Visite nossas Redes Sociais
Curta e siga nossas redes para ter acesso a conteúdos exclusivos, além de manter-se sempre atualizado sobre novos artigos no site.

Nenad Krstic de vilão a solução?

Antes de tudo, vamos esclarecer que isso aqui não é uma notícia, um rumor nem nada e sim uma ideia minha, algo que acho que seria proveitoso para o Celtics e que imagino que o próprio Ainge deva estar pensando em seu escritório.

Porque não trazer de volta Nenad Krstic?

Ok eu sei! O nome de Nenad faz torcer o nariz de muitos torcedores celtas, inclusive o meu, afinal ele é a representação em carne e osso de um movimento comercial que arruinou a equipe a dois anos atrás e provavelmente nos tirou um anel.

Mas mesmo assim, temos que ser sensatos e pensar que Nenad foi tão crucificado, pois chegou a Boston sem entrosamento, sendo comparado a Perkins, um dos maiores defensores da NBA e ainda por cima com a responsabilidade de ser titular em uma equipe as vésperas de um playoff.

Vamos reconhecer, foi uma arapuca e tanto para ele, e o resultado era mais que previsível. O fracasso!

Mas vamos deixar o passado para trás e pensar nos dias de hoje.

A equipe de Boston está quase em seu limite o CAP e não pode mais fazer nenhuma contratação impactante na agencia livre.

A regra da NBA não permite que nenhuma equipe ultrapasse o teto com contratações de agente livres, a não ser pelo salário mínimo que é de aproximadamente 1 milhão, o que não é capaz de atrair nada além de jogadores de fundo de rotação.

Aí vem a pergunta de alguns: – Então como pagaríamos 6 milhões pelo Ray Allen ?

O Celtics para renovar com Ray, iria se utilizar brecha nas regras contratuais, uma exceção chamada “Larry Bird Exception (ou Bird Rights)”

Com essa exceção, se um time está acima do limite salarial, e tem um agente livre, pode dar um contrato a ele, mesmo que passe do teto salarial da liga (CAP).

Para um time ter os bird rights do jogador ele deve ter jogado 3 anos com o time sem ter trocado de equipe ou ter sido dispensado. Se o jogador for trocado, os bird rights vão junto para seu novo time poder renovar seu contrato quando este terminar. Esta regra é conhecida como Larry Bird exception pois a primeira vez que esta exceção foi cedida foi com o Boston Celtics, para que pudesse renovar com Larry Bird.

Ao final dessa temporada, vários jogadores se tornaram agentes livres em Boston (Bass, Green, Pietrus, Dooling, Daniels, Greg e Ray), mas apenas Ray estava a 3 anos na equipe, portanto apenas com ele o Celtics poderia se beneficiar da Bird Rights.

Portanto a saída de Ray para o Miami não significou apenas a perda dos serviços do jogador, mas também a perda da possibilidade de contratar um jogador ultrapassando o teto da liga. Certo ?

Errado !

Como o atleta se transferiu para a Rússia durante o lockout, muita gente se esqueceu, mas o Nenad Krstic atuou 3 anos pela equipe de Oklahoma e então foi trocado para Boston, portanto a equipe Celta tem os Bird Rights do atleta, podendo renovar com ele a hora que quiser, ultrapassando o limite do CAP.

E a boa notícia para caso o Celtics tenha interesse nisso, é que Nenad rompeu seu contrato com o CSKA Moscow e está livre para voltar para a NBA.

Agora a discussão fica em torno de saber se vale a pena ter Nenad na equipe ou não.

Na minha opinião, vale e vale muito!

A inercia em assinar com algum reforço para o garrafão tem me preocupado. Hoje temos varias opções, mas ainda acho que existem muitas incertezas.

Melo e Sullinger são calouros e não sabemos como eles vão se comportar de imediato em um basquete do nível da NBA. Garnett tem idade avançada, é propenso a lesões e não é um Center de origem e Greg está sendo sondado por varias equipes e sua permanência em Boston é MUITO difícil, tendo em vista que o Celtics não pode cobrir nenhuma oferta acima de 2 milhões de dólares.

Krstic portanto seria importante por si só, somente para preencher uma vaga no elenco em caso de lesões, mas ele pode ajudar o Celtics bem mais do que isso.

Como dito, Krstic foi muito criticado em 2011, mas isso por conta das comparações e por ter entrado como titular.

Mas se formos pensar que precisamos de um jogador pra dar opções no banco, Nenad seria muito util.

Embora tenha uma defesa abaixo do aceitável, Nenad é um atleta muito bom na parte ofensiva da quadra já tendo terminado temporadas com mais de 16 pontos por jogo e um aproveitamento acima dos 50%.

