Visite nossas Redes Sociais
Curta e siga nossas redes para ter acesso a conteúdos exclusivos, além de manter-se sempre atualizado sobre novos artigos no site.

Jaylen Brown vem fazendo uma temporada de All Star, e você foi avisado antes!

No dia 22 de Outubro de 2019 o Celtics não esperou pelo último ano de contrato de Jaylen Brown e antecipou uma renovação contratual no valor de 103 milhões de dólares por mais 4 temporadas.

O que se via nos dias seguintes nas redes sociais era uma chuva de críticas para Danny Ainge, de torcedores que achavam que Brown não era merecedor de tal valor.

Observando isso, tratei de escrever um artigo ( A renovação de Jaylen Brown foi overpaid? ) questionando tal reação, e apresentando a esses torcedores um novo olhar sobre o que eu considerava ser o futuro de Brown, baseado em históricos de jogadores semelhantes.

Pois bem, apenas três meses se passaram e posso colocar como certo que muitos que achavam Brown overpaid, não o acham mais.

Com média de 20,6 pontos e 7 rebotes, Brown vem sendo tranquilamente o jogador mais sólido e consistente da equipe na temporada.

Seu aproveitamento nos arremessos está acima de 50%, algo que é raríssimo para jogadores de perímetro. Apenas Giannis e DeRozean estão com aproveitamento superior. Tatum e Kemba, tidos como a força ofensiva Celta, estão bem abaixo nesse quesito, com 42% e 43% respectivamente.

Além disso, Brown também é o melhor arremessador de 3pts da equipe, com 40% de aproveitamento. A nível de comparação, Ray Allen, um dos maiores arremessadores de 3pts da história da NBA, teve média de 40,9% em sua passagem por Boston!

Tais apresentações começaram a chamar atenção da liga, que inclusive premiou Brown como “Jogador da Semana” na última seleção de 2019, na qual o ala encerrou com médias de 27 pontos e 6,7 rebotes e um aproveitamento incrível de 62% nos arremessos, com também surreais 58% de aproveitamento da linha dos 3pts.

Curioso é ver que mesmo com esse desempenho ofensivo excelente e uma defesa bastante superior à de Tatum e Kemba, é normal ver torcedores Celtas explanando seus votos para All Star na dupla citada, e negligenciando Brown.

Seu modo de agir discreto e longe dos holofotes, talvez seja um dos culpados desse lapso por parte dos torcedores, mas assim como eu estava aqui para questionar os que achavam seu salário injusto, também estou aqui para questionar os que o deixam de fora da lista do All Star.

Jaylen Brown, na minha visão, é hoje o atleta celta que mais merece figurar no All Star!

E você? O que tem achado da temporada do garoto Jaylen?

Deixe seus comentários abaixo para debatermos o assunto.

Author avatar
Daniel Emiliano
Daniel é publicitário, web designer e ilustrador residente em Campinas/SP. Em 2008 uniu paixão e profissão e deu vida a um Blog de notícias e opiniões sobre o Boston Celtics. Com ajuda de outros apaixonados o Blog foi tomando proporções inimagináveis e hoje é este Celtics Brasil, o maior site sobre uma equipe da NBA no Brasil.

10 comentários

  1. Edivaldo

    Dos três Brown é o que perde mais partidas por lesão.

    Perde muito, muito mais do que Tatum.

    Para um cara de apenas 23 anos é algo preocupante.

    Imagine quantas partidas ele perderá quando tiver 29?

    • Marcio Urawa

      Absolutamente normal, para um jogador de alta explosão física e que não foge de contato, meu caro.

      Defensores como Smart, Brown, Theis, Horford, Baynes… etc, sempre vão acumular micro lesões devido ao contato físico e vão acabar se lesionando vez ou outra.

      De toda forma, não acho nada preocupante o numero de ausência dele.

      Ele participou de 27 de 31 jogos, nessa season, sendo que das 4 ausências, uma foi por gripe (não por lesão) e a outra foi poupado.

      Ano passado, jogou 91% das partidas.

      Então não sei bem a onde vc quer chegar com essa afirmação.

  2. Wenderson Montini

    Concordo. Brow é o jogador mais agressivo do time normal ter algumas lesoes. Melhor que ter kanter que tem nojo de contato mesmo sendo monstro nos rebotes. Gosto do jogo do GH poderia ser mais importante para o time pena ter sofrido com lesões mais acho q a solução vai ser envolver ele numa trade n sei o q acontece com o tatum sera q n se senti bem na 4. Fato q ele n evoluiu nda defensivamente(Fanta de tecnico) o cara e o futuro da franquia junto com Jaylen Brown.

  3. Fernando Silva

    Acredito em Brown e Tatum para nos levar ao banner. Ao meu ver são o futuro da franquia.

