Visite nossas Redes Sociais
Curta e siga nossas redes para ter acesso a conteúdos exclusivos, além de manter-se sempre atualizado sobre novos artigos no site.

Porque ser oitavo?

Camisas do Boston Celtics com desconto

A algum tempo eu disse que o Celtics dependendo da classificação com a aproximação dos playoffs iria tirar o pé do acelerador e começar a jogar pra cumprir tabela.

Não demorou muito e agora já podemos ver claramente que isso de fato vem ocorrendo.

Jogadores poupados, titulares com minutos reduzidos e a defesa não encurrala mais o adversário naquela pressão insana de duas, três semanas atrás.

Tem gente que sabe bem o que esta acontecendo e concorda com a atitude. Tem gente que não concorda, e tem até mesmo aqueles que acham realmente que o time deu uma caída de qualidade e que vai jogar dessa forma apática nos playoffs, opinião que eu não acredito nem por um segundo.

O fato é que na minha opinião, basta assistir um único quarto de partida do Celtics nesses últimos dias pra saber que o time está poupando energia.

Com 9 rodadas por acontecer, o Celtics precisa perder todas as partidas e o Sixers vencer todas as suas, pra só assim o time de Boston não se classificar para o playoff, o que nós sabemos que não vai acontecer.

Sendo assim, como uma equipe virtualmente classificada, o Celtics parece estar entrando em fase de testes e descanso, já se preparando para os offs.

A dúvida que paira no momento é se vamos nos classificar em sétimo (atual posição na tabela), ou se vamos varias para quinto, sexto, ou oitavo.

Sinceramente? Eu quero que o Celtics continue perdendo jogos, e que o Bucks vença os seus para terminarmos em OITAVO!
E mais, tenho a leve impressão que embora não assumam, tanto Doc Rivers como os jogadores pretendem o mesmo.

Motivo para isso? São basicamente dois!

 

1) Enfrentar o Heat na primeira fase

Se o Celtics quer ser campeão, vai fatalmente ter que enfrentar o Heat em algum momento da temporada.

Você prefere que o Celtics enfrente portanto o time de Miami, após alguns dias de descanso e jogadores sendo poupados, com o time cheio de energia e sem mais nenhum desfalque, ou prefere que o time se arrisque por exemplo em uma série duríssima de 7 jogos contra o Knicks pra depois pegar um Heat que estava descansando após colocar um fácil 4×0 no Bucks?

Se o Celtics tem chances de vencer o Heat, com certeza essas chances são mais reais na primeira rodada do que nas demais.

Além disso, com o recente passado entre as duas equipes, não existe confronto que pode motivar mais os jogadores do Celtics do que esse embate.

Contra o Heat os jogadores do Celtics devem dar muito mais o sangue do que contra qualquer outra equipe, e uma vitória sobre eles nos daria uma moral infindável para as demais séries do playoff.

Por ultimo, mesmo o Heat sendo talvez a equipe mais forte da conferencia, ela é uma das poucas que oferece pouco risco a nossa maior vulnerabilidade que é o garrafão. Se eles não tem “armas” pra atirar no lugar onde não temos “armadura”, já ganhamos um ponto com isso.

 

2) O Draft de 2013/2014

Outro motivo para chegar em oitavo e não em sétimo é que o Celtics ganha uma posição mais baixa na escolha do próximo Draft.

Chegando em oitavo, o Celtics provavelmente terá a 15ª escolha e em um draft onde 3 centers de boa qualidade estão cotados para ficar entre 10ª e 16ª.

Segundo o Draft Express, site especializado em drafts, Mason Plumlee de Duke é cotado para a 13ª escolha, Kelly Olynyk de Gonzaga está cotado para a 14ª e Isaiah Austin de Baylor está cotado para a 15ª escolha.

Interessante notar que são 3 jogadores de perfil distintos, sendo o primeiro um ótimo reboteiro, o segundo tem um enorme poder ofensivo, e o terceiro é um grande defensor.

Um desses pode sobrar na 15ª escolha, mas a 16ª pode acabar sem nenhum bom center para ser recrutado e ter que acabar optando por escolher um jogador de outra posição, o que como sabemos, não é o que nós torcedores desejamos.
Sendo assim, se você está de cabeça baixa ou com raiva diante dos últimos resultados, fique tranquilo.
Existem males que vem para o bem, e como eu disse, essas ultima atuações tem deixado um “cheiro de proposital”, no ar.

