Visite nossas Redes Sociais
Curta e siga nossas redes para ter acesso a conteúdos exclusivos, além de manter-se sempre atualizado sobre novos artigos no site.

Dá pra ser campeão ?

Acho que essa é a pergunta que muitos fazem. Dá para o Boston Celtics montar um time campeão para a próxima temporada ?O big 4 na próxima temporada, além de mais velho, vai custar mais caro.

KG terá um aumento salarial de 2,4 milhões, Pierce de 1,5 milhões e Rondo de 1 milhão. Ou seja, 5 milhões a mais na folha salarial !

Fora isso alguns jogadores devem ter um substancial aumento de salário, como Glen Davis que recebe apenas 3,3 milhões e desperta o interesse de MUITAS equipes pela NBA e de Delonte West, que fez um contrato mínimo e de risco na mixaria de 1 milhão.

Após investir alto nos últimos 3 anos e não obter sucesso, também ficava a dúvida no ar se o Celtics manteria o alto investimento, pagando multas por ultrapassar o CAP, ou se teria uma redução bruta de gastos, visando a renovação em 2012/2013.

Bom, pelo menos segundo as palavras de Wyc Grousbeck, o  Celtics deve continuar investindo alto para manter o time competitivo e em busca de títulos:

Sendo assim, podemos começar a olhar o mercado com mais otimismo e sonhar um pouco com dias melhores.

Abaixo vou fazer uma simulação de como poderíamos nos dar bem nessa pré-temporada.

O CAP Comprometido

O CAP da temporada 2010/2011 do Celtics foi de  83,3 milhões. Quarto maior da NBA, estando atrás de Magic (89,1), Mavericks (90,7) e Lakers (91,6).

Ou seja, se Grousbeck realmente quer gastar pra ver um time campeão, vamos pensar na montagem do elenco neste patamar aí, algo em torno de 90 milhões.

Então vamos começar analisando o CAP que o Celtics já tem comprometido para a próxima temporada, com jogadores em contrato vigente:
Garnett (21,2), Pierce (15,3), Ray (10), Rondo (10), Jermaine (6,2), Green (5,9), Bradley (1,5), Shaq (1,4).

O total seria de 71,5 milhões, no entanto Shaq deve se aposentar e o salário de Jermaine não computa ao limite, por ser uma “mid-level exception”.

Sendo assim, o valor real comprometido para a próxima temporada é de 63,9 milhões. Como vamos trabalhar com a possibilidade de montar uma equipe na casa dos 90 milhões, sobram 26 milhões pra investir na formação do elenco.

Onde investir:

A prioridade é obvia, a contratação de dois centers ou a manutenção de Nenad que ganha quase 6 milhões e a vinda de apenas mais um jogador para a posição.

Samuel Dalembert, DeAndre Jordan, Spencer Hawes e Chuck Hayes são as melhores opções do mercado, sendo assim, mandar Nenad pra casa e contratar dois desses jogadores, seria o ideal.

Samuel Dalembert seria a minha primeira escolha obvia, por ser ótimo defensor, experiente e capacidade para ser titular da posição, ocupando a lacuna deixada por Perkins.

Seu ultimo salário foi de 12 milhões, e deve diminuir substancialmente na próxima temporada, por seu provavelmente seu ultimo contrato. 8 milhões eu vejo como uma quantia bem paga para o grandalhão. Em seguida iriamos atrás de um Center jovem, pra pensar no futuro.

Neste caso, DeAndre Jordan que poderia ter sido draftado pelo Boston há 3 anos e vem de um baixíssimo contrato de calouro (0,8 milhões), seria a opção ideal.

O jogador pode vir com a visão de que será o único center jovem de uma das maiores franquias da NBA, o que lhe dá grandes chances de no futuro bem próximo ser o titular da posição. 3 milhões seria um dinheiro bem gasto no garoto !

Sendo assim, fechamos o setor de Center, com 2 veteranos, 1 jovem e quem sabe um pirralho vindo do Draft, e ainda nos sobra 15 milhões.

Vamos então dar prioridade para o setor de armação, que tem poucas opções no mercado.

E a solução está em casa. Pra que buscar talentos fora, se temos dois armadores uteis e baratos em Boston ?

Renovar com Delonte e Arroyo seria o ideal. O primeiro Ganhava 1 milhão e podemos dar o dobro disso tranquilamente, e o segundo ganhava 1,2 podendo manter este valor.

