Visite nossas Redes Sociais
Curta e siga nossas redes para ter acesso a conteúdos exclusivos, além de manter-se sempre atualizado sobre novos artigos no site.

Entenda o CAP

Muita gente tem dificuldade em entender o que é. O CAP é o salário Maximo da NBA. Esse ano é de $ 58.04 milhoes de dólares. Esse artigo vai ajudar a quem tem dificuldade de entender.

Isso começou na década de 40, mas só durou uma temporada. Após tempos sem um valor maximo para salários, na temporada de 1984-85 foi estipulado um valor.

Mas muitos times, como o Boston, tem o total de salários superior a esse valor. Os times podem ultrapassar esse valor sem problemas, mas também não podem mais contratar. Contratações só são permitidas através das exceções, que serão apresentadas novamente abaixo.

Só haverá punição ao dono do time, se ele ultrapassar a taxa de luxo, que esse ano é de 70.3 dólares. Acima desse valor, o time tem que pagar um dólar para cada dólar excedente.

Salário de treinadores e assistentes não contam no CAP.

Salário Maximo

É o maior salário que um jogador pode receber. Jogando 6 temporadas, o valor inicial deve ser de no Maximo 9 milhoes, mas esse valor pode aumentar, temporada por temporada. Jogando de 7 a 9 temporadas, o valor Maximo é de 11 milhoes de dólares e jogando acima de 10 temporadas, o valor é de 14 milhoes.

Exceções para ultrapassa o cap

Bi-annual exception = Assinar com um jogador por um salário de $1.6 milhões

Mid-Level Exception = A equipe está autorizado a assinar com um jogador por temporada com um contrato igual ao salário médio da NBA, mesmo se a equipe está sobre o teto salarial. Ano passado o valor foi de $ 5.8 milhões

Rookie exception = Assinar com um calouro da primeira rodada do draft mesmo que o cap esteja acima do limite

Larry Bird exception = assinar com um seu jogador que vai se tornar agente livre da sua equipe, com um valor maximo igual ao que ele recebia. Para usar essa exceção, o atleta tem que ter jogado 3 anos pelo time sem ser dispensado ou mudar de equipe, ou seja três anos seguidos.

Early Bird exception = assinar com um seu jogador que vai se tornar agente livre na sua equipe, com um valor de até 75% maior ao que ele recebia ou 75% a mais do que o salário médio da NBA. Para usar essa exceção, o atleta tem que ter jogado 2 anos pelo time sem ser dispensado ou mudar de equipe, ou seja três anos seguidos.

Non-Bird exception = assinar com um seu jogador que vai se tornar agente livre, com um valor de até 20% maior ao que ele recebia, ou 20% a mais do que o salário médio da NBA

Minimum Salary Exception: = equipes podem contratar jogadores pelo salário mínimo da NBA

Disabled Player Exception = Permite que um time que está sobre o cap possa adquirir um substituto para um jogador com deficiência (por lesões na temporada / morte). O salário máximo do jogador substituição seja 50% do salário do jogador lesionado.

Traded Player Exception = quando um time troca um jogador mais caro por um mais barato, ele pode usar o cap diferencial para outras trocas se o valor do cap tiver acima do permitido.

Não esqueça de seguir o twitter do Celtics Brasil. Noticias daqui são atualizadas em primeira mão para vocês. @celticsbrasilbr

Por: Guilherme Camillozzi

Author avatar
Redação Celtics Brasil

11 comentários

  1. Guilherme Camillozzi

    Alguns iram reparar que parte desse artigo já foi utilizado, mas ele é de suma importancia para comprensão total desse.

    Qualquer duvida, estamos dispostos a dirimir aqui!

  2. Felipe Piazentin

    Agora comecei a entender!!! Pow se o valor de luxo esse ano é de 70 milhões, o Atlanta ultrapassou e muito renovando com Joe Jhonson . O valor foi de 119 milhões, o que eu particularmente achei um absurdo.

  3. Guilherme Camillozzi

    Felipe Piazentin

    O salário do Joe Jonhson é de 119 milhoes por 6 anos, ou seja, aproximadamente 20 milhoes por ano. Mas, nao exatamente, pqe pode se pagar de formar diferente 119 milhoes. Pode ser 18, 19, 20, 20, 20 e 21 milhoes por ano.
    E, a taxa de luxo é a soma de todos os salários do atlanta. Se a soma ultrapassar 70 milhoes de dolares no ano, eles pagam uma multa.

    Certo?

  4. Alisson

    Ótimo Post, obrigado Guilherme.

  5. Lucas Lemuel

    Ei vcs tão ligados q daqui a dois anos nós iremos as compras, pois tirando o PP34(eu acho) o resto tem um contrato q termina em dois anos.
    Vcs poderiam me dizer se possível uma lista dos bons jogadores q o contrato termina em dois anos.
    Agradeço.

  6. Guilherme Camillozzi

    Lucas Lemuel

    Sim, Ray Allen, Kevin Garnett, Nate Robinson, Jarmaine O’Neal tem seus contratos terminados.

    Fiz uma lista rapida, lembrando que podem ser restrito ou irrestrito agente livre. E outra, contratos podem ser assinados ainda, então essa lista pode aumentar (não considerei idade, só importancia. Jason Kidd por exemplo deve se aposentar, mas coloquei na lista)

    Mike Bibby Atlanta
    Boris Diaw Charlotte
    Derrick Rose Chicago
    J.J. Hickson Cleveland
    Antawn Jamison Cleveland
    Jason Kidd Dallas
    Jason Terry Dallas
    Carmelo Anthony Denver
    Chauncey Billups Denver
    Nene Hilario Denver
    Chris Kaman L.A. Clippers
    O.J. Mayo Memphis
    Carlos Delfino Milwaukee
    Michael Beasley Minnesota
    Brook Lopez New Jersey
    James Posey New Orleans
    David West New Orleans
    Raymond Felton New York
    Danilo Gallinari New York
    Anthony Randolph New York
    Ronny Turiaf New York
    Russell Westbrook Oklahoma City
    Vince Carter Orlando
    Mickael Pietrus Orlando
    Steve Nash Phoenix
    Marcus Camby Portland
    Andre Miller Portland
    Tim Duncan San Antonio
    George Hill San Antonio
    Antonio McDyess San Antonio
    Leandro Barbosa Toronto
    Kirk Hinrich Washington

  7. Felipe Piazentin

    Guilherme

    Ah entendi, vlw pela explicação

  8. Victor Hugo

    O Contrato de Rajon Rondo e Perkins é de quantos anos??

  9. Guilherme Camillozzi

    Victor Hugo

    Do Perkins termina essa temporada e do Rondo só na temporada de 2014/15

  10. Victor Hugo

    Valeu…
    Nossa esse site é muito show já tinha um tempo que to acompanhando esse site muito bom mesmo show de bola que dizer show de basquete…rsrs

  11. Guilherme Camillozzi

    Victor Hugo

    Volte Sempre, sua presença é sempre bem-vinda.

Postar comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.