Visite nossas Redes Sociais
Curta e siga nossas redes para ter acesso a conteúdos exclusivos, além de manter-se sempre atualizado sobre novos artigos no site.

“Danny Ainge procurou trocar Isaiah Thomas em 2016”, revela respeitada jornalista de Boston

Bob Ryan é um dos jornalistas mais respeitados em todo os Estados Unidos e, indiscutivelmente, o mais aclamado de Boston. Para quem não o conhece bem, saiba que ele trabalhou por décadas no Boston Globe, o principal jornal da Beantown, cobrindo o Celtics desde o começo dos anos 70.

Atualmente, Ryan comanda um podcast, no qual recebe, periodicamente, uma pessoa do mundo esportivo, para um descontraído bate-papo. Seu último convidado foi, muito possivelmente, o segundo jornalista mais respeitado da região de New England: a colunista Jackie MacMullan, que começou a trabalhar no Boston Globe em 1982 e, hoje em dia, trabalha na ESPN norte-americana.

Nesse podcast, os dois comentaram sobre o que o Celtics deve fazer com a primeira escolha-geral do próximo recrutamento. No meio disso, MacMullan chocou a torcida celta, ao revelar algo que poderia ter acontecido no último Draft.

Segundo a célebre jornalista, Danny Ainge procurou negociar Isaiah Thomas às vésperas do 2016 NBA Draft, a fim de obter outra escolha de loteria daquele recrutamento. No último draft, o Celtics já tinha a terceira escolha-geral, a qual acabou sendo convertida na seleção do ala Jaylen Brown.

“Pouco antes do draft do último ano, Danny (Ainge) estava tentando entrar no recrutamento com duas escolhas de loteria, e não apenas com a pick que gerou Jaylen Brown”, revelou MacMullan. “Ele estava incansável no telefone, procurando interessados, de Leste a Oeste, chegando a colocar todos os jogadores do elenco como negociáveis. Sim, isso inclui Marcus Smart e Isaiah Thomas. Ainge tinha um objetivo e estava determinado a chegar onde ele queria. Não havia jogadores intocáveis no elenco do último ano”.

O Celtics teve três, das 25 primeiras, escolhas do último draft, que acabaram rendendo as aquisições de Brown, Guerschon Yabusele (16ª pick) e Ante Zizic (23ª).

Em seguida, Ryan fez a inevitável pergunta: o Celtics entrará na próxima offseason com todos os jogadores negociáveis novamente (daí incluso o, agora, dois vezes all-star Isaiah Thomas, 27 anos, que marcou 28.9 pontos por embate em 2016/2017)?

“O único celta inegociável, por ora, é Al Horford”, cravou MacMullan.

Para quem quiser ouvir todo o programa, segue o link:

Você acredita que Ainge poderá envolver o camisa 4 de Boston em uma troca, mesmo após a brilhante temporada que o baixinho teve em 2016/2017? Opine abaixo.

Author avatar
Rômulo Portugal
Rômulo é carioca, advogado, e fã de futebol, NBA e NFL. Acompanha o Celtics desde 2003. Seu fanatismo pelo maior campeão da NBA o fez torcer para os demais times de Boston. Como bom carioca, é Vascaíno. Tem Paul Pierce como primeiro e grande ídolo na NBA.

41 comentários

  1. Jota

    Eu acredito que sim.

    Até comentei no Twitter que o Ainge é muito frio. Se ele foi capaz de trocar o Pierce e Garnett, 2 ídolos recentes e que na época NINGUÉM via vantagens na trade, ele faria o mesmo com o Thomas.

    Tem 2 coisas que me preocupam no Thomas (E devem preocupar muito O Ainge): a falta de defesa e tamanho, que poderia compensar (Como acontece com Harden) e também sua renovação de contrato. Depois de tantos anos de sexto homem, não duvido que vai ser um contrato vitalício agora.

    Quanto a defesa do Thomas, Stevens tem tentado de tudo, todas as rotações, colocar Bradley e Smart de sf, tudo¡ Mas tá mais exposta do que nunca. Ficou com Rondo e Wade, ficou com Beal e Wall e está agora contra Cleveland.

    Bater e transpor nossa defesa de perímetro tá ridicularmente fácil. E se bater pra dentro, encontrar o garrafão fechado, quando volta a bola para o perímetro a defesa com Thomas também não consegue evitar arremessos. Aposto que isso tira o sono do Stevens.

    O volume de jogo do Thomas máscara um pouco isso, mas os playoffs expôs isso como nunca. Eu realmente não duvido que o Ainge pense nessas 2 coisas e como ele poderia fazer para ajustar isso.

