Visite nossas Redes Sociais
Curta e siga nossas redes para ter acesso a conteúdos exclusivos, além de manter-se sempre atualizado sobre novos artigos no site.

Análises da temporada 2015-16 – Marcus Smart

Loja de camisas da NBA

Com o término da temporada 2015/2016, Marcus Smart acaba de completar sua segunda temporada como profissional e seu segundo ano sob o manto celta.

Após corresponder às expectativas em seu ano inaugural, Smart decepcionou a muitos na última temporada. Embora tenha tido bons momentos (especialmente no lado defensivo da quadra), sob uma lente geral, a temporada 2015/2016 não deve trazer muitas boas lembranças para o combo-guard do Celtics.

Hora de sabermos o porquê.

Notas da equipe:

Abaixo as notas de avaliação da temporada de Smart, segundo alguns membros da equipe Celtics Brasil:

Daniel Emiliano Rômulo Portugal Fábio Malet Bruno Penna Tuha Schmitt
B- C B B- B

Os pontos positivos:

Assim como em sua primeira temporada, Marcus Smart comprovou que é um dos melhores defensores da liga. Durante a temporada regular, não foram poucas as vezes em que vimos seu jogo defensivo impactar a favor do maior campeão da NBA, tendo seu esforço resultado em importantes jogadas e vitórias para a equipe de Boston.

O ponto alto, no entanto, veio na pós-temporada – especificamente, no Jogo 4 contra o Atlanta Hawks. Nesse jogo, Paul Millsap castigou os celtas, tendo marcado 45 pontos na partida.

No entanto, Marcus Smart se recusou a ir para o Game 5 em desvantagem de 1×3 na série. Assim, o camisa 36 de Boston fez, sem sombra de dúvidas, sua melhor atuação da carreira no dia 24/04/2016, ao marcar 20 pontos (mais da metade no quarto final da partida) e ter sido o responsável direto para o Celtics empatar a série naquela noite.

Além do surpreendente desempenho ofensivo, Smart fez história, já que Stevens o elegeu para marcar o, até então, endiabrado Millsap no quarto final e prorrogação daquele Jogo 4. Não esqueçamos que o ala-pivô do Hawks é 10 centímetros mais alto e bem mais experiente que o armador celta. Tudo estava desenhado para Millsap termminar, de forma brilhante, uma atuação que já era memorável. No entanto, faltou um detalhe: ele avisar Smart de seus planos. Vejamos o que o combo-guard celta fez nos minutos finais da mencionada partida:

Outra qualidade a ser dita, é que Smart reagiu bem ao fato de ter perdido a titularidade em sua segunda temporada. No mundo atual da NBA, sabemos que muitos jovens chegam mimados à liga e, se algo não sai como queriam, já causam transtornos nos vestiários ou, até mesmo, dentro das quadras. Marcus Smart não é um desses casos. O jovem celta chegou a ser o último jogador anunciado para entrar em quadra, já na temporada de calouro, mas soube lidar com a ascensão de Isaiah Thomas e manteve um bom ambiente no time, chegando a ser elogiado pelo jogador que assumiu seu posto no quinteto titular:

Assim como na análise de sua primeira temporada, portanto, os pontos positivos são os mesmos e ressaltados: Marcus Smart chama atenção por sua defesa, espírito coletivo e, especialmente, por sua personalidade dentro de quadra.

Os pontos negativos:

São dois os principais pontos negativos a serem ressaltados.

O primeiro é a involução que Smart sofreu em seu jogo ofensivo. Se muitos esperavam um armador titular e condutor de bola, viram um reserva limitado, muitas vezes, ao cenário de catch-and-shoot. Se já não fosse o bastante, vimos o camisa 36 de Boston sofrer, sobretudo, nos tiros de longe, ao ver seu desempenho de 33.5%, em 2014/2015, cair para míseros 25.3% na última temporada.

