Fechar Menu
    • Início
    • Notícias
    • Opinião
    • Análise
    • Crônicas
    • Túnel do tempo
    • Craques do passado
    • Rivalidades
    Leia também

    Giannis no Celtics? O panorama completo sobre a situação do grego

    11/05/2026

    O Celtics precisa se preocupar com Derrick White?

    11/05/2026

    Quanto Boston pode gastar na offseason da NBA?

    07/05/2026
    Instagram YouTube WhatsApp X (Twitter) TikTok Facebook
    Celtics Brasil 13/05/2026 - quarta-feira
    • Time
      • Elenco
      • Comissão Técnica
      • Estatísticas
      • Folha Salarial
    • Nossa História
    • Contato
    Instagram YouTube WhatsApp TikTok X (Twitter) Facebook
    • Início
    • Notícias

      Jaylen Brown nega saída do Celtics, mas rumores aumentam pressão sobre Boston

      07/05/2026

      Celtics deve priorizar reforço no garrafão após queda nos playoffs

      06/05/2026

      Brad Stevens sinaliza mudanças no Celtics após eliminação para os 76ers

      06/05/2026

      Jaylen Brown recebe multa após desabafo contra arbitragem

      06/05/2026

      Jayson Tatum: possível retorno e a mentalidade de campeão

      24/09/2025
    • Opinião

      O Celtics precisa se preocupar com Derrick White?

      11/05/2026

      O que fazer com Kristaps Porzingis?

      29/05/2025

      Jrue no Texas? Mavs podem explorar troca com Celtics

      28/05/2025

      Os próximos passos do Boston Celtics

      14/05/2025

      Subestimado: A Jornada de Jayson Tatum pelos Playoffs

      30/04/2025
    • Análise

      O Celtics precisa se preocupar com Derrick White?

      11/05/2026

      Quanto Boston pode gastar na offseason da NBA?

      07/05/2026

      Muito Obrigado Milwaukee Bucks!

      21/04/2025

      A Versão Playoffs de Payton Pritchard

      21/04/2025

      Avaliação de Desempenho Individual da Temporada 2024-2025

      15/04/2025
    • Crônicas

      Análises Individuais da temporada 2023-24

      13/07/2024

      Devemos aposentar o número de Al Horford?

      08/07/2024

      2008 a 2024 – Um rápido panorama sobre a trajetória do Boston Celtics até o 18° título

      26/06/2024

      Como Joe Mazzulla liderou Boston ao 18º título

      20/06/2024

      O que o Celtics aprendeu com o Timberwolves?

      10/06/2024
    • Túnel do tempo

      Larry Bird: “Sempre achei que não aproveitamos ao máximo”

      10/03/2025

      1969 – Na despedida de Russell, a conquista do 11º título

      31/07/2022

      1957 – O primeiro grito de campeão

      31/07/2022

      Dança da vassoura: relembre todas as varridas do Boston Celtics nos playoffs da NBA

      23/04/2019

      Quiz – Quem são os líderes do Celtics na história?

      26/11/2017
    • Craques do passado

      Larry Bird: “Sempre achei que não aproveitamos ao máximo”

      10/03/2025

      Retrospectiva da carreira de Kevin Garnett

      24/09/2016

      Joseph Henry “Jo Jo” White

      20/07/2016

      David William Cowens

      07/09/2015

      Robert Lee Parish

      05/09/2015
    • Rivalidades

      Bill Russell x Wilt Chamberlain

      31/07/2022

      Jogos Inesquecíveis: Celtics x Lakers (Game 6-Finals 2008)

      09/02/2016

      Relembre os últimos jogos entre Celtics e Lakers

      29/12/2015

      Celtics x Pistons – Parte 3 (Final)

      08/04/2015

      Celtics x Pistons – Parte 2

      06/04/2015
    Instagram YouTube WhatsApp X (Twitter) TikTok Facebook
    Celtics Brasil
    Início»Crônicas»“Os 5 melhores que enfrentei” por Paul Pierce
    Crônicas

