Robert Joseph Cousy

Você com certeza já ouviu falar na grande dinastia do Celtics, não? Mas será que conhece um dos principais responsáveis por muitos dos títulos que o Celtics conquistou, ou sabe apenas quem foi Bill Russel?

Se só conhece o Russel continue lendo para conhecer a história de Bob Cousy, um jogador que marcou a história Celta.

Início no basquetebol

Cousy nasceu em 9 de Agosto de 1928, em Nova York. Veio de uma família de imigrantes franceses, porém estudou em uma escola primária com garotos de outras etnias, o que despertou nele um sentimento anti-racista, ao contrário do ideal norte-americano da época.

O curioso é que Bob só começou a jogar basquete porque seu pai trabalhava como taxista e fazia trabalhos clandestinos. Um dia seu pai, para fugir de uma dívida não paga fugiu para St. Albans do Queens, no interior do estado de Nova York, onde o basquete era um esporte em forte desenvolvimento. Cousy rapidamente tomou conhecimento do esporte e começou a jogar.

Bob Cousy foi cortado do time de sua escola duas vezes, mas quando fraturou seu braço direito aos 13 anos, começou a treinar arremessos e dribles com sua mão esquerda, o que impressionou o treinador da escola e fez Cousy realmente iniciar sua carreira no basquete.

Carreira Universitária

Em 1947, Bob conseguiu uma bolsa de estudos na universidade de Santa Cruz (Holy Cross), Massachussetts, a 40 milhas de distância de Boston.

No seu primeiro ano na universidade, Cousy usou sua habilidade com as duas mãos para tiros de longa distância para impressionar o treinador de sua equipe, porém apenas isso não foi suficiente para fazer dele um titular da equipe logo em seu primeiro ano.

Pelo fato de ter caráter revolucionário para época (anti-racista), Cousy novamente foi barrado do time titular em seu segundo ano, e teve seu tempo em quadra reduzido significativamente, o que levou o mesmo a pensar em desistir dessa universidade e cursar outra em outro ponto do país.

Cousy permaneceu na universidade de Santa Cruz e sua história mudou depois de um jogo contra a universidade Loyola de Chicago. Quando faltavam 5 minutos para o encerramento da partida, o público começou a gritar”Queremos Cousy!” “Queremos Cousy!”. O técnico não teve escolha e o colocou em quadra.

Cousy não decepcionou, marcou 11 pontos, sendo dois deles no estouro do cronômetro. Neste mesmo jogo criou uma das jogadas que seria uma das características em sua carreira, um drible pelas costas, que foi executado pela primeira vez no basquete.

Logo no terceiro ano de faculdade, Bob já era uma das estrelas da ligauniversitária, levando Santa Cruz ao vice-campeonato naquela ocasião.

Um Draft inesperado

O Celtics era uma franquia jovem na NBA e concluiu a temporada de 1949 em último lugar no Leste, o que lhe dava direito a primeira escolha no draft de 1950. Nesse draft, ao contrário do que todos esperavam, o lendário Red Auerbach escolheu Chuck Share, dizendo que precisava de homens grandes, e que “homenzinhos” não valiam nada. Mal sabia Red que Cousy seria um dos principais jogadores da história Celta.

Os últimos serão os primeiros

Cousy foi jogar pelo Chicago Stags em 1950. Mas no mesmo ano a franquia declarou falência. Foi realizado um novo draft para definir por qual equipe os jogadores do Stags jogariam. Restavam apenas três nomes. O New York Knicks conseguiu Max Zaslofsky (que era o cestinha mais jovem da história da NBA, até Durant quebrar essa marca na atual temporada), já o Philadelphia Warriors ficou muito contente por reforçar o elenco com Andy Philip. A zebra do sorteio foi jogar pelo Boston Celtics.