Por fim, os flops. Flops são os famosos ”migués” ou ”cai-cai”, que tanto assistimos e repudiamos em nosso futebol. Se este assunto tivesse um mestre, Marcus Smart, fatalmente, seria o eleito. Há certos momentos nos quais uma imagem/um vídeo vale mais do que mil palavras. Sendo assim, os pouparei de descrever os migués de Smart e os deixarei com um compilado abaixo (sintam-se à vontade para acrescentar outros lances, já que a coleção é vasta):

Por fim, ainda que esse detalhe tenha repercutido menos que os demais supracitados, cabe dizer que Marcus Smart causa preocupação quanto à sua durabilidade.

Em sua primeira temporada, vimos o então calouro ficar de fora de 15 partidas – número considerável para um jovem atleta. Já em sua segunda temporada, o cenário piorou: o camisa 36 ficou de fora de 21 partidas devido a lesões. Muito embora Smart apresente um físico avantajado para um jogador de sua posição (o que possibilita, inclusive, que marque jogadores de maior estatura), percebemos que isso não influencia a seu favor, para que aguente a sempre difícil temporada regular de 82 jogos.

Assim, sua saúde é outro ponto a ser observado, com atenção, na próxima temporada.

Estatísticas na temporada:

Stats G Min FG% 3P% FT% Reb Ast Stl Blk Pts
Total 61 1.667 .348 .253 .777 255 185 91 18 558
Média 61 27.3 .348 .253 .777 4.2 3.0 1.5 0.3 9.1
Por 36 Min 61 36 .348 .253 .777 5.5 4.0 2.0 0.4 12.1

O que esperar da próxima temporada:

Como dito nas análises já publicadas, sabemos que, com Ainge, nenhum jogador tem lugar cativo no elenco. Portanto, uma negociação envolvendo o nome de Smart, não pode ser descartada.

No entanto, sob as condições normais de temperatura e pressão, o camisa 36 voltará para disputar sua terceira temporada em Boston.

Esperamos que toda a dedicação do jogador seja recompensada com uma melhora em seu jogo, especialmente no ofensivo. Caso contrário, Smart poderá ser visto como jogador impactante em apenas um dos lados da quadra.

Por fim, que seu condicionamento físico o favoreça e que possa colaborar com o Celtics em mais jogos, deixando as lesões de lado.

Melhores momentos na temporada:

23 comentários

    1. Tony Allen cuspido e escarrado. Excelente role-player esse que a gente conseguiu. Parem com a ilusão de que ele vai ser mais do que isso por favor, fica feio pra vcs.

  • Nossos jogadores da posição 2 tem características parecidas. Smart e AB são defensores de elite e apresentam dificuldade no ataque (AB mais desenvolvido ofensivamente).

    Concordo que não veremos AB passador.

    Talvez Smart possa aprimorar este fundamento.

    Estamos bem servidos na posição. Eu não envolveria o Smart em negócios, salvo se trouxermos um All Star.

    Na minha lista precisamos de um scorer, se ajudar na bola de 3 pts melhor ainda, e, precisamos de um Center defensivo.

    Eu proporia Young por Boban aos SUS. Evidente que não é o nome dos sonhos mas já completa características com o KO.

    Tentaria ainda Zeller + pick média pelo Mahimni (já seria um up mais interessante).

    São negócios mais fáceis e comporiam muito bem à nossa equipe.

    Acho que é perda de tempo, pois duvido que o Bulls aceitem conversar, mas que proponha Smart + pick Dallas + pick Celtis pelo Butler.

    IT, AB, Butler, Crowder e Mahimni. Dois scorers e um bela defesa.

    Para a posição 3 podemos tentar o Batum, salvo engano ele é FA.

  • Uma observação maldosa: segundo o próprio Doc Rivers, não fossem contusões e teríamos vencido mais de um anel com o Big 3. Bom, ele levou a urucubaqua para o Clipers quebrando dois de uma vez só. Interessante é que o titio Pop preserva os quarentões e eles produzem. Muito melhor estarmos com o Stevens.

