kra q me impressiona é o D. Rose do Chicago, o kra joga ao lado do Bogans e do Deng q nem é lá esas coisas, e msm assim faz coisas incriveis! Esse vai ser MVP mto em breve.
    Só gostaria d ver o Rondo no lugar do Rose, aposto q ninguem saberia quem ele é.

    • Luiz Nascimento

      1º você é torcedor do Bulls
      2º Quantos anéis tem o D-Rose?
      3º Se você for mesmo torcedor dos Lakers,então você sabe mesmo oque é armador bom,pois Fisher e Blaker são sérios candidatos ao MVP.

  6. Bruno Ferronato

    Verdade né Gasol. Mas pra ganhar do Lakers, mesmo que na California não está precisando de muita coisa ultimamente né.

    Boykins que o diga… kkkkkkkkk

  7. dhiego

    bird foi espetacular sim,agora dizer que foi 100x melhor que o kobe é demais tambem,logico que bird e melhor que kobe mais n tanto assim,na minha humilde opinião o top 3 de todos os tempos é o maior de todos e muito acima dos demais jordan,anos luz depois vem magic jonhson e um pouquinho atras o bird,o kob fca no top 20 na minha opinião.

  8. dhiego

    concordo com o gasol o rose é muito mais jogador que o rondo,n tem nem como comparar os 2,o rondo é um bom jogador,mais um armador que tem um arremeço ridiculo que nem ele num da né,rondo hoje esta entre os 5 melhores pg da liga mais fica atras de jogadores como rose,paul,deron e parker

  9. dhiego

    um feliz natal a todos do blog.

  10. Raphael

    No nba2k11 o rondo destroii, double-double todo jogo, felz natal pra todos

  11. Luiz Guilherme

    Sera mesmo que eh facil jogar com o nosso time como o rondo faz?
    eu acho que o Derek Fisher naum faria nem metade do que ele faz naum

  12. Sandro CRBB

    Jogo memorável! Bird foi realmente um jogador muito acima da média e ainda bem que jogou e ganhou títulos pelo Celtics!
    ae galera, não discutam com o Gasol…lembrem-se do ditado: “O freguês….” o resto vcs já sabem…
    rumo ao 18º!!!
    merry christmas and God bless you all!!!

  13. LEonardo Moreira

    Esse Gasol so fala bosta… Direto lendo posts desse maluco falando asneiras…

    Enfim…
    Esse recorde nao poderia ficar em outras maos

  14. Enrico Mirabile

    Rondo joga ao lado de 4 all-stars , se ele tivesse o espaço que o D Rose tem , ele marcaria 20 pontos e daria 10 ast por jogo suave

  15. Jeferson

    Kobe 81 pontos.
    Jordan 69 pontos.
    Bird 60.

    Os três são fodas. Mesmo não gostando muito do Celtics, tenho que admitir que Larry Bird foi um dos melhores jogadores que passaram pela NBA

  16. jose de anchieta

    larry bird e jordan jogavam cada jogo como se fossem os últimos, eram verdadeiros vencedores pq gostavam do que faziam e tbem gostavam de ganhar. Kobe bryant é um jogador excelente, mas dizer que ele é decisivo e milagroso como esses dois eram é um pouco demais

  17. COLASO

    BIRD…SEMPRE FOI MENTALMENTE ACIMA DOS OUTROS ATLETAS DE SUA ÉPOCA..
    ELE ADORAVA RIVALIARCOM ALGUÉM, NESTA PARTIDA ELE RIVALIZOU COM DOMINIQUE WILKENS..UM NEGRO FORTE E RAPIDO, QUE ACHOU QUE NAQUELA NOITE ELE CONSEGUERIA MARCAR BIRD,MERA ILUSÃO…
    ALÉM DE 60 PONTOS, BIRD ROUBOU VARIAS BOLAS ,DEU ASSISTENCIAS,PEGOU REBOTES E MARCOU COMO NINGUÉM..FOI UMA ATUAÇÃO PERFEITA…
    MELHOR QUE ELE NA SUA ÉPOCA ..APENAS JORDAN E MAGIC..MAS BIRD SEMPRE FOI DE UM NIVEL SUPERIOR…ESTRELA..FANTASTICO…

  18. koao

    acho o rondo bem melhor q o rose ,mas o rose so nao joga melhor(isso nao significa q o rose seria melhor q o rondo),por causa da mediocrildade do chicago buuls

Postar comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.