    “Os 5 melhores que enfrentei” por Paul Pierce

    Bruno PennaPor Bruno Penna11/07/20167 Comentários8 Mins de leitura
    WhatsApp Facebook Twitter Copiar Link E-mail
    ↗
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn E-mail Copiar Link Reddit

    Sumário

    Toggle
    • Kobe Bryant
    • Tracy McGrady
    • Vince Carter
    • LeBron James
    • Carmelo Anthony

    Atualmente, a NBA está vivendo em uma era de armadores . O nível de jogo nesta posição vem sendo tão elevada que o desempenho do encarregado pela armação muitas vezes dita que equipe vai ganhar o jogo. Mas esse nem sempre foi o caso. Volte cinco ou seis anos na NBA e podemos perceber que a liga era dominada por alguns dos alas mais talentosos e fisicamente dominantes que já jogaram este jogo. E na maioria das noites, eu estava encarregado de descobrir como pará-los na defesa.

    Eu enfrentei muitos, muitos jogadores talentosos ao longo da minha carreira, mas na minha opinião, estes cinco foram os mais difíceis para se marcar:

    Kobe Bryant

    Eu ainda me lembro de assistir o jogo dos 81 pontos. Acho que todo mundo que assistiu o jogo se lembra aonde estava – foi um daqueles momentos especiais que acontecem nos esportes. Eu estava sentado no meu sótão com os meus amigos jogando dominó e quando olhei para a TV e vi o que estava acontecendo eu disse: “Espere, nós temos que assistir isto!” Eu não podia acreditar no que meus olhos estavam vendo.

    Kobe tem a mentalidade de um serial killer. Ele vai chegar até você de todas as maneiras possíveis e não vai deixar barato. Sua mentalidade – seu instinto assassino – é o que o separa dos outros caras nesta lista, porque uma vez que o Kobe sabe que tem você nas mãos, ele vai continuar a atacá-lo. Ele vai jogá-lo para baixo, bater em você e até mesmo quando você já está nocauteado, ele vai continuar atacando.

    Kobe quer destruir seu oponente a cada noite, e seu instinto assassino está atrás apenas de Jordan. Eu nunca tive que jogar contra Michael quando ele estava no Bulls, e dessa forma, Kobe é o mais próximo que eu cheguei a enfrentar esse tipo de adversário em minha carreira.

    Um dos jogos mais difíceis que joguei contra Kobe aconteceu em Boston. Eu acho que ele fez sete ou oito arremessos seguidos em mim. Então a equipe se reuniu durante um pedido de tempo e o treinador ficou olhando para mim com uma cara que eu sabia exatamente o que significava: ele queria que eu parasse o Kobe de qualquer maneira. O resto da equipe podia ver o que estava acontecendo e eles estavam olhando para mim também. Aconteceu de eles cogitarem a hipótese de mudar a marcação e colocar um cara diferente em cima do Kobe, e foi quando eu gritei:

    “Mas é claro que não! Vou pará-lo! Eu cuido disso! EU cuido disso.”

    Bryant acabou perdendo os últimos nove arremessos desse jogo sendo que eu marquei todos eles, e nós ganhamos. Mas os números do jogo ainda estão vivos na minha mente. Kobe arremessou 47 vezes. Quarenta e sete. Ninguém jamais chutou 47 arremessos sob a minha marcação. Para se ter uma ideia, na maioria dos jogos de uma equipe, podemos contar uma média de 81 a 89 arremessos de quadra.

    O que você tem que entender sobre o jogo do Kobe é que, ao arremessar tantas vezes assim, ele está tentando meticulosamente apagar sua defesa até ela quebrar. Ele passou uma carreira inteira fazendo com que seus marcadores perdessem a confiança em sua defesa para, em seguida, continuar a atacá-los. Ele ganhou cinco anéis fazendo isso.