  • Não acho que o chicago bulls queira o smart,fernando.Isso por que o jogo do Smart não combina com a filosofia de jogo do Hoiberg.Por isso,acho que o Bulls só nos mandariam o Butler por uma das seguintes ofertas:

    Pick do nets + Bradley + RJ Hunter (dois jogadores com potencial pra evoluir ofensivamente e uma pick alta que pode render a eles pelo menos o Hield,que é otimo ofensivamente falando).
    Ou
    pick do nets + IT (alem da boa escolha de draft,um scorer excelente pra servir de reserva do rose,mas não acho que essa seja uma boa troca para o Celtics).

    Caso o Ainge consiga o Butler com a primeira oferta citada ou algo parecido,acho que seria uma boa,caso contrario,acho melhor manter as moedas de troca para tentar trazer outros grandes jogadores.

    Com relaçao ao Smart,acho que vem mostrando evoluçao ofensiva em alguns jogos especificos,especialmente nos playoffs,caso continue evoluindo,pode se tornar o proximo MIP,quem sabe?

    1. Pick do Nets + AB + Hunter, eu acho que o Bulls aceitaria.

      Mas, na minha opinião não seria bom para nós.

      AB + uma pick valiosa, acho demais pelo Butler.

      Ele, Butler, é um excelente jogador. Mas o AB também é. Sempre evolui e a cada ano melhora a sua pontuação.

      Em resumo: eu não envolveria o AB no negócio.

      Estou ciente de que precisamos fazer sacrifícios pelo FP. Mas a nossa tão sonhada cereja precisa de um bolo.

      Desmontar a estrutura IT, AB e Crowder desfaz a estrutura do time.

      Entendo que é melhor tentar trabalhar as picks com nossos bons reservas (Smart, Turner, KO).

      Outro ponto que gostaria de ouvir os colegas: precisamos de um plano B e de um plano C.

      Todas as equipes já sabem que o Ainge enxerga longe. Quando ele propõe um negócio, por si só é um fator de receio ao GM que recebe a oferta.

      Ademais, estamos sobrecarregados de picks, o que inflaciona os preços aos Celtics.

      Em outras palavras, por mais que não gostemos, sempre há um risco daquela negociação de impacto não acontecer.

      Então precisamos de alternativas para reforçar a equipe com nomes interessantes, dentro das carências do time, e menos disputados.

      Espero que o DA esteja atento a este mercado.

      1. Te entendo perfeitamente Fernando,nosso perimetro é muito elogiado por sua defesa e sem o AB,a defesa cai um pouco de nivel sem falar que ele ainda pode evoluir ofensivamente.

        Acontece que o foco do Ainge na minha opinião,é conseguir o Durant.Para que a sua vinda se torne uma realidade,é necessario conseguir jogadores mais renomados,precisamos que o Durant veja o Celtics como um dos principais candidatos ao titulo e por mais que o nosso perimetro ja seja muito bom,um perimetro com IT,Butler e Durant é muito mais forte e isso é indiscutivel ao meu ver.Se não formos capazes de nos livrar de boas peças para conseguir excelentes peças,não conseguiremos atrair o Durant,isso por que ele já é MVP e all star,mas ainda não tem um titulo e ele quer um time em que ele possa alcançar seu objetivo.

        Além do mais,mesmo que não consigamos o Durant,é claro que Butler é muito superior ao Bradley,então acho que vale a pena sim realizar essa troca,na minha opinião.

        Conseguindo uma troca com o Bulls,pegando o Durant e co seguindo um pivô com um contrato que nos favoreça,o time fica excelente,veja:

        IT-Butler-Durant-Crowder-Byombo

        Rozier-Smart-Turner-Johnson-KO

        draft-draft-Jerebko-Mickey-draft

        aprovado?