Primeiros anos pelo Celtics

Cousy veio para o Boston Celtics contra a vontade do técnico, da torcida e da crítica, porém em seus primeiros jogos surpreendeu a todos e fez muitos mudarem de opinião. Logo no primeiro ano foi convocado para o all-star game e liderou, junto com Ed Macauley, uma equipe que conseguiu a melhor campanha na temporada 1950-1951, mas que foi derrotada nos playoffs pelo Knicks.

Na temporada seguinte, Cousy arrebatou o primeiro de seus oito títulos de melhor assistente da liga, com média de 7.7 assistências, porém novamente o Knicks foi a pedra no sapato do Celtics, derrotando mais uma vez a equipe Celta nos playoffs.

A dinastia

No draft de 1956, Red Auebach selecionou três jogadores que ajudariam a formar a maior dinastia da história: KC Jones, Tommy Heinsohn e Bill Russel.

Com esse novo time, Cousy produziu bem mais do que antes. O armador obteve médias de 20 pontos e 8 assistências, e também foi condecorado MVP da temporada, além de liderar o Celtics ofensivamente a caminho do primeiro título em 1957 sobre o Saint Louis Hawks

Em 1958 Bob Cousy teve mais uma excelente temporada, com uma média de 21 pontos e 9 assistências, porém nas finais da NBA, Russel sofreu uma lesão e não pode jogar. Assim, o Celtics é derrotado pelo Hawks. Está foi a última série que Bob perdeu em sua carreira.

Na temporada seguinte, com Cousy inspirado, o Celtics derrota o Lakers na final, por 4-0, com um jogo histórico de Cousy, que distribuiu 28 assistências, ainda um recorde em finais.

Na temporada de 1960-1961, Cousy obteve médias de 19 pontos e 6 assistências, liderado o Celtics a mais um de seus títulos na era da dinastia, vencendo o Hawks por 4-3 nas finais

Em 1962-1963 o envelhecimento era visível em Bob, entretanto ele ainda protagonizou jogos memoráveis contra o Philadelphia Warriors e o Minneapolis Lakers.

Na temporada 1963-1964 Cousy tem média de 13 pontos e é selecionado para o segundo time da NBA, após 10 anos consecutivos de convocação para a melhor equipe da liga. Nas finais da temporada sofre uma grave lesão no tornozelo, o que levou Cousy a se aposentar.

Aos 35 anos, Cousy encerra sua carreira vitoriosa na NBA. Até hoje muitos torcedores do Celtics reconhecem a importância ofensiva de Bob Cousy para o time: “O que Russel foi na defesa, Cousy foi no ataque”.

Em sua despedida, Cousy recebeu uma ligação do então presidente John Kennedy, que o parabenizou por seus feitos no basquete.

Robert Joseph Cousy ainda é o líder do Celtics em assistências, com 6.945. Em 2009/10, Rajon Rondo quebrou o recorde de Cousy de maior número de passes em uma única temporada pelo Celtics. Além das assistências, e dentre os jogadores aposentados, Cousy possui a 6° melhor média de pontos na história Celta, com 18.5 por jogo. Já entre os cestinhas da história, Bob Cousy é o 5° colocado, contabilizando 16.955 na carreira.

Por fazer coisas incríveis em quadra, Bob Cousy recebeu o apelido de Houdini of the hardwood. Vale lembrar que Houdini foi um mágico húngaro, muito famoso nas décadas de 1910 e 1920.

Carreira como treinador

Logo após o término de sua carreira como jogador, Cousy fez como muitos ex-atletas, e passou a permanecer em quadra, mas desta vez como treinador. Logo em 1965 foi chamado para treinar o Boston College na NCAA, equipe pela qual venceu 117 partidas e perdeu apenas 38 , evando o time 3 vezes ao final four e recebendo em 1967 o título de melhor técnico da liga universitária.

Cincinnati Royals

Cousy ficou entediado com a NCAA e voltou à NBA como treinador do Cincinnati Royals equipe do já consagrado Oscar Robertson. Sua passagem como treinador foi bem sucedida com o time chegando às finais de sua conferêcia.

