Estamos a menos de 1 mês para o fim do prazo de comércio da NBA que se finda em 18-02-2016, logo Ainge e os demais executivos devem sair da esfera de especulações e iniciar negociações mais concretas para ajustar seus elencos para o restante da temporada, sendo assim é um bom momento para saber o real valor de cada um dos nossos ativos, sejam escolhas draft ou jogadores do elenco.
Olhando como mercado, vamos listar o que de melhor o Celtics pode oferecer:
- Escolha Nets 2016 – Nosso ativo mais valioso, essa escolha é praticamente garantida de ser de loteria, na verdade ela é praticamente garantida de ser de TOP 6, ou seja, praticamente todas as franquias gostariam de ter a oportunidade de ter um Simmons, Ingram, Bender, etc..
- Marcus Smart – Um jogador de 21 anos com imenso impacto defensivo e potencial enorme para se desenvolver ofensivamente, além disso uma personalidade marcante sem medos de desafios, um perfil de líder.
- Isaiah Thomas – Um Scorer acima da média, capaz de gerar 20 pontos e 6 assistências em média por jogo, se isso já não fosse o suficiente para gerar valor, ainda leva-se em consideração seu contrato de 6 milhões de doláres por mais 3 anos e o fato de ser jovem.
- Escolha Celtics 2016 e Nets 2018 – Ambas as escolhas tem alguma perspectiva de loteria envolvida, e quase certeza de estarem no entre 15 e 20 no draft, o simples fato de uma equipe ter a perspectiva de loteria sobre uma escolha já gera muito valor no mercado.
- Bradley – Um jogador útil em ambos os lados da quadra, de apenas 23 anos e um contrato amigável de 8 milhões por 4 anos, leva-se ainda em consideração sua ótima ética de trabalho.
- Crowder – Um jogador que evoluiu demais, tem ótima defesa e está sendo muito útil também no ataque, tem mais 4 anos de contrato por 7 milhões ano, e joga na posição 3 uma das mais desejadas da NBA, com a flexibilidade de atuar na posição 4.
- Escolha Mavs 2016 e Swap Nets 2017 – Tudo indica que a Escolha Mavs vai ficar entre a posição 18 e 22, a possibilidade de Swap Nets deve permitir uma escolha melhor, mas perde valor pelo fato de só ser interessante para equipes que possam ser melhor que o Nets na próxima temporada, se por algum motivo o Nets evoluir pode ser um direito perdido.
- Olynyk – Por mais que ainda tenha pontos a evoluir, em especial na defesa, fica cada vez mais claro que ele pode contribuir no ataque vindo do banco, tem 22 anos e contrato garantido até 2017 no valor de 2 milhões.
- Jhonson – É um jogador útil nos 2 lados da quadra e tem contrato expirante, já é um jogador experiente que pode gerar valor de imediato, mas está em uma temporada irregular.
- Sullinger – É um jogador reconhecido pelo talento, mas questionado pela ética de trabalho, logo seu valor cai e muito no mercado.
- Escolha Celtics 2018 e Memphis 2019 – Além de estarem distantes, seguindo certa lógica devem ser escolhas fora de loteria.
- Escolhas de segundo round – As mais próximas do primeiro round como Sixers e Wolves tem grande valor, porque além do contrato ser não garantido, ainda se encontra talento nessas posições, as demais escolhas tem um valor menor.
- Lee, Jerebko e Zeller – Só tem algum valor por serem contratos expirantes, mas com aumento da folha salarial que está previsto, já não são tão importantes.
- Rookies e jogadores em desenvolvimento – Mickey, Hunter, Rozier, Young, todos ainda estão sendo observados, mas nenhum deles se firmou na NBA.
A idéia foi apresentar um parametro de valor para cada ativo que temos, matéria semelhante foi postada nos EUA, só que nossa classificação foi diferente em alguns aspectos.
Fiquem a vontade para discordar, a idéia é mostrar o nosso poder de mercado, mas só um executivo que vivencia a liga poderia afirmar de forma exata o valor de cada ativo do Celtics.
Respostas de 8
Grande trabalho Renato, eu nunca tentei por que para mim é muito difícil prefixar, mas olhando seu texto fico com as seguintes impressões:
Swap Nets 2017 vale mais que as escolhas do celtics de
Escolha Celtics 2016 e Nets 2018 – 2017 é dito que será um ano forte.
As do nets futura sempre valem mais que as do Celtics, por que o “mercado” tem a expectativa que o Nets será pior.
Crowder vale mais que Bradley.até pelo small-ball.
Jerebko devido ao contrato pode ser muito interessante, já que 5.000.000 dá uma faixa grande de jogadores com contratos de mais de um ano e ele é parcialmente garantido.
Pick 2 round do philly pode valer mais que a do Dallas para alguns times devido as regras da CBA, isso eu nunca entendi, mas as duas primeiras do 2 round parecem ser mais valiosas do 25 ao 30.
Picks do cavs e miami desse ano valem mais para satisfação de gms nas trocas, provavelmente saiam em algum manta do Ainge que o outro time mira em se reconstruir.
Excelente matéria!
Belo trabalho, Renato!
Muito boa matéria! Eu seguraria o Smart, Crowder, Olinyk e as picks do Nets 16 e 18 e as duas de 2nd roud nossas deste ano! O que acham?
As deste ano, só seguraria, só por uma ótima oferta, a do Nets e a pick do sixers de segunda rodada ( talvez do Minessota),A segunda rodada pick seria para escolher jogador (es) europeu (s) s e deixa-lo (s) na Europa desenvolvendo.
Como o Nets deve ficar entre 3 a 5 colocação, o que dá ao Celtics na pior das hipóteses ter 29.1% de uma top 3. Na minha avaliação como o Nets não pega mais o Boston (sem lembrar tragédias), as maiores chances são a 4 com 37.8% de um top 3.
Apesar de não ter assistido jogos do Bender, os gurus de draft tem ele muito no alto, comparando o desenvolvimento acima do Porzingis na mesma idade, tanto que eu concordo com o Renato que não vale a pena abrir dessa pick e é o ativo mais valioso do celtics.
Seguraria Smart,Olinyk, Crowder, e IT, provavelmente o AB – por que estes três últimos, em termos de produção e o que ganham em comparação com outros jogadores tem ótimos contratos. Smart e Olinyk em rookie scale, acrescentam algo time já. Ainda ficaria com Jordan Mickey, e provavelmente com os outros que o Renato marca em 14 por que o valor deles é baixo agora.
Além da questão produtividade deles, tem que o time precisa criar uma base de jogadores para melhorar o entrosamento do sistema de jogo do time.
Criar um ambiente para atrair jogadores é o melhor que pode se fazer, neste momento, o campeonato já me parece que sairá para Spurs ou GSW.
O problema da NBA é paciência mesmo quando acertam, vide o C.J. McCollum que teve duas temporadas só com alguns lampejos, para nessa ser o jogador ofensivo que o time queria.
.
Concordo em relação a paciência Drakes, lembro da troca do JJ ( hoje no Nets ), seria um bom oarça padrão Pierce, a não ser que i motivo foi outro. Sobre o boato do Toronto e o Lee, fico pensando quem mais eles mandariam junto com o Ross, provavelmente precisaria de mais um time. Vcs acham bom negócio?
Eu acho um bom negocio sim se le vier com o Biyonbo
Ve la na materia sobre o Lee o q eu comentei