Fechar Menu
    • Nossa Equipe
    • Nossa História
    • Grupos do Whatsapp
    • Parcerias
    • Trabalhe Conosco
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Em Alta
    • Jayson Tatum: possível retorno e a mentalidade de campeão
    • O Draft do Boston Celtics em 2025
    • 5 coisas que você precisa saber sobre o novo armador do Celtics, Anfernee Simons
    • Jaylen Brown faz cirurgia
    • O Boston Celtics está com problemas financeiros?
    • Como o Celtics pode substituir Jayson Tatum
    • O que fazer com Kristaps Porzingis?
    • Jrue no Texas? Mavs podem explorar troca com Celtics
    Feito por fãs que amam a franquia - Não afiliado ao Boston Celtics
    Celtics Brasil
    • Time
      • Elenco
      • Comissão Técnica
      • Estatísticas
      • Folha Salarial
    • Sobre Nós
      • Nossa História
      • Nossa Equipe
      • Trabalhe Conosco
      • Grupos do Whatsapp
    • Parcerias
      • Oferecer Parceria
      • Colaboradores
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Threads
    • INÍCIO
    • Notícias
    • Opinião
    • Raio-X
    • Crônicas
    • Túnel do tempo
    • Craques do passado
    • Rivalidades
    • PodCeltics
    Celtics Brasil
    Início»Notícias»Draft 2014 – Doug McDermott
    Notícias 4 Mins de leitura

    Draft 2014 – Doug McDermott

    Daniel EmilianoPor Daniel Emiliano5 de junho de 201426
    Compartilhar WhatsApp Copiar Link Facebook Twitter Threads
    Siga o CB
    X (Twitter) Instagram
    Compartilhar
    WhatsApp Copiar Link Facebook Twitter Threads

    Sumário

    Toggle
    • Informações do atleta
    • Prós
    • Contras
    • Resumo
    • Médias em 2013-2014
    • Cotações para o Draft
    • Vídeo

    Eleito com sobras como o melhor jogador universitário do ano, Doug McDermott é uma lenda da NCAA onde figura entre os maiores pontuadores da história do torneio. O Ala do Creighton Bluejays é mais um atleta que pode ser selecionado pelo Celtics na primeira ou segundo escolha do Draft.

    Informações do atleta

    Posição Ala / Ala-Pivô (F / PF)
    Experiência 22 Anos | Senior (4 anos de universidade)
    Altura 2,03 metros (6.8)
    Envergadura 2,12 metros (7.0)
    Peso 100 quilos (220 lbs)

    Prós

    Como dito acima, McDermott é uma lenda do basquete universitário.

    Artilheiro nato, McDermott converteu 3150 pontos em sua carreira universitária e figura hoje como o quinto maior cestinha da historia do torneio.

    Com uma mecânica de arremessos perfeita, McDermott pode disparar a bola de qualquer distancia e local, mas não engane-se achando que ele é apenas um arremessador. McDermott possui uma gama enorme de recursos, podendo finalizar jogadas em transição, floaters, ganchos, trabalhar no post, em isolação e até mesmo criar seus próprios arremessos fazendo uso do seu alto QI de basquete e ótimo jogo de pernas, aplicando fakes e steps backs muito bem realizados de forma que é raro ver o atleta arremessando uma bola pressionado pela contestação adversária.

    O Atleta também é muito competente em sua movimentação sem a bola, tem ótima qualidade no passe e uma boa seleção de jogadas, de forma que para um jogador tão utilizado como é, e tão marcado pelos adversários como foi nos últimos anos, seu número de desperdícios de bola é baixíssimo.

    Apesar da estatura não ser das maiores e de sua impulsão ser abaixo do esperado, o ala é um reboteiro melhor do que muitos pensam ser.

    Contras

    McDermott é quase que genial na parte técnica, tática e mental do jogo, mas por outro lado é precário na parte física.

    O atleta é um legítimo caso de “Tweener”, ou seja, jogador que está preso entre uma posição e outra. McDermott é baixo e não possui impulsão para ser um PF e não possui velocidade para ser um SF.

    Sua defesa que em nível universitário já poderia ser considerada no máximo como “esforçada”, deverá sofrer golpes maiores ainda em nível de elite profissional.

