Visite nossas Redes Sociais
Curta e siga nossas redes para ter acesso a conteúdos exclusivos, além de manter-se sempre atualizado sobre novos artigos no site.

O respeito de Marcus Smart perante a NBA

Marcus Smart sequer estreou, em temporada regular pelo Celtics, mas o novo calouro de Boston vai aumentando, cada vez mais, as expectativas da franquia e de seus torcedores quanto ao seu talento.

Se já não bastassem os elogios recebidos pela imprensa e pelos jogadores da equipe principal da seleção norte-americana, devido ao seu ótimo rendimento, nos coletivos disputados, agora foi a vez do novo camisa 36 ser reverenciado pela própria classe de calouros do 2014 NBA Draft.

Durante o 2014 NBA Rookie Survey (evento no qual os calouros do ano são entrevistados e fotografados), dentre outras atividades, os prospectos desse ano foram solicitados a responder 8 perguntas. Dentre essas, quem acreditam ser o favorito ao prêmio de calouro do ano, o melhor arremessador da classe, o melhor defensor, o melhor criador de jogadas e demais apostas.

E um dos nomes mais lembrado pelos 39 atletas participantes, foi o nome do celta Marcus Smart. Válido lembrar que, nessas eleições, os prospectos eram impedidos de votarem em si mesmos, em antigos companheiros de universidade ou em companheiros de times na NBA.

O combo-guard do Celtics foi eleito, ao lado de K. J. McDaniels, do Philadelphia 76ers, como o melhor defensor da classe de calouros de 2014. O camisa 36 recebeu 13,5% dos votos possíveis, no evento ocorrido em Tarrytown, estado de New York.

Smart não foi lembrado apenas quanto à sua marcação. Mostrando ser um atleta bem-humorado e, provavelmente, um bom jogador para convivência, o atleta, oriundo de Oklahoma State, foi eleito o segundo mais bem-humorado entre os calouros de 2014. Smart ficou atrás apenas do irreverente Joel Embiid.

Marcus Smart também ficou bem posicionado na eleição para o melhor criador de jogadas. Apesar das dúvidas havidas quanto à sua capacidade de ser armador, o jogador celta foi o terceiro mais votado nesse quesito, ficando atrás apenas de Tyler Ennis (Phoenix Suns) e Kyle Anderson (San Antonio Spurs).

Por fim, Marcus Smart também foi lembrado na eleição principal, para o vencedor do prêmio de calouro do ano. Entretanto, o celta não ficou entre os 6 mais votados, sendo Jabari Parker o mais citado nesse ranking.

O outro calouro celta do ano, o ala James Young, não precisou ficar enciumado, já que também foi citado pelos companheiros de classe. Na eleição para calouro mais ”boa pinta”, o jogador, draftado com a 17ª escolha, foi o 5º colocado. O vencedor foi Kyle Anderson, do atual campeão, San Antonio Spurs. Segue a foto do suposto galã celta. Faça seu julgamento (kkkk):

Screen Shot 2014-07-03 at 5.14.39 PM

Brincadeiras à parte, essas eleições só reforçam como são boas e generalizadas as expectativas quanto ao rendimento, na NBA, de Marcus Smart. O jogador, de 20 anos, recebeu elogios da imprensa e das estrelas da seleção e, agora, mostrou ter o respeito dos calouros de 2014/2015.

A partir de Outubro, Smart terá a oportunidade de corresponder às expectativas de todos, e conquistar os exigentes torcedores do Boston Celtics.

Author avatar
Rômulo Portugal
Rômulo é carioca, advogado, e fã de futebol, NBA e NFL. Acompanha o Celtics desde 2003. Seu fanatismo pelo maior campeão da NBA o fez torcer para os demais times de Boston. Como bom carioca, é Vascaíno. Tem Paul Pierce como primeiro e grande ídolo na NBA.

15 comentários

  1. Boto fé nesse Moloque, vai jogar muito no celtics!

  2. Antonio

    Gosto muito de sua atitude dentro de quadra, mostra habilidade e liderança. Precisa melhorar bastante seu arremesso, contudo possui boa mecânica e qualidade para evoluir neste quisito. Dois pontos chaves podem determinar seu futuro no Celtics. 1° a possibilidade dele jogar sem a bola pois acho que possui mais futuro como PG. 2° o fato de termos diversos PGs no time. Ninguém tira da minha cabeça que Aige irá negociar um ou dois deles, e aí meu amigo sabe quem será o preferido. Não gostaria que fosse Smart.

  3. Renato

    Assim como todos tenho grandes expectativas em relação ao Smart, mas não acredito que o Rondo será mantido na próxima temporada se ele render o que todo mundo espera.

    Não o vejo como jogador da posição 2, mas sim como um dos melhores armadores da liga em um futuro próximo.

    Talvez possamos negociar o Rondo por um center TOP, como Gasol ou Hilbert.

  4. rafael taborda

    Na transmissão do draft a hora que Ainge escolheu o Smart eu pensei, putis que cagada… ou vão trocar o Rondo… mas agora eu vejo que foi um ótimo negócio para o Celtics!