Sendo assim, fechamos o setor de armação sem alterações e ainda temos 12 milhões pra investir.

Com mais tempo de adaptação, Green deve se consolidar como reserva imediato de Pierce, portanto vamos dar prioridade a contratações na posição 2 e 4.

Para o perímetro a opção perfeita é Nick Young ! Jogador veloz, muito bom pontuador e que ainda pode ajudar na 3, se preciso.

Young recebeu 2,6 milhões em seu ultimo contrato, mas deve ter um aumento substancial neste valor, devido a sua evolução recente.

Mas e daí ? temos 12 milhões, queremos ser campeões ! Joga 5 milhões na mão dele e vamos ver no que dá !

Ainda nos sobra 7, o que é mais do que suficiente pra contratar um bom jogador pra posição 4 e pagar o salário do jogador que vier do Draft, que vai ser abaixo de 1 milhão. Sendo assim, pra fechar o elenco, temos que tomar a seguinte decisão !

Renovar com Glen Davis que recebia 3,3 mas deve ganhar quase o dobro, ou ir atrás de outro jogador da posição com salário no mesmo patamar ?

Embora eu goste muito do Glen Davis e ache que ele fez uma temporada fora de série, eu acho que ele já está muito próximo do seu máximo. Não sei se ele tem muito mais a evoluir, pelo menos não tanto quanto outros jogadores que pintam no mercado como Thaddeus Young e Carl Landry.

Landry por ter se tornado titular no Hornets deve ter um aumento salarial maior do que o de Thaddeus, portanto esse seria minha escolha para fechar o elenco.

Avaliação final

Pronto, não foi difícil! Pelo menos no papel não.

É claro que na vida real dificilmente o Celtics teria todo esse sucesso nas negociações, afinal, não é só o Bostom que quer contratar esses caras. Muitos times o querem, mas se desse tudo certo, ficaríamos com essa equipe:

Titulares:
Rondo
Ray Allen
Paul Pierce
Kevin Garnett
Samuel Dalembert

Reservas:
Carlos Arroyo
Delonte West
Avery Bradley
Nick Young
Jeff Green
Thaddeus Young
Jermaine Oneal
DeAndre Jordan

E ae, da pra ser campeão ou não dá ?

Author avatar
Daniel Emiliano
https://danielemiliano.com.br
Daniel é publicitário, web designer e ilustrador residente em Campinas/SP. Em 2008 uniu paixão e profissão e deu vida a um Blog de notícias e opiniões sobre o Boston Celtics.Com ajuda de outros apaixonados o Blog foi tomando proporções inimagináveis e hoje é este Celtics Brasil, o maior site sobre uma equipe da NBA no Brasil.

48 comentários

  1. Kobe

    Vai depender das contrataçoes do Lakers?

  2. Gahhh

    TEM DE PEGA UM PIVO EXPERIENTE

  3. Matheus Augusto Porto

    Briga por titulo com esse time.

  4. Ícaro dos Santos Dias

    O time fica um pouco melhor do que foi nessa temporada

    • Eu acho que ficaria MUITO melhor, pra dizer a verdade.
      Dalembert daria um baita up no sistema defensivo que voltaria a ter um garrafão muito temido, com ele e KG.

      Já o banco seria formado por jogadores que em sua maioria podem atuar em mais de uma posição, gerando assim uma segurança para o caso de lesões.

      Delonte joga na 1 e 2, Wafer e Nick Young na 2 e 3, Jeff Green e Thaddeus Young na 3 e 4 e Jermaine na 4 e 5.

      Fora isso, o poder de conclusão de jogadas do banco cresce muito com os dois Young no time, não ficando mais o banco dependente praticamente de 1 pontuador.

      Seria um time de muito mais alternativas taticas, e vigor físico.

  5. Luiz

    Mas dá pra contratar esses jogadores sem as exceptions? Pensava que, quando se passa o limite do CAP, só se pode contratar jogadores via exceptions ou trocas.

  6. Jânio

    ainda sonho com a contratação do Dwight Howard…

  7. Jânio

    ainda espero a contratação do Dwight Howard

  8. Diego Rezende

    Eu pegaria Dalembert, ficaria com Nenad vindo do banco por um salário menor em torno de 3 milhões, renovaria com West e Arroyo, e iria atras ou de Jamal crawford daria a ele a mid-level já que Jermaine deve se aposentar, ou sei lá um Grande Defensor de perímetro e pra reserva do KG, um cara novo, versátil capaz de jogar tanto como PF e como C

  9. Jhordan

    axo q nun muda mta coisa ñ,a maior contratação é o big four saudavel sem nenhum tipow de lesão .