Apesar de não ser um bom reboteiro ofensivo, Nenad é curiosamente um bom reboteiro ofensivo e também é confiável na linha do lance livre, ja tendo fechado temporadas com 80% de aproveitamento.

Então a pergunta vai pra você:
– Contar com Nenad ou não contar ?

Lembrando que como ele viria por uma exceção, a pergunta não é se você prefere ter Nenad ou algum outro jogador e sim se você prefere ter Nenad ou nenhum jogador.

 

Author avatar
Daniel Emiliano
https://danielemiliano.com.br
Daniel é publicitário, web designer e ilustrador residente em Campinas/SP. Em 2008 uniu paixão e profissão e deu vida a um Blog de notícias e opiniões sobre o Boston Celtics.Com ajuda de outros apaixonados o Blog foi tomando proporções inimagináveis e hoje é este Celtics Brasil, o maior site sobre uma equipe da NBA no Brasil.

35 comentários

  1. Algo importante nessa história e que eu não citei na matéria, é que o Celtics poderia dar um bom valor a ele, e depois troca-lo antes da deadline, pra um reforço nos playoffs.

  2. Danilo Jeolás

    Na atual situaçäo, Kristic é bastante útil. Principalmente sem comprometer o orçamento. É melhor do que o Hollins e que o Melo. E apesar de ser um pivô com caracteristícas diferentes, no mínimo equilibra com o Scalabird. E näo se contunde, se compararmos com O´Neal e Wilcox.

    Se o Garnett näo jogar na 5, seria até starter em alguns jogos.

  3. Sebas

    Daniel gostaria que tu falasse sobre as situações do Chris Wilcox,Kyle Dooling e do Michael Pietrus além de informar melhor qual que é o salário do Kristic e se ele é FA(restrito ou irrestrito)!

  4. Weronica

    “[…]O nome de Nenad faz torcer o nariz de muitos torcedores celtas, inclusive o meu, afinal ele é a representação em carne e osso de um movimento comercial que arruinou a equipe a dois anos atrás e provavelmente nos tirou um anel.[…]”

    O que esse Nenad Krstic fez ou deixou de fazer, para que vários torcedores não fossem mais com a cara dele?

    Obs.: Estou por fora dos assuntos passados da NBA porque esse é o primeiro ano que acompanho a liga.

    • Daniel Emiliano

      Em 2011 o celtics estava com uma equipe redondinha, era a melhor campanha da nba e era favorito ao titulo.

      Daí o gerente do celtics trocou Perkins e Nate pelo Green e o Nenad, e apartir daí o time se perde, passou a jogar mau e foi desclassificado pelo Heat na semifinal.

      Nenad não é o grande culpado disso, mas ele foi muito crussificado na epoca por conta de sua fraca defesa

    • Matheus Garcia

      Weronica,

      Na temporada 2010/2011, o Celtics era o 1º colocado da Conferência Leste, quando chegou o All-Star Game e com isso a janela de transferências da NBA foi aberta. O Celtics decidiu realizar uma troca com o Thunder que foi decisiva para a queda de rendimento da equipe e para o a eliminação na 2ª fase dos playoffs. E a negociação foi a seguinte: o Celtics enviou Kendrick Perkins e Nate Robinson para o Thunder em troca de Jeff Green e Nenad Krstic. Vou falar agora da importância de cada um desses jogadores:

      Kendrick Perkins: grande defensor, dava muita segurança no garrafão celta.
      Nate Robinson: era o reserva mais atuante da equipe.
      Nenad Kristic: não tem o potencial defensivo de Perkins e não foi bem aproveitado no ataque, pois não havia entrosamento com o restante da equipe.
      Jeff Green: excelente jogador, porém, desde que chegou ao Celtics não sofre com lesões.

      Então, é isso! Espero ter esclarecido.

  5. Lucas Lemuel

    ”a pergunta não é se você prefere ter Nenad ou algum outro jogador e sim se você prefere ter Nenad ou nenhum jogador.”
    Tá ai matou tudo.é por isso que eu sou favorável a ele voltar e usa esses 2 milhões em Pietrus e se não tiver atingido o limite de 15 jogadores tenta assinar com algum armador de ofício pelo Mínimo dos veteranos, talvez Keyon Dooling.

  6. Thiago Nolasco

    Acho que sim vale a pena,chegando agora no inicio de temporada dá tempo de ele se entrosar,se encaixar no sistema defensivo celta, e ele é Center de natureza,ou seja possibilita o KG de jogar como PF e vai ter uma boa rotação com Melo e Krstic e o Garnett com Bass e Sullinger,assim não cansa o KG e vai ter uma boa rotatividade no garrafão seria ótimo se o Greg Stiemsma renovasse também pois teríamos uma rotatividade ainda melhor!

