Visite nossas Redes Sociais
Curta e siga nossas redes para ter acesso a conteúdos exclusivos, além de manter-se sempre atualizado sobre novos artigos no site.

Lockout iminente

Billy Hunter, chefe do sindicato dos jogadores da liga, disse que os donos  dos times recorrerão ao lockout depois da reunião que foi realizada hoje (quinta-feira).

Tal reunião tinha como objetivo traçar um novo Acordo Coletivo sobre Salários e Cotas (Collective Bargaining Agreement, em inglês). No entanto, o novo CBA não foi instituído, visto que ambas as partes não conseguem concordar em diversos pontos.

O antigo acordo perderá a validade amanhã (sexta) às 12h. Ele foi assinado em 1998, naquela temporada em que houve redução no número de partidas disputadas.

Agora, David Stern decidirá o novo prazo para a nova reunião. Além disso, ele entregou aos donos dos clubes listas de pessoas com quem eles não podem entrar em contato, tais como parentes de jogadores, amigos de jogadores etc.

Dessa vez, a liga corre mais risco do que em 1998. Há quem diga que uma temporada reduzida seria o menor dos males (e, convenhamos, melhor pros nossos velhinhos).

O comportamento dos atletas de basquete, que até aceitam diminuir suas cotas mas não tanto quanto os donos pretendem, tem dificultado o novo CBA. Por outro lado, a postura inflexível dos donos dos times – com até possibilidade de instituição de um hard cap – tem feito com que os jogadores se sintam acuados.

Matt Bonner, atleta do San Antonio Spurs e vice-presidente da união dos jogadores da NBA, afirmou: “tentamos evitar o lockout. Infelizmente, não chegamos a um ponto comum”. Depois, chegou também a dizer que a proposta dos donos dos times – que alegam prejuízo quase geral – era pior do que aquela que paralisou a liga de hockey no gelo (NHL), com a efetiva instauração do hard cap.

É importante lembrar que a NFL (liga de futebol americano) está passando pela mesma situação. Pra piorar, alguns setores da população estadunidense já reclamam dessa briga sobre como (principalmente) repartir os US$4bi que a NBA gera de receita. Vale ressaltar que os EUA passam por uma grave crise de desemprego.

Fontes: RealGM, site oficial da NBA, BostonHerald

Author avatar
Redação Celtics Brasil

10 comentários

  1. Plácido Alexandre de Albuquerque Neto

    Que merd# tomara que não atrase o inicio da temporada

  2. Liu

    tomara que não atrase o inicio da temporada sim!

    • Liu

      Digo, tomara que atrase.
      Bem melhor pra descansar nossos jogadores, Rondo, Garnett, PP e também o Jermaine precisam demais desse lockout.

      Alguém sabe dizer algo sobre esse hard cap?
      seria um CAP maior?

      • Sávio Martins

        Liu, hard cap é um cap que não aceita exceptions.
        Essas exceptions são MLE, Bird, minimum et al.
        Ou seja, seria muito mais difícil montar um time com 3 ou mesmo 2 estrelas a partir desse cap (seria de US$45mi).
        NYK estaria ferrado, por exemplo.

  3. Ratti

    Alguem sabe dizer se com o lockout da Nba, os atletas são proibidos de frequentar os ginasios de suas equipes, como acontece na Nfl? Caso aconteça, isso já compromete a preparação.

    • Os jogadores so podem fazer musculação, em hipotese alguma podem treinar com bola, pois com a greve os planos de saude dos jogadores estao suspensos, por isso os jogadores não poderão participar dos jogos de suas seleções, quem se machucar está FUDIDO ($$$)!

      ^^

  4. Thiago Reis

    Os atletas terão que treinar por conta própria. Uma temporada mais curta seria perfeita para os C’s, mas uma temporada cancelada seria um desastre, acho que esse temporada será a última com o Big 3 em condições de disputar o título, 2012/2013 eles já estarão com idade bem avançada, contratos terminando, complicado.

  5. Aluisio Oliveira

    Tem que ser uma temporada de 52 jogos …

  6. Aluisio Oliveira

    pooo os caras pararam em Abril, a temporada começa em outubro, tudo bem q a preparação começa bem antes, mais OW’ se o cara não descansar nesse OFFSEASON direto pdoe parar neh’

  7. Lucas Peruch

    tinha q acontecer isso neh? Pw muito palha! vai acontecer igual a temporada de 1999 50 jogos ja sei!

Postar comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.