Visite nossas Redes Sociais
Curta e siga nossas redes para ter acesso a conteúdos exclusivos, além de manter-se sempre atualizado sobre novos artigos no site.

Guia Olimpíada – Grupo B

Loja de camisas da NBA

Fique por dentro das seleções e dos destaques do grupo B.

Espanha

Posição no Ranking da FIBA: 2º lugar (730 pontos)
Como chegou a olimpíada: Campeã Europeia
Posição nas olimpíadas de Pequim: 2º lugar
Posição no mundial 2010: 8º lugar
Principais Títulos: Campeã Mundial (2006) e Européia (2009, 2011)
Equipe: José Calderón, Juan Carlos Navarro, Rudy Fernández, Pau Gasol e Marc Gasol. Suplentes: Serge Ibaka, Felipe Reyes, Víctor Claver, Fernando San Emeterio, Sergio Llull, Sergio Rodríguez, Victor Sada
Destaques: Marc Gasol, Serge Ibaka, Pau Gasol, Jose Calderon, Juan Carlos Navarro
Desfalque: Ricky Rubio
Técnico:
 Sergio Scariolo

Atual bicampeã européia, a Espanha vem com tudo para brigar por uma posição melhor que a da ultima Olimpiada. E é uma seleção que tem tudo para chegar mesmo. Na opinião de muitos, só tem elenco inferior a dos EUA.

Com um garrafão de nível all-star na NBA, composto pelos irmãos Gasol e por Ibaka, vem com tudo para dominar os adversários. Até a seleção brasileira que tem um garrafão sensacional fica atrás da Espanhola. E no perímetro, a coisa não é diferente. Juan Carlos Navarro é o líder de sua equipe e da seleção, sendo, na ausência de Pau Gasol, o cestinha. E Calderon teve um ano muito bom no fraco Toronto Raptors. Rudy Fernandez também faz parte desse timaço, com seu sempre poderoso arremesso de três.

Todos jogadores ou jogam na NBA, ou assim como no futebol, nos dois maiores times do campeonato nacional, Barcelona e Real Madrid. Isso é um fato que fará com que ajude a seleção no entrosamento. O que pode dificultar a seleção é o fato do jogo ser nas regras da FIBA, e os principais jogadores estão na NBA, mas parece para todos que isso não irá afetar o time

Vivendo uma grande fase nos esportes: Rafael Nadal no tênis, Fernando Alonso na Fórmula 1, seleção campeã do mundo na África do Sul, a seleção de basquete da Espanha não vai querer ser a sem graça que não vai participar da festa.

Brasil

Posição no ranking da FIBA: 13° (184 pontos)
Como chegou ao Mundial: Vice-Campeao Pré Olimpico das Americas
Posição Mundial 2010: 9°lugar
Posição nas Olimpíadas de Pequim 2008: Não participou
Principais títulos: Bicampeão Mundial (1959 e 1963); Tres Bronzes Olímpicos (1948, 1960 e 1964)
Equipe: Marcelinho Huertas, Alex Garcia, Leandrinho Barbosa, Anderson Varejão e Tiago Splitter. Suplentes: Guilherme Giovannoni, Nene Hilário, Marcelo Machado, Raul Neto, Larry Taylor, Caio Torres e Marquinhos Souza
Destaques: Marcelinho Huertas, Anderson Varejão, Tiago Splitter e Nene
Desfalques: Murilo Becker
Técnico: Rubén Magnano

Muito tempo, para ser mais preciso, desde os Jogos Olímpicos de 1996, e o Brasil finalmente parece voltar a ganhar papel de destaque no cenário mundial. E não é um simples papel, o Brasil vem com nome para esses jogos.

Sem sombra de duvidas, essa seleção é a mais forte de muito tempo, com um quinteto titular melhor que a maioria das seleções apresentadas. O garrafão Brasileiro é sensacional, e ainda possui um perímetro titular de dar inveja. Isso tudo porque finalmente iremos contar com Nenê Hilário, contar com um Anderson Varejão que está sendo sensacional na NBA e um Tiago Splitter com mais experiência. Mas, pra mim o melhor jogador da equipe se chama Marcelinho Huertas. Talvez não badalado por não ser da NBA, mas certamente é um jogador que teria espaço na Liga, e que só não deve atuar lá por ser considerado um dos melhores jogadores de toda a Europa. Sem contar com Leandrinho Barbosa!

Juntando isso com jogadores da nova e muito melhor liga Brasileira de Basquete, o NBB, que apresenta atletas do nível de Marcelinho Machado, o cara dos três pontos, Larry Taylor, americano naturalizado Brasileiro, Alex Garcia, um dos melhores defensores do time e atual campeão brasileiro, Guilherme Giovannoni, um dos principais atletas brasileiros, MVP do campeonato brasileiro de 2010/11 e com ampla experiência fora. A seleção também apresenta a juventude do promissor Raulzinho, a experiência de Marquinhos e o pivô Caio Torres.

