Visite nossas Redes Sociais
Curta e siga nossas redes para ter acesso a conteúdos exclusivos, além de manter-se sempre atualizado sobre novos artigos no site.

Draft 2014 – Dario Saric

Hoje vamos avaliar Dario Saric, um jovem croata que atua a três anos como atleta profissional disputando importantes torneios como a Euroleague e que possui uma vitoriosa carreira em categorias de base acumulando MVP’s e outros títulos individuais por onde passou.

Informações do atleta

PosiçãoAla / Ala-Pivô (SF / PF)
Experiência20 Anos | Atleta Profissional Internacional (3 ano de liga croata e Euroleague)
Altura2,08 metros (6.10)
Envergadura2,08 metros (6.10)
Peso104 quilos (230 lbs)

Prós

Saric é um jogador muito versátil que pode atuar tranquilamente nas posições 3 e 4.

A qualidade de seu arremesso outrora contestados já não causam mais preocupação nos olheiros e sua habilidade de trabalhar no post e de costas para cesta estão também em franca evolução.

Saric é um jogador extremamente técnico e inteligente, sabendo se posicionar em quadra, selecionar bem seus arremessos e encontrar companheiros livres em quadra para dar assistências com muita qualidade no passe.

O croata é tão técnico que não são raras as vezes em que é visto trazendo a bola da quadra defensiva e armando jogadas com a naturalidade de um armado real.

Saric é também um defensor acima da média e sua visão de quadra e ótimo passe são constantemente utilizados após a captura de um rebote defensivo em rápidas ligações de contra ataque com passes precisos para jogadores de perímetro em disparada.

 

Contras

Embora jogue nas posições 3 e 4 na Europa e de conta do recado tanto na parte ofensiva quanto na defensiva, na NBA as coisas podem não ser assim tão fáceis para o Croata.

Saric embora tenha adicionado peso e músculos em sua última temporada, ainda precisa ganhar mais corpo caso queira bater de frente com os fortes Alas de Força da NBA. Já na posição 3 a coisa complica um pouco mais já que Saric aparenta não ter atleticismo e velocidade suficiente para acompanhar jogadores muito rápidos que ocupam essa posição na NBA.

Saric é um rapaz de QI de basquete excepcional e sabe se posicionar dentro de quadra como poucos para cobrir um pouco sua falta de atletismo na Europa, mas terá que provar que pode fazer o mesmo na NBA.

Outro fator que pesa muito contra a escolha de Saric no Draft é o fato de ainda ter pela frente 3 anos de contrato com o KK Cibona e não ter deixado claro se pretende ou não migrar par NBA na próxima temporada (rumores dão conta que ele possa ficar na Europa em um momento inicial).

 

Resumo

Saric foi um craque e um dos melhores jogadores do mundo por todas as categorias de base que passou. Foi campeão e MVP liderando a seleção croata no Europeu Sub-16 e sub-18, foi eleito para o time ideal do campeonato mundial sub-19 no ano passado ao lado de outros dois prospectos desse Draft (Aaron Gordon e Dante Exum) e foi eleito o “Jogador Jovem do Ano na Europa”, prêmio vencido por Valanciunas (2x) e Rick Rubio (3x) nos anos anteriores.

Tudo isso no entanto não garante a Saric ser uma escolha top 10 do Draft, principalmente pelo fato de ele não ter decidido ainda seu futuro para próxima temporada.

Devido a essa incerteza, Saric é um jogador que poderia ser escolhido pelo Celtics tanto na 6ª quanto na 17ª escolha, tudo depende de o atleta pelos próximos dias oficializar suas intenções para o futuro.