  10. Rodrigo

    Dalembert é meio passado já, e nosso time precisa de juventude. Eu tentaria me desfazer do KG. Ele ta claramente fora de forma e ultrapassado. Tem mercado, expandiria o CAP tremendamente.

    Apostaria no Kevin Love se o KG saísse, bem como manteria o West. Também não entendo o não aproveitamento do Bradley.

  11. Bruno Ferronato

    Na minha humilde opinião, com um time desses aí o Celtics continuaria entre os melhores mas não conseguiria ser campeão. Estou um pouco pessimista devido aos pilares do time já terem idade mais avançada. Penso que a última chance desse time era nessa temporada que se passou mesmo.
    Uma outra coisa é que tem que ver as novas regras salariais também. Talvez os GM”s irão esperar essas mudanças pra ver como podem alterar seus times.

  12. leonardo nogueira

    para mim o melhor seria trocar o KG e o RAY RAY que ja são velhos e podem se machucar na proxima temporada e piorar a situação do celtics pelo DH12 e o Jason Richardson claro se o orlando aceitar e trazeria um pivo de defesa mais caro um pouco ja que o Jason não é tão caro. Assim os startes seriam Rondo, J. Richardson, P. Pierce, ………….., Dwight Howard.

    • Willian Gillies

      Bom, EU não gostaria que isso acontecesse pois o KG e o Ray Allen são “preciosos” para o Celtics e acho que difícilmente saem, MAS se for para colocar alguém nesse time ai (Rondo, J. Richardson, P. Pierce, ………….., Dwight Howard) eu colocaria o Jeff Green pra completar.

  13. Vitor

    Vcs estão malucos??? Isso tudo é irreal, não tem como contratar um desses, imagina tudo.

  14. sivaldo

    AINDA SONHO COM O D12. O CELTICS DEVERIA TENTAR SEDUZILO COM A REAL CHANCE DE SER CAMPEAO E FAZER HISTORIA NA FRANQUIA MAIS VENCEDORA DA NBA .

  15. Raul Toledo

    Trocar Ray Allen? O cara nunca se machuca e está entre os 5 melhores da posição dele na NBA. Com relação as contratações acredito que seríamos extremamente mais competitivos pois os dois YOUNG e DeAndre Jordan fazem nosso banco ser muito forte, aumentando assim a rotatividade e deixando o big 4 focado em definir o jogo.

    • Gabriel Fernandes

      Concordo em tudo com vc…. Não há ninguém com o físico do Ray na NBA hj, não com a idade dele 36 anos desse jeito ai. Ta bom demais.

  16. Fernando Ferric

    Seria ótimo D12

  17. DaViS

    Voces acham mesmo que os caras liberariam Jordan e o Young assim? Piada, neh…

    E quanto ao D12, muito mais facil ele ir pro Lakers, eles tem melhores opcoes para troca, sem contar que ele ja deu declaracoes dizendo que gostaria de jogar com o Kobe Bryant.

  18. Flavio de Franca

    Pô Daniel, com todo o respeito, mas acho esse time o mais fraco depois da formação do big three. O Arroyo não é confiavel, irregular. O Thaddeus Young e o Dalembert também. Bradley nem se fala.
    Acho que a primeira coisa que tinham que fazer era montar um “White Combo”(Arroyo, Pavlovic, Troy Murphy e Nenad), mais nosso 2º pick do próximo draft e mais algum dinheiro, e tentar(rezar) a troca com o OKC pelo Perkins. Apela pro Perk, pro emocional pras autoridades, sei lá. Vai na imprensa, se redime e fala que fez merda na troca e que ama o Perk.
    Depois Bradley, Wafer e outro 2º pick de draft(futuro), por Nick Young por exemplo.
    Será que poderia?

    Titulares:
    Rondo
    Ray Allen
    Paul Pierce
    Kevin Garnett
    Perkins

    Reservas:
    (1º pick do DRAFT) – Acho que eu draftaria com nossa 25ª posição o PG Shelvin Mack
    Delont West
    Nick Young
    Jeff Green
    Glen Davis
    Jermaine Oneal
    + 2.