    Se você quiser ter algum sucesso defensivo contra Kobe, você não pode desligar um minuto. E isso é muito mais fácil falar do que fazer.

    Tracy McGrady

    Tracy é um armador no corpo de um ala de força. Ele tem 2,04m, braços longos e pode saltar para fora do ginásio, por isso a cada vez que ele pulava para arremessar não havia nenhuma chance sequer de você o bloquear.

    A tentativa de impedi-lo sempre se resumiu à como você poderia incomodá-lo. Com alguns jogadores, você consegue incomodar o arremesso, marcando-os bem de perto. Mas a cada vez que Tracy subia para arremessar, ele ficava tão alto que você ficava apenas rezando para ele errar. Contra um jogador desse calibre, você realmente só tem que esperar que ele erre.

    Como não havia nenhuma maneira de parar o arremesso do Tracy, você tinha que fazer tudo o que podia para ter a certeza de que ele não recebesse a bola em uma boa posição para lançar. Então, eu sempre fiz o meu melhor para impedir que Tracy recebesse a bola, sendo bastante físico contra ele. Eu sempre soube que eu não podia permitir pontos fáceis em transição contra ele porque se isso acontecesse, ele iria aquecer. E se um cara com um arremesso incontestável aquece as mãos, bem… digamos que você tem um problema. Mas limitar os pontos de transição contra um cara com o talento físico de Tracy sempre foi um pesadelo. Isso porque ele era um tremendo finalizador. Ele é rápido, ele é longo e ele poderia saltar mais alto do que qualquer um. E como se isso não fosse suficiente, ele era um dos melhores condutores de bola da liga, era extremamente habilidoso com a bola nas mãos.

    Ele tinha um talento raro, e quando era você contra ele, você sabia que a parada ia ser difícil, porque Tracy sempre vinha com tudo.

    Na verdade, isso é algo que todos os caras dessa lista têm em comum.

    Vince Carter

    Este termo já virou clichê para descrever jogadores da NBA, mas com Vince se encaixa perfeitamente: esse cara é simplesmente uma aberração atlética. No final dos anos 90 e início dos anos 2000 tivemos algumas sérias batalhas.

    Ninguém queria estar nos highlights (melhores momentos) com Vince Carter. Em seu auge, você sabia que ele entrava para fazer quatro ou cinco highlights em cada jogo. E eu sempre pensava sobre isso antes de nós jogarmos contra ele. Minha missão era sempre não fazer parte dos highlights de Vince Carter, por isso antes sequer do jogo começar, ele já estava na minha cabeça.

    Do ponto de vista defensivo, ele te colocava em uma saia justa. Ele era o diabo para marcar fora do perímetro por causa da elevação do seu arremesso. Mas você jogava com tanto medo dele passar por você e cravar uma enterrada que seria mostrada o tempo todo no “SportsCenter” (programa esportivo da ESPN) que acabava permitindo um espaço para ele arremessar. Em seguida, ele ficaria quente pra arremessar de três pontos e à essa altura… você já não sabia mais o que fazer.

    LeBron James

    Um armador/ala/pivô de 2,03m e aproximadamente 113kg. Isso é muito ridículo! E dentro dos jogadores do seu tamanho, ele ainda é de longe o mais atlético e mais rápido da liga.

    Como alguns adversários desse nível, você só tem que esperar que LeBron não esteja em uma de suas noites quando enfrentá-lo. Uma vez que ele dispara seu first step, não há nenhuma chance de você ficar à frente dele. É mais difícil ainda segurá-lo quando ele coloca o ombro contra o seu peito. Pra piorar, ele também é um dos melhores finalizadores, seja com a mão esquerda ou com a direita, que esta liga já viu.

    E quando ele não está dominando fisicamente os seus adversários, ele também pode te destruir com suas assistências.

    Seu estilo de jogo consegue tirar você do curso da partida. Ele está constantemente cavando faltas e conseguindo and-ones. A única maneira de impedir LeBron de conseguir o and-one é segurá-lo ou derrubá-lo. Dar apenas tapas em suas mãos não vai funcionar – ele é muito forte.