    Kemba é uma adição e tanto.

    Com GH em forma, nos falta pouco.

    Daniel nos avisou, com razão, sobre a renovação de Brown.

    Espero ter Tatum por muito tempo também.

  4. Renato

    Sem duvidas hoje o contrato dele e justo para o que vem entregando, ele e 1 All Star de fato, mesmo se nao for eleito. Agora acho que ele ainda nao pode ser comparado ao Tatum e ao Kemba, pq se na defesa ele e melhor, no ataque muito de seu aproveitamento vem do espaço criado pela atençao maior da defesa adversaria a Kemba e Tatum, que sao mais criativos e versateis ofensivamente, e por serem as primeiras opçoes ofensivas, natural terem uma defesa mais forte e errar mais. Que bom que sao todos nossos rs.

  5. Tiago Coelho

    Vejo tanto J. Brown, J. Tatum e K. Walker jogando no mesmo nível, basta olhar a média de pontuação até o momento.
    Mas com certeza J. Brown é que tem mais evoluído nessa temporada, tem surpreendido positivamente, e isso é muito bom.
    Manter tbm tem me surpreendido.
    G. Hayward si não tivesse ficado umas rodadas fora estaria bem tbm.
    Até o momento o time como um todo esta bem dentro das suas limitações, tá gostoso de ver o time jogar, tirando quando entra alguns jogadores kkkkk

  6. Fernando Silva

    Resumindo o que penso: se não tivessemos trazido KI mas Kemba e, assim disputado as 2 últimas seasons com Kemba no lugar de KI, mais um banner estaria pendurado no Garden.

    Para esta season, sim seria muito bom um Center defensivo, nos falta mesmo.

    Porém acho que temos mais problemas no bench.

    As vezes até que nosso banco ajuda, mas é raro.

    As vezes um jogador do banco de destaca, mas padecemos de inconstância quase todos os jogos.

    Muitos jogadores sairam, perdemos muito em profundidade.

  7. Fernando Henrique

    Brown realmente ta valendo cada centavo do seu novo contrato. Ta jogando muito, tanto individualmente quanto para o time. Já comentei isso aqui em outra ocasião, o tempo que ele passou com o Pop ajudou muito, naquelas poucas semanas acredito que ele tenha conseguido incorporar ideias e táticas diferenciadas em seu jogo.

    O Brad é um baita treinador também, e se o Brown conseguiu desenvolver tudo que aprendeu na seleção, é por conta dele. Não adianta achar que a culpa pelo Kanter não evoluir sua defesa é do Stevens, o time do Celtics possui toda uma equipe de profissionais de análise e de treinos, existem treinadores defensivos focados nessa questão, mas é preciso reconhecer as limitações do atleta. E por conta delas, acertadamente o Stevens deixou o Kanter no banco pra garantir uma pontuação dos reservas, e nos últimos jogos é o que temos visto (já tem um tempo que ele ta passando dos 10ppg).

    Se falta um pivô defensivo pro time? Acredito que sim, mas eu não faria essas loucuras que o pessoal comenta, jamais abriria mão do Hayward. E por mais que tenha gente que ache que nosso garrafão vai ser engolido por times com bons pivôs nos playoffs, queria saber porque ninguém fala da nossa superioridade no perímetro (que nos últimos anos tem feito a diferença na NBA, com o small ball e o GSW ganhando campeonatos sem um pivô de ofício). O 76ers por exemplo, não tem marcadores pra todos os nossos armadores e alas, o Tobias Harris que joga na 3 deles é mais pesado e lento do que o Tatum, que vem jogando na 4. Tanto que agora eles querem trocar o Horford por um ala armador (CJ McCollum). Acho que ta faltando confiança no trabalho do Celtics, eu aposto alto que esse time vai pras finais de conferência

  8. Semi finais certamente e boa chance de final de conferência, tanto quanto de vencê-la diante de um Bucks por exemplo…

    Brown evolui muito até aqui na temporada, creio que os próximos 15 à 20 jogos dele dirão e reafirmarão o quão consistente se tornará, visto que oscilava muito noutras temporadas, sendo assim pra mim falta ele se firmar nesses 15 à 20 pra ter aquela confiança em si.

    Confiança que faz o cara chamar o jogo e decidir na última bola… Especialmente se acostumar com isso!! Desenvolvimento dele está excelente e podemos esperar melhores coisas!! É ele manter-se assim e adicionar mais confiança pra realmente ser um star pra nós! Torço pra ele ser mais dominante em partir pra dentro… Melhorando mais isso, será muito dominante!

  9. Marcelo

    Já passamos a década anterior comprando essas promessas. Começar outra década com nada além de expectativas já é um sinal. Um forte sinal. Brown, Tatum, e outros novatos… ok. Expectativas. E só.

Postar comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *