Problemas Centrais

Sem dúvidas o centro dos problemas do Celtics nas ultimas duas temporadas foram as contusões, principalmente com jogadores de garrafão.

Na temporada 2008/2009 a equipe de Boston viu suas chances de título naufragarem junto com as contusões de Kevin Garnett e Leon Powe.

Tentando se precaver disso, o time Green se reforçou com Rasheed Wallace na temporada passada, mas mesmo assim voltou a sofrer com o problema das contusões.

O time chegou muito bem as finais da liga, mas então sofreu a perda de seu central titular, Kendrick Perkins e ainda teve que ver Rasheed Wallace jogar no sacrifício, com fortes dores nas costas.

Disposto a encerrar o problema de vez, Danny Ainge resolveu contratar de uma só vez, 3 jogadores para o setor (Jermaine O’Neal, Shaquille O’Neal e Semih Erden), formando então o que se considerava pela mídia especializada, a rotação de garrafão mais forte entre todas as equipes da NBA.

Mas a temporada nem se quer tinha começado e os problemas de contusão já atormentavam Doc Rivers.

Sem poder contar já com Perkins, que se recupera de cirurgia e só retorna em Janeiro, a ideia era ter Jermaine como titular, mas esse se machucou logo nos treinos físicos e mau pode participar dos amistosos de pré-temporada com a equipe, não podendo assim se ambientar aos novos companheiros e esquema tático da equipe de Boston.

A temporada teve inicio, e logo novos problemas com lesões começaram a surgir. Shaq teve que ser poupado de alguns jogos com fortes dores no joelho e Jermaine voltou a se contundir, se ausentando da equipe por quase um mês.

No momento TODOS os quatro centrais do Celtics tem problemas físicos e o alerta verde já está ligado em Boston:

Kendrick Perkins: Após sofrer grave lesão nas finais da ultima temporada, Perkins teve que ser operado e está em processo de recuperação. Seu retorno é aguardado para a segunda quinzena de Janeiro, ou início de Fevereiro.

Semih Erden: Com dores no ombro esquerdo, Erden vem jogando no sacrifício devido a falta de opções no setor e aguarda o retorno de Perkins a quadra, para poder fazer uma cirurgia. No entanto DOc Rivers já declarou não saber se o atleta aguentará esperar tanto tempo assim, ainda mais se tiver que jogar muitos minutos, devido as lesões de seus companheiros.

Jermaine O’neal: O jogador desde que chegou a Boston, colecionou lesões e pouco atuou. Sabendo disso Doc Rivers decidiu separa-lo do elenco para que o mesmo se recupere plenamente e não corra o risco de se lesionar novamente tão cedo. O atleta volta a treinar com a equipe hoje (06/12/2010) e deve retornar as quadras dentro de uma semana.

Shaquille O’Neal: Assim como Erden, Shaq vem jogando no sacrifício, devido a falta de opções no plantel. O jogador vem sofrendo com dores na Panturrilha e vem sendo poupado sempre que possível. Na ultima partida do Celtics por exemplo, Shaq só atuou os primeiros 12 minutos, permanecendo no banco todo o restante do jogo.
Doc Rivers já informou que assim que Jermaine retornar, Shaq deve ser poupado em alguns jogos para se reabilitar fisicamente.

Daniel Emiliano
Daniel Emiliano
Daniel é publicitário, web designer e ilustrador residente em Campinas/SP. Em 2008 uniu paixão e profissão e deu vida a um Blog de notícias e opiniões sobre o Boston Celtics.Com ajuda de outros apaixonados o Blog foi tomando proporções inimagináveis e hoje é este Celtics Brasil, o maior site sobre uma equipe da NBA no Brasil.

12 Comments

  1. @PEDRO disse:

    ta osso viu, mas essa fase vai passar e qd chegar os playoffs agente vai ta 100% pra detonar com td mundo

    0

    0
  2. Gino disse:

    quem será titular quando todos estiverem em boas condições?
    desde já grato pelas respostas!

    0

    0
    • Daí depende o que você entende por TITULAR.
      A NBA tem uma cultura um pouco diferente da praticada nos esportes aqui no Brasil.
      Lá quem começa as partidas não é chamado de titular e sim de STARTER.
      Mas ser um Starter não garante a você, jogar mais minutos do que os reservas.
      Muitas vezes jogadores de qualidade começam a partida sentados no banco e ao fim do jogo, acabam jogando muito mais minutos do que aquele que começou jogando.
      Ginobli que é um dos melhores jogadores do Spurs, por anos iniciou a partida no banco, por conta da estratégia do técnico Gregg Popovich.
      Portanto…tento tantas opções assim no elenco, fica difícil usar a palavra TITULAR.
      No entanto, eu suponho que deva ocorrer o seguinte:

      Shaq deve ser o Starter do time. Ele não deverá jogar mais do que 20 minutos e não deverá entrar em quadra em nenhum momento no quarto final, para evitar um “Hack a Shaq”
      Shaq deve jogar uns 10 min no primeiro quarto e mais uns 8 ou 10 no terceiro quarto.

      Seu reserva imediato deve ser o Perkins, que inclusive deve jogar todo o quarto final, onde variavelmente vai forçar muito mais na marcação do que KG, que a este momento já pode estar sobrecarregado de faltas.

      Jermaine vai receber seus minutos variando entra as posições 4 e 5 durante uma mesma partida. Tudo vai depender do adversário e do numero de faltas dos jogadores dos setores.

      Erden deve se encarregar de distribuir Gatorade no Banco de reservas, até que algum jogador do garrafão tenha que ficar de fora novamente.

      0

      0
  3. Poxa, sacanagem com o Erden, o cara me surpreendeu, eu não esperava nada dele e ele vem fazendo tudo direitinho.

    0

    0
  4. RFORNER disse:

    Oremos que essas lesoes se resolvam, e melhor agora que nos playoffs.

    Mas tb, a hr que todos estiverem bem, sai de baixo.

    0

    0
  5. Diogo Aquino disse:

    Shaq de certo modo foi favorecido com tanta contusão, o Disel, chegou com suas funções extremamente em definidas, e limitadas a pouquissimos minutos em quadra, mas mesmo com seus problemas e seus 300 anos de idade e 600kg, vem se mostrando o pivo mais saldavel da equipe, com direito a atuações consistentes e exporadicamente grandes atuações.

    0

    0
  6. Ever disse:

    Só não entendo como contrataram o Jermanie. Nada contra o jogador, mas levando em questão o histórico azarado dos jogadores de garrafão dos Celtics, ainda vão lá e contratam o cara mais “bixado” da NBA. (Tirando o Oden do Blazers). Pra mim, em ordem de importância pra equipe, os jogadores de garrafão mais importantes são: KG (1º); Shaq (2º); Perkins (3º); BIG Davis (4º); Jermanie (5º) e Erden (6º). Pra ser campeão tem que ter três desses “voando”, se não fica difícil…

    0

    0
  7. Lázaro Junior disse:

    Melhor ter contusão agora do que nos PO´s,Erden deve ganhar seus minutos está jogando bem…mas dá se virar com o Davis que vem jogando bem e evoluindo,se o Perkins voltar bem,aí não terá como segurar essa rotação no garrafão.

    O titular se todos estiverem em boas condições deve ser o Perkins com o Shaq começando o jogo.

    0

    0
  8. Luiz Nascimento disse:

    O Shaq é o que tem melhor condição fisica,por isso que ele virou uma lenda. Um exemplo é o Greg Odden,jogou muito,foi draftado pelos Blazers e não jogou nem 1/3 dos jogos desde que foi draftado.

    0

    0
  9. Bruno disse:

    Shaq tem que começar jogando pq alem de ele contribuir bem pro time, ele rende bem mais no inicio devido as condiçoes fisicas, que eh muito mais facil jogar quando ainda ta “fresquinho”, tanto eh que ele eh o jogador do celtics que tem maior media de pontos no 1º quarto

    0

    0
  10. Laerte disse:

    o boston tem elenco mesmo se garrafao para ganhar o titulo!!!

    0

    0
  11. Luiz Guilherme disse:

    Essas contusões estão me cheirando a macumba lá para os lados de LA
    mas nada disso pode fazer contra uma rotação forte como a nossa[

    0

    0

Deixe um comentário