Visite nossas Redes Sociais
Curta e siga nossas redes para ter acesso a conteúdos exclusivos, além de manter-se sempre atualizado sobre novos artigos no site.

Draft 2013 – Giannis Antetokounmpo

Giannis Adetokoubo é facilmente o prospecto mais obscuro desse Draft.

Desconhecido por quase todos os fãs e profissionais da NBA, o atleta que joga profissionalmente na quase invisível segunda divisão do basquete grego despertou forte interesse dos GMs da NBA com seus vídeos, tanto que 11 GMs de equipes da NBA já foram em pessoa até a Grécia ver jogos do garoto.

Danny Ainge se inclui nessa lista e em sua passagem pela Grécia, viu Giannis sair de quadra com 19 pontos e 9 rebotes, para depois declarar para a imprensa local que o atleta parecia muito com um jovem Scottie Pippen.

Prós

Giannis é o mais novo representante da escola dos “Point Foward”, atletas que assim como Lebron, tem corpo para jogar na posição 3 e 4, mas tem características claras de armadores.

Com 2,06 metros de altura e incríveis 2,26 metros de envergadura, Giannis demonstra uma velocidade e um controle de bola muito acima da média para alguém do seu tamanho.

Com isso, embora no papel jogue como SF, ele costuma ser o armador de sua equipe, fazendo se valer também de sua grande visão de quadra e ótimo passe.

Defensivamente, Giannis explora seus atributos físicos como nunca, sendo um excelente bloqueador e ladrão de bolas.

Ofensivamente, Giannis é praticamente imparável em contra ataques, onde dispara em velocidade com seu grande controle de bola e utiliza sua altura, envergadura e impulsão para passar facilmente pela marcação adversária em busca de bandejas e enterradas.

Contras

Ao mesmo tempo em que alguns atributos físicos chamam a atenção positivamente em torno de Giannis, um outro aspecto pesa negativamente contra ele. Seu peso.

Giannis  é muito, muito magro, para um cara com suas dimensões, pesando apenas 92kg.

Dessa forma, é muito difícil acreditar que o atleta esteja apto a ganhar minutos no basquete profissional americano em sua primeira temporada.

O time que optar por drafta-lo, tem que estar ciente que vai ser preciso no mínimo uma temporada com muito trabalho físico e alimentar para prepara-lo adequadamente para a NBA o que faz dele um prospecto inútil para equipes que precisam de um jogador que possa contribuir imediatamente com a equipe.

A capacidade de migrar toda sua desenvoltura na Grécia, para a NBA também é algo que causa incerteza em muitos gerentes da liga, tendo em vista que a segunda divisão do basquete Grego não é um torneio com um nível técnico e físico que se possa levar muito em consideração.

Resumo

Giannis é provavelmente o maior tiro no escuro desse Draft, podendo ser um jogador que nunca vai ter minutos e acabará migrando pra ligas menores, ou então terminar por ser titular e destaque de alguma equipe.

É impossível saber hoje, o que será de seu futuro.

Ele tem todas as ferramentas e potencial para se tornar um grande jogador, mas enquanto ele não colocar os pés dentro de uma quadra com jogadores de alto nível, ninguém nunca saberá qual é seu destino.

Informações do atleta

Posição: Ala (SF, podendo atuar como PG, SG e PF)
Idade: 19 anos
Altura: 2.06m (6.9)
Envergadura: 2.23m (7.4)
Peso: 93kg (205)
Nacionalidade: Grécia
Última Equipe: Filathlitikos  (Grécia)

Médias em 2012-2013

MinutosPtsRebAstStlBlkFG3PtsFT
22,2min9,55,11,40,80,246,4%31,4%72,1%

Cotações para o Draft

ESPN – www.espn.com22ª Escolha
NBA Draft – www.nbadraft.net18ª Escolha
Draft Express – www.draftexpress.com29ª Escolha
Hoops World – www.hoopsworld.com28ª Escolha
CBS Sports – www.cbssports.com25ª Escolha

Vídeo

[youtube id=”otUT6G_MZ8E#!” width=”620″ height=”360″]
Author avatar
Daniel Emiliano
https://danielemiliano.com.br
Daniel é publicitário, web designer e ilustrador residente em Campinas/SP. Em 2008 uniu paixão e profissão e deu vida a um Blog de notícias e opiniões sobre o Boston Celtics.Com ajuda de outros apaixonados o Blog foi tomando proporções inimagináveis e hoje é este Celtics Brasil, o maior site sobre uma equipe da NBA no Brasil.

10 comentários

  1. Carlos T.

    Se ele é tão veloz assim e tem tanta visão de jogo, coloca de PG que vai detonar com a superioridade na estatura. Quem sabe não vira um novo Magic Johnson…

    • Victor

      Mesmo ele sendo muito veloz, ainda contra amadores ele teria uma velocidade dentro da média, assim como o controle de bola não seria mais espetacular do que o nível de armadores de oficio na liga…

  2. Fernando

    Joga muito… na segundona da Grécia. Pode nos ser útil? Não sei. A questão é: nos arriscamos ou gastamos mais com atletas prontos? Temos o problema do CAP, a manutenção ou saída do KG e do PP. Os atletas jovens são sempre incógnitas. Podem evoluir ou degringolar. Certo é que deveríamos ter 1 ou 2 no time para fins de renovação da equipe de tempos em tempos.

  3. Sérgio Soares

    Alguém tem conhecimento da repercussão do jogo do Giannis nesses camps pré-draft? Porque o que disseram foi que o Dennis Schroeder detonou!
    E esses braços dele são dignos daquele monstro do Space Jam!

  4. Pedro Henrique

    Eu iria nesse cara ou no Dieng…

  5. […] Giannis é o mais novo representante da escola dos “Point Foward”, atletas que assim como Lebron, tem corpo para jogar na posição 3 e 4, mas tem características claras de armadores. Com 2,06 metros de altura e incríveis 2,26 metros de envergadura, Giannis demonstra uma velocidade e um controle de bola muito acima da média para alguém do seu tamanho. Giannis é no entanto um dos maiores tiro no escuro desse Draft, podendo ser um jogador que nunca vai ter minutos e acabará migrando pra ligas menores, ou então terminar por ser titular e destaque de alguma equipe. Ele tem todas as ferramentas e potencial para se tornar um grande jogador, mas enquanto não entrar em quadra contra jogadores de alto nível, ninguém nunca saberá qual é seu destino. Veja a avaliação completa do atleta. […]

  6. Eu acho que esse cara aí tem tudo pra dar certo.

Postar comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.