  7. Thiago Nolasco

    O Certo seria uma renovação com o Dooling pra revesar com rondo na Armação!mas seria bom renovar com o Pietrus e o Dooling pois os dois matam de 3 em momentos importantes do jogo.
    Porém preferiria uma renovação com o Stiemsma

  8. Gus

    ele é tão ridiculo q depois da troca dele o OKC deu um salto de qualidade gigantesco….ate nas rotações sem o perkins…. pra ter esse cara prefiro o melo ou o sullinger de titular…

  9. Zezo

    seria uma boa, mas como isso não é nem um rumor, vamo pensar na realidade. Na minha opinião o ideal era renovar com o Dooling pra não sobrecarregar muito o Rondo. Eu sei q o Doc não poe os calouros muito na quadra no primero ano, mas BOTA O FAB MELO NA QUADRA DOC KKKKK

  10. Thiago Nolasco

    E O Jeff Green?o Celtics tem condições de renovar?ou pegamos ele a troco de nada pra ver ele jogando por outra equipe agora!ai é sacanagem!

  11. Leandro

    O Nenad Krstic já esteve no Celtics e foi pouco utilizado, trazer ele de volta acho que seria bobagem e jogar dinheiro fora. Agora uma pergunta. O Jeff Green estava no Celtics na temporada 2011-2012?

  12. Vinicius Bedra

    Qual a situação do cap, não tem pivo nem armador reserva e nao da mais pra contratar ngm?
    Perdemos o Allen e veio o Terry. e é só?
    Não vai muda mais nada no time ;s

  13. Guilherme Leonel

    Tenho acompanhado com atenção tudo que sai sobre esse período de off-season, mas a temporada passada foi a primeira que eu assisti da NBA, então tenho uma dúvida:

    E o Chris Wilcox?
    Quando comecei a acompanhar basquete, ele ainda não tinha lesionado pelos C’s e eu gostava do jogo dele, achava que ele dava uma segurada no garrafão.
    Ele pode voltar, ele ainda tá sob contrato?
    Alguém sabe a quantas anda o cara?
    E ele seria mesmo um bom jogador pro time?

    Valeu galera, abraço!

    • Thiago Reis

      Wilcox tb acabou se afastando com um problema no coração, não está em contrato e parece que o problema dele é mais grave, os médicos o aconselharam a parar de jogar!!

  14. Rodrigo Mariano

    Acho mais importante ele como moeda de troca doq como parte do elenco…

  15. Lucas

    Cara eu contrataria com ctz!!!

    DANIEL qual é a situação do Hoolins? Ele tem contrato ou ta livre…

  16. Fábio Malet

    É uma boa. Mercado de pivôs tá super inflacionado. Asik vai receber altíssimos 8 milhões em Houston. Biedrins recebe 9 milhões em Golden State. Tá loco. Por menos de 2 milhões sobram Przybilla, Mahinmi, Fesenko, Alabi… Se for assim, vamos de Krstic mesmo. Do jeito que está, acho que pode acontecer 2 coisas: KG de Center ou uma troca pelo Bass.

    • Matheus Garcia

      Fábio,

      Boa análise! Realmente, a NBA está muito carente de pivôs de qualidade e qualquer jogador meia-boca tem recebido altos salários. Trocar o Bass seria uma opção, mas pelo salário do Bass duvido que o Celtics conseguisse algum pivô de qualidade, portanto, acho que essa não é a melhor saída.

      Na verdade, eu acho que o KG deveria aceitar jogar de center, diante da necessidade da equipe e do seu ótimo desempenho na última temporada quando executou essa função. Concordo com a vinda do Kristic, mas como opção para o banco e não como titular do garrafão.

  17. Rodrigo Mariano

    j Green fechou
    4 anos por 36mil.
    começando a primeira em 9…

  18. Rodrigo Mariano

    Acredito q nao tera variação na anual e serão todos em 9 mesmo… mas nao confirmaram

  19. Daniel Emiliano

    Wolves ofereceu 3 milhões pro Greg.
    Acho que vai ser muito difícil o Celtics cobrir esse valor

  20. Gustavo

    Ele vai fica mais um ano no CSKA…

    • Daniel Emiliano

      Ele deu uma entrevista hoje, dizendo que tem até o dia 15 pra decidir se volta pra NBA ou se fica no CSKA.

      Ele disse que voltaria pra NBA se fosse pra jogar em uma boa equipe e se fosse pra receber mais do que ganha na Russia (3,6 milhões)

      Ou seja…se o Ainge ligar pra ele e oferecer 5 milhões, duvido que ele não pegue o avião no dia seguinte

  21. Renzo

    Gosto do Krstic, mas não vejo mais espaço para ele no Celtics atualmente.

Postar comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.