Em 1970, aos 41 anos, e motivado por ciúmes (já que na época os analistas diziam que Robertson era o melhor armador da liga) fez um retorno as quadras como jogador para impulsionar a bilheteria nos jogos. Apesar de sua baixa produção, com 5 pontos de média, as vendas de ingresso subiram 77%.

Cousy teve algumas más temporadas posteriormente o que o fez abandonar a carreira de treinador em 1974, com um retrospecto negativo de 141 vitórias e 209 derrotas.

Vida pós basquete

Nos anos 1980 Cousy trabalhou como comentarista dos jogos do Celtics e hoje funciona como um consultor de marketing muito eficiente para a equipe Celta, mesmo aos seus 82 anos de idade. Ocasionalmente, Cousy ainda aparece em transmissões de jogos do Boston Celtics.

Hall da fama do basquete

Em 1971, aos 43 anos Cousy entra para o Hall da Fama do basquete.

Vale lembrar que sua camisa de número 14 foi aposentada pela equipe de Massachussetts, em 1963.

Carreira de Bob Cousy em números:
Jogos : 924Por Jogo:Carreira
Minutos35.330.165
Pontos18.416.960
Rebotes5.24.786
Assistências7.56.955

Ficha de Bob Cousy

Nome: Robert Joseph Cousy

Apelido: Houdini of the hardwood

Nascimento: 9 de Agosto de 1928 em New York City (EUA)

Altura: 1,85 m

Clubes: Chicago Stags (1950), Boston Celtics (1950-1964)

Posição: Armador

Títulos:

6 vezes campeão da NBA (57,59,60,61,62,63), MVP da NBA (1957), 10 vezes eleito para o first team da NBA (1952-1961) e 2 vezes para o second team (1962,1963), 13 convocações para o all-star game. Eleito, em 1996, um dos 50 maiores jogadores de basquete da história.

Videoteca

Veja abaixo alguns vídeos com os melhores momentos da carreira de Cousy.

Confira os grandes momentos da carreira de Cousy. O final deste vídeo é emocionante:

http://www.youtube.com/watch?v=fIWLgEsHMJw&feature=related

Veja agora as melhores assistências na carreira de Bob:

http://www.youtube.com/watch?v=EMdGcmHPrRI&feature=related

Confira agora um mini-documentário sobre a carreira de Cousy:

http://www.youtube.com/watch?v=5QCP6mMMH2Q

Por fim, veja a lesão que forçou Bob Cousy a se aposentar do Celtics em 1963:

http://www.youtube.com/watch?v=L_MxDbhfj08

Fontes: www.nba.com/history

FOX, Larry. Illustrated History of Basketball, New York, 1974.
BOOP, Michael. Almanaque do melhor basquete do mundo, São Paulo, 2004.

Por: Luiz Guilherme Braga

3 Comments

  1. Guilherme Camillozzi disse:

    Genio.

    o video da despedida então.
    ele é um jogador que quando eu jogo, procura me inspirar. O cara era foda, um gênio. Cada passe dele me surprende em 2010, fico imaginando isso há 50 anos atras!

    0

    0
  2. RFORNER disse:

    Esse foi demais mesmo !!!

    0

    0
  3. António Lemos Soares. disse:

    Bob Cousy foi um jogador que estava avançado, para a sua época, várias décadas. Ele, Russell e Auerbach, criaram uma verdadeira e inigualável dinastia!
    O génio de Auerbach pensou e treinou a melhor equipa de sempre; Russell foi o jogador que maior domínio exerceu em alguma modalidade profissional americana; mas, Bob Cousy… Era um génio a lançar os míticos contra-ataques dos Celtics de Boston, que revolucionaram o Basquetebol, para sempre…!
    Na hora da sua retirada, talvez cedo de mais para ele, em 1963; Red Auerbach disse tudo a seu respeito, em pleno Boston Garden : « – Hoje retira-se o Sr. Basquetebol!»

    Abraço amigo e fraterno desde Portugal.

    0

    0

Deixe um comentário