Retrospectiva 2008 – Janeiro

Em 2006/07 O Boston Celtics fez uma campanha pifía na NBA, terminou com apenas 24 vitórias. O time Green ficou com a segunda pior campanha dentre todos os times da liga, à frente apenas do Memphis Grizzlies. Essa foi a pior campanha do Boston Celtics na história da franquia. Paul Pierce permaneceu boa parte da temporada contundido. “The Truth” ficou fora por 7 semanas. Antes do início da temporada, a equipe Celta perdeu uma lenda de sua história.

Red Auerbach

O dia 28 de outubro de 2006 foi muito triste para o time da capital de Massachussets. Nesse dia faleceu Arnold Jacob “Red” Auerbach, uma lenda do Boston Celtics. Auerbach venceu 9 títulos (Red chegou a vencer 8 torneios consecutivos) como treinador do Boston Celtics, esse ainda é o recorde de títulos de um técnico na NBA, junto com Phil Jackson, que também levantou 9 taças (6 com o Bulls e 3 com o Lakers). Em 1967 Red tornou-se General Manager, permaneceu no cargo até 1984. Nesse período Auerbach ajudou o time Celta a vencer mais 7 campeonatos da liga, ou seja podemos dizer que Red Auerbach havia participado diretamente dos 16 títulos conquistados pelo Boston Celtics até então. Red também foi presidente do time Celta, de 1984 até 2006. Para homenagear Red Auerbach foi criado um prêmio com seu nome em 2006. É um prêmio cedido anualmente para o jogador que melhor exemplifique o espiríto e o significado de ser um jogador celta. Em 2006 quem recebeu tal honraria foi paul Pierce, no ano seguinte foi Al Jefferson e em 2008 Kevin Garnett.

Draft – 2007

A chance de melhorar a equipe com bons jogadores, que pudessem resgatar as glórias do passado, era o Draft. O Celtics tinha 19,9% de chances de ter direito a primeira escolha, porém o time Green acabou ficando com a quinta , perdendo assim a oportunidade de Draftar Greg Oden (a primeira escolha, selecionado pelo Blazers) e Kevin Durant (a segunda escolha, selecionado pelo Seattle Supersonics). O Boston Celtics entregou o direito a quinta escolha (nela a equipe Celta selecionou Jeff Green que foi para o Sonics) e os jogadores Wally Szczerbiak e Delonte West para o Seattle Supersonics em troca de Ray Allen e o direito a 35 pick. No segundo round do draft o Celtics teve direito a escolha número 32 e selecionou Gabe Pruitt. O time Green tinha mais uma escolha a 35, que estava envolvida na troca por Allen. Nessa escolha o Boston Celtics selecionou Glen Davis.

No dia 31 de julho a equipe Celta adquiriu Kevin Garnett, 10 vezes All-Star e MVP da temporada 2003/04. KG veio do Minnesotta Timberwolves em troca dos jogadores Al Jefferson, Ryan Gomes, Theo Ratliff, Gerald Green, Sebastian Telfair, além de duas escolhas de primeio round do Draft de 2008/09. Essa foi a maior troca feita na NBA até hoje por um único jogador. Dois dias após a contratação de Garnett o time Green reforçou-se ainda mais, trazendo Eddie House. No dia 9 contratou Scot Pollard. No fim de agosto James Posey integrou o Celtics, sendo considerado uma contratação decisiva, que trouxe uma grande melhora para o banco de reservas. O Boston Celtics fechou o elenco que iniciaria a temporada com 14 jogadores, um a menos do limite máximo, o que possibilitou ao time Celta contratar outro jogador ao longo da temporada.

Temporada 2007/08 – Novembro

O primeiro teste para o Boston Celtics veio no dia 2 de novembro, quando realizou sua primeira partida da temporada regular, contra o Washington Wizards no TDBanknorth Garden. Atuando em casa o time Celta não decepcionou seus torcedores e venceu por 103 X 83. Durante o mês de novembro o time Green venceu 13 partidas e perdeu apenas 2, para o Magic em Orlando por 104 X 102 e para o Cavaliers em Cleveland, depois de uma prorrogação por 109 X 104. O time Green terminou o mês com 13-2.

Temporada 2007/08 – Dezembro

Em dezembro o Boston Celtics manteve a boa campanha na liga, vencendo 14 de 15 partidas disputadas, incluindo uma vitória contra seu maior rival, o Lakers. A partida foi disputada em LA e o Celtics venceu por 110 X 91, com uma grande atuação de Paul Pierce que marcou 33 pontos. A única derrota do mês foi sofrida em Boston para o Detroit Pistons por 87 X 85. A equipe da capital de Massachussets terminou o mês com 17-3. No dia 18 foi dispensado o jogador Brandon Wallace. Agora o time Celta contava com 13 jogadores no elenco, isso possibilitou ao Celtics contratar mais 2 jogadores no decorrer da temporada.

Temporada 2007/08 – Janeiro

No primeiro mês de 2008 o time Celta fez algumas partidas ruins, perdeu 5 e venceu 10. Esse foi o pior mês para o time Green na temporada regular, onde a equipe perdeu o maior número de jogos num período de 30 dias. A primeira derrota foi sofrida para o Charlotte Bobcats no dia 9 de janeiro, a partida foi disputada em Boston e o Celtics perdeu por 95 X 83. Posteriormente o time Celta sofreu 2 derrotas consecutivas para o Wizards, a primeira em Washington por 85 X 78 no dia 12, a segunda na capital de Massachussets por 88 X 83 no dia 14. O time Green sofreu seu 4° revés do mês para o Raptors em Boston por 114 X 112 no dia 23. A última derrota do mês foi sofrida para o Magic em Orlando por 96 X 93 no dia 27 de janeiro. Também nesse período o Boston Celtics bateu fora de casa um adversário complicadíssimo, o Detroit Pistons, que ainda contava com o armador Chauncey Billups. A partida foi disputada no dia 5 de janeiro no Palace of Auburn Hills e o Celtics venceu por 92 X 85, o destaque Celta na partida foi Glen “Big Baby” Davis que marcou 20 pontos. Também em janeiro o time Green bateu outras fortes equipes, como o Rockets, o Heat e o Mavericks. A equipe Celta terminou o mês com 27-8.

Por: Flávio Di Donato Catandi

Flávio Catandi
Flávio Catandi
Jornalista e Radialista apaixonado por basquete. Participa do Celtics Brasil desde 2008. Já foi redator, colunista e hoje é editor do site. Nas horas vagas gosta de escrever roteiros e gravar curtas e documentários. Pode ser encontrado na cidade de São Paulo com uma camiseta Celta.

3 Comments

  1. T-Dog disse:

    Show de bola o artigo, parabéns Flávio!

    0

    0
  2. Débora disse:

    Deixe seu comentário aqui ! Nossa… muito bom o seu artigo!

    0

    0
  3. norival disse:

    Senssacional

    0

    0

Deixe um comentário