Visite nossas Redes Sociais
Curta e siga nossas redes para ter acesso a conteúdos exclusivos, além de manter-se sempre atualizado sobre novos artigos no site.

O Halloween dos jogadores Celtas

Veja como alguns jogadores do Boston Celtics comemoraram o dia das bruxas, e também como o Halloween surgiu.

Existem duas origens do Halloween. A pagã surgiu por causa de um festival na Irlanda (no segundo século) entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro. Neste festival era comemorado o fim do verão (SamHein). Entre os dias citados acima ocorria a festa dos mortos. Para os Celtas, o lugar dos mortos (céu) era um lugar perfeito, de extrema felicidade, sem dor ou fome. A festa era organizada pelos sacerdotes druidas Celtas.

Já a celebração católica é um pouco mais velha, celebrada desde o século IV. Neste período existia o “Dia de todos os Mártires”. Mas, três séculos depois o papa Bonifácio IV criou um templo para homenagear todos os santos (Panteão). Este templo foi dedicado a todos os Santos, e nele era comemorada uma festa no dia 13 de maio, mas o Papa Gregório III mudou a data para primeiro de novembro. Como era e ainda é uma festa grande, ela também ganhou sua celebração vespertina (no dia anterior).

Existem também duas origens para o nome da festa. Entre o pôr-do-sol do dia 31 de outubro e 1 de novembro ocorria a noite sagrada (Hallow Evening).  Na religião católica é comemorado o dia de todos os Santos (All Hallow´s Eve).

A relação com as bruxas nasceu na idade média, já que alguns homens e mulheres curandeiros ou pagãos eram considerados bruxos e julgados pela inquisição. A maioria deles era culpado por cometer crimes contra a fé cristã e eram queimados.

O ritual de pedir doces ou travessuras surgiu na Inglaterra. Entre os séculos XVI e XVII os católicos foram perseguidos pelos protestantes ingleses. Como resposta à perseguição os católicos tentaram cometer alguns atentados (uma travessura) contra os ingleses protestantes. Então nasceu a tradição de pedir doces (uma espécie de pedido de desculpas), ou então, se eles não foram recebidos, cometer algumas travessuras.

A celebração de Halloween chegou aos EUA no século XIX trazida pelos imigrantes irlandeses. Vale lembrar que a festa nos Estados Unidos mistura elementos da Irlanda e da Inglaterra.

Nesta matéria coloquei uma foto dos jogadores Celtas celebrando o Halloween. Vamos ver se alguém adivinha quem são estes jogadores e quais fantasias estavam usando?

Por: Flávio Catandi

Author avatar
Flávio Catandi
Jornalista e Radialista apaixonado por basquete. Participa do Celtics Brasil desde 2008. Já foi redator, colunista e hoje é editor do site. Nas horas vagas gosta de escrever roteiros e gravar curtas e documentários. Pode ser encontrado na cidade de São Paulo com uma camiseta Celta.

12 comentários

  1. Matheus

    Da esquerda para a direita. Rondo, Jermaine O’Neal, Glen Davis, Nate Robison, Garnett e Pierce.

    Acho que é isso mesmo.

  2. Leonardo Nogueira

    da esquerda para direita está o Rajon Rondo, o Jarmaine O’Neal, Glen Davis, Paul Pierce e o KG

  3. Flávio Di Donato Catandi

    Matheus e Leonardo, vocês acertaram.

    Mas faltou dizer quem é o jogador de máscara?

  4. Lucas Alves

    o de mascara deve ser o Nate Robinson mesmo pelo tamanho kk

  5. dayber

    o chines so pode ser o nate.

  6. Matheus

    Uai Flávio, eu disse! Ta escrito depois do big baby davis!

  7. Gustavo ps

    num é o nate não, olha o braço branco kkkk, mano tem uma foto do PP agachado com essa ropinha de sapo q ta muito boiola! queima filme total ainda bem q não postaram!

  8. Enrico Mirabile

    O Nate tava de Wolverine, o de mascara é o Delonte West 😀

  9. Matheus

    Verdade, o de mascara é o Delonte mas o Wolverine num é o Nate também não, o Wolverine é o David Ortiz, jogador do Red Sox.

  10. thiago

    o rondo ja e feio ficou pior

  11. thiago

    nate nao si vistiu de hallowin ele si vistiu de delonte west

Postar comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.