O Brasil tem grandes chances de passar entre os quatro primeiros do grupo, e ficando bem posicionado, pode incomodar bastante. É fato que o time Espanhol e o time Americano são mais fortes, mais nada está decidido no Basquete, e cada jogo é um jogo. E uma das mais importantes armas da seleção não está em quadra, é o técnico Ruben Magnano. Conhecedor profundo do basquete, tem tudo para armar esquemas que façam o time brasileiro mais forte e que atuem nas feridas dos outros times.

Em resumo, com um garrafão com 3 jogadores de alto nível, um ala-armador com excelente volume de jogo e um armador de alto nível, a seleção está bem escalada. A duvida fica na posição de ala. Marquinhos e Marcelinho Machado são os jogadores que atuam na posição naturalmente, mas não sabemos o que esperar deles. Enquanto isso, na posição 2 temos Leandrinho e Alex, um ótimo reserva, e como armador Huertas, e torcendo para que Larry Taylor possa mostrar um basquete de alto nível para substitui-lo, quando necessário.

Russia

Posição no ranking da FIBA: 11º lugar (213 pontos)
Como chegou ao mundial: Pre-Olimpico Mundial Caracas – Venezuela
Posição no mundial 2010: 6º lugar
Posição nas olimpíadas de Pequim 2008: 9º colocado
Principais Títulos: Europeu (2007)
Equipe: Anton Ponkrashov, Alexey Shved, Andrei Kirilenko,Viktor Khryapa e Sasha Kaun. Suplentes:  Timofey Mozgov, Alexey Zhukanenko, Andrey Vorontsevich, Sergey Monya, Yevgeni Kolesnikov, Evgeny Voronov e Dmitri Khvostov
Destaques: Andrei Kirilenko e Viktor Khryapa
Desfalque:
 J.R. Holden
Técnico: David Blatt

A seleção russa mostrou força no EuroBasket 2011, mesmo desfalcada conquistou a medalha de bronze. Em 2007, também no europeu de basquete, a Rússia foi protagonista de uma das maiores zebras da história da competição, derrotando, na grande final, a seleção espanhola na casa do adversário. É o time de hoje é muito parecido com o que já mostrou sua força antes, ou seja, apesar de não parecer forte, é um sério candidato a vitória.

Shved e Mozgov são os únicos que não atuam no pais natal, e junto com Andrei Kirilenko e Viktor Khryapa prometem fazer estrago.  Todos os atletas se conhecem, então já estão uma passo a frente das outras equipes.  Seus jogadores estão motivados, e pretendem repetir a dose do elenco forte que a Rússia tinha na década de 90, quando sempre chegavam às finais.

Sendo assim, é uma seleção que tem tudo para passar de fase, e ao meu ver briga com a seleção brasileira pelo segundo lugar.

Australia

Posição no Ranking da FIBA: 9° (224 pontos)
Como chegou a olimpiada: Campea Pre-Olimpico da Oceania
Posição nas olimpíadas de Pequim: 5º
Posição no mundial 2010: 10º
Principais Títulos: Copa da Oceania (1971, 1975, 1978, 1979, 1981, 1983, 1985, 1987, 1989, 1990, 1991, 1993, 1995, 1997, 2005, 2007, 2011)
Equipe: Patrick Mills, Joe Ingles, David Barlow, David Andersen e Aleks Maric. Suplentes: Peter Crawford, Adam Gibson, Brad Newley, Matthew Dellavedova, Mark Worthington, Aron Baynes e Matthew Nielsen
Destaques: Aleks Maric, David Andersen e Patrick Mills
Desfalque: Andrew Bogut
Técnico: Brett Brown

A equipe australiana de basquete é uma seleção sem muita tradição no esporte, porém disputa com a Nova Zelândia a posição moral de melhor time da Oceania. Assim sendo, tem inúmeras participações nas Olimpiadas.

Patrick Mills, que atua na NBA, além de Aleks Maric, que foi um dos responsáveis por levar o Partizan ao Final Four da Euro. Agora atuando pelo Panathinaikos da Grécia, junto com o ex-NBA David Andersen, fazem do time uma candidato grande a passar de fase. O técnico está esperançoso com esses atletas e crê que serão muito úteis à equipe australiana na competição.

O único desfalque de peso da seleção é o pivô do Milwaukee Bucks, Andrew Bogut. O atleta que é um dos melhores da liga americana irá fazer muita falta, mas, apesar disso, o garrafão australiano é forte, com Andersen ou Maric

O país não é muito ligado ao esporte, mas os que gostam de basquete são fanáticos, e admiram muito seus representantes na liga americana. Isso cria um bom clima na equipe, pois os jogadores têm menos pressão, sabendo que não serão tão cobrados e não são desvalorizados na Austrália.

