Visite nossas Redes Sociais
Curta e siga nossas redes para ter acesso a conteúdos exclusivos, além de manter-se sempre atualizado sobre novos artigos no site.

Garnett e Sullinger lideram o Celtics em Plus Minus

Muitas pessoas olham os boxscores da NBA e se deparam com uma estatística descrita como “+/-”

Essa estatística na realidade se chama “Plus Minus” e basicamente mostra a diferença de pontos no placar que a equipe obteve nos minutos em que o jogador está em quadra.

Ainda não ficou claro? Então vamos para um exemplo.

Digamos que Jason Terry atue 20 minutos em uma partida. Nesses 20 minutos em que ele esteve em quadra, o Celtics marcou 45 pontos e sofreu 40.

Ao final do jogo, portanto, o “Plus Minus” de Terry será de +5 (45 – 40 = 5)

Dito isso, logo podemos ver que o plus minus é uma estatística controversa, pois ela não leva em consideração apenas o desempenho de um jogador e sim de toda sua equipe no momento em que o atleta estiver em quadra.

Se um companheiro fizer varias bobagens, isso vai prejudicar o plus minus do jogador, que não teve culpa nenhuma no lance.

Por esse motivo por exemplo, Rondo que creio que todos tem em mente ser o melhor jogador da equipe, não tem um plus minus dos melhores, já que tem que permanecer em quadra por mais de 40 minutos e acaba tendo que jogar com todo tipo de formação ao seu lado. umas boas outras ruins.

Eis então que chegamos ao ponto onde notamos que o calouro Jared Sullinger é o atleta que tem o melhor plus minus da equipe na temporada (+44), seguido por Garnett (+36) e bem distante por Terry e Bradley (+9)

Por outro lado, seu concorrente de posição, Brandon Bass é disparado o pior plus minus da equipe, com um total de -87

Mesmo o plus minus sendo uma estatística controversa, como dito acima, essa disparidade nos números de dois atletas que disputam a mesma posição não pode passar desapercebida, ainda mais quando é sabido que Bass passa mais tempo em quadra com o Big 3, do que Sullinger, o que deveria ser uma vantagem para ele.

Entretanto, se o plus minus por si só é algo bem controverso, podemos aprofundar mais na estatística e aí sim começar a ter uma fonte comparativa mais confiável.

Como fazemos isso? Avaliando o plus minus de cada uma das formações que o Celtics colocou em quadra na temporada.

Minus Plus

Como podemos ver na tabela acima, não é a toa que Garnett e Sullinger tem disparados os melhores plus minus da equipe.

O Celtics possui 9 formações que alcançam duplos dígitos na estatística.

Sete delas possuem Garnett em quadra e seis possuem Sullinger.

Sullinger inclusive só não se faz presente em 1 das 7 melhores formações da equipe.

É claro que com o retorno de Avery Bradley e a recente melhora de desempenho da equipe, os números apresentados hoje, devem variar bastante até o fim da regular. Não sabemos entretanto como serão essas mudanças.

De qualquer forma, creio que a disparidade nos números possa ter surpreendido muitas pessoas, até as que como eu, já notavam que a dupla Garnett e Sullinger vinha apresentando um desempenho melhor do que qualquer outra.

Resta saber agora se Sullinger com esse desempenho tomará pra si de vez a condição de titular e se caso isso ocorra, se ele manterá o nível das atuações, sendo que alguns jogadores claramente rendem mais vindos do banco, como é o caso do próprio Jason Terry.

Fontes: Celtics Life e NBA.com

Author avatar
Daniel Emiliano
https://danielemiliano.com.br
Daniel é publicitário, web designer e ilustrador residente em Campinas/SP. Em 2008 uniu paixão e profissão e deu vida a um Blog de notícias e opiniões sobre o Boston Celtics.Com ajuda de outros apaixonados o Blog foi tomando proporções inimagináveis e hoje é este Celtics Brasil, o maior site sobre uma equipe da NBA no Brasil.

10 comentários

  1. Pra mim, é mais uma prova que DeMarcus Cousins é desnecessário. É como já disse, mandar trocentos jogadores embora numa época em que usa-se cada vez menos pivôs de ofício nos times, é ir no contrassenso…

    A propósito, esse quadro é muito interessante. Não temos nenhuma formação em que o +/- é negativo?

    • Aí não estão todas as formações, mas não, não temos nenhuma formação negativa no momento o que é até meio que incrível, com essa campanha.

      Existem 6 formações diferentes que dem um plus minus de +2

      Inclusive tem uma bisonha com Rondo, Lee, Pierce, Green e Bass

      Como uma formação tão minuscula como essa fez 31 pontos e tomou somente 29 em 13 minutos junta? kkkkkkkk

    • Gabriel Fernandes de Paula Correa

      Concordo com o Rafael, acho desnecessário madar um monte de jogadores, por uma troca com DeMarcus Cousins… É um bom jogador? É siml novo, atlético, como um ótimo vigor, mas fez o que? ganhou o que? Ele não vale tudo isso, mandar: Sullinger, Bass, Bradley e C. Lee… Não vele mesmo o risco!!

      • Mas calma cara, o Celtics não mandaria todos esses caras aí juntos.
        Mandaria um ou dois, deles.

        E também você não pode avaliar o quanto o Cousin é bom pelo que ele fez, o que ele ganhou.

        O cara ta numa franquia absurdamente desorganizada, com técnicos e gerentes tolalmente incompetentes e um elenco de qualidade inferior do lado.

        Óbvio que el não vai ganhar nada mesmo, mas isso não quer dizer que ele não seja um baita jogador.

        Ele é hoje, provavelmente, um dos 5 melhores centers da liga, pois é completo. defende muito, pega rebote, faz pontos tanto em jumps, quanto em jogadas de post, e ainda por cima tem um passe acima da média.

        EU, particularmente, não disponibilizaria Bradley e Sully para trocas, mas sentaria e discutiria o negócio de forma tranquila, se fosse por um pacote com nomes como Bass, Terry, Lee, Wilcox, Green….

  2. Alias, essa terceira formação, com Rondo, Lee, Green, Sullinger e KG tem um plus minus de +20 em apenas 22 minutos de quadra, o que é BEMMM impressionante.

    Doc devia tentar utilizar essa formação mais minutos pra ver o que acontece.

  3. Renato

    Daniel,

    Queria te parabenizar pelo site, que realmente está muito mais agradável de ser vizualizado, e também pelas matérias muito bem comentadas por você, agregando valor ao nosso conhecimento sobre NBA e o CELTICS em especial.

  4. jean brazuna

    Daniel acho que seria interessante uma matéria sobre quem seriam os melhores calouros da temporada, um top 10, a meu ver damian lillard e o próprio jared sullinger estão entre eles, só uma sugestão abraço.

    • Seria legal mesmo, mas confesso que ao contrário dos últimos anos, esse ano eu não tenho acompanhado muito os jogos de outras franquias que não o Celtics.

      Se vi uns 10 jogos foi muito, então acho que no momento não tenho competência pra falar de outros jogadores, baseado só em Box Score, né? rs

      Mas vou ver se algum dos colaboradores tem acompanhado tudo e está por dentro, pra poder fazer algo assim.

      Abraço

  5. Adiciona +24 pra conta do Sully ! kkkkkkkkkk

  6. Samuel

    Sullinger estar evoluindo muito rapido, joga muito!

Postar comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.