Visite nossas Redes Sociais
Curta e siga nossas redes para ter acesso a conteúdos exclusivos, além de manter-se sempre atualizado sobre novos artigos no site.

Maior pontuador da história do Boston Celtics, John Havlicek morre aos 79 anos

Loja de camisas da NBA

Os torcedores do Boston Celtics e fãs de basquete foram surpreendidos com uma notícia muito triste na noite desta quinta-feira (25). Através de seu site oficial, o time verde e branco de Massachusetts confirmou a morte do ex-jogador John Havlicek, maior pontuador da história da franquia e membro do Hall da Fama, aos 79 anos, em Jupiter, Florida. A causa do falecimento não foi divulgada pelo Celtics, mas a ESPN americana informou que Havlicek estava lutando contra o Mal de Parkinson.

Capaz de jogar como ala e ala-armador, John Havlicek chamou a atenção do Boston Celtics após passagem de sucesso por Ohio State no basquete universitário dos Estados Unidos (NCAA): em quatro anos nos Buckeyes, onde teve a camisa 5 aposentada, o ala fez uma dupla histórica com Jerry Lucas e conquistou o título da NCAA em 1960. Selecionado pelo Celtics na sétima escolha do 1962 NBA Draft, Havlicek abriu mão de um recrutamento na NFL, onde defenderia o Cleveland Browns, para revolucionar a função de sexto homem na NBA, colecionar títulos com a camisa verde e branca e protagonizar um momento histórico: nas finais da Conferência Leste de 1965, diante do Philadelphia 76ers, o ala interceptou um passe de Hal Greer e garantiu a classificação celta, sendo eternizado pela narração do lendário Johnny Most: “Havlicek stole the ball! (Havlicek roubou a bola!)”.

John Havlicek disputou 16 temporadas da NBA pelo Boston Celtics e até hoje é recordista em número de pontos (26.395) e jogos (1.270) pela franquia de Massachusetts. O ala também conquistou oito títulos da NBA, sem sofrer uma derrota em Finais, foi eleito MVP das Finais em 1974, foi 13 vezes convocado para o All-Star Game, apareceu 11 vezes nas seleções ideais da liga e recebeu oito indicações para os times de defesa. Havlicek encerrou a carreira em 1978 e teve sua camisa aposentada imediatamente pelo Celtics.

Confira a nota do Boston Celtics sobre a morte de John Havlicek:

“John Havlicek é um dos jogadores mais talentosos da história do Boston Celtics e o rosto de muitos dos momentos marcantes da franquia. Ele foi um grande campeão, tanto na quadra quanto na comunidade, vencendo oito campeonatos da NBA e um MVP das Finais, enquanto manteve recordes de pontos marcados e jogos disputados pelo Celtics. Nomeado um dos 50 maiores jogadores da história da NBA, ele foi homenageado no Hall da Fama do basquete e teve sua camisa #17 aposentada nas vigas do Garden. Suas características definidoras como jogador eram sua implacável agitação e comprometimento sincero com a equipe. Ele foi extremamente ponderado e generoso, tanto em nível pessoal quanto para os necessitados, como ilustrado em seu compromisso de arrecadar dinheiro para a The Genesis Foundation for Children por mais de três décadas em seu torneio de pesca. John foi gentil, atencioso, humilde e gracioso. Ele foi um campeão em todos os sentidos e, ao nos juntarmos a sua família, amigos e fãs em luto por sua perda, somos gratos por toda a alegria e inspiração que ele trouxe para nós”.

Relembre o histórico lance da roubada de bola de John Havlicek em 1965:

4 comentários

Comments are closed.