Visite nossas Redes Sociais
Curta e siga nossas redes para ter acesso a conteúdos exclusivos, além de manter-se sempre atualizado sobre novos artigos no site.

A década de 90 – O que realmente aconteceu?

Há alguns dias na comunidade do Celtics Brasil no orkut, um torcedor nos fez a seguinte pergunta: O que aconteceu na década de 1990 já que não ganhamos nada? Muita gente deve não saber e para esclarecer a dúvida de muitos este especial conta a história do Celtics do início dos anos 90 ao fim da década de 2000.

Vou começar pelo final da geração de ouro dos anos 80. Ao término de toda geração vencedora, é normal que a franquia caia de rendimento, e demore um pouco a se reconstruir e com o Celtics não seria diferente.

Em 1992 com a aposentadoria do fantástico quarteto Kevin McHale, Dennis Johnson, Robert Parish e Larry Bird fez com que o time ficasse extremamente mais fraco e era a hora de “reconstruir” o time.

Essa reconstrução já estava sendo planejada por mestre Red, que em 1986 draftou Len Bias, uma verdadeira lenda do basquete universitário, comparado à época com nada mais nada menos que Michael Jordan. O Celtics pretendia montar toda uma equipe em torno dele, porém na noite do draft, em uma comemoração Len veio a falecer de overdose de cocaína.

Em 1993 o time ainda tinha em seu elenco um craque,jogador de All-star game o verdadeiro “dono do time”, Reggie Lewis, mas que também terminou em tragédia falecendo em um treino. Lewis, com apenas 27 anos sofreu um ataque cardíaco em um treino de pré-temporada no dia 27 de julho de 1993.

Em 1997 assume o time um dos maiores picaretas, sem vergonha e um dos caras mais odiados que o Celtics teve o desprazer de ter em sua história chamado Rick Pitino, que só fazia besteiras no cargo, tendo como uma única atitude boa em toda a sua história a escolha de Paul Pierce no draft de 1998.

Depois da renúncia de Rick Pitino, veio já nos anos 2000 a era mais marrenta da nossa história, quando o time era baseado em Pierce e Walker e chegou até às finais da conferência Leste em 2002.

Após isso, não tivemos nada demais, fracassos nos playoffs, e nada até chegar em 2007, onde a equipe entregou a temporada fazendo a pior campanha do Leste na tentativa de conseguir Draftar Greg Oden ou Kevin Durant, porém com essa tentativa frustrada o time fez trocas exorbitantes e incorporou a seu plantel Ray Allen e Kevin Garnett montando a base do time campeão em 2008.

Essa fase foi realmente negra na história da franquia de Massachussetts, um período para se esquecer, mas disso tudo tiramos uma conclusão positiva, mesmo ficando em uma fila de 22 anos, e com nossos rivais faturando mais títulos nesse período o Celtics não deixou de ser o maior campeão da NBA.

Pra terminar este especial um vídeo de Len Bias e Reggie Lewis, que seriam as grandes estrelas do Boston Celtics na década de 1990 e início do novo milênio:

http://www.youtube.com/watch?v=4qHB7TAoUUc

http://www.youtube.com/watch?v=nQTFpXgEVw0&feature=related

Por: Luiz Guilherme Braga

Author avatar
Redação Celtics Brasil

18 comentários

  1. Fellype Rieiro

    boa mateia…. essas tragedias foram mto relevantes para o nosso desempenho nos anos 90.isso nus prejudicou mto. poderiamos ter 20 titulos

  2. David

    Pois foi nessa época negra que eu me apaixonei pelos C’s. Acho que eu gostava de sofrer, hehe.

    Alguns jogadores até “bons” passaram nessa época: Dino Raja, Dana Barros, Kenny Anderson etc

  3. Luiz Nascimento

    Resumindo:
    Passamos nossa época negra graças a esse troxa que morreu cheirando cocaína.

  4. Meu primeiro ídolo quando comecei a gostar do Celtics era o Dee Brown !!
    Daí da pra ver o nível de como eram os anos 90…heheheh

    mas ao menos ele ganhou o campeonato de enterradas em 91, enterrando sem olhar pra cesta, com o braço na frente do rosto.

    Ato que foi repetido pelo Gerald Green a 4 anos atras, e que faz ele vencer também o mesmo torneio.

  5. Fernando

    Obrigado por apresentar. Pena que nesta época deu tudo errado para os Celtics.

  6. Gerson Guarino

    Reggie Lewis jogava muito ,eu lembro q na época de sua morte ,foi uma tristeza muito grande . Uma pena . Q descansem em paz tanto ele qto o Bias !

  7. Luiz Guilherme

    De longe a nossa fase mais dificil
    tudo dava errado
    o Len Bias foi ficar usando cocaína e acabou ferrando com uma década inteira

  8. Guilherme Camillozzi

    Lembrando que Cocaina não era droga, e era considerado até remedio estimulante.

    E o Bias participou na universidade de experiencias, ou algo do tipo com.

  9. Jack

    Acho que daqui uns 3 anos vamos passar por uma grande mudança, do time titular certamente estaremos sem 4 titulares de hoje.
    Creio que ja temos que ir pensando em como daqui a 5 anos, ter um time tão bom quanto esse de hoje com jogadores mais jovens. Com Rondo e mais uns 2 caras fodas, certamente manteremos o nível.
    LET’S GO CELTS.

  10. simão pedro

    como é o nome da musica do primeiro video?

  11. RFORNER

    Mto azar, tá loko !!!1

  12. anderson coelho

    foi a primeira vez que vi alguma coisa sobre o Len Bias.
    Ele me lembrou do Dominique Wilkins, de qualquer forma,
    seria um gênio.
    A força física dele era assustadora.

  13. Sabe o que aconteceu a década de 1990??
    Michael Jordan deu as caras na NBA.

  14. Agnaldo Penna

    Culpar dois caques falecidos por uma década inteira de infortúnios é no mínimo um grande equívoco.
    Nenhuma equipe e principalmente um time da grandeza do Boston, pode depender apenas de um jogador, no caso ainda, um deles nem havia feito sua estréia.
    A falta de planejamento por parte de dirigentes incompetentes sempre produz esse tipo de acontecimento.
    Jogadores são peças nas mãos dos admnistradores, se estes não reunem as peças certas os resultados não vem.

  15. Snowball

    Para quem não viu o Reggie Lewis jogar, vai aí um vídeo dele dando quatro tocos na mesma partida em ninguém menos que Michael Jordan. O cara era um monstro. Tremenda perda…

    http://www.youtube.com/watch?v=ni7t4swtdYw

Postar comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.