    Ou contrata, ou da Summer League. Acho que falta um PG, um PF e um C(menos o que for draftado)

    E aí? Não fica bom?

    Abraços.

    • Flavio, postei possibilidades dificeis, mas dentro da realidade e possibilidade.
      Você aí já foi pra um lado de coisas que não vão ocorrer.
      Que time que iria querer pegar o contrato de mais de 1,5 milhões do Bradley ?
      Já o Nick Young é free agente, não precisa adquirir ele por intermédio de trocas. É só chegar e pagar.

      A manutenção do Arroyo se faz uma boa, mediante a seu baixissimo salário e falta de opções no mercado. Não nem nenhum PG bom nessa free Agency, então o melhor é manter o que ja tem.
      mesmo porque o Arroyo seria apenas a terceira opção no setor.
      Reclamar do Arroyo que até o meio da temporada era titular do heat, como terceira opção e ganhando só 1 milhãozinho é sacanagem, né.

      Trazer o Perkins de volta também não é possivel, ele fez um contrato de 5 anos lá, e o thunders não vai querer troca-lo neste momento. pode esquecer.

      Dizer que Dalembert não é confiavel tmb não concordo.
      Ele é UM BAITA defensor, e ajudaria MUITo esse time.

      Sobre o Thaddeus Young, ele é um jovem. um jovem muito talentoso.
      não da pra exigir que ele tenha muita contancia ainda.
      É um jogador pra trazer e já pensar no futuro, um bom futuro.

  19. Kobe

    E aí galera, nao venho aqui provocar… Nao tenho birra do Celtics, pelo contrário, admiro muito o time de vcs, por isso gosto de saber das novidades… NAO ME EXPULSEM…

    Admiro muito Paul Pirce, lembro da epoca q ele destruia o Artest lá pros idos de 2001, 02, 03…

    Na verdade, torço muito mais para o KOBE doq pro Lakers… Quando ele parar nao vou acompanhar mais o basquete..

    Enquanto isso vamo torcendo… Abraço

  20. Rodrigo Mariano

    Me desculpem alguns amigos mas trocar KG e Ray?
    Brincadeira de mau gosto. KG é o sinônimo do time, vc ver ele batendo no peito e vibrando como um touro qnd da um toco é algo sensacional que inflama o time e os torcedores.
    Ray Ray é só o maior pontuador de 3 da história.
    Essas caracteristicas vc nao acha em qql time da esquina nao. Só a saída do Perkins já deu uma baqueada no time imagina tirar mais esses dois.

  21. Raul Toledo

    Ao Kobe: na minha opinião não precisa mais pedirem para não te explusar pois com sua declaração vejo claramente que você é modinha demais mesmo. Não tenho nada a ver com a criação do site, porém admiro quem o faz pois é um espaço muito bom para ter as informações da franquia que torço: celtics. Franquia ok? Não jogador!

    Essa sua declaração de torcer mais pelo KOBE do que pelo Lakers foi para acabar na minha opinião. Vai dizer que você também é torcedor do Kaká, do Cristiano Ronaldo, do Beckam e do Neimar? Fosse assim o celtics não teria torcida após a aposentadoria de Bill Russel. Você não acompanhará mais basquete depois que o Kobe se aposentar? Você assiste o que então quando ele joga? Um jogo de basquete ou fica admirando ele?

    Declaração infeliz de um torcedor modinha!! ” Quando ele parar nao vou acompanhar mais o basquete..” hahaahauahaua

    ISTO É UM TORCEDOR LITERALMENTE FAKERS!!

  22. Manigault

    Continuo com a minha opiniao de ter
    Rose . Griffin e love
    Sao novos e tem futuro ateh ray kg e pp se aposentarem
    Eles vao estar no auge

  23. Ray de França

    Rose com o Rondo na armação?
    Tem uns caras ai que é complicado….

  24. AllanzitoOoO

    Rondo é mto ruim.. não sabe chutar esse fila da puta..
    temki trocar o Rondo pelo fabuloso Chris Paul ! isso sim é armador..

  25. Raul Toledo

    Só Rose, Love e Griffin? Não quer mais D12, Kobe, Iguodala, Joe Johnson, Josh Smith, Dirk, Lebron e Wade? hahahaha Meu Deus, tem gente que acha que Nba é igual jogar Nba Live 2010 no PS3!!