China

Posição no ranking da FIBA: 10º lugar (219.7 pontos)
Como chegou a olimpiada: Campeão Pré-olímpico Asiático
Posição nas olimpíadas de Pequim: 8º lugar
Posição no mundial 2010: 16° lugar
Principais Títulos: 15 vezes campeã Asiática (1975, 1977, 1979, 1981, 1983, 1987, 1989, 1991, 1993, 1995, 1999, 2001, 2003 e 2005, 2011)
Equipe: Liu Wei, Sun Yue, Zhu Fangyu, Wang Zhizhi e Yi Jianlian. Suplentes: Zhang Zhaoxu, Ding Jinhui, Su Wei, Yi Li, Zhang Bo, Mugedar Xirelijiang, Yu Shulong
Destaque: Yi Jianlian
Desfalques:  Nenhum
Técnico: Bob Donewald Jr

A seleção chinesa não deve ter o sucesso que tem em outros esporte no Basquete. É uma equipe que pode se gabar do entrosamento, pois é uma equipe que joga junto a um bom tempo e também possui todos os jogadores na Liga da própria pátria natal, exceto por Yi Jianlian. E por falar nele, depois da aposentaria do craque Yao Ming, as forças se encontram totalmente no jogador que atua na NBA pelo Washington Wizards, mas que exerce no clube apenas uma função apenas secundária. Devemos ficar de olho também no gigante de 2.15, o pivô Wang Zhizhi e no ala-armador ex campeão da NBApelo Lakers, Sun Yue.

Uma aposta seria nos garotos Zhou Peng, de 22 anos e em Guo Ailun, de apenas 18. Apesar disso, somente o entrosamento pode salvar o time do vexame, e muito dificilmente a equipe irá passar de fase. Uma pena, já que o basquete chinês deu uma enorme alavancada depois do fenômeno Yao Ming.

Reino Unido

Posição no ranking da FIBA: 43º lugar (12 pontos)
Como chegou ao mundial: Pais sede
Posição no mundial 2010: Não Participou
Posição nas olimpíadas de Pequim 2008: Não Participou
Principais Títulos: Nenhum
Equipe: Mike Lenzly, Nate Reinking, Luol Deng, Pops Mensah-Bonsu e Joel Freeland. Suplentes: Kieron Achara, Robert Archibald, Eric Boateng, Dan Clark, Kyle Johnson, Andrew Lawrence e Drew Sullivan
Destaques:  Loul Deng
Desfalques:  Nenhum
Técnico:
 Chris Finch

Uma seleção sem história no Basquete, mas que com o chegar das Olimpiadas, tomou sérias atitudes e conseguiu envolver certo time. Liderado pelo astro da NBA, Luol Deng, é um time que possui também um atleta na maior liga de basquete, Joel Freeland, que foi selecionado em 2006, no primeiro round do Draft, mas nunca atuou um jogo sequer. O ala-pivo Mensah-Bonsu também possui certo talento, mas os outros jogadores não possui renome.

Contanto com a torcida ao seu favor, o time irá vir como zebra, e dependerá de atuações sensacionais do ala Sudanês para passar de fase, algo que seria um grande surpresa.

Fonte: www.fiba.com

32 comentários

  • O Brasil tem chance de chegar a final?

    O Leandrinho não esta na sua melhor fase, esta jogando muito mau.

    1. Pra mim, na segunda fase o Brasil já está. Depende de quem enfrentará na segunda fase, se pegar EUA fica dificil. Espanha também é outra que é bem complicado vencer. No mais, imagino que todos os outros jogos, jogando bem, o Brasil pode conquistar. Mas tem que jogar bem.

    1. Desde a sua criação o CelticsBR sempre fala de outros eventos importantes de basquete, é só não comentar…

        1. Ah para de ser chato cara!

          Raramente eles fazem posts que não tem nada a ver com o Celtics

          1. Isso mesmo!!

            Maldita inclusão digital!!!!!!

            Ah, Ah, Ah!!!

            Moçada, quanto mais bem informados estivermos sobre o esporte, melhor. Parabéns à equipe do blog pela matéria.

            Um abraço a todos!

          2. O q tem a ver isso com os Celtics ????Eles jogam o mesmo esporte que o Boston Celtics já é um começo ora!!!

    2. Bem, se vc não reparou vou esclarecer, tadinho!!!!!!!!!!!

      O post fala sobre BASQUETE nas olimpíadas, e por coincidência, uma tremenda coincidência o Boston Celtics é um time de BASQUETE, entendeu???

      Quer que eu desenhe???????