    Mas não é só a sua defesa que deve sofrer em nível profissional. Seu jogo de garrafão que era muito eficaz no basquete universitário também poderá ser bastante dificultado na NBA onde enfrentará adversários muito mais altos, fortes e explosivos.

    Resumo

    Doug McDermott é um caso estranho de se avaliar. Um jogador que é uma lenda do basquete universitário, que foi disparado o melhor jogador da NCAA, muito acima de Jabari e Wiggins por exemplo e que mesmo assim mau sabemos se vai ser um dos 10 primeiros selecionados do projeto.

    Muita gente pode ficar abismado com isso, mas quem já viu jogos de Doug e entende bem de NBA, sabe que o atleta terá uma árdua transição para o nível profissional e que seus dias de maiores glórias estão ficando para a lembrança.

    Obviamente também não se espera que um atleta com tanta qualidade vá ser um fracasso total na NBA, pelo contrário, o que é esperado de McDermott é que ele tenha uma carreira longa e sólida na NBA, mas provavelmente não como destaque de uma equipe, talvez nem mesmo como o segundo jogador. Na verdade o que se espera é que seja um jogador de papel em uma equipe organizada, ou então que seja um sexto homem vindo do banco, sem tanta responsabilidade defensiva e fazendo estragos na pontuação.

    De toda forma, Doug será selecionado entre as picks 5 e 20 e quem draftar o garoto terá certeza que terá em seu elenco um ganhador, um rapaz com mentalidade vencedora e que será provavelmente um dos melhores arremessadores do jogo por anos a frente.

    Médias em 2013-2014

    Minutos Pts Reb Ast Stl Blk FG 3Pts FT
    33,7 min 26,7 7,0 1,6 0,2 0,1 52,6% 44,9% 86,4%

    Cotações para o Draft

    NBA Draft – www.nbadraft.net 8ª Escolha
    Draft Express – www.draftexpress.com 8ª Escolha
    Sports illustrated – www.sportsillustrated.cnn.com 12ª Escolha
    Sporting News – www.sportingnews.com 13ª Escolha
    Bleacher Report – www.bleacherreport.com 9ª Escolha
    Fox Sports – www.msn.foxsports.com 9ª Escolha

    Vídeo

    [youtube id=”ZLwWxfkTEI0″ width=”620″ height=”360″]

    Doug McDermott Draft 2014
    Siga o CB Siga o CB
    Compartilhe WhatsApp Copiar Link Facebook Twitter Threads
    Daniel Emiliano
    • Site

    Daniel é publicitário, web designer e ilustrador residente em Campinas/SP. Em 2008 uniu paixão e profissão e deu vida a um Blog de notícias e opiniões sobre o Boston Celtics. Com ajuda de outros apaixonados o Blog foi tomando proporções inimagináveis e hoje é este Celtics Brasil, o maior site sobre uma equipe da NBA no Brasil.

    Posts Relacionados

    Jayson Tatum: possível retorno e a mentalidade de campeão

    24 de setembro de 2025

    O Draft do Boston Celtics em 2025

    26 de junho de 2025

    5 coisas que você precisa saber sobre o novo armador do Celtics, Anfernee Simons

    24 de junho de 2025

    Jaylen Brown faz cirurgia

    11 de junho de 2025

    Torrey Craig quer voltar ao Celtics: “Eu amo tudo em Boston”

    28 de maio de 2025

    O Boston Celtics vai fazer trocas

    27 de maio de 2025

    26 Comentários

    1. luiz eduardo em 5 de junho de 2014 12:22

      se ele fosse mais alto seria um futuro kevin love, mas… será mesmo que ele não pode melhorar seu corpo, e ficar de vez como um SF ?!

    2. Gabriel Vieira em 5 de junho de 2014 12:36

      Gosto bastante dele, tomara que os times nao apostem nele e ele sobre pra 17th pick, acho q na NBA ele tinha q ser SF

    3. Rafael Turin em 5 de junho de 2014 12:50

      ele pode ser um sucessor do L. Bird?

    4. Marco em 5 de junho de 2014 12:51

      Vi vários jogos dele , joga muito !

      Se não o Boston não tivesse problemas em outras posições com certeza ia de Doug.

