Visite nossas Redes Sociais
Curta e siga nossas redes para ter acesso a conteúdos exclusivos, além de manter-se sempre atualizado sobre novos artigos no site.

NBA proíbe bullying contra calouros

A NBA enviou um memorando para todas as franquias do torneio informando a proibição de toda e qualquer forma de bullying ou trote com os calouros.

Entre as violações listadas, se encontram qualquer tipo de abuso físico, ameaças, racismo, xenofobia, homofobia. Também consta no memorando proibições a intimidação de companheiros e força-los a realizar qualquer tipo de atividade não vinculada a profissão.

A medida foi tomada após o jogador Jonathan Martin abandonar o Miami Dolphins na NFL alegando sofrer abusos por parte de seus companheiros de equipe.

A NBA, no entanto não deixou claro como serão as punições e se elas serão aplicadas aos atletas envolvidos ou a franquia de um modo geral.

Também não se sabe como a NBA vai julgar algo tão subjetivo.

Um exemplo de situação discutível, é o caso em que Garnett gritou com Glen Davis no banco de reservas em uma partida em Boston, quando o atleta ainda era calouro. A situação constrangedora abalou emocionalmente Glen Davis, que atirou uma toalha ao chão e começou a chorar no banco de reservas.

No entanto, tirando os acontecimentos dentro de quadra, os dirigentes das franquias terão que adotar regras internas, afinal de contas trotes com calouros são situações mais do que comuns na NBA e normalmente tudo é levado com bom humor por ambas as partes.

Quem não se lembra de um documentário celta que mostrava o dia a dia da equipe, e registrava Avery Bradley quase que como um “moto boy” da equipe, além de responsável pelo café da manhã de seus companheiros veteranos?

Fonte: Ahe!

Author avatar
Daniel Emiliano
https://danielemiliano.com.br
Daniel é publicitário, web designer e ilustrador residente em Campinas/SP. Em 2008 uniu paixão e profissão e deu vida a um Blog de notícias e opiniões sobre o Boston Celtics.Com ajuda de outros apaixonados o Blog foi tomando proporções inimagináveis e hoje é este Celtics Brasil, o maior site sobre uma equipe da NBA no Brasil.

6 comentários

  1. Walisson

    O mundo tem ficado tão politicamente correto…e tão chato!!

  2. Lucas Rocha

    acho que quando é levado na brincadeira por ambos é válido, agora vai saber o que fizeram pra esse Jonathan Martin pra tomarem essa decisão…
    Uma coisa é brincadeira de grupo, outra é um veterano querer se aparecer para os parceiros em cima de um calouro e acabar passando dos limites

  3. José Roberto

    Não concordo com um ponto da matéria, quando se recorre ao caso do Kevin Garnett em relação ao Glen Davis. Lembro desse jogo acho que foi na temporada 2008/2009 na ocasião a ESPN Brasil fez a transmissão dessa partida .

    O que aconteceu foi um feedback em relação ao jogo, que o Glen Davis não aceitou e reagiu daquela maneira. Outra coisa conhecemos o histórico do Kevin Garnett de seriedade e competitividade dentro da NBA.

    Não acredito que ele teria uma atitude de bullying, talvez esse caso pode ser tratado como assédio moral que também acho que não é o caso .

    • “- Entre as violações listadas, se encontram qualquer tipo de abuso físico, ameaças, racismo, xenofobia, homofobia. Também consta no memorando proibições a intimidação de companheiros”

      O que o KG fez não foi bullying propriamente dito, mas ele ameaçou e intimidou o Glen Davis, coisa que está descrita no memorando que a NBA fez.

      Por isso que eu digo que bullying é algo MUITO subjetivo e me preocupa a forma como a NBA vai julgar cada caso.

      Eu e você sabemos que Big baby fez merda e o KG comeu o cotoco dele pra ele aprender as coisas…mas no ponto de vista da NBA, eles podem achar que o KG passou do limite e suspende-lo.

      Então essa medida da NBA pra mim é MUITO preocupante, pois pra mim é uma ferramenta muito perigosa de politicagem e injustiças.

      Já to até vendo alguns serem punidos injustamente, e outros que mereceriam punição, segundo o tal do memorando, sendo “esquecidos”

  4. Fernando

    O problema é o que se enquadra, e o que não se enquadra, como bullyng. Brincadeiras sou favorável. Humilhações não. No escritório todo novato é convidado a buscar uma caixa de carbono branco na papelaria da esquina. E muitos vão. Brincadeira saudável. No episódio do KG entendo que foi bronca de jogo mesmo.

Postar comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.