As lendas do Celtics

Olá, pessoal!

Este é o meu primeiro artigo aqui no Celtics Brasil. Fui convidado pelo Flávio Catandi para escrever aqui no site, e espero responder à altura, pesquisando e postando sempre que puder. Aos que não me conhecem, sou o Pedro Siqueira de Magalhães, conhecido como Drinho, e posto sempre na comunidade do Celtics no Orkut. Para começar, adaptei um texto sobre as lendas de nosso time. Espero que gostem…

Se você está procurando pelas lendas do basquete, então precisa olhar com maior atenção para o Boston Celtics. O Verde e Branco é o lar de alguns dos maiores jogadores e treinadores de toda a história do esporte. De Arnold “Red” Auerbach a JoJo White, o Celtics comemorou 17 títulos, tem 31 jogadores no Hall da Fama e 22 números aposentados.

A longa lista de lendas começou quando o proprietário original do time, Walter Brown, contratou Red Auerbach para treinar o Celtics, em 1950. O treinador começou a montar uma equipe fortíssima, para o campeonato daquele ano, acrescentando jogadores como Bob Cousy, Bill Russell, Tommy Heinsohn e mais tarde John Havlicek. Como treinador do Celtics, Auerbach ganhou um total de nove campeonatos da NBA, incluindo um recorde de oito seguidos (1959-1966).

Após mudar-se exclusivamente para a “diretoria” do time, em 1966, Auerbach entregou seu reinado de treinador nas mãos de Russell e então a Heinsohn. Cada um dos quais venceu dois campeonatos, enquanto Auerbach ainda reestruturava o elenco celta.

Com a remontagem do elenco, o Celtics iniciou sua segunda sequência de títulos, na qual Auerbach acrescentou lendas como Dave Cowens e JoJo White.

Alguns poucos anos depois, no final dos anos 70, Auerbach reabasteceu o Celtics com um grupo de lendas pela terceira vez. Ele reuniu o que é considerada por muitos como a maior linha de frente de todos os tempos, quando ele draftou (selecionou o jogador da universidade para jogar na Liga Nacional) Larry Bird em 1978 e, em 1980, conseguiu Robert Parish por meio de uma troca, além de draftar Kevin McHale. Este núcleo de jogadores, que estão no Hall da Fama, ainda conquistaria mais três campeonatos na década de 80.

Quando a NBA celebrou o seu 50 º aniversário, em 1996-97, foram revelados os 50 maiores jogadores da história da Liga, dos quais 13 eram ex-membros do Boston Celtics. Estes 13 jogadores já conquistaram: 42 Campeonatos da NBA com o Celtics, 10 prêmios MVP (jogador mais valioso da temporada), 3 prêmios MVP Finals (melhor jogador das Finais) e 3 Rookie of the Year Awards (melhor calouro da temporada). Tais conquistas provam que o Boston Celtics é uma das franquias mais lendárias de todos os esportes.

E a safra de lendas, sem sombra de dúvida, não acabou. Nossos jogadores de hoje serão nossos ídolos de amanhã. Paul Pierce, Kevin Garnett, Ray Allen e Rajon Rondo ainda prometem muitas alegrias ao nosso time. Quem sabe não trazem o 18º anel ao fim dessa temporada… É o que nós todos queremos!

Por: Pedro Siqueira de Magalhães – Drinho

Compartilhe essa postagem:

X
Facebook
WhatsApp
Telegram
Reddit

Respostas de 7

  1. ótimo texto pedro, parabéns cara, só se esqueceu de um detalhe, Dennis Johnson lendário armador contratado para marcar magic johnson nos anos 80.
    vleu.

  2. Deixe seu comentário aqui !

    Beleza de trabalho, garotinhos.
    Sou celta há muitos e muitos anos e tenho orgulho de ter vocês como companheiros.
    Parabéns!!!!

MAIS RECENTES

Inscreva-se na nossa Newsletter

Receba conteúdos exclusivos e gratuitos sobre o Boston Celtics

OUTROS TEXTOS
Aprenda Sobre
Fernando Caliari

Entenda as posições do basquete

Durante as transmissões da NBA, muitos narradores, comentaristas e técnicos referem-se as posições dos jogadores em quadra, tanto por nomes

Notícias
Vicente Kresiak

Svi Mykhailiuk assina com o Utah Jazz

O ucraniano Svi Mykhailiuk, bancário do Boston Celtics assinou com a franquia de Salt Lake City por quatro anos, em

conteúdos exclusivos

Tenha acesso antecipado e exclusivo a conteúdos extras sobre o Boston Celtics

Inscreva-se e receba esses conteúdos de forma gratuita!