Fechar Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Em Alta
    • O Boston Celtics está com problemas financeiros?
    • Como o Celtics pode substituir Jayson Tatum
    • O que fazer com Kristaps Porzingis?
    • Jrue no Texas? Mavs podem explorar troca com Celtics
    • Torrey Craig quer voltar ao Celtics: “Eu amo tudo em Boston”
    • O Boston Celtics vai fazer trocas
    • O Futuro do Garrafão Verde: Thomas Sorber no Caminho dos Celtics?
    • Jaylen Brown Fala Sobre Cirurgia no Joelho, Offseason dos Celtics e Amor por Boston
    Feito por fãs que amam a franquia - Não afiliado ao Boston Celtics
    Celtics Brasil
    • Time
      • Elenco
      • Comissão Técnica
      • Estatísticas
      • Folha Salarial
    • Sobre Nós
      • Nossa História
      • Nossa Equipe
      • Trabalhe Conosco
      • Grupos do Whatsapp
    • Parcerias
      • Oferecer Parceria
      • Colaboradores
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Threads
    • INÍCIO
    • Notícias
    • Opinião
    • Raio-X
    • Crônicas
    • Túnel do tempo
    • Craques do passado
    • Rivalidades
    • PodCeltics
    Celtics Brasil
    Início»Notícias»Draft 2013 – Gorgui Dieng
    Notícias 4 Mins de leitura

    Draft 2013 – Gorgui Dieng

    Daniel EmilianoPor Daniel Emiliano11 de junho de 201313
    Compartilhar WhatsApp Copiar Link Facebook Twitter Threads
    Siga o CB
    X (Twitter) Instagram
    Compartilhar
    WhatsApp Copiar Link Facebook Twitter Threads

    Sumário

    Toggle
    • Prós
    • Contras
    • Resumo
    • Informações do atleta
    • Médias em 2012-2013
    • Cotações para o Draft
    • Vídeo

    Terceiro estrangeiro entre os quatro prospectos analisados pelo Celtics Brasil até agora, Gorgui Dieng é um Pivô nascido em Senegal e que vinha atuando no basquete universitário dos USA, onde se sagrou nessa temporada, campeão da NCAA pela universidade de Louisville, equipe comandada pelo ex treinador celta, Rick Pitino.

    Prós

    Dieng é facilmente um dos melhores pivôs desse draft no que se diz a defesa.

    Com grande impulsão, explosão física e seus 2,23 metros de envergadura, Dieng é um grande bloqueador e reboteiro.

    Ao contrário de alguns atletas famosos por darem muitos tocos, mas também em caírem em muitos “fake shots” como o ex celta Greg Stiemsma,  Dieng tem um ótimo instinto e tempo de bola para o toco e raramente é enganado por seu adversário nesse tipo de situação.

    Na defesa um contra um, o senegalês se destaca exercendo uma forte pressão, utilizando muito bem o corpo e os braços para tampar o maior numero de buracos possíveis para o arremesso ou o passe do rival.

    Na parte ofensiva Dieng é um operário no maior estilo Perkins. Busca constantemente o contato com seus adversários e exerce grande impacto tático buscando sempre auxiliar seus companheiros com uma infinidade de corta-luzes.

    Outro diferencial do atleta é sua qualidade acima do normal para um Pivô defensivo, em distribuir passes. Dieng pode participar ativamente da movimentação da bola no setor defensivo em busca de encontrar brechas na defesa.

    Prova disso é que o atleta só tenta a finalização da jogada em 28% das vezes que a bola toca sua mão no ataque, gerando 1,5 desperdícios de bola por partida, o que é um excelente número para um rookie e um pivô que da muitos passes.

    Contras

    Se você está procurando um homem pra cuidar defensivamente do seu garrafão, Dieng é uma boa opção, porém se a busca é por contribuição em pontuação, aí deve-se passar longe de Dieng.

    Suas conclusões ofensivas se limitam em sua maioria em enterradas e arremessos de curta distancia sem marcação postada.

    Dieng em alguns momentos demonstra ter um gancho com a mão direita que provavelmente pode ser lapidado, lhe dando mais armas ofensivas, mas o senegalês nunca será um grande contribuinte em pontos sendo que alcançar 2 dígitos de média em pontos na NBA já será algo a se comemorar.

