Visite nossas Redes Sociais
Curta e siga nossas redes para ter acesso a conteúdos exclusivos, além de manter-se sempre atualizado sobre novos artigos no site.

Draft 2014 – Clint Capela

Na avaliação de hoje vamos falar do primeiro atleta internacional. Trata-se de Clint Capela um atleta Suíço que mesmo sendo muito jovem já é titular de sua equipe na liga profissional de França e também da seleção de seu país.

Informações do atleta

PosiçãoAla-Pivô / Pivô (PF / C)
Experiência20 Anos | Atua na liga profissional da França / Eurocopa
Altura2,09 metros (6.11)
Envergadura2,25 metros (7.4)
Peso101 quilos (222 lbs)

Prós

Capela é uma aberração atlética. Com 2,09 metros de altura , não é raro ver ele correndo em transição e cruzando a quadra em uma velocidade superior a muitos armadores menores e mais leves.

Essa característica faz de Capela uma arma poderosa em jogadas de transição e em situação de pick-and-roll onde Capela não costuma fugir do contato e busca sempre explosivas e imparáveis enterradas com uma ou duas mãos.

Com uma envergadura enorme de 2,25 metros e um ótimo tempo para os tocos, o suíço também é um enorme empecilho para aqueles que desejam infiltrar em seu garrafão, embora isso não seja um martírio apenas para os infiltradores, já que Capela se faz valer de sua velocidade para ir buscar tocos também contra atletas que tentam arremessar do perímetro.

Capela também tem um ótimo instinto para pegar rebotes, inclusive na quadra ofensiva.

Contras

Embora seja uma aberração atlética e demonstre um grande potencial evolutivo, Capela é um jogador muito cru tecnicamente e taticamente.

No ataque Capela baseia seu jogo quase que unica e exclusivamente em suas infiltrações e enterradas, evitando até mesmo arremessos de curta distancia, e na defesa embora seja um grande bloqueador e contestador, não é raro ver o atleta errar rotações e ficar perdido com a movimentação adversária.

Resumo

Capela é um jogador que está muito longe de estar pronto para a NBA.
Sua mecânica de arremesso tem que ser refeita praticamente do zero por algum treinador paciente, já os constantes erros de rotação devem ir diminuindo conforme o tempo e a experiência for chegando.

Não gosto muito de comparar prospectos com atletas em atividade, mas Capela me lembra muito Serge Ibaka quando jovem. Ibaka porém teve uma evolução enorme desde que chegou na liga até os dias de hoje, principalmente em seus arremessos e não se sabe se Capela pode ou não passar por esse mesmo processo.

Capela portanto é uma seleção de risco e de longo prazo. Pode acabar na Liga de Desenvolvimento e sumir do mapa, ou pode se tornar um dos melhores defensores da liga e se tornar um dos grandes “roubos” do projeto. Só o futuro dirá!

Médias em 2013-2014

MinutosPtsRebAstStlBlkFG3PtsFT
20,5 min10,36,70,80,61,367,5%0%53%

Cotações para o Draft

NBA Draft – www.nbadraft.net27ª Escolha
Draft Express – www.draftexpress.com19ª Escolha
Sports illustrated – www.sportsillustrated.cnn.com25ª Escolha
Bleacher Report – www.bleacherreport.com15ª Escolha
Fox Sports – www.msn.foxsports.com29ª Escolha

Vídeo

[youtube id=”D29d4g1C80Y” width=”620″ height=”360″]
Author avatar
Daniel Emiliano
https://danielemiliano.com.br
Daniel é publicitário, web designer e ilustrador residente em Campinas/SP. Em 2008 uniu paixão e profissão e deu vida a um Blog de notícias e opiniões sobre o Boston Celtics.Com ajuda de outros apaixonados o Blog foi tomando proporções inimagináveis e hoje é este Celtics Brasil, o maior site sobre uma equipe da NBA no Brasil.

7 comentários

  1. Danilo Jeolás

    Näo conheço, nunca vi jogar. Mas pela descriçäo do Emiliano, näo se enquadra em nada no que o Ainge costuma draftar.

    Mas como teremos que rezar muito, pode ser válido trazer Capela.

    • Na verdade o Ainge Draftou Fab Melo, Perkins e Bradley sabendo que eles eram projetos para o futuro, assim como será o Capela.

      O que ferrou o Melo em Boston foi sua ética de trabalho e preparo emocional.

      Melo sempre se mostrou extremamente nervoso quando entrou em quadra e muitos jornalistas também colocaram em dúvida seu esforço nos treinos do dia a dia.

      Isso minou a situação do Melo em Boston e por conta disso o plano de trabalhar e evoluir ele, foi por água abaixo. Coisa que já não aconteceu por exemplo com o Perkins e Bradley.

      Alias, embora tenha características bem diferentes de Perkins e Melo, Capela é basicamente um Big Man defensivo, coisa que Ainge tem procurado a algum tempo.

  2. drakes

    20 anos com o jogo crú que ele tem, deveria sair deste ano e tentar vir mais forte no próximo ano.

    Eu achei que ele foi mal no nike hoop, e ele era um dos mais velhos…

  3. Vittos

    Nunca o vi jogar, inclusive pedi informações em algum outro post aqui um dia desses.
    Pelo vídeo do Draftexpress o cara é realmente uma aberração, uma velocidade absurda, infiltra como se fosse um armador, muito rápido.
    Os defeitos parecem ser mais em relação a fundamentos, se ele realmente quiser aprender eu acredito que uns dois anos aprendendo na NBA melhorariam muito e ele poderia se tornar um jogador importante em um time que não tem um bom center faz algum tempo. Acredito que seja uma boa e possível opção para a 17. Mas se draftar um PF na 6 não acredito que ele seja a 17.
    Parabéns, bem resumidas e acertadas as avaliações.

  4. kg

    caraca! pelo video me animei com esse cara kkkk

  5. Sérgio Soares

    Ele “desliga” as vezes, hehehe.
    Parece eu estudando, qualquer coisinha tira a atenção e esquece o que está fazendo.

  6. drakes

    Dos que deu saber dos treinos de 4/06 clint capela e payne, mais Eric Moreland,

Postar comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.