    5. Danilo Jeolás em 5 de junho de 2014 14:06

      Já é senior, toda e qualquer evolução não será tão considerável. A análise do Emiliano é perfeita. Mas pode ser uma espécie de mistura de Kyle Korver com Jared Sullinger, o que soa interessante para várias franquias.

      Como scorer, é fantástico sim e jogando numa Universidade que nem sempre lhe ajudou com exímios passadores.

      Como muito bem dito, McDermott é um “caso estranho”. Com um estilo perfeito para a NCAA, tende a sofrer muito com a transição para um jogo bastante diferente (notadamente no “tamanho” e força dos oponentes) e já não é um garoto.

      Para pick#6, é um risco muito grande e Ainge raramente escolhe seniors. Não ficará para a #17. Deve ser a segunda escolha dos Sixers ou do Magic, que necessitam bastante de um bench scorer. Logo, não estará em Boston.

    6. Ricardo RJ em 5 de junho de 2014 14:23

      Excelente jogador, mas no momento termos outra prioridades. Como segunda escolha pode até ser, mas ele vai ser escolhido antes, mesmo assim como segunda escolha optaria por Lavine ou Anderson seriam jogadores que ajudariam muito.

      Anderson tem 2,06 e joga na posição 2 seria excelente ter esse cara no time, o Lavine e gatilho nato, explosão seriam minhas escolhas de acordo com acontecimentos, Lógico que Nik Stauskas e fera mas vai sair antes.

      • Thiago Reis em 5 de junho de 2014 14:33

        Gosto do Anderson, o problema dele é a defesa, é muito lento, minha ordem pra 17 seria:

        1) Saric (Não acho que estará disponível)
        2) Stauskas (Idem)
        3) McDermott (Idem)
        4) Lavine
        5) Warren
        6) Anderson
        7) Early

        • Danilo Jeolás em 5 de junho de 2014 14:35

          Minha primeira opção seria Jerami Grant, depois dele Tj Warren e depois, Cleanthony Early. Considerando é claro, o que eu entendo que teremos de disponíveis.

      • Marcos em 5 de junho de 2014 14:50

        Se o McBuckets sobrar na #17 devemos trazê-lo com certeza (estou supondo que a #6 já deve ter rodado para trade).

        Ainda que ele seja sênior, acho que tem muito a evoluir e insistiria para que ele jogasse de SF. Com um outro jogador mais explosivo fisicamente (por ex. Green) seria um dueto ideal para diferentes situações de jogo (Gregg Pop – like player).

        O cara arremessa mt!!! Mais do que isso, IQ para não ficar dando turnover toda hora e altura mt boa para jogar na NBA.

        Se correria e “derrubada de adversários” fosse o segredo, Westbrook seria o melhor jogador da Liga…

        []s

    7. Ricardo RJ em 5 de junho de 2014 15:32

      Concordo Marcos, correria não quer dizer nada o exemplo disso é o OKC tem um monte de corredores e não ganham nada, Cambada de peladeiros. Prefiro o talento e o QI na hora da decisão.

    8. Anderson Tomás em 5 de junho de 2014 15:53

      Para o amigo que falou se ele pode ser o sucessor do Larry Bird, tenho medo de ele ser sucessor do Christian Laettner que era brabaço na NCAA tendo a honra de até jogar no Dream Team (Até justa na época como uma homenagem ao Basquete Universitário), mas quando chegou na NBA, deu no que deu né?!
      Mas quem sabe ele não mita?

      • drakes em 5 de junho de 2014 17:13

        Eu dei até uma olhada para confirmar Anderson, mas as 5 (cinco) primeiras temporadas do Laettner foram boas, as duas primeiras teve:
        18,2 pts, 8,7 reb, 1 blk, 2,8 ast fg 474%
        16,8 pts 8,6 reb., 1,2 blk, 4,4 ast fg 448%

        Não são números de franchise player, mas é mais que suficiente para ser titular.

        O problema dele foi nunca ter improvisado o jogo o suficiente, tem melhoras de fg% ou assistência, 3% quando ele foi para atlanta fica proibido de atirar, então nem dá para saber.

        Além do problema tático da época, depois veio a contusão, já li em algum canto (mas não hoje) que sempre acompanhou ele a ideia que ele teria problemas físicos.

