Visite nossas Redes Sociais
Curta e siga nossas redes para ter acesso a conteúdos exclusivos, além de manter-se sempre atualizado sobre novos artigos no site.

Rondo, o rei dos recordes!

Não satisfeito em ser o recordista em assistencias e roubadas em uma temporada celta, Rajon Rondo vai mais adiante!

No Celtics

Assistências

Jogador tem a melhor media de assistencias entre os 30 melhores da historia do clube. No total, está no top 10, e só tem 339 jogos pelo time. Com 2464 assistências até o dia 07 de janeiro, Rondo passou Danny Ainge e tomou a 10ª posição para si. O maior número de assistencias do Celtics é de 6945, do mago Bob Cousy, que jogou 917 jogos pelo Boston.

Fazendo uma conta rápida, se Rondo manter a média de assistencias das duas últimas temporada, que foi de 10 por jogo na primeira e agora 14, ou seja, 12 por jogo em mais ou menos 75 jogos da temporada regular, Rondo tomaria a posição em 5 anos. E olha que Rondo tem apenas 24 anos. Shaq, por exemplo, tem 38.

Em uma temporada, esse recorde já é de Rondo, com 794 assistências em 81 jogos, na temporada de 2009-10. Essa temporada, Rondo já tem 321, e se manter a média e jogar todos os jogos restantes, pode chegar a quase 1.000 assistências.

Em mais passes em um jogo, Rondo já está no top 5 com duas marcas. Está em segundo lugar com 24 assistências no dia 29 de outubro de 2010 no jogo contra o New York, e divide com Sherman Douglas a 4ª posição, com 22 assitências após o jogo contra o San Antonio Spurs, no dia 5 de janeiro de 2011.

Já nos Playoffs, Rondo é o 6º, tendo jogado apenas 3 pós-temporadas. Já deixou 532 assistencias, sendo que o lider Bird deixou 1062 em 164 jogos. Rondo jogou apenas 62 jogos.

ROUBADAS (steal)

Em roubadas, Rondo é mais genio ainda. O jogador se tornou recordista na ultima temporada, com 189 em uma temporada. Mas, mesmo jogando menos que os outros jogadores, Rondo já está em 6º na historia, e tem tudo para chegar na segunda posição em pouco tempo, já que faltam apenas 223 para tomar esse posto, o que provavelmente ele realizará em na proxima temporada. Já a primeira posição é mais complicada de ser tomada. Ela pertence a Larry Bird, com maravilhosas 1.556.

Fazendo novamente uma conta simples, contando com aproximadamente 180 roubos por temporada, ele demoraria 5 temporadas para assumir a posição.

Nessa temporada, ele tem 55 roubos, uma média um pouco maior que da ultima temporada (2.4 contra 2.3). Mas essa temporada Rondo já não jogou alguns jogos, entao ele nao deve ultrapassar o valor que ele marcou na temporada passada.

Em um jogo, Rondo já roubou 7 bolas duas vezes, contra o Denver em 14 de novembro de 2008, e em 1º de abril de 2007, contra o Chicago. O recorde  de roubadas em um jogo é de 2 jogadores, de Paul Pierce em 1999 e de Bird em 85, com 9.

Já em Playoffs, Rondo tem 126 steals, em 4º lugar. O segundo lugar na lista é de Dennis Johnson, com 140 roubadas, ou seja Rondo tem tudo para passar na proxima serie de Playoffs. Já o primeiro é novamente Larry Bird, com 296 em 164 jogos.

NBA

Agora, pensando em âmbito geral, na NBA. Pra começar, não se fala em recordes de assistências sem lembrar de John Stockton, o recordista isolado com 15.806 em toda sua carreira. Ele jogou de 1984-85 até 2002-03 e fez dupla com um dos maiores alas-piôos da história, Karl Malone.

Assistências

Faltam bastante assistencias para Rondo passar o armador do Jazz, 13342. Rondo teria que jogar 15 temporadas com uma média de 900 por jogo, algo muito dificil.

Entrar no top 5 dos maiores passadores da NBA já seria uma honra, já que essa lista é composta hoje por Stockton, Jason Kidd, Mark Jackson, Magic Johnson e Oscar Robertson. The Big O, tem 9987. Caso Rondo mantenha a média de 900 assistencias por jogo (na minha opiniao, ele pode mais), em 8 temporadas ele já chega no armador do Cincinnati Royals.

Mas outros recordes podem ser batidos. Por exemplo, o recorde de 30 assistencias em um jogo, de Scott Skiles em 1990. Rondo já fez 24, apenas 6 a menos.

O recorde em uma temporada é de John Stockton, com 1164. Ele jogou todos os 82 jogos, e teve média de 14.2 assistencias, quase a mesma de Rondo essa temporada, só que Rondo não vai jogar todos os jogos essa temporada. Quem sabe ano que vem, caso ele jogue os 82 jogos e mantenha a média, ele bate esse recorde.

Nos Playoffs, Rondo já está no top 5 em uma temporada, junto somente com Magic, que tem 4 dos 4 primeiros recordes. Ele deu 303 em 1988, 289 em 1985, 284 em 1984 e 240 em 1991. Rondo fez 223 em 2010, ultrapassando assim um outro recorde de Magic.