    James possui simplesmente um biotipo físico que a NBA nunca viu antes. Os caras que eu poderia citar nesta lista seriam altos, com boa envergadura, mas com biotipos magros… LeBron é tão atlético como eles são, mas ele também é mais forte e mais rápido.

    Você pode apostar que, depois de marcar o LeBron, as pancadas ainda vão te incomodar nos dias seguintes.

    Carmelo Anthony

    Se eu tivesse que escolher apenas um cara, eleger o jogador mais difícil de marcar na liga, teria que ser o Carmelo. Ele é uma mistura única de um cara grande, forte e atlético contando também com uma habilidade de arremesso de primeira classe além de um talento natural para chegar até a cesta. Isso é o que o distingue dos demais – todas as faces do seu jogo são excelentes!

    Alguns dos grandes jogadores terão uma ou duas habilidades específicas que os tornam especiais. Mas Carmelo pode fazer tudo, o que o coloca em uma situação muuuito difícil como defensor. Um monte de caras na liga possuem preferências por determinadas áreas para arremessar, então você tenta forçá-los para outros lugares da quadra para deixá-los menos à vontade possível. Mas o Carmelo… não tem um lugar da quadra, em que ele não consiga converter consistentemente seus arremessos.

    Na minha opinião, a sua combinação de fisicalidade e habilidade de arremesso é incomparável na NBA. Você não pode desligar um segundo quando estiver marcando ele.

    Kobe é um dos melhores cestinhas da história da NBA, mas eu não tenho tantos problemas com ele no post como eu tenho com Carmelo. LeBron é um grande jogador no post, mas se você forçá-lo a se contentar só com o jumper, você será capaz de reduzir o ritmo dele, se a bola não estiver caindo. Com o Melo, esse não é o caso. Se você lhe der espaço para arremessar, ele vai ter muito mais acertos do que erros. Para resumir a história, ele não é um matchup divertido para defender.

    Mas, novamente, nenhum desses caras são.

    Paul Pierce, de 38 anos, atualmente defende o Los Angeles Clippers. Foi jogador e capitão do Boston Celtics por 16 temporadas sendo campeão em 2008 e MVP das Finais no mesmo ano. Ele escreveu este artigo para o site The Players’ Tribune em Janeiro de 2015 e o texto foi cuidadosamente traduzido pela Equipe Celtics Brasil.     

    5 cinco enfrentei joguei marquei melhores os Paul Pierce que
    Compartilhe WhatsApp Facebook Twitter Copiar Link E-mail
    Artigo AnteriorOs bastidores da reunião entre Celtics e Durant
    Próximo Artigo Boston Celtics perde dois jogos na Summer League de Las Vegas
    Bruno Penna

    Nascido e criado no Rio de Janeiro, é formado em Administração e apaixonado por esportes. Começou a se interessar por basquete em 2005 ao assistir um monstro chamado Kevin Garnett em quadra. Se apaixonou pela história do Boston Celtics e desde então dividiu o fanatismo que antes era ocupado só com o Botafogo.

    Mais textos pra você

    Paul Pierce faz declaração sobre o tratamento dado à estrela do Boston Celtics

    07/04/20253 Mins de leitura

    Análises Individuais da temporada 2023-24

    13/07/202420 Mins de leitura

    Devemos aposentar o número de Al Horford?

    08/07/20246 Mins de leitura
    Ver 7 Comentários

    7 Comentários

    1. Samuel em 11/07/2016 23:14

      Muito bom a visão de dentro das quadras. Queria alguém falando de como era marcar essa lenda Pierce

    2. Alefe Miranda em 12/07/2016 01:16

      O que posso dizer? Texto foda! Tinha de vir do mito Pierce

    3. Daniel Emiliano em 12/07/2016 11:07

      Vince Carter ta na lista acho mais pelo medo de entrar nos highlights dele do que pela dificuldade em marcar.
      Não que ele não tenha sido foda, mas acho que o Pierce enfrentou caras mais complicados de marcar que ele.

