Fechar Menu
    • Início
    • Notícias
    • Opinião
    • Análise
    • Crônicas
    • Túnel do tempo
    • Craques do passado
    • Rivalidades
    Leia também

    Quanto Boston pode gastar na offseason da NBA?

    07/05/2026

    Celtics deveria trocar Jaylen Brown por Giannis? Entenda o debate

    07/05/2026

    Jaylen Brown nega saída do Celtics, mas rumores aumentam pressão sobre Boston

    07/05/2026
    Instagram YouTube WhatsApp X (Twitter) TikTok Facebook
    Celtics Brasil 09/05/2026 - sábado
    • Time
      • Elenco
      • Comissão Técnica
      • Estatísticas
      • Folha Salarial
    • Nossa História
    • Contato
    Instagram YouTube WhatsApp TikTok X (Twitter) Facebook
    • Início
    • Notícias

      Jaylen Brown nega saída do Celtics, mas rumores aumentam pressão sobre Boston

      07/05/2026

      Celtics deve priorizar reforço no garrafão após queda nos playoffs

      06/05/2026

      Brad Stevens sinaliza mudanças no Celtics após eliminação para os 76ers

      06/05/2026

      Jaylen Brown recebe multa após desabafo contra arbitragem

      06/05/2026

      Jayson Tatum: possível retorno e a mentalidade de campeão

      24/09/2025
    • Opinião

      O que fazer com Kristaps Porzingis?

      29/05/2025

      Jrue no Texas? Mavs podem explorar troca com Celtics

      28/05/2025

      Os próximos passos do Boston Celtics

      14/05/2025

      Subestimado: A Jornada de Jayson Tatum pelos Playoffs

      30/04/2025

      A dupla Jrue Holiday-Derrick White é a melhor defesa da história do Celtics? Cedric Maxwell diz que sim.

      23/04/2025
    • Análise

      Quanto Boston pode gastar na offseason da NBA?

      07/05/2026

      Muito Obrigado Milwaukee Bucks!

      21/04/2025

      A Versão Playoffs de Payton Pritchard

      21/04/2025

      Avaliação de Desempenho Individual da Temporada 2024-2025

      15/04/2025

      Cenários de Primeira Rodada dos Playoffs 2024-25

      14/04/2025
    • Crônicas

      Análises Individuais da temporada 2023-24

      13/07/2024

      Devemos aposentar o número de Al Horford?

      08/07/2024

      2008 a 2024 – Um rápido panorama sobre a trajetória do Boston Celtics até o 18° título

      26/06/2024

      Como Joe Mazzulla liderou Boston ao 18º título

      20/06/2024

      O que o Celtics aprendeu com o Timberwolves?

      10/06/2024
    • Túnel do tempo

      Larry Bird: “Sempre achei que não aproveitamos ao máximo”

      10/03/2025

      1969 – Na despedida de Russell, a conquista do 11º título

      31/07/2022

      1957 – O primeiro grito de campeão

      31/07/2022

      Dança da vassoura: relembre todas as varridas do Boston Celtics nos playoffs da NBA

      23/04/2019

      Quiz – Quem são os líderes do Celtics na história?

      26/11/2017
    • Craques do passado

      Larry Bird: “Sempre achei que não aproveitamos ao máximo”

      10/03/2025

      Retrospectiva da carreira de Kevin Garnett

      24/09/2016

      Joseph Henry “Jo Jo” White

      20/07/2016

      David William Cowens

      07/09/2015

      Robert Lee Parish

      05/09/2015
    • Rivalidades

      Bill Russell x Wilt Chamberlain

      31/07/2022

      Jogos Inesquecíveis: Celtics x Lakers (Game 6-Finals 2008)

      09/02/2016

      Relembre os últimos jogos entre Celtics e Lakers

      29/12/2015

      Celtics x Pistons – Parte 3 (Final)

      08/04/2015

      Celtics x Pistons – Parte 2

      06/04/2015
    Instagram YouTube WhatsApp X (Twitter) TikTok Facebook
    Celtics Brasil
    Início»Túnel do tempo»Jogos Inesquecíveis: Celtics x Lakers (Finals 2008)
    Túnel do tempo

    Jogos Inesquecíveis: Celtics x Lakers (Finals 2008)

    Bruno PennaPor Bruno Penna27/01/2016Atualizado:29/07/20216 Comentários4 Mins de leitura
    WhatsApp Facebook Twitter Copiar Link E-mail
    ↗
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn E-mail Copiar Link Reddit

    Sumário

    Toggle
    • Série "Jogos Inesquecíveis"
    • Jogo Inesquecível - Celtics x Lakers (Finals 2008)

    Série “Jogos Inesquecíveis”

    A equipe Celtics Brasil preparou uma série de 5 matérias que trará de volta alguns dos grandes jogos que ainda vivem em nossa memória como torcedores celtas.

    No primeiro capítulo da série, viajamos até o ano de 2002 para relembrar a partida histórica entre Boston Celtics e New Jersey Nets.

