Muita gente tem dificuldade em entender o que é. O CAP é o salário Maximo da NBA. Esse ano é de $ 58.04 milhoes de dólares. Esse artigo vai ajudar a quem tem dificuldade de entender.
Isso começou na década de 40, mas só durou uma temporada. Após tempos sem um valor maximo para salários, na temporada de 1984-85 foi estipulado um valor.
Mas muitos times, como o Boston, tem o total de salários superior a esse valor. Os times podem ultrapassar esse valor sem problemas, mas também não podem mais contratar. Contratações só são permitidas através das exceções, que serão apresentadas novamente abaixo.
Só haverá punição ao dono do time, se ele ultrapassar a taxa de luxo, que esse ano é de 70.3 dólares. Acima desse valor, o time tem que pagar um dólar para cada dólar excedente.
Salário de treinadores e assistentes não contam no CAP.
Salário Maximo
É o maior salário que um jogador pode receber. Jogando 6 temporadas, o valor inicial deve ser de no Maximo 9 milhoes, mas esse valor pode aumentar, temporada por temporada. Jogando de 7 a 9 temporadas, o valor Maximo é de 11 milhoes de dólares e jogando acima de 10 temporadas, o valor é de 14 milhoes.
Exceções para ultrapassa o cap
Bi-annual exception = Assinar com um jogador por um salário de $1.6 milhões
Mid-Level Exception = A equipe está autorizado a assinar com um jogador por temporada com um contrato igual ao salário médio da NBA, mesmo se a equipe está sobre o teto salarial. Ano passado o valor foi de $ 5.8 milhões
Rookie exception = Assinar com um calouro da primeira rodada do draft mesmo que o cap esteja acima do limite
Larry Bird exception = assinar com um seu jogador que vai se tornar agente livre da sua equipe, com um valor maximo igual ao que ele recebia. Para usar essa exceção, o atleta tem que ter jogado 3 anos pelo time sem ser dispensado ou mudar de equipe, ou seja três anos seguidos.
Early Bird exception = assinar com um seu jogador que vai se tornar agente livre na sua equipe, com um valor de até 75% maior ao que ele recebia ou 75% a mais do que o salário médio da NBA. Para usar essa exceção, o atleta tem que ter jogado 2 anos pelo time sem ser dispensado ou mudar de equipe, ou seja três anos seguidos.
Non-Bird exception = assinar com um seu jogador que vai se tornar agente livre, com um valor de até 20% maior ao que ele recebia, ou 20% a mais do que o salário médio da NBA
Minimum Salary Exception: = equipes podem contratar jogadores pelo salário mínimo da NBA
Disabled Player Exception = Permite que um time que está sobre o cap possa adquirir um substituto para um jogador com deficiência (por lesões na temporada / morte). O salário máximo do jogador substituição seja 50% do salário do jogador lesionado.
Traded Player Exception = quando um time troca um jogador mais caro por um mais barato, ele pode usar o cap diferencial para outras trocas se o valor do cap tiver acima do permitido.
Não esqueça de seguir o twitter do Celtics Brasil. Noticias daqui são atualizadas em primeira mão para vocês. @celticsbrasilbr
Por: Guilherme Camillozzi
Respostas de 11
Alguns iram reparar que parte desse artigo já foi utilizado, mas ele é de suma importancia para comprensão total desse.
Qualquer duvida, estamos dispostos a dirimir aqui!
Agora comecei a entender!!! Pow se o valor de luxo esse ano é de 70 milhões, o Atlanta ultrapassou e muito renovando com Joe Jhonson . O valor foi de 119 milhões, o que eu particularmente achei um absurdo.
Felipe Piazentin
O salário do Joe Jonhson é de 119 milhoes por 6 anos, ou seja, aproximadamente 20 milhoes por ano. Mas, nao exatamente, pqe pode se pagar de formar diferente 119 milhoes. Pode ser 18, 19, 20, 20, 20 e 21 milhoes por ano.
E, a taxa de luxo é a soma de todos os salários do atlanta. Se a soma ultrapassar 70 milhoes de dolares no ano, eles pagam uma multa.
Certo?
Ótimo Post, obrigado Guilherme.
Ei vcs tão ligados q daqui a dois anos nós iremos as compras, pois tirando o PP34(eu acho) o resto tem um contrato q termina em dois anos.
Vcs poderiam me dizer se possível uma lista dos bons jogadores q o contrato termina em dois anos.
Agradeço.
Lucas Lemuel
Sim, Ray Allen, Kevin Garnett, Nate Robinson, Jarmaine O’Neal tem seus contratos terminados.
Fiz uma lista rapida, lembrando que podem ser restrito ou irrestrito agente livre. E outra, contratos podem ser assinados ainda, então essa lista pode aumentar (não considerei idade, só importancia. Jason Kidd por exemplo deve se aposentar, mas coloquei na lista)
Mike Bibby Atlanta
Boris Diaw Charlotte
Derrick Rose Chicago
J.J. Hickson Cleveland
Antawn Jamison Cleveland
Jason Kidd Dallas
Jason Terry Dallas
Carmelo Anthony Denver
Chauncey Billups Denver
Nene Hilario Denver
Chris Kaman L.A. Clippers
O.J. Mayo Memphis
Carlos Delfino Milwaukee
Michael Beasley Minnesota
Brook Lopez New Jersey
James Posey New Orleans
David West New Orleans
Raymond Felton New York
Danilo Gallinari New York
Anthony Randolph New York
Ronny Turiaf New York
Russell Westbrook Oklahoma City
Vince Carter Orlando
Mickael Pietrus Orlando
Steve Nash Phoenix
Marcus Camby Portland
Andre Miller Portland
Tim Duncan San Antonio
George Hill San Antonio
Antonio McDyess San Antonio
Leandro Barbosa Toronto
Kirk Hinrich Washington
Guilherme
Ah entendi, vlw pela explicação
O Contrato de Rajon Rondo e Perkins é de quantos anos??
Victor Hugo
Do Perkins termina essa temporada e do Rondo só na temporada de 2014/15
Valeu…
Nossa esse site é muito show já tinha um tempo que to acompanhando esse site muito bom mesmo show de bola que dizer show de basquete…rsrs
Victor Hugo
Volte Sempre, sua presença é sempre bem-vinda.