    Veja, eu não concordo com a troca do Thomas, mas acredito que sejam motivos que possam levar o Ainge a querer trocar o Thomas. E eu não duvido que o Ainge dê prioridade a renovação do Bradley do que a do Thomas, até pelas birds.

    So não acho que ele trocaria por picks, como em 2016. Vejo ele tentando algo mais ousado, talvez.

    • Barros

      O Jota sumiu, reaparece cara! O site sente falta dos teus comentários.

    • Concordo. Ainda mais com a possivel chegada do Futz..

    • Pedro

      Lembrando pra galera que isso foi em 2016, na época do draft. Eu acho que a ideia era trocar a pick 3 pelo butler e usar para atrair o Durante juto com o Horford ou pra draftar 2 prospectos que o Ainge gostou. Pelo que li na gringa ele SEMPRE quis draftar o Brown desde o dia da entrevista e do treino fechado. Lembrando que àquela época o IT ainda não tinha tido o ano que ele acabou de ter e sinceramente, acho que esse ano é mt difícil de o Ainge trocá-lo. Enfim, Jota levantou um ponto excelente quando ao Isaiah. eu levanto outro, temos que lembrar que o IT tem só 2 anos como titular de uma das principais franquias da NBA, por isso ele peca muito em algumas decisões em quadra ainda. Sei que eu não queria estar na pelo do Ainge ano que vem!

  2. Renan Carneiro

    Trocar IT por quem? Só se for por Westbrook.

    Ainge pretende o q? Um novo processo de rebuilding?

    A hora é de lutar por campeonatos, agregar valores, e não se desfazer do seu melhor jogador que está no melhor momento da carreira, pensando num time forte daqui 5 anos.

  3. Paulo Kulsar

    Concordo que Horford seja o único inegociável. Eu manteria Brown também. Mas considero que não se pode desmontar todo o elenco. Todo mundo pode sair, desde que sejam só um ou dois. A base que Stevens montou já se mostrou eficiente e comprometida, e sair trocando todo mundo não me parece inteligente. Temos que pensar no futuro, pois LeBron ainda está muito acima de toda a NBA. Para os próximos 2 ou 3 anos, temos que preparar um time que se torne vencedor, enquanto esperamos pela decadência do James.

  4. Ainda bem que não trocou. Essa classe foi a pior dos ultimos anos. Só vejo bastante potencial no Simmons, Brown e Murray do Nuggets

  5. JailtonSV

    Ele estava de olho em quem? Ingram? Dunn? Ou mais um Big man como Labisiere ou Zubac? Agora fiquei curioso.

    Sobre a defesa do Thomas, de fato não é a 8° maravilha do mundo, mas não precisamos dele pra ir mal defensivamente, temos que melhorar urgente nosso poderio defensivo no garrafão. A respeito do tamanho dele, ele veio assim do Suns, Agora se o Ainge esperava que ele crescesse, ponto negativo para a avaliação do nosso GM.

    Se defensivamente ele deixa a desejar (embora não ache ele esse horror todo), ofensivamente o cara é clucth.
    Quantas vezes nessa temporada entregamos a bola na mão dele e dissemos “resolve” e ele foi lá e resolveu. Sem ele nosso ataque se resumiria a um festival maior ainda de bolas de 3 e uns arremessos de média distância do Bradley e do Horford.

    O que mais me chama a atenção é dizer que o Horford é o único intocável, ele tem 30 anos, se quisermos aproveitar o seu auge, teremos que formar uma forte equipe para os 2 ou 3 próximos anos, logo é indicio de investimento a curto prazo.

    • Francisco Machado

      Ele teve varias chances de draftar Labissierre, Zubac,….
      Entao acho q nao.
      Pode ser o Dunn, Murry,…..
      O Horford é inegociavel pq ninguem quer pagar 30 milhoes pelo q ta produzindo

      • JailtonSV

        Citei Labisiere e Zubac, porque pensei na possibilidade do Ainge quisesse draftar uma grande quantidade de Big man em posições relativamente baixas no draft.

        Em relação ao Horford, interpretei como um “mesmo se alguma equipe quiser coloca-lo no pacote, ele é inegociável”, entretanto provavelmente é uma sentença pra blindar o jogador e os envolvidos na contratação.