    Já no segundo, voltamos para 2012 e revivemos a rivalidade que crescia entre Celtics e Cavaliers.

    O terceiro trouxe de volta o disputadíssimo duelo entre Boston e Chicago nos playoffs de 2009.

    Obviamente, a lista não vai conseguir contemplar todos os jogos memoráveis de Boston, até porque isso seria impossível enquanto falamos da franquia mais gloriosa da NBA. São quase 70 anos de história e sempre será uma tarefa difícil eleger os melhores momentos dessa jornada. A atenção maior foi voltada para os anos mais recentes da liga já que muitos fãs puderam acompanhar algum ou alguns desses momentos, além de ser bastante difícil encontrar vídeos com boa qualidade dos grandes momentos do Celtics de décadas atrás. É importante registrar que a intenção não é estabelecer um ranking, mas sim reviver aquelas partidas que certamente mantiveram todos os celtas acordados, eletrizados e à beira de um ataque cardíaco. Com isso esperamos que você torcedor, vibre, relembre e comente a Série “Jogos Inesquecíveis”.

    Jogo Inesquecível – Celtics x Lakers (Finals 2008)

    Máquina do tempo ligada. Ano de 2008. 4º jogo da série entre Celtics e Lakers válido pelas finais da liga de basquete norte-americana. A equipe de Boston vencia por 2-1 e iria fazer de tudo para não ceder o empate à franquia de Los Angeles. O treinador Doc Rivers comandava um quinteto titular formado por Rajon Rondo, Ray Allen, Paul Pierce, Kevin Garnett e Kendrick Perkins. Boston ainda se dava ao luxo de ter no banco Sam Cassel, Eddie House, Tony Allen, James Posey, Glen Davis e PJ Brown. E foi justamente esse banco, o fator que mudaria os rumos da partida. Enfrentando Derek Fisher, Radmanovic, Kobe Bryant, Lamar Odom, Pau Gasol e o mago do basquete Phil Jackson, a equipe do Celtics encarava a pressão e o desafio de sair da fila após 22 anos em jejum.

    Apesar de estar vencendo a guerra, a batalha até então era toda do rival, que no primeiro quarto de jogo passou por cima de Boston por 35 x 14. Perdendo por 24 pontos no final do segundo quarto de partida, muitos já cantavam a derrota do Celtics e a torcida no Staples Center só faltou gritar olé. No entanto, apesar do cenário “irreversível” para o lado verde,  a NBA estava prestes a assistir a maior virada em uma final de campeonato desde 1971. Nos minutos finais do segundo quarto, a franquia de Massachussets começou a assustar o time da casa que em um piscar de olhos viu sua vantagem de 24 pontos ser reduzida para 12. O ginásio de Los Angeles foi sendo tomado pelo silêncio e os gritos de Kevin Garnett já ecoava pelas arquibancadas.

    Nesse jogo, Pierce se destacava pela boa marcação em cima de Kobe Bryant, MVP da temporada regular. O capitão celta segurou seu matchup em 6-19 FG, um aproveitamento pífio de 31% que facilitou o caminho para a reação alviverde. Outro jogador que se destacou demais foi James Posey: espetacular vindo do banco, o veterano converteu 5 arremessos da longa distância e terminaria o jogo com um total de 18 pontos. Quando o Lakers conseguia tirar a cabeça da água para respirar, Posey surgia na zona morta para afogar o Staples Center em tensão novamente.

    Restando 4 minutos para o final de jogo, o Celtics obteve sua primeira vantagem no placar desde o momento em que a partida se iniciou. Pierce e seus companheiros mostravam a definição de crescer no momento certo. E foi assim até o final de jogo. Com muita experiência e competência para segurar o resultado, os 20 pontos de Pierce, o double-double de Kevin Garnett (16 pontos, 11 rebotes) e os 36 pontos vindo do banco asseguraram a maiúscula vitória do time de Boston, que abriria 3-1 no placar da NBA Finals. O final dessa história vocês já conhecem.

    2008 campeao Celtics destaque finais finals insesquecíveis jogos Lakers
    Compartilhe WhatsApp Facebook Twitter Copiar Link E-mail
    Artigo AnteriorPrévia – Boston Celtics (25-21) x Denver Nuggets (17-28)
    Próximo Artigo Marcus Smart é convocado para o NBA Rising Stars Challenge
    Bruno Penna

    Nascido e criado no Rio de Janeiro, é formado em Administração e apaixonado por esportes. Começou a se interessar por basquete em 2005 ao assistir um monstro chamado Kevin Garnett em quadra. Se apaixonou pela história do Boston Celtics e desde então dividiu o fanatismo que antes era ocupado só com o Botafogo.

    Mais textos pra você

    5 coisas que você precisa saber sobre o novo armador do Celtics, Anfernee Simons

    24/06/20254 Mins de leitura

    Jaylen Brown faz cirurgia

    11/06/20251 Min de leitura

    O Boston Celtics está com problemas financeiros?