 

Médias em 2013-2014

MinutosPtsRebAstStlBlkFG3PtsFT
32,9 min16,79,73,21,30,649,7%34,5%68,1%

Cotações para o Draft

NBA Draft – www.nbadraft.net12ª Escolha
Draft Express – www.draftexpress.com9ª Escolha
Sports illustrated – www.sportsillustrated.cnn.com8ª Escolha
Sporting News – www.sportingnews.com17ª Escolha
Bleacher Report – www.bleacherreport.com10ª Escolha
Fox Sports – www.msn.foxsports.com15ª Escolha

Vídeo

[youtube id=”QqmQD_lJlj8″ width=”620″ height=”360″]
Author avatar
Daniel Emiliano
https://danielemiliano.com.br
Daniel é publicitário, web designer e ilustrador residente em Campinas/SP. Em 2008 uniu paixão e profissão e deu vida a um Blog de notícias e opiniões sobre o Boston Celtics.Com ajuda de outros apaixonados o Blog foi tomando proporções inimagináveis e hoje é este Celtics Brasil, o maior site sobre uma equipe da NBA no Brasil.

10 comentários

  1. Celso Cachali Jr

    O cara ja falou que se for para Celtics ou Lakers… ele vem agora para NBA… se for para vir para o Celtics prefiro ele na escolha 17º.

  2. Celso Cachali Jr

    Mas mesmo assim ñ o Draftaria… posição 4 temos muitas opções e a 3 acho ele lento. Precisamos priorizar ao meu ver posição 2 e 5.

  3. Luccas Alcindo

    Draftaria esse cara na sexta posição, é meu prospecto favorito, extremamente inteligente, passa muito bem para um cara da sua altura, rebote sólido e arremesso consistente, é o tipo de pontuador versátil que o Celtics precisa. Aposta arriscada mas pode recompensar imensamente a equipe que o selecionar.

  4. Danilo Jeolás

    Só dá para draftar se vier de imediato.

  5. drakes

    Uma das vantagens dele sobre os outros é que o jogo dele é bem conhecido, dificilmente um time que pega-lo sabe dos riscos, seria como ele ser senior do colegue, mas com dois a três anos a menos.

    Acho o jogo dele com poucas falhas, em quase todos itens ele é médio para cima. Fator liderança é importante, ele é medalha de ouro do sub-16 e sub-18, e levou o time dele ao título da liga adriática,

    O fator adaptação vale para todos que tem que suportar a maratona dos 82 jogos em 48 minutos.

    O não controlável dele é o pai dele que parece ser uma mala.

    Sempre foi um dos meus jogadores favoritos para esse projeto, acho que ele tem muitas chances de ser um jogador bem acima da média, um pouco melhor que o Detlef Schrempf.

  6. luiz eduardo

    esse é um dos caras que eu mais gosto, mas eu concordo no sentido de ele ser pouco atlético pra jogar de SF, e outra, já estou certo que o melhor fazer é trocar essa escolha para ter o love

  7. drakes

    eu acredito que não será o escolhido por ele não ter valor alto hoje em dia em termos de troca, o Celtics irá preferir um jogador mais vendável possível para fazer a troca.

    Além disso, o Saric agora está na final do campeonato croata da A1, por isso vai não deve vir tão cedo para os workouts.

  8. jean brazuna

    Ele na posição 17 seria um sonho, joga muito, sem mais, ainda é um líder por onde passa.

  9. Thiago Reis

    São dois cenários, em hipótese alguma o selecionaria na posição 6, no mínimo faria uma trade down para pegar mais uma escolha de primeira rodada, agora, supondo que ele acabe sobrando na posição 17 eu o draftaria sem pestanejar, é um cara que no mínimo será ótima contribuição vindo do banco!!!

  10. Luccas Alcindo

    Esse cara nunca vai cair até a escolha 17.
    Isso é impossível, ele aparece no top 10 na maioria dos Mocks, é compreensível, tem uma boa idade, sabe espaçar a quadra e é um pontuador extremamente versátil sem ter uma defesa comprometedora.

    De qualquer forma concordo com quem diz que ele não é jogador para o Celtics por conta do seu valor de mercado, isso é natural, visto que Danny está tentando uma grande troca.

Postar comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.