        1. E ai cara tudo bem, concordo com vc em partes mas algumas coisas devem ser levadas em consideração, primeiro que é quase certo que o bulls quer fazer uma reformulação ou no mínimo se livra do Butler por conta de suas declarações e de seus problemas de vestiário, o fato deles não declararem isso é pra não desvalorizar o Butler porém eh fato que eles trocariam por picks do draft, dito isso eu acho uma pick top2 muito pra um jogador “dispensável”, talvez utilizar as outras duas picks de primeira rodada seja o caminho, faria com que o bulls tivessem 3 escolhas de primeira rodada, talvez adicionar Rozier como backup para o Rose e/ou um dos contratos expirantes para que o bulls possa abrir espaço no cap pra ir atrás dos free agents, esse pra mim seria o cenário pra pegar o Butler, acho que dar Simmons ou Ingram seria demais para o que o Butler representa hj dentro do elenco do Bulls. Quanto a Durant vai depender muito mas muito do confronto com os Spurs eu creio que perdendo ele não vai aceitar permanecer no que seria no mínimo 3° time da conferência Oeste seria o caso de migrar para um contender no leste onde quem tem a melhor perspectiva de encarar os Cavs num futuro próximo é o Celtics ou ele pode ir pra um dos dois primeiros do oeste GSW ou Spurs como surgiu comentários nos últimos dias, porém acho difícil ele permanecer no oeste sem ser no thunder. E uma nova situação que surgiu é o Al Horford que pode repensar sua permanência em Atlanta após a varrida dos Cavs, olho nele que pode pintar no Celtics. Vamo q vamo Ainge
          Let’s Go Celtics

        2. Também pensei nisso Ranieri,mas o problema é que o Bulls vai topar a melhor oferta e o Celtics não é o unico interessado.Não acho que o Bulls toparia duas picks medianas e um jogador que não combina tanto com a filosofia de jogo do hoiberg, mas se toparem,é claro que seria muito melhor pra gente.Butler,é jogador excelente galera,precisamos lembrar disso,por mais que o Bulls queira se livrar dele,não vao aceitar por pouca coisa.

          Com relaçao ao Durant,concordo plenamente,o resultado dessa série dirá o seu destino.

          Mesmo se não pegarmos o Durant,o time ficaria assim.

          E caso estejam se perguntando,sou sempre teimoso assim mesmo,kkkkkkk.

          1. Eu ia fazer uma possivel formaçao dotime com Butler e esqueci,kkkkk.

            IT-Butler-Crowder-Johnson-Horford

            Rozier-Smart-Turner-Jerebko-KO

            Dessa vez botei o Horford como nosso pivô ao invés do Byombo por que sem o Durant,sobra muito mais espaço na folha salarial,de forma que poderiamos contratar até outro jogador.

          2. Então David eu até concordaria porém embora exista varias equipes interessadas poucas tem os ativos que nós temos, por exemplo quais equipes podem dar duas pick de primeira rodada mesmo não sendo de loteria, lembre que no meu post eu falei em dar as duas outras picks 16° e 23°, o que pra um time em reconstrução é de extrema valia, pra ser melhor que isso só se algum time oferecesse um jogador do mesmo nivel do Butler o que são poucos na liga, e outro aspecto é que os relatos dão conta que o jogador do Celtics que o bulls iria querer em troca seria o Jae C, o que é td bem pq o Butler joga na 3, mas insisto que dá uma escolha top2 é demais nesse caso. vc ja pensou nessa equipe tbm.
            IT- Bradley-J Butler- BSimmons- Al Horford
            Smart-Valentine- Turner-KO – Zeller
            Rozier – Rj Hunter- Jerbhko-J Mickey-Draft

          3. A treta entre o Butler e o Hoiberg parece que foi feia. O Butler acusou o treinador de não disciplinar o time. Para o cara vir à imprensa, deve ser fato. Mas, vamos convir que o Butler deveria ter reclamado no vestiário. Prefiro ficar com o Crowder. Se é para entregar um dos nossos ativos mais valiosos eu só aceitaria o Duran. Se a proposta for pelo Duran, ok. AB + Nets pick + nossas picks de primeira rodada, sem problema. Pelo que me consta o ambiente em Boston é ótimo.

          4. Cara eu até concordo com vc, ainda mais se na próxima temporada o Jae C evoluir tanto quanto nessa ou até mais, porém Butler já é uma cara consolidado, um all star, seria importante pra atrair outros, quanto ao Durant ele é free agent não precisa fazer troca, só acertar o contrato, mas depois da partida de ontem acho que o thunder deve passar pelos spurs então não acho que ele saia mais de lá, a não ser que tenha uma virada foda ai

          5. Como eu disse,se o Ainge conseguir fazer essa troca como vc sugere,é ótimo pra gente,mas ainda não estou convencido que o bulls aceitaria,kkkkk.Enfim,confio no Ainge.