      Interessante foi ver o Pierce afirmar ser mais dificil marcar o Carmelo do que o Kobe e o Lebron!

    4. Joelmir em 12/07/2016 13:35

      lembro de muitos jogos do T-Mac… sempre foi o cara que mais me impressionou pelo que fazia, era absurdo… pena que nunca passou de 1º round de playoff ( no auge ou em condições de jogo), tirando aquele ano no spurs que nem entrava em quadra e terminou com 0,00 ppj

    5. Wesley Lacerda em 12/07/2016 14:58

      Lendo esse texto deu saudade dessa época, onde o jogo era totalmente pensado, e os times se montavam exatamente nos pontos fracos dos outros…
      Armador armava, sabia dar assistencias e os jogos eram truncados e o mais inteligente vencia.
      Isso é basquete.

    6. Marcos em 12/07/2016 20:09

      Texto excelente, parabéns!
      Bom saber que o Pierce SABIA das ciladas que em muitas das noites era obrigado a enfrentar…

    7. Oberdan Gonzalez em 13/07/2016 14:49

      Que texto incrível!!!
      Tradução FODA !
      Parabéns aos envolvidos.

      Abs

    Mais Lidos do Mês

    Celtics deve priorizar reforço no garrafão após queda nos playoffs

    06/05/2026

    Jaylen Brown nega saída do Celtics, mas rumores aumentam pressão sobre Boston

    07/05/2026

    Ubuntu: a filosofia por trás do sucesso do Boston Celtics em 2008

    07/10/2023
    Mais Recentes

    O Draft do Boston Celtics em 2025

    26/06/20255 Mins de leitura351 Visualizações

    Aconteceu nos dias 25 e 26 de junho o Draft da NBA para a temporada…

    O Boston Celtics está com problemas financeiros?

    30/05/2025

    Jayson Tatum passa por cirurgia

    13/05/2025
    SIGA O CELTICS BRASIL
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • TikTok
    • WhatsApp
    Favoritos dos Leitores

    Glossário do Basquetebol – Parte 2

    15/12/20103 Mins de leitura

    Confira na coluna “Aprende Sem Berro” de hoje a segunda parte do glossário do basquete.

    Seja como a água

    02/11/20157 Mins de leitura

    Be like water (Seja como a água em português) é uma famosa frase e filosofia…

    Notícias sobre Tony Allen

    10/01/20101 Min de leitura

      Após se sair bem substituindo o astro Paul Pierce – afastado por 5 jogos…

    História

    Larry Bird: “Sempre achei que não aproveitamos ao máximo”

    10/03/20253 Mins de leitura

    Lenda celta diz que o Celtics dos anos 80 não atingiu seu pleno potencial, apesar…

    Bill Russell x Wilt Chamberlain

    31/07/2022

    1969 – Na despedida de Russell, a conquista do 11º título

    31/07/2022

    1957 – O primeiro grito de campeão

    31/07/2022
    Acompanhe o PodCeltics
    Notícias

    Jaylen Brown nega saída do Celtics, mas rumores aumentam pressão sobre Boston

    07/05/2026

    Celtics deve priorizar reforço no garrafão após queda nos playoffs

    06/05/2026

    Brad Stevens sinaliza mudanças no Celtics após eliminação para os 76ers

    06/05/2026
    Análises

    O Celtics precisa se preocupar com Derrick White?

    11/05/2026

    Quanto Boston pode gastar na offseason da NBA?

    07/05/2026

    Avaliação de Desempenho Individual da Temporada 2024-2025

    15/04/2025

    Mais de uma década de conteúdos, informações, resenhas e muita torcida pelo Boston Celtics.

    Quer fazer parte da nossa comunidade? Nos siga nas redes sociais e entre no nosso grupo do Whatsapp!

    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube WhatsApp TikTok

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.