    30/05/20255 Mins de leitura
    Ver 6 Comentários

    6 Comentários

    1. Gbrunus - Giovani B. P. Viani em 27/01/2016 18:51

      HJ temos 2 grandes noticias para o Celtão da massa e basquete Brasileiro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
      Marcus Smart e o Raulzinho estão convocados para o jogo dos novatos!!!!!!!!!!

    2. Fernando C. da Silva em 27/01/2016 22:29

      Muita saudade deste time. É muito bom rever, relembrar, todos saudáveis, em condições de jogo e de amassar o Lakers, com Kobe e tudo em pleno SC. Enfim, o tempo passa. Já se vai mais de meia década e nossaa estrelas estão se aposentando. O Ray já parou, talvez volte. De toda a forma, o tempo chegou para todos.

    3. Guilherme Mota Andrade em 28/01/2016 05:21

      Esse, meus amigos, foi o jogo da minha vida. Era meu ano de volta à NBA, gostava muito de ver quando pequeno, mas por motivos financeiros deixei de ter televisão por assinatura em casa. Voltei a ter no final da temporada 2007-2008 e me deparei com os Celtics nos playoffs, um time aguerrido, raçudo e ao mesmo tempo muito técnico. Mas, nesse jogo, eu senti a alma Celta, o arrepio de ver e sentir um time que não desiste nem na pior das hipóteses. Se hoje eu sou um Celta de corpo e alma, foi esse jogo que me fez enxergar. Saudade demais dessa composição, de Garnett, de Pierce, de Posey, de Allen, de Rondo. A energia em quadra era sem igual, e o sentimento que dava pra ter abocanhado mais um anel me consome. Mas os Celtics sempre se levantam, e sei que não vai demorar muito a isso. Abraços senhores.

    4. Teobaldo em 28/01/2016 14:51

      Meu jogo inesquecível, foi Celtics X Pistons, acho que final de conferência da temporada 86/87 (desculpem a imprecisão, são coisas da idade), quando os Bad Boys viera pra cima no jogo 5 e Robert Parish deu uma cocada no Bill Laimbeer, mostrando quem mandava no nosso garrafão. Seria muito legal se essa partida estivesse aqui. Um abraço aos amigos do blog!

    5. Junior Duarte em 28/01/2016 19:30

      Foi nessa temporada que comecei a acampoanhar a nba e a torcer para o celtics

    6. Nathan Santos Paranhos em 28/01/2016 22:55

      Comecei a torcer pró Celtics nessa temporada!!!

    Mais Lidos do Mês

    Brad Stevens sinaliza mudanças no Celtics após eliminação para os 76ers

    06/05/2026

    Jayson Tatum: possível retorno e a mentalidade de campeão

    24/09/2025

    Jayson Tatum elogia Kemba Walker e demonstra otimismo com futuro do Boston Celtics

    09/08/2019
    Mais Recentes

    O Boston Celtics está com problemas financeiros?

    30/05/20255 Mins de leitura655 Visualizações

    Nas semanas após a eliminação, um assunto muito comentado na nossa comunidade foi o fato…

    Jayson Tatum passa por cirurgia

    13/05/2025

    Subestimado: A Jornada de Jayson Tatum pelos Playoffs

    30/04/2025
    SIGA O CELTICS BRASIL
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • TikTok
    • WhatsApp
    Favoritos dos Leitores

    Seja como a água

    02/11/20157 Mins de leitura

    Be like water (Seja como a água em português) é uma famosa frase e filosofia…

    Notícias sobre Tony Allen

    10/01/20101 Min de leitura

      Após se sair bem substituindo o astro Paul Pierce – afastado por 5 jogos…

    Bill Russell x Wilt Chamberlain

    31/07/202219 Mins de leitura

    Por Bruno Tacchi Primeiramente, gostaria de explicar que toda essa matéria é baseada no livro…

    História

    Larry Bird: “Sempre achei que não aproveitamos ao máximo”

    10/03/20253 Mins de leitura

    Lenda celta diz que o Celtics dos anos 80 não atingiu seu pleno potencial, apesar…

    Bill Russell x Wilt Chamberlain

    31/07/2022

    1969 – Na despedida de Russell, a conquista do 11º título

    31/07/2022

    1957 – O primeiro grito de campeão

    31/07/2022
    Acompanhe o PodCeltics
    Notícias

    Jaylen Brown nega saída do Celtics, mas rumores aumentam pressão sobre Boston

    07/05/2026

    Celtics deve priorizar reforço no garrafão após queda nos playoffs

    06/05/2026

    Brad Stevens sinaliza mudanças no Celtics após eliminação para os 76ers

    06/05/2026
    Análises

    Quanto Boston pode gastar na offseason da NBA?

    07/05/2026

    Muito Obrigado Milwaukee Bucks!

    21/04/2025

    A Versão Playoffs de Payton Pritchard

    21/04/2025

    Mais de uma década de conteúdos, informações, resenhas e muita torcida pelo Boston Celtics.

    Quer fazer parte da nossa comunidade? Nos siga nas redes sociais e entre no nosso grupo do Whatsapp!

    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube WhatsApp TikTok

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.