  • A de se ressaltar algo que muita gente esquece.
    Smart tem apenas 22 anos!
    Ele é mais novo que o Rozier, por exemplo, e será mais novo que vários jogadores que ainda serão draftados nesse ano.

    Sendo assim, ele tem muitoooooo espaço pra evoluir, de forma que vejo muitas criticas desnecessariamente pesadas sobre ele.

    Smart foi um monto no colégio, um monstro na universidade e um monstro nas seleções de base. Nada me faz pensar que ele também não será na NBA.

    Se a gente trocar ele agora, podemos nos arrepender amargamente!

    1. Smart, Bradley ou Crowder um deles será negociado pelo Butler ou outro All Star. Como diz o Ainge e hora de desapegar, temos que qualificar o elenco e para isso temos que correr riscos. Smart tem potencial, uma escolha Top 5 tem potencial, mas Butler e real e acima de tudo torna o Celtics mais atrativo na FA. Ou seja, mesmo que a escolha vire James ou Durant e Smart vire um Wade, não vou me arrepender pq sei que e o negócio certo a fazer.

  • Smart, IT, Crowder são os meus jogadores favoritos atualmente do elenco, eu realmente manteria esses três, a menos se viesse uma grande contratação.

    Sobre o Smart além do fator idade, ele vai agora para o terceiro ano da NBA, ele melhorou esse ano principalmente o passe.

    Se ele for um jogador médio para cima no ataque, praticamente ele teria uma produção de all-star, por que ele vem desenvolvimento sua infiltração e o tiro de três duas armas cobiçadas no atual jogo da NBA.

  • Sobre o Smart escrevi isso em outro post. “Foi uma ancora defensiva, ainda imaturo e emocional (tem que parar de simular). Não fez a temporada inteira novamente por contusão (61 jogos). Para insultara sua importância veja como time sofreu quando ele ficou de fora. Ainda não estabeleceu um jogo ofensivo (9 pontos de media, com péssimo aproveitamento), mas teve momentos de brilhantismo.”

    Na pré-temporada ele estava trabalhando as infiltrações, um floter bonito e os tiros de 3. Mas fez poucas infiltrações e floters, por ter migrado da posição 1 para 2, devido a acessão do IT. Acho que ele é mais 2 do que 1 realmente. Mesmo assim precisa infiltra e trabalhar mais próximo a cesta p meter mais bolas, os tiros de 3 tem que melhor selecionados. Quem viu ele na Liga de Verão passado lembra que ele oscilou ofensivamente arrebentado em um jogo e indo mal no jogo em seguida, até machucar. Acho que vai estabelecer um jogo defensivo mais consistente com o passar do tempo.

    Quantas tocas, nosso melhores assets são o core do nosso time hoje IT, AB, Crowder e Smart. Acho que IT a principio não será envolvido em trocas. Dos outros 3, se as trocas ocorrerem e tendem a ocorrer, certamente ficaremos sem 1 ou até 2. Quem vai acho que depende muito de quem vem e do alvo da free agente. Acho que Crowder correr mais risco.

  • Só tenho que dizer uma coisa:

    Muito obrigado em deixar passar o Julius Randle, média de double double já na primeira temporada. The BEAST!!!

  • Fala galera faz tempo que nao escrevo por aqui… e vou dar minha opnião, nao trocaria os principais jogadores, eu acho que nao precisamos do Durant… ate porque temos ja um time muito forte de perimetro o que me preocupa de verdade é o Garrafão PRECISAMOS (URGENTE) nos desfazer de SULLY, KO e Jhonson por jogadores melhores para o Garrafão e trazer o Hassan Witside… pegando SImons ou Ingran acho que o time ja da uma subida de nivel… to acreditando e muito que vamos pegar ou primeira ou a segunda escolha.

    IT+Bradley+Ingran+ FA+ Hassan

    IT+Bradley+ Batum+Simons+ Hassan

    Ja somos 3 facil no leste

Comments are closed.