        Laettner foi um mito da NCAA, fez 4 finais, mas nunca dominou como o McDermott o universitário este ano, tanto que só foi uma vez Consensus first team All-American, contra 3× Consensus first team All-American (2012–2014) do Doug.

        Ele foi para dream team por vários motivos entre eles além de méritos próprios, ser senior, ser jogador do melhor programa da época (Duke), aceitar o tempo de quadra dele que seria zero, além do lobby do técnico dele que é até hoje influente na organização da seleção americana.

        Agora Bird é mito, é difícil vc pensar que ele não seria o “first pick”, ele é uma raridade, um dos melhores de todos tempos, comparar qualquer jogador universitário com ele é impossível.

        Sobre o McDermott, sigo o relator (Marcos XD), mas eu acho que o Ainge vai usar a pick para uma “commodities” e trocar por um veterano (espero o Love).

      • Marcos em 5 de junho de 2014 17:58

        Eu sempre me perguntei que bruxaria o Red fez para que o Larry “sobrasse” na sexta posição…

        Qt ao Laettner acredito em lobby fortemente, assim como “inflacionaram” o preço de mercado do Wiggins como “next-Jordan” antes de sequer começar a NCAA…

        []s verdes

        • Danilo Jeolás em 5 de junho de 2014 20:41

          Laettner foi para o Dream Team, mas isto näo quer dizer tanto. Nick Colison também foi posteriormente, nas mesmas condiçöes, antes de estrear na NBA. E a carreira do Laettner foi muito superior a do Collison.

          • Danilo Jeolás em 5 de junho de 2014 20:58

            Okafor por exemplo, foi em 2004. Outro que se esperava muito mais. O primo dele (Jahil) deve ser pick lotérica no próximo draft.

            • Thiago Reis em 6 de junho de 2014 11:09

              Jahil é cotado pra primeira escolha na verdade!!!!

        • Thiago Reis em 9 de junho de 2014 10:32

          Marcos, Larry “sobrou” até a sexta posição exatamente pelo mesmo motivo que o McDermott, dominante na NCAA, mas não era o cara mais atlético do mundo, achavam que ele poderia não dar conta dos cara no próximo nível!!Repito, Bird era um gênio, e de forma alguma estou dizendo que o Doug será como o Bird, mas em termos de tipo de jogo e características físicas eles são idênticos!!!

      • Thiago Reis em 6 de junho de 2014 11:07

        Não acho que ele será o novo Bird, ele foi um em um milhão, ponto. PORÉM rs, em termos de características temos um pontuador nato, não muito atlético, não salta 20 cm do chão, mas compensa isso com muita habilidade e inteligência e dominou a NCAA. Eu poderia estar falando do Bird e poderia estar falando do McDermott, então acho que mesmo que ele não seja um jogador que marque uma geração como o Bird, pode sim ser um jogador muito útil, allstar talvez, atleticismo é importante demais nos últimos tempos, mas inteligência e habilidade não viraram descartáveis!!!

    9. Deidara em 6 de junho de 2014 06:22

      Só eu q axei o arremeso dele parecido com o do P.P ?

    10. RL em 6 de junho de 2014 15:46

      Gallinari ? Rs

      • drakes em 6 de junho de 2014 18:18

        Se pensarmos sem um minuto de jogo em quadra na NBA, só entrada para Draft, por isso vou usar o verbo no presente, eu vejo ele:

        Mais parecido com o Chandler Parsons, são seniors com jogo muito completo, mostram um alto QI de jogo, sabem criar o tiro, mas ao mesmo tempo passam a bola para companheiros melhor colocados, são considerados lentos para posição 3, %FG e %TS altas.

        Usando o passado para as diferenças principais: o emprenho do Parsons era contestado principalmente na defesa (depois dos workouts nem tanto), o atletismo do Doug era muito contestado (depois do combine nem tanto).

        O Gallo é mais um finalizador, mas ele não tem um contribuição assim importante em termos de passes aos seus companheiros finalizarem.

        • Danilo Jeolás em 6 de junho de 2014 18:23

          McDermott deve ter uma carreira de NBA superior a do Parsons. Mas realmente há semelhança considerável.

          São jogadores que se destacam pela parte técnica e inteligência, fariam muito sucesso no final dos anos 70 e início dos anos 80 por exemplo, em que os jogos eram menos atléticos.

