Visite nossas Redes Sociais
Curta e siga nossas redes para ter acesso a conteúdos exclusivos, além de manter-se sempre atualizado sobre novos artigos no site.

Por dentro da NCAA

Saiba como é disputado o campeonato universitário de basquetebol dos EUA.

O campeonato da NCAA nasceu em 1939 e era disputado por oito times. Tal número durou até 1950. Entre 1951 e 1952 o número de euipes dobrou. Já entre 1953 e 1974 variou entre 22 e 25 times. Demorou algumas décadas para chegar no formato que conhecessemos hoje. Entre 1985 e 2000 64 equipes disputavam o torneio, mas de 2001 para cá um time foi acrescentado, encerrando o número de participantes em 65.

Vale lembrar que os jogos da NCAA têm algumas diferenças em relação à NBA. São disputados em dois tempos de 20 minutos, e não em quatro de 12 cada. O tempo de posse de bola também muda, de 24 segundos na NBA, para 35 segundos.

Existem centenas de times universitários nos EUA, mas apenas 65 deles disputam o torneio final. As vagas são definidas da seguinte maneira: 31 equipes ganham vaga automática por terem vencido sua conferência, já os outros 34 são selecionados por um comitê, que analisa as campanhas dos times. As conferências em que os mesmos participam também são levadas em conta. Uma boa campanha não garante uma vaga. Um time pode participar de uma conferência inferior e possuir uma campanha bem melhor do que equipes que disputam conferências mais difíceis. Portanto, é levado em conta também o nível da conferência na qual os times participam.

Inicialmente as equipes realizam uma média de 25 jogos em sua conferência.

Após serem definidas as 65 equipes, o torneio da NCAA de fato começa.

Os piores times classificados (de número 64 e 65 respectivamente) disputam a vaga final no March Madness (saiba o que é lendo abaixo). A vaga é decidida em um jogo único. O vencedor do Round de abertura deste ano foi Arkansas Pine-Bluff.

Após definidos, os 64 times são divididos entre quatro divisões: Leste, Oeste, Meio-oeste e Sul. Dentro dessas divisões os times são rankeados de 1 à 16. Na fase seguinte, o melhor enfrenta o pior, 1° contra 16°, 2° contra 15°, e assim sucessivamente.

March Madness

Chegamos à famosa loucura de março. Nas próximas fases do torneio é realizada apenas uma partida, ou seja, é uma loucura de fato. Se você bobear, dança, pois não terá tempo de se recuperar. A realização de apenas um jogo aumenta a possibilidade de acontecerem “zebras”, o que aumenta a atração do torneio.

Inicialmente é realizado o primeiro round. Nele, o número de times é reduzido para 32. Em seguida ocorre o segundo round, que diminui o número de equipes para apenas 16.

Sweet Sixteen

O próximo round é conhecido como Sweet Sixteen, que significa doce dezesseis. O aniversário de 16 anos é muito celebrado nos EUA, pois com essa idade o estadunidense pode tirar carta de motorista. Portanto, é comum nos EUA celebrar o aniversário de 16 anos com uma festa de debutante, e, de quebra, ganhar um carro. Bom, vamos retornar para a NCAA. No terceiro round (assim como os outros e até o final, decidido em um único jogo) são definidos os oito times, que irão disputar o título de divisão.

Elite Eight

O round para a disputa dos títulos de divisão é conhecido como Elite Eight, os oito times de elite dos EUA. Definidos os campeões de divisão, é realizado o Final 4.

Final 4

O Final 4 é disputado em um ginásio neutro. Algumas vezes equipes podem ter a sorte de jogar em casa, mas isso é raro de acontecer. No Final 4 são realizadas as semifinais. O campeão do oeste enfrenta o do Meio-oeste e o campeão do leste enfrenta o do sul. Os vencedores do jogo único da semifinal disputam a decisão, também realizada em uma única partida. No dia da decisão da NCAA, não é realizado nenhum jogo na NBA. O vencedor da grande final sagra-se campeão da NCAA.

Por: Flávio Catandi

Author avatar
Flávio Catandi
Jornalista e Radialista apaixonado por basquete. Participa do Celtics Brasil desde 2008. Já foi redator, colunista e hoje é editor do site. Nas horas vagas gosta de escrever roteiros e gravar curtas e documentários. Pode ser encontrado na cidade de São Paulo com uma camiseta Celta.

1 comentário

  1. Rafael Forner

    Esse Flavio é duca manow, sabe td … hehehehe

Postar comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.