    Outra coisa que pode depor contra Dieng é sua idade. O Senegalês já tem 23 anos, sendo um dos atletas mais velhos do atual draft, o que causa alguma incerteza nos gerentes de quanto ele ainda pode evoluir.

    Resumo

    Dieng é o cara disposto a fazer o trabalho sujo pelos seus companheiros. Vai se dedicar ao máximo na defesa, vai sacrificar seu corpo pelos companheiros e no ataque vai se limitar a fazer o que sabe que é capaz, nem mais, nem menos que isso, pra não comprometer o trabalho de seus companheiros.

    É o tipo de cara que com essas atitudes provavelmente será bem visto e terá a gratidão de seus companheiros de time, podendo então se tornar também uma peça importante no vestiário.

    É o Perkins 2.0, bem menos forte, o que talvez não faça dele um defensor no mesmo nível do ex celta, porém mais explosivo, um pouco mais inteligente e melhor reboteiro.

    Informações do atleta

    Posição: Pivô (Center)
    Idade: 23 anos
    Altura: 2.11m (6.11)
    Envergadura: 2.23m (7.4)
    Peso: 00kg (230)
    Nacionalidade: Senegal
    Universidade: Louisville

    Médias em 2012-2013

    Minutos Pts Reb Ast Stl Blk FG 3Pts FT
    31 min 9,8 9,4 2,0 1,3 2,5 53,4% N/A 65,2%

    Cotações para o Draft

    ESPN – www.espn.com 28ª Escolha
    NBA Draft – www.nbadraft.net 24ª Escolha
    Draft Express – www.draftexpress.com 20ª Escolha
    Hoops World – www.hoopsworld.com 10ª Escolha
    CBS Sports – www.cbssports.com 11ª Escolha

    Vídeo

    [youtube id=”9_PjgRLIhPc” width=”620″ height=”360″]

    Draft Gorgui Dieng
    Siga o CB Siga o CB
    Compartilhe WhatsApp Copiar Link Facebook Twitter Threads
    Daniel Emiliano
    • Site

    Daniel é publicitário, web designer e ilustrador residente em Campinas/SP. Em 2008 uniu paixão e profissão e deu vida a um Blog de notícias e opiniões sobre o Boston Celtics. Com ajuda de outros apaixonados o Blog foi tomando proporções inimagináveis e hoje é este Celtics Brasil, o maior site sobre uma equipe da NBA no Brasil.

    Posts Relacionados

    Torrey Craig quer voltar ao Celtics: “Eu amo tudo em Boston”

    28 de maio de 2025

    O Boston Celtics vai fazer trocas

    27 de maio de 2025

    O Futuro do Garrafão Verde: Thomas Sorber no Caminho dos Celtics?

    27 de maio de 2025

    Jaylen Brown Fala Sobre Cirurgia no Joelho, Offseason dos Celtics e Amor por Boston

    27 de maio de 2025

    Reforçar sem reinventar: os planos de Brad Stevens para manter os Celtics no topo

    20 de maio de 2025

    A situação do Boston Celtics para a offseason

    19 de maio de 2025

    13 Comentários

    1. Ailson em 11 de junho de 2013 10:16

      Se recrutarmos outros bons prospectos para pivô, o que vai acontecer o Fab Melo ?

    2. PHABIO PASSOS em 11 de junho de 2013 10:44

      fab melo devia ir pra europa, devia ser trocado por emprestimo com marcelinho huertas, queria uma boa pra ambos….

    3. Marcio Urawa em 11 de junho de 2013 11:23

      Boa pra ambos de que forma?

      Huertas é Líder, Ídolo, MVP e tudo mais lá no Barcelona.
      O que ele ganharia deixando essa posição de lado pra ser reserva do Rondo e jogar no máximo 10 min em Boston?

      Já Melo continuaria sem tempo de quadra, pois Tomić e Jawai são mais jogadores que ele.

      Sem contar que o Barcelona NUNCA aprovaria uma troca dessas.

    4. Matheus Porto em 11 de junho de 2013 11:31

      Gosto muito do Dieng, se a escolha Celta fosse um Center, torceria por ele.

      Ele é bastante inteligente e já podia contribuir de imediato com a equipe, alem de estar cotado para uma posição menor, ai viria a troca para conseguir uma escolha de segunda rodada e escolher um armador(P.Siva).

