Visite nossas Redes Sociais
Curta e siga nossas redes para ter acesso a conteúdos exclusivos, além de manter-se sempre atualizado sobre novos artigos no site.

Quatro anos sem Red

Parece que foi ontem que o Boston Celtics sofreu sua principal perda, mas vejo hoje que já se passaram quatro anos da morte de Arnold Auerbach, mais conhecido como: RED Auerbach.

Auerbach faleceu no dia 28/10 de 2006, aos 89 anos, de um ataque cardíaco. Red conquistou 9 títulos (chegou a vencer 8 torneios consecutivos) como treinador do Boston Celtics, atrás apenas de Phil Jackson, que venceu 11 vezes (6 com o Bulls e 5 com o Lakers). 

Em 1967 Red tornou-se General Manager, e permaneceu no cargo até 1984. Nesse período, Auerbach ajudou o time Celta a vencer mais 6 campeonatos da liga. Entre 1984 e 2006 Auerbach foi presidente do time Celta, período no qual venceu mais um título, em 1986. Portanto, dos 17 títulos do Boston Celtics, Red Auerbach participou diretamente na conquista de 16.

Para homenagear Red Auerbach foi criado um prêmio com seu nome em 2006. É um prêmio cedido anualmente para o jogador que melhor exemplifique o espírito e o significado de ser um jogador Celta. Em 2006 quem recebeu tal honraria foi Paul Pierce, no ano seguinte foi Al Jefferson, em 2008 Kevin Garnett, já em 2009 quem venceu foi Ray Allen e neste ano Rajon Rondo.

Red instituiu uma moda nos títulos do Boston Celtics, digamos até que uma obrigação: o charuto da vitória. Quando as vitórias do Celtics estavam decididas, Red acendia um charuto (em quadra mesmo, já que naquela época era permitido fumar dentro do ginásio). Depois, quando a “fumaça” foi proibida dentro da quadra, Red passou a acender seu charuto fora dela para comemorar o título. Em 2008 Doc Rivers repetiu o gesto clássico de Red.

Termina aqui uma pequena homenagem a este que foi , com certeza, o melhor técnico da história do Boston Celtics.

Muito obrigado por tudo, Red!!!!!!!!!!

E será que neste ano Doc Rivers vai acender o charuto mais uma vez?

Por: Flávio Catandi

Author avatar
Flávio Catandi
Jornalista e Radialista apaixonado por basquete. Participa do Celtics Brasil desde 2008. Já foi redator, colunista e hoje é editor do site. Nas horas vagas gosta de escrever roteiros e gravar curtas e documentários. Pode ser encontrado na cidade de São Paulo com uma camiseta Celta.

13 comentários

  1. Show de materia!!! Nem eu sabia essa informacao toda do Red! Go Celtics!!!

  2. Bruno

    grande Red, um verdadeiro simbolo um mestre celta, esse ano se fomos campeões doc vai fumar um charuto e eu tbm.

  3. Robert William Carlos

    se o Celtics essa temporada for campeao até eu fumo um charuto!

  4. Em 2008 eu fumei um charuto…hehehehe

  5. Tony Marti

    como nao gosto de fumaça .. se o boston ganhar eu vou dar um tiro .. hehe

  6. Swordfish

    Eu vou fumar um cigarro em homenagem ao Red hoje. O charuto fica para as vitórias em cima do Lakers e a conquista do campeonato.

  7. Marcelo

    Umas coisas q mais gosto no Celtics é isso nossa tradição.

  8. Gustavo Miglioretti

    Grande matéria Flávio!
    Grande Red também!

  9. Luiz Guilherme

    O maior técnico da história da NBA
    soh isso basta

  10. Lucas Alves

    Meus parabéns pela matéria e tomara que o Doc Rivers acenda mais um nessa tempora

  11. Jonathas

    toda vitória do Boston eu fumo um Charuto!!! shaushua só que o meu em vez de Cubano é Jamaicano!! kkkkkkkk

    Porra de derrota p Cleveland!

  12. Lucas Melo

    Maior técnico da história da NBA, maior gênio da história da NBA… principal ícone em toda a história do Boston Celtics, na famosa dinastia Celta.
    Parabéns pela matéria, que nos faz lembrar desse mito, nós só temos à agradecer ao mestre Red Auerbach, porquê se não fosse por ele, ninguém aqui estaria com tanto orgulho de dizer que é torcedor do Boston Celtics.

  13. Flávio Di Donato Catandi

    Obrigado pelos elogios, pessoal.

    E aguardem por muitas novidades no Celtics Brasil.

Postar comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.