  26. Manigault

    Ah sim raul
    Entao diga pro pat riley q ele ta pensando q esta jogando
    Live 10 no xbox 360 com wade , lebron e bosh
    Meu deus !!! Hahahaha
    E eu disse quaker um desses tres viesse seria otimo
    Nao q isso va acontecer

  27. Negro

    sinceramente eu curtia até o Leon Powe, nao era brilhante, mas quebrava o galho no banco, e é verdade, os caras que falam em trocar o ray ray e o KG tão de brincadeira.. só me da uma curiosidade furiosa pra saber quem virá no dia em que eles pararem

  28. Raul Toledo

    Não seja por isso, já jogamos no live 2010 Ray Allen, KG e PP. Você ainda sugere Rose? Não vê que o cara é um jogador de frânquia, MVP da temporada, e que além disso ele não é free agent e que seu contrato não expira este ano? Numa possível TRADE o que você quer dar ao BULLS? Sasha, Nenad e Bradley mais 1st pick por Rose?

    Você escreveu: Rose, Griffin e Love. “E” significa mais na lingua portuguesa e “OU” siginifica alternativa.

  29. Maicon Janio

    NBA não é futebol que o time resolve contratar e pronto, nenhum time vai abrir mão de seus melhores jogadores por dois jogadores em final de carreira, seria uma burrice.

  30. izalmir LP

    tem como nois cer campeão só cada um nfazer sua parte e da o saguem em cada jogo pormas fassio que seja!!!

  31. Danilo Jeolás

    Temo por uma dinastia de Miami, sinceramente. O trio deles é relativamente novo (todos curiosamente do mágico draft de 2003), técnico e extremamente atlético. Reparem como na offseason, eles vencem praticamente todos os últimos quartos de cada partida.

    Dalembert é uma escolha excelente, mas no curto prazo. No longo prazo, DeAndre Jordan é uma grande aposta, ainda que o grande nome seja Tyson Chandler, mas que fatalmente comprometeria demais o CAP. Marc Gasol também é sonho distante.

    Outra opção viável é enxugar orçamento para tentar Love em 2012. Kaman em 2012, mais barato inegavelmente, também chama atenção.

    Ou então, gastar com vidro e trazer Greg Oden… mas é arriscado demais…

  32. João Celtics

    Temki vim o Chris Paul.. dai noix manda o enganador Rondo pros Hornets.. o CP3 já é agente Livree ! imaginem só isso aki >> CP3 , KG , PP , Ray Allen e o Dalembet..

  33. Allan Knicks

    Melhor Trio da NBA estar por vim aii.. Carmelo Anthony , Amare Stoudemire e Chris Paul.. isso sim é Big Three ! Vamu Knicks ! o Chris Paul falou no casamento do Carmelo Anthony ki vai si juntar aos Knicks

  34. Raul Toledo

    Poderíamos trazer J. R. SMITH para a próxima temporada. No celtics ele poderia melhorar na defesa e no jogo coletivo.

  35. Esaú

    Não sei pq as críticas ao Rondo. Pra mim já é essencial para o momento atual, bem como é o futuro do Celtics

  36. C´s

    Bota o Rondo na mesma escolinha de arremessos do Dirk, o cara fica perfeito, melhor armador da NBA por vários anos!

  37. Edemar Rodrigues Castelar Neto (Mazinho)

    Se trouxer o Howard temos 2 títulos certos, depois os velinhos vão se aposentar.

  38. João Celtics

    Não.. não da pra ser Campeão.. time mto envelhecido.. tou falando do Big Three.. KG , PP e Ray Ray

  39. celso costa

    Ola pessoal e torcedores do celtics…. vamos falar serio.. com o time que ja esta ai daria pra ser campeao..mas a idade vai chegando eo cançasso tambem..entao porque nao manter os veteranos e recomeçar a fazer um time para o futuro..vamos fazer como o Time de futebol do Barça ..ficou uns aninhos sem ganhar nd mas hoje ha 3 anos ganha tudo e ainda tem cartucho pra mais uns 4 anos e olha que eu torço para o real em.. vale apena ou nao? eu qro sempre ver o Celtics na ponta mas pra isso precisamos recuar um pouco pra dar uns passos a adiante… tem gente aqui sonhando e nao é assim… se for falar quem eu qro no time fica facil né.. rsrs me perdoa pelas palavras mau colcocadas ,,,da-lhe celticsssssss

Postar comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.