    11. Fernando Ferreira em 6 de junho de 2014 20:13

      Meu esse Draft ta complicado. São muitos bons talentos. Confesso que draft workout do Embiid me impressionou e muito. O cara e um monstro. Atributos fisicos sensacionais. Atleticismo sem igual para a posição. Resta saber se, é saudável até para uma temporada dura como a NBA. Mas e um cara que se for pensar que está a pouco tempo jogando basquete profissional, pode ser trabalhado para ser um All star. E para bater de frente com Howard no dominio de garrafão, e com reportório mais farto no ataque. Pena que a chance dele ser um Celta e praticamente 0.

      Mas e

    12. drakes em 7 de junho de 2014 18:31

      Ele treina na quinta-feira, já confirmados para esse dia:

      Doug McDermott Forward 6′ 6.5″ w/o shoes Senior Creighton Mark Bartlestein
      CJ Fair Forward 6′ 6.5″ with shoes Senior Syracuse Torrell Harris
      Noah Vonleh Power Forward 6′ 8″ w/o shoes Freshman Indiana Jeff Schwartz

      Jeff Schwartz é o agente de Love…o celtics gosta de fazer 3×3…portanto faltam ainda três nomes para esse dia.

    13. Anderson Tomás em 7 de junho de 2014 20:48

      Boa análise histórica meu amigo Drakes!

      Show de bola!

    14. Jasen em 9 de junho de 2014 20:58

      Vamos draftar ele na 6th escolha, vale a pena né?

    Mais Lidos do Mês

    Jaylen Brown faz cirurgia

    11 de junho de 2025

    Fundamentos para uma boa defesa

    11 de junho de 2013

    Kyrie Irving passa por cirurgia no joelho esquerdo e desfalcará o Celtics de três a seis semanas

    25 de março de 2018
    Mais Recentes

    O Boston Celtics vai fazer trocas

    27 de maio de 2025

    A próxima offseason da NBA promete ser um dos períodos mais agitados da história recente,…

    O Futuro do Garrafão Verde: Thomas Sorber no Caminho dos Celtics?

    27 de maio de 2025

    Jaylen Brown Fala Sobre Cirurgia no Joelho, Offseason dos Celtics e Amor por Boston

    27 de maio de 2025

    Reforçar sem reinventar: os planos de Brad Stevens para manter os Celtics no topo

    20 de maio de 2025
    SIGA O CELTICS BRASIL
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    Favoritos dos Leitores

    Torrey Craig quer voltar ao Celtics: “Eu amo tudo em Boston”

    28 de maio de 2025

    O veterano ala Torrey Craig deixou o Boston Celtics impressionado. Mesmo com pouco tempo em…

    Fundamentos e formações ofensivas

    24 de novembro de 2010

    Já virou clichê que o basquetebol começa pela defesa, por isso, nos artigos anteriores, escrevi…

    Fundamentos para uma boa defesa

    11 de junho de 2013

    A defesa ideal é a que consegue neutralizar os potenciais ofensivos do adversário. Muitos fatores…

    Mais Populares

    Entenda as posições do basquete

    21 de agosto de 2024

    O Boston Celtics está com problemas financeiros?

    30 de maio de 2025

    5 coisas que você precisa saber sobre o novo armador do Celtics, Anfernee Simons

    24 de junho de 2025
    Escolhas do Editor

    Entenda as posições do basquete

    21 de agosto de 2024

    2008 a 2024 – Um rápido panorama sobre a trajetória do Boston Celtics até o 18° título

    26 de junho de 2024

    Como Joe Mazzulla liderou Boston ao 18º título

    20 de junho de 2024
    Mais Recentes

    Jayson Tatum: possível retorno e a mentalidade de campeão

    24 de setembro de 2025

    O Draft do Boston Celtics em 2025

    26 de junho de 2025

    5 coisas que você precisa saber sobre o novo armador do Celtics, Anfernee Simons

    24 de junho de 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Threads
    © 2026 Celtics Brasil. Desenvolvido por Daniel Victor Dias.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

    Bloqueador De Anúncios Ativado!
    Bloqueador De Anúncios Ativado!
    Nosso site é possível através da exibição de anúncios on-line para os nossos visitantes. Apoie-nos desativando seu bloqueador de anúncios.