No total Rondo deu 532 assistencias em 3 temporadas. Ele está em 38º na historia, mas se fizer o mesmo numero de assistencias em mais 3 anos, já vai para 3º da lista, se tornando assim o maior do Celtics também. Para passar Magic e Stockton, ele teria de se esforçar. O primeiro tem 2346 e o segundo 1839. Mantendo a média da ultima temporada, ele somente ultrapassaria o rival de Bird em 8 temporadas.

Steal (roubadas)

Já em roubadas, na temporada regular o recorde é de Alvin Robertson, com 301 roubadas, quase 3.7 por jogo. Para Rondo esse recorde é muito dificil, quase inquebravel.

Na carreira, o recorde de roubadas também é de Stockton, que devido a sua capacidade de exercer um basquete consistente por muitos anos, tem muitos recordes. Ele marcou ao todo 3265, o que faria com que Rondo tivesse que roubar uma média de 180 bolas por 15 anos.

Já em Playoffs, Rondo tem seus 46 steal em 2010 como o 12º melhor de todos os tempos. O melhor é de Isiah Thomas, 66 em 1988. No total, o melhor é o ex-Bulls Scottie Pippen, com 395 ao todo. Rondo tem 126, e se roubar 40 bolas por playoff, seria o recordista em apenas 6 anos.

Em um jogo, o recorde é de 11 roubadas, e o recorde até no momento de Rondo é 7

Author avatar
Redação Celtics Brasil

17 comentários

  1. Liu

    Esse cara é foda viu, é o futuro do Celtics.
    Sei que se ficar no time terá a camisa aposentada concerteza.
    Espero que se aposente aqui, assim como Bird e Pierce.
    Futuro Hall Of Fame também.

  2. jhordan petter pio

    R E I jon Rondo .. Joga mto essi mlk tem mto futuro pela frente, isso c as lesões ñ atacarem, mais aposto neli como um dos maiores armadores da história da NBA

  3. Se Rondo se aposentar pelo Celtics eu não tenho dúvida alguma de que terá sua camisa aposentada e de que vai deter MUITOS , mas MUITOSSSSS MESMOSSS , Récordes da Franquia.

    É legal saber que estamos vendo a história ser feita !

  4. Luiz Nascimento

    Não entendi, 900ast por jogo? Você quis dizer 9 ou 900 por temporada?

    Muito legal a matéria!

    • Guilherme Camillozzi

      Foi erro de escrita, passou sem ver

      o certo é
      “Faltam bastante assistencias para Rondo passar o armador do Jazz, 13342. Rondo teria que jogar 15 temporadas com uma média de 900 por temporada, algo muito dificil.”

      Perdoe pelo erro.

  5. 900 ast por jogo não é algo muito dificil. É algo impossivel.

  6. Dn_Showtime

    RondOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!
    Esse sim sera Hall of Fame!!
    O basqute dele e dos melhores sou fa absoluto dele espero que ele consiga se manter consistente para formar uma grande Historia na NBA!!

  7. Rafael Corrêa

    Esse menino está crescendo cada vez mais… me lembro de quando nós jogavamos basquete na tabelinha da escola, que nao é algo de se orgulhar pois o aro era torto e enfim… eram tempos de muita farra e muita dedicação… o resultado está ai… hoje, sem dúvida, o melhor armador da NBA… (rsrsrsrs)
    Bom, acho que ele vai alcançar J. Kidd no número de assistências e vai ficar na história do basquete.

  8. Luan

    Rondo é féra, o melhor da nba atualmente na minha opiniao.E no futuro vai ser um dos melhores da historia .

  9. Gustavo dos santos

    Por falar em camisas aposentadas….vcs acham q o big 3 terá suas camisas aposentadas ( 5, 20, 34)???? Eu sou a favor! Mas tbm acho q o Celtics tem q manerar um pouco no aposento ( Aposento…essa palavra existe?!?!?!?!)) de camisas, senão daqui a pouco num vai ter mais camisas pra usar hehehe, o q vcs acha?

    Daniel e galera q escrevi, faça um artigo sobre isso, peçam a opinião dos leitores ( e se fizerem, lembrem de mim no texto hauahauahauhaua,seria um sonho ser citado por vcs, kkkk)

    Abraços e parabéns, o site ta show! Leitura obrigatoria!

  10. LEonardo Moreira

    Esses recordes vai depender tambem do time a ser montado qnd o Big3 parar, nao tenho duvidas q ele pode carregar um time como ele ja vem fazendo…

    Se mostra muito maduro pra um garoto de 24 anos,

    Frio, o que ajuda na sua maestria, dificilmente comemora algum lance, alem de ter um QI acima da media

  11. Laerte

    ele e o melhor em assistencia so perde para mim para o lendario steven nash e estar igual a deron willian pelo celtics ele e o maior pelo q dizem !!!

    fantastico

  12. izalmlmir LP

    O RAJON É O MELHOR DA NBA ELE É O CARA QUANDO CRECER QUERO JOGAR IGUAL A ELE!

  13. Tiago22

    Rondo é foda, torcedores do Bulls e Rosetes são um saco, pqp.

  14. Matheus

    Sou super fã do RONDO, mas quero falar que acho o ROSE o maximo!! gostaria muito de dar o meu cu pra ele, as suas infiltraçoes e crossover são lindos de mais!!! go bulls, mas respeito o celtics com toda a sua historia.

  15. gabriel

    pra min ele é o melhor mas ray allen tb é bom

Postar comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.