    • Pedro

      Eu acho que seria o Dunn para trade com o Bulls, já que eles queriam ele realmente. Mandava ele em troca do Butler, ai você teria Butler, Horford, potencialmente, é um time melhor pra mostrar pro Durant. Ele fez o que o homem de negócios faria, aproveitou o Hype do IT e tentou trocar. Eu acho que nem nos sonhos do Ainge o It faria o ano que fez, o que é ótimo. eu não to aqui defendendo a troca não, mas do ponto de vista de negócios, é totalmente lógico o que ele tentou fazer. As vezes a gente pensa com o coração, mas o cara tá ali pra pensar o melhor para o time. Pra mim é óbvio que naquela época o melhor para o time era você ter Butler, Horford e Durant e conseguir o Brown do mesmo modo. Aliás, o Brown tendo todo dia um cara como o Durant pra aprender, seria de dar graças haahha.

  6. Fernando C Silva

    Sobre a defesa do IT, ele não é o pior defensor da liga.

    É fisicamente forte se você considerar a altura e normalmente faz um trabalho aceitável ou bom contra armadores.

    É fato que os adversários tentarão se aproveitar do fator altura.

    O fazem e o fizeram durante a season.

    O Bulls o fizeram, Wizards idem e Cavs igualmente.

    Não nos impediu de vencer os Wizards, embora tenha sido um fator dificultante.

    Porém estamos chegando à decisão da conferência e o equilíbrio entre as equipes tende a ser grande de forma que qualquer ponto fraco será explorado com ênfase pelo adversário.

  7. Fernando C Silva

    Completando o raciocínio:

    O adversário opta a atacar sobre o IT por algumas razões: altura e abalo da confiança.

    Atacar sobre IT vai obriga-lo a trabalhar mais e assim cansa-lo para não ser tão efetivo no ataque.

    A dificuldade que ele demonstrar na defesa será comemorada pelo adversário e utilizada como pressão na confiança do baixinho.

    Cabe ao Stevens estabelecer o sistema de trocas que permita a ajuda que o IT precisa.

    Porém insisto que, contra equipes mais qualificadas teremos um impacto relativo das nossas trocas: cobertor curto.

    A realidade é ainda mais dura quando Amir deixa de ser o jogador visto no Raptors e não temos um defensor decente para substituição.

  8. Daniel Fialho

    Espero que renove com isaiah o mais rapido possivel. Foi o jogador mais consistente do celtics, e praticamente chamando a responsabilidade para si todos os jogos. Não vejo problema algum em ter isaiah nesse time, desde de que contratemos jogadores consistentes como ele. Chega a ser absurdo querer argumentar uma possivel troca por sua altura e etc. O cara praticamente leva esse time nas costas as vezes. Em relação a marcação tripla no cara, é simplesmente facíl perceber que eles fazem isso por que sabem se parar isaiah o resto do time morre por que a maioria faz 5 jogos bons na temporada e as vezes quando e necessario um cara para desafogar o isaiah, simplesmente esse jogador as vezes não aparece. Ex: crowder bradley até mesmo o homem de 113 mi de dolares. Temos que ter mais jogadores que contribuem consistentemente vindo do banco e os starters também. Quero ver quem segura esse time com mas jogares desse nivel.

  9. Acho que é fácil de mais colocar a culpa da defesa nas costas do Thomas!

    Não esqueçam que ano passado tivemos uma das 3 melhores defesas da liga e o Thomas estava lá, de titular!

    O que eu tenho dito desde o começo do ano é que a defesa do Crowder caiu absurdamente e que o Bradley por ter que assumir muitos papeis (como pontuar e rebotear) tmb acabou tendo uma queda, bem menor que o Crowder, mas teve.

    Junte isso ao Horford jogando lá na linha dos 3 pontos e Amir não conseguindo marcar nem sua sombra, que a coisa fica feia, mesmo.

    Thomas não é um grande defensor. Isso é obvio. Mas ele não é esse escarnio todo que muitos querem passar. Ele é dedicado, é muito forte apesar de baixo. Tem muita velocidade e mãos ativas, de forma que está sempre tentando se manter a frente de seu adversário. No nosso elenco mesmo, tem defensores piores….

    Por outro lado, o Thomas é um MONSTRO no ataque. Sendo assim, não faz sentido nenhum troca-lo.

    Acredito que o Ainge possa ter cogitado trocar ele no ano passado, mas tmb acredito, que depois dessa temporada atual, esse desejo se foi por completo.

  10. Renato

    Meu entendimento e que o Ainge trouxe o Thomas para ser um sexto homem com salário desse nível, algo entre 10 a 12 milhões, mas com a evolução do baixinho o Stevens foi obrigado a usar ele como titular e se ficar será pelo máximo. Não estou 100% decidido sobre o assunto, mas aceitaria uma trade do Thomas se fosse na troca de um All Star ou alguém de encaixe perfeito para equipe, fora isso o manteria.

  11. Barros

    Thomas é brilhante, mas não é um jogador que merece o máximo é vai carregar uma franquia. Isso é fato!

  12. Francisco Machado

    Então colocando a culpa no IT.
    Bom, já vi de tudo nessa vida…..

  13. Francisco Machado

    Torcedor q quer trade no IT, merece 10 anos de Pressey

  14. Sander

    Eu só trocaria o Thomas com os Pelicans para trazer o DMC ou A. Davis e com os Wolves para trazer o K. A. Towns. Como dificilmente iríamos conseguir, então deixa o baixinho onde está.

  15. Gustavo Rangel

    Ainda bem que vocês não são GM’s, porque olha… Trocar um jogador com média de 28,9 pts por jogo, all star, all nba second team, e carregador de piano? O time evoluirá muito mais se melhorarmos a defesa do Fultz, trazermos um bom F pro Jae Crowder esquentar o banco e mandar o Amir pra ponte que caiu!

  16. Celso Cachali Jr

    Quero ver quem defende o Thomas agora.

    Não deve ser negociado, é jogador para vir do Banco e colaborar na pontuação.

    Sua defesa é podre e nao tem jump, e nem porte, para segurar jogadores mais altos que ele.

    Smart Provou que é insubstituivel, no missmatch segurou o Lebron;

    Arremessou muito bem e controlou o jogo melhor que o Thomas nesta serie.

    Thomas é jogador para ganhar seus 15 a 18 por ano, nao passa disso.

  17. Bruno Ferronato

    Acredito que o Thomas deva continuar no time. Julgá-lo depois da temporada que fez e posteriormente depois da tragédia que teve de passar me parece um tanto incoerente, pra não dizer injusto.
    Ele tem que ser mantido no time e o Fultz draftado. Se o rookie se provar o grande talento que acredito que seja, aí sim no futuro voltemos a pensar no que fazer. Acredito que dessa forma seja bom até para o próprio Fultz, que poderia se adaptar sem pressão vindo do banco.
    Porém, por outro lado é inegável que estamos tendo um grande acúmulo de guards. Talvez nessa acabe sobrando pro Rozier, algo que eu entenderia perfeitamente, pois, apesar de achar que ainda tem teto pra evoluir, não acredito que deva ter qualquer prioridade comparado com os demais.

  18. drakes

    Não faz sentido pegar mais uma pick em draft considerado “fraco”, se fosse thomas + pick por alguém até acreditava, lembrando que esse movimento cortaria as chances do Ainge ir atrás do Durant e Horford na FA.

  19. Daniel Fialho

    É ridículo alguem querer uma trade envolvendo Thomas, um cara que levou essa equipe por vezes nas costas, um cara que enterrou sua irmã nos playoffs, e mesmo assim ainda foi para quadra e deu seu melhor, extremamente profissional e preocupado em melhorar a todo tempo. Esse é o tipo de cara que queremos em boston, o tipo de jogador que honra essa camisa verde e branca.

    • Celso Cachali Jr

      Ninguem esta falando em trade agora para o Thomas, pelo ao contrario todos nos sabemos da importância dele para o nosso time. é um dos lideres, mas jogo que temos que ganhar precisamos de defesa e ele não tem.

      Smart se continuar evoluindo em seus arremessos, vai tomar a titularidade novamente do Thomas junto com o Fultz.

      Temos que escolher entre Thomas e Bradley. ano que vem, vai ser uma dificil situação para nos. sem contar o Smart tambem vem para renovar.

      • drakes

        – A questão é que não faz sentido, tanto que o IT foi o jogador que fez gestões públicas de atrair outros jogadores para o time, tirando o já colocado de outro rookie no time.
        – Se fosse uma notícia thomas + pick por um jogador já consolidado na liga que algum clube inquiriu, seria mais plausível.

  20. Discordo do fato do IT ser um cancer defensivamente. Sobre o que comentaram do bulls: o problema de quando perdemos nem de longe foi rondo/wade vs thomas, mas sim a quantidade escrota de rebotes ofensivos – os caras tinham mais rebote ofensivo que nós tinhamos defensivos.
    Pra mim o problema dessa defesa sempre foi garrafão, esse amir não pega uma porra de um rebote.

  21. Gustavo Miglioretti

    Thomas vai receber o máximo. Se o Celtics nao querer pagar, outro time paga. E vai ser muito merecido

    é até sacanagem tudo que ele jogou esses ultimos 2 anos e ganhando menos que o Tyler Zeller

Postar comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.