      Mas isso não vai acontecer, Celtics deve ir de armador mesmo… Ou Shabazz Muhammad…

    5. Lucas em 11 de junho de 2013 13:05

      Se a escolha for de um pivô, na minha humilde opinião esse é o cara certo. Ideal substituto pro Perkins, lembrando que desde sua saída o nosso garrafão está muito desgastante pro KG.

    6. Felipe em 11 de junho de 2013 13:30

      vcs falam do melo como se ele fosse um ótimo jogador… esse menino joga mais que o melo e se depender do seu desempenho na liga de verão irá dar de 10 a 0 no wilcox e se torna uma peça importante….se o celtics pega um pivo

    7. Rafael em 11 de junho de 2013 13:42

      Eu era feliz nos tempos de Perkins. Achei uma boa.

    8. Daniel Ferreira em 11 de junho de 2013 13:59

      Um cara desse tamanho poderia investir no footwork já que jogo mt no post. Enfim eu apostaria nele sem dúvidas.

    9. Oberdan Gonzalez em 11 de junho de 2013 15:36

      Daniel gostaria de propor uma matéria comparando os pivôs possíveis pro Celtics na 16ª.

      Dieng – Adams – Plumlee – Olynyk – Withey – Lucas Bebê – outros ?

      Obrigado.

      • Daniel Emiliano em 11 de junho de 2013 15:59

        Falaremos sobre isso as vésperas do draft.

        Talvez, quem sabe, possivelmente, pode ser que….rs, em um podcast…hehehe

    10. Fernando em 11 de junho de 2013 23:49

      De todas as opções analisadas Dieng me parece a melhor. Precisamos de um Center e o rapaz parece ter bom desempenho. Está pronto para contribuir de imediato. Achei o jogo dele mais parecido com o do Tyson Chandler. Ótimo para nós. Dos jogos que acompanhei vi o Pumlee como outra boa opção para nosso garrafão.

    11. Anderson Tomás em 12 de junho de 2013 19:40

      Dieng vai sair logo, acho que sem chances…

    Mais Lidos do Mês

    O Boston Celtics vai fazer trocas

    27 de maio de 2025

    Kevin Durant em Boston?

    26 de março de 2025

    Torrey Craig quer voltar ao Celtics: “Eu amo tudo em Boston”

    28 de maio de 2025
    Mais Recentes

    A situação do Boston Celtics para a offseason

    19 de maio de 2025

    É tempo de Brad Stevens. A offseason da NBA já começou para mais de 80%…

    Luke Kornet Deve Ser Titular no Jogo 6?

    15 de maio de 2025

    Celtics 127, Knicks 102- Jogo 5

    15 de maio de 2025

    Os próximos passos do Boston Celtics

    14 de maio de 2025
    SIGA O CELTICS BRASIL
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    Favoritos dos Leitores

    Fundamentos e formações ofensivas

    24 de novembro de 2010

    Já virou clichê que o basquetebol começa pela defesa, por isso, nos artigos anteriores, escrevi…

    Principais “estilos” de defesa do basquete

    17 de novembro de 2010

    As defesas por zona, mista ou match-up usam os mesmos fundamentos da individual (artigo anterior).…

    Cooper Flagg em Boston: questão de tempo?

    1 de abril de 2025

    O Boston Celtics ganhou seu 18° campeonato e se consolidou como a franquia mais bem-sucedida…

    Mais Populares

    Jrue no Texas? Mavs podem explorar troca com Celtics

    28 de maio de 2025

    O Boston Celtics vai fazer trocas

    27 de maio de 2025

    O Boston Celtics está com problemas financeiros?

    30 de maio de 2025
    Escolhas do Editor

    Entenda as posições do basquete

    21 de agosto de 2024

    2008 a 2024 – Um rápido panorama sobre a trajetória do Boston Celtics até o 18° título

    26 de junho de 2024

    Como Joe Mazzulla liderou Boston ao 18º título

    20 de junho de 2024
    Mais Recentes

    O Boston Celtics está com problemas financeiros?

    30 de maio de 2025

    Como o Celtics pode substituir Jayson Tatum

    29 de maio de 2025

    O que fazer com Kristaps Porzingis?

    29 de maio de 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Threads
    © 2025 Celtics Brasil. Desenvolvido por Daniel Victor Dias.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

    Bloqueador De Anúncios Ativado!
    Bloqueador De Anúncios Ativado!
    Nosso site é possível através da exibição de anúncios on-line para os nossos visitantes. Apoie-nos desativando seu bloqueador de anúncios.