Visite nossas Redes Sociais
Curta e siga nossas redes para ter acesso a conteúdos exclusivos, além de manter-se sempre atualizado sobre novos artigos no site.

Ainge comenta sobre James Young

Muito embora o Boston Celtics tenha conquistado sua primeira vitória, no ano de 2015, na última quarta-feira, ao derrotar o Brooklyn Nets, foi de fácil constatação a revolta da torcida celta, devido à ausência do calouro James Young nessa partida. Afinal, no jogo anterior, no revés para o Charlotte Hornets, o ala havia acabado de marcar 13 pontos em 18 minutos de atuação.

Atento a isso, o GM Danny Ainge não fugiu dos questionamentos e abordou esse ponto em sua coletiva semanal.

Uma das principais razões, para Young não ter sido relacionado para o último jogo, foi a volta do ala-armador Marcus Thornton, que ficou de fora dos 11 jogos anteriores.

Ainge citou diversos motivos para o treinador Brad Stevens ter relacionado