  5. Mauro Silva

    Tomara que não troquem o Rondo.. O time ta cheio de PG e SG. Alguem tem que sair, como por exemplo o Bayless, Bogans, Chris Johnson.. Poderiamos pegar o Monroe do Pistons, dai sim teriamos um time bom e joven, que pode brigar por playoffs ainda esse ano..

    • Danilo Jeolás

      Bayless já saiu. Johnson não deve ficar. Bogans tem um não-garantido razoavelmente alto, teoricamente fácil de se passar, ainda que não prática não tenha sido assim.

      O perímetro srá Rondo, Smart, Pressey, Bradley e Thornton e talvez o Young, ainda que eu ache que ele deva ter alguns jogos na Liga de Desenvolvimento. Se o Turner for utilizado na 2, se junta aos demais guards.

  6. Rondo

    Gosto do Smart, mais em simpatia com o manto celta James Young esta bem na frente dele, se vc tiver um instagram, notará a diferença dos dois, Young bota fotos com o manto celta q ta empolgado e tal, Smart nunca botou uma foto com a camisa do celtics, so bota do Oklahoma State e no dia seguinte do draft a primeira coisa q eu faria, era colocar uma foto minha no draft com a camisa do meu time, ele fez foi botar um relógio la.

  7. Jota

    Essa é uma ótima notícia, de certa forma. O prestígio dele cada dia cresce mais, sem nem se quer ter entrado em quadra. Isso é, no mínimo, motivador para ele.

    Confesso que, sendo armadores, eu preferia e ainda prefiro o Ennis, Payton e até o Napier como armadores pass-first (Muito mais os dois primeiros), por me lembrarem o Rondo. Mas quem sabe um combo-guard não mude minha visão?

    Além disso, há um tempo atrás, na época do draft, eu cacei tudo que eu podia sobre o Marcus Smart, para formar minha opinião, seja em números, prêmios, vídeos ou comentários de outros treinadores e jogadores sobre ele. E achei a página da Oklahoma State, que resume os seus números e prêmios.

    Para quem quiser dá uma olhada: http://www.okstate.com/sports/m-baskbl/mtt/marcus_smart_809719.html (desculpem se não podia compartilhar, trata-se somente do site da própria universidade com os títulos dele)

    É bem interessante para quem o acha superestimado, ou que talvez ele não jogue tanto assim. Esse link + essa matéria daqui do blog resume bem quem é Marcus Smart.

  8. Jairo_Celtic

    Um quinteto titular do Celtics pra ser observado em alguns jogos seria:
    PG:Rondo
    SG:Bradley
    SF:Turner
    PF:Green
    C:Faverani

    Um time que espassaria a quadra com o Green e o Bradley abertos,sobraria espaço para infiltrações do Rondo e do Turner e,o Faverani fazendo o trabalho sujo no garrafão,algo que ele já mostrou ano passado quando teve um jogo de 18 rebotes e 6 tocos na pré-temporada se eu não estou enganado.

    • Jota

      Time interessante, mas o que eu quero ver é:

      Smart – Young – Turner – Olynyk – Zeller.

      Coloque todos em quadra e mande-os não tankar. Jogar pra valer! E fazer de tudo para evoluí-los até o final do ano. Todos têm muito potencial, e é nosso time “reserva”, se for pensar bem.

      Depois pode mesclar com o time titular.

  9. Sander Santos

    Time interessante tbm.

    Jota, tem alguma possibilidade de perdermos o Rondo de graça??

    • Jota

      Na teoria, temos sim.

      Esse é o último ano de contrato do Rondo. Para não perdermos de graça, ele teria que optar por uma sign-and-trade com o time (Eu não sei se isso está especificado no contrato). Ainda que isso aconteça, normalmente não costuma ser de grande valia. Basta lembrar como o LeBron saiu do Cavaliers para o Heat, e vice-e-versa.

      O Love só está saindo dos Wolves por uma grande troca porque ainda tem mais um ano de contrato. Se não fosse isso, sairia por muito menos, ou por nada.

      Mas eu acho que já deve ter um pré-contrato acordado entre Rondo e Celtics. Ainge não tomará essa volta do Rondo, caso o desejo dele seja testar o mercado ou se a proposta de salário do Celtics para o próximo contrato não o tivesse agradado. Certamente o Ainge já deve saber de todas as possibilidades.

      Nos resta torcer.

  10. Sander Santos

    Agora entendi melhor.

    O Ainge não iria bolar um plano de reconstrução com o Rondo de peça principal, sem que haja um acordo entre eles.

  11. […] e calções verdes, além de alguns detalhes brancos. As novidades foram apresentadas oficialmente no NBA Rookie Survey, tradicional evento da liga que serve como uma espécie de apresentação dos calouros, que são […]

  12. […] temporada 2014/2015, sua primeira na NBA. Por outro lado, fica a convicção que todos em Boston, bem como na NBA e na seleção americana, confiam no talento do garoto de 20 anos em vir a ser um dos melhores […]

Postar comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.