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Huertas se credenciando demais à NBA. Reservinha do Rondo seria o ouro. Dar uma chance à ele no training camp de setembro é uma obrigação de algum time da NBA. Espero que seja o Celtics. xD

    1. Mas ele ainda tem contrato com seu time, até 2013, salve engano.
      E se a multa for acima de U$ 500.000, eu acho que nenhum time da NBA pode pagar.

      1. Como aconteceu com vários dos jogadores da Europa, China, etc, a NBA paga 500 mil dólares da multa rescisória do jogador e o jogador deve pagar o resto, e não o time. Vários jogadores pagaram a multa para irem à NBA. E, se uma equipe fizer uma proposta sólida ao Huertas, ele claramente pagaria a própria multa rescisória, como manda o regulamento da NBA. Ele já disse que gostaria de jogar na NBA. Investir em si próprio é o que há. 🙂

        1. Sem chances dele vim,ele tem basquete pra jogar na NBA não é de hoje meu caro.Problema é financeiro e idade.

          1. Idade não é problema. Prigioni tem 35 e foi contratado pelo Knicks. Sabonis foi All-Rookie First Team com 31. Huertas tem 29, tá no auge, e ganhou muito destaque na imprensa americana pelo doule-double que fez contra o USA Team e por ter levantado a torcida de Washington com alguns lances dele. Se receber uma proposta boa (o que deve acontecer), depende dele querer ir pra NBA (claro que ele quer) e estar disposto a desembolsar a multa do Barcelona. Vejo possibilidades e especulei-as. xD

          2. Como vc mesmo fala ele esta em seu AUGE poucos times vão pagar tanto por cara de 29 anos que vai ser NOVATO e tem que se adaptar a NBA,Prigioni foi pra la ganhando pouco duvido muito que o Huertas jogando o que esta jogando ira aceitar pouco!

          3. Ele reduziu o salário pra ir pro Barcelona, que era um sonho pra ele. Salário dele no Barcelona é de $ 1.7 mi (no Caja Laboral era bem mais de 2 milhões). Reduzir pra ir pra NBA não é o problema. O problema maior é ele perder tempo de quadra, e acabar atrapalhando a evolução do jogo dele. Aconteceu isso com o Splitter.

            Achei essa entrevista dele na internet: grem. io/ZUm
            Interessante. Pelo jeito ele não vai pra NBA mesmo. Depende não muito da proposta salarial, mas, de um esquema de jogo favorável e bons minutos de quadra. Ele consegue uns 10/12 minutos em quase todos os times da NBA, mas, não seria titular em nenhum deles, apenas Role Player, e pela entrevista, ele dá a entender que não quer ser Role Player.

  • Sempre tem um para causar.

    Huertas merece sim uma chance no training camp. seria um excelente backup para o rondo.

  • Um jogador que eu gostaria que jogasse no Celtics é o ANTHONY DAVIS o jogador que seria otimo pra fazer aquele trabalho sujo na defesa,Pelo menos pra ele ta mostrando ser um jogador com muita personalidade nas OLIMPIADAS a camisa nao peso pra ele e ta dando cada toco e enterrada e o cara foi draftado esse ano pelo new orleans hornets.

  • desfalque do brasil : Murilo???????

    ele há muito tempo não é convocado, desfalque de verdade é o Hetschheimer ( sabe Deus como escreve xD)

  • Está tendo no site da NBA a votação pro jogo do ano.
    Dois jogos do Celtics aparecem entre os melhores, e é bom ressaltar que os dois são de partidas espetaculares do Rondo. Será que Rondo já é nosso Franchise Player.

    1. De cara eu lembro daquele Grizzlies x Clippers que o Clippers tirou 28 pontos de vantagem. OBVIAMENTE, aquela partida que o Rondo jogou 53 minutos e meteu bolas de 3 que nunca tinha feito na vida foi sensacional. Na minha opinião, a melhor performance individual da temporada. Esse Celtics x Knicks eu não assisti. O double OT de Thunder x Wolves foi foda tbm. Acho que faltou o jogo de 57 pontos do D-Will que foi um baita jogo contra o Bobcats.

      PS: Jogo do ano tinha que ser uma das vitórias do Bobcats, já que foram só 7. 😛

  • pq devemos respeitar o heat??? vcs sao o time da modinha. vcs naum estao nos respeitando, pq entao respeitar vcs? faltam MUITO, mas MUITO pra vcs chegarem a história vitoriosa dos celtics. entao nos respeite pra gnt respeitar vcs.

  • amar? respeitar o heat? vc tah mt drogado mermao, só iremos respeitar vcs qnd vcs merecerem respeito, pq vcs naum respeitam ninguem.

  • Vcs ainda vão continuar conversando com um adolescente que acredita ser Ray Allen? Ignora.

  • O que mais me espanta é que o cara é português (notem o uso dos termos “camisola” e “abóboras”). uhauhahuahuhuahua

Comments are closed.