44 comentários

  • É verdade, porém se terminarmos em Sétimo a gente pega o Miami só na final pois iremos enfrentar na semi o confronto de terceiro contra sexto. Sendo assim nao enfrentariamos Miami depois de um 4×0 no Bucks

  • Quero ser campeão, mas se não for pra ser, cair na primeira ou na ultima rodada, pra mim tanto faz.

    Como a chance de ter um Kelly Olynyk no time na temporada que vem pode depender de UMA escolha no Draft, eu vou ficar muito contente se o Celtics chegar em oitavo.

    Não sei se vcs já viram o cabeludo jogar, mas eu acho que Kelly Olynyk e Sully é um garrafão pra fazer 35+ pontos por partida em um futuro bem próximo.

    1. Concordo, mas acho que o Sully é bichado mesmo…vai voltar, jogar um pouco, parar de novo…
      tomara que não, mas acho que as previsões “médicas ” do draft estavam certas

  • Para mim está claro que o time está sendo poupado, ora KG e agora PP. Claro que não gostamos de perder para times sabidamente inferiores, mas a lógica aí está. Já mostramos que, com o time.inteiro, somos páreo para qualquer um. Sobre o Heat, o Pacers pode tirá-lo antes de uma final de conferência. Lembro que o retrospecto do Heat é de dificuldade contra o Pacers.

  • Em primeiro momento eu concordo, até que me toco do seguinte:

    “Se o Celtics tem chances de vencer o Heat, com certeza essas chances são mais reais na primeira rodada do que nas demais. Além disso, com o recente passado entre as duas equipes, não existe confronto que pode motivar mais os jogadores do Celtics do que esse embate. Contra o Heat os jogadores do Celtics devem dar muito mais o sangue do que contra qualquer outra equipe, e uma vitória sobre eles nos daria uma moral infindável para as demais séries do playoff.”

    – Isso TAMBÉM vale pra todo o elenco do Heat, o que faz com que todos esses fatores se percam e valha somente a força de cada time. E aí, tchau Celtics, infelizmente…

  • Eu não vi o tal cabeleira jogar. Mas o pivô da Duke eu já vi, e achei bem útil. Concordo que a escolha do Draft é mais importante que a escolha de adversário (no caso evitar o Heat). Melhor nos reforçarmos para bate-los na próxima, e ter um center de qualidade é tudo o que precisamos.

  • Só não pode chegar nas Playoffs com a moral baixa por ter perdido quase todos os ultimos jogos, isso é perigoso.

  • Existe alguma possibilidade de negociar com o Olynyk ou depende de outros times a frente no draft não escolher ele? Eu vi ele jogar e realmente seria uma boa por que além de pontuador ele ainda deve fazer os trabalhos de rebote e defesa melhor que os nossos jogadores atuais da posição.

    1. Sinceramente, embora no Mock ele apareça em 14ª, eu acho MUITO difícil ele passar da 11ª ou 12ª escolha.
      Acho que ele vai ser selecionado a frente do Mason, por exemplo.

      Daí seria o caso do Celtics tentar enviar o Jordan Crawford mais a 15ª Pick, pra tentar baixar pra 12ª…13ª.

  • Não tenho medo do Heat e não to falando isso da boca pra fora.
    Na atual temporada o confronto está em 2×1 pra eles em 3 jogos bemmmm complicados, e que tivemos desfalques em todos.

    Jogo 1
    Foi nosso primeiro jogo da temporada, com um milhão de caras novas que nunca tinham jogados juntos, e não tinhamos Bradley, Wilcox, e Green fazia sua primeira partida após mais de um ano parado.
    Perdemos por 13 pontos e chegamos a estar a apenas 4, faltando 3min pro fim.

    Jogo 2
    Já sem Rondo, vindo de uma sequencia ingrata contra Knicks e Hawks, vencemos o Heat completo, após 2 prorrogações contra o suposto time mais atlético, do Heat

    Jogo 3
    Primeiro quarto impecavel, para no segundo quarto ser totalmente operado pela arbitragem em Miami.
    Mesmo assim, sem Rondo, Sullinger, Garnett, Shavlik, White e Terrence o Celtics que só podia contar com apenas 3 jogadores no banco para dar descanso aos titulares levou o jogo pau a pau e só perdeu por uma cesta a 6 segundos do fim, do Lebron.

    Já o Pacers , segundo colocado tem um garrafão com Roy Hibbert e David West, o que me poem um medo bem maior.

    1. É, esse Jeff Withey é bom e ainda tem a vantagem de ser um sênior. Já que precisamos de um center preparado para jogar diferente do Fab Melo que claramente não estava pronto. A prioridade tem que ser essa: alguém pronto para nos ajudar no garrafão.

  • Imagine a moral que nós vamos ter se caso tirar o heat no primeiro round
    mais acho muito díficil
    o heat tem um time desgraçado de mais
    até aquele Mario resolve jogar bem contra a gente.

  • São derotas lamentáveis, não acredito nessa de corpo mole somos Boston Celtics e temos que ganhar, sem essa de poupar jogadores e excesso de confiança temos que ter humildade e jogar basketeball.

    1. Concordo contigo, RFORNER. Está parecendo aquela teoria “se vamos morrer mesmo, não importa se será hoje ou daqui 50 anos”. Um abraço!

  • Eu postei a minha idéia a uns dias atrás, que por sinal é muito parecida com essa de chegar em oitavo pra pegar o Heat logo. Só acho que, tem que ganha mais umas 2 ou 3 partidas logo e garantir a vaga, pra nao deixa o 76ers crescer, porque a tabela deles é só time eliminado pela frente! Então como vamos pegar mt time ruim, nao custa nada começa ganha deles logo.

  • duvido o kelly olynyk ser 15 ele joga muito e aposto que sera top ten.

    mais nossas chances de vencer o heat seriam na primeira rodada mesmo, pois nossos principias jogadores estariam descansados.

  • concordo com voce Daniel…o time tem que ir para o pau logo, e ver no que da…se perder é férias e planeja a próxima temporada, se passar a moral vai lá no alto.
    eu vi o Olynyk jogar pelos Bulldogs acho que em 3 oportunidades e gostei do que vi, só que é aquilo q já foi dito ele provavelmente será uma escolha abaixo da 14°.

  • Concordo plenamente com você. Não só eu mas como nois Celtas estamos com muito rancor por termos sido eliminados pelo Heat nos últimos anos. E também é complicado pois se chegarmos em 7º pegaríamos time que são fortes no garrafão principalmente os Pacers, e sendo que com o Heat o Boston encaixa bem o jogo. Bradley marca Wade, Green marca Lebron, e da pra deixa o Bass no Bosh, deixando o Pierce e KG para pontuarem. E com raça da pra gente vencer, mas Wade e Lebron também vão estar descansados para os playoffs

  • Tava dando uma olhada no restante da temporada do Bucks… tem umas pedreiras.

    Knicks, Raptors, Heat, Magic, Hawks, Bobcats, Nuggets e Thunder.

    Torcer um pouco além do normal rsrs

  • Draft é loteria, o celtics tem que ir atrás de realidade, deveria abrir mãos de uns jogadores nesse elenco ai e tentar contratar o Jonas Valanciunas, que ta jogando mt!

    1. Draft é competência e visão.
      Foi em Drafts que com picks acima da 15 o Ainge tirou da cartola Al Jeferson, Delonte West, Tony Allen, Perkins, Rondo, Bradley, Glen Davis, Sullinger….

      Se vc parar pra pensar, nossa base para o futuro HOJE é Rondo, Bradley, Green e Sullinger…todos draftados pelo Celtics, então o Celtics tem que pensar no draft sim, pois temos um GM que já se provou MUITO competente nessa situação.

      1. Concordo com seu pensamento Daniel, mas se parar pra pensar muitos jogadores que foram draftados nas primeiras não tiveram muito sucesso, como ja tivemos jogadores em picks mais acima que fizeram historia na NBA, mas eu concordo em o celtics ser 8.

  • eu concordo com vc daniel,sera que esta hora mudar de treinador???,mudar um pouco ,sei la,doc sempre reclama de jogador do ano, mas ainge faz das tripas e coraçao, pra trazer jogadores versatil,onde esta o erro???devia trazer o ex treinador do utan, sempre montou bons times,ate mesmo convencer thirdeau treinador do bulls volta ao celtics….ou trazer o treinador do houston …..vamos analisar……um abraço!!

  • Sinceramente, gosto da ideia de recrutar o Rudy Gobert, e usá-lo como um PF, e Fab Melo de Center. Tem tempo para desenvolver os dois. O problema é que tem Sullinger no meio, e certamente herdará a vaga de KG.

    Mas ainda prefiro o recrutamento de Rudy Gobert.

    1. Tenho dúvidas sobre o futuro do Rudy Gobert na NBA.

      Ele não tem físico pra aguentar os garrafões da liga.

      Teria que fazer um baita reforço muscular e ganhar peso, e aí, podem começar a ocorrer problemas de contusões, por conta do corpo não estar acostumado a sustentar o peso que ele vai ter.

      É um cara que eu apostaria sim, da pick 20 pra cima, mas antes disso, acho MUITO arriscado.

      Sem contar que não acredito que o Melo vai estar pronto pra próxima temporada ainda, então seriam dois pivôs não prontos pra NBA ocupando duas vagas no roster. complicado.

      1. O complicado é que Isaiah Austin tem o mesmo problema de Gobert, o físico. Os dois terão que ter reforço muscular. Mas sinceramente, não acho que isso seja um grande problema, conseguir ganhar músculos. O problema pode vir a ser as lesões que podem ocorrer. Se for um trabalho bem feito, assim como foi em Nenê e em Dwight Howard, acho que vale sim. Anthony Davis terá que fazer esse mesmo trabalho.

        A ideia de recrutar outro Center me assusta. Seria concorrência para Fab Melo. Isso significaria que o Celtics estaria abrindo mão do Brasileiro? Não querendo depreciar os Centers que vão sobrar, mas penso em Gobert justamente por isso, ele pode ser jogado para PF, por ser mais leve, e por ter uma boa qualidade de arremessos. E, lembrando que é um 7’1”, a longo prazo me parece uma excelente ideia ter um garrafão com Gobert, Melo e Sullinger.

        Pois é, mas querendo ou não, não sei seria uma boa ideia recrutar um dos três citados pra jogarem no garrafão Já nesta temporada. É realmente complexo.

      2. Gobert na verdade é 7’2

        Com relação a draftar mais um center, eu não vejo problema.
        Center é a posição onde lesões mais acontecem e ter bastante opções é sempre bem vindo.
        Lembra Quando tínhamos Shaq, Jermaine, Perkins, Glen Davis, Garnett e Erden pro garrafão e derrepente, do nada sobrou só Garnet e Davis ?

        Sou a favor de 6 jogadores pro garrafão, sempre.

        1. Melhor ainda, mais alto.
          Sim, lembro bem. Podemos citar a final de 2010 e essa temporada também, a falta de Centers.

          Também sou a favor de ter muitas opções na rotação, mas a ideia de ter dois Centers jovens, com a mesma idade me assusta. Gosto da ideia de poder adaptar um deles para PF. Se pudermos fazer isso no Kelly Olynyk, e deixar o Fab Melo para fazer o que Perkins fazia, seria melhor. Fab Melo será um pilar defensivo, então para PF seria bom ter um jogador que ataque bem.

  • não gosto muito do Isaiah Austin, mas o Kelly Olynyk muito bom ofensivamente, o Mason Plumle muito bom reboteiro talento nato pra função e o Jeff Whitey acho melhor que o Austin em outras coisas e também é uma potencia nos bloqueios

  • Acho que para a posição de C, o único que vale a pena com essa posição é o Olynyk. E tem que conseguir subir a escolha. Ele vai ser escolhido entre 8ª e 12ª.

    Com essa posição ou pega o melhor jogador, ou baixa alguma posições para pegar o Dieng, que é um cara que eu acho que vai conseguir desenvolver muito na NBA. Sem contar que baixando posições consegue até algum bom jogar para a rotação.

  • Concordo quanto ao Draft. É importante subir posiçöes. Mas discordo que cair na última rodada dos playoffs ou na primeira é a mesma coisa. Prefiro muito mais ser vice da Conferência do que perder de cara.

    E acho que enfrentar o Heat é péssimo. Qualquer resultado diferente de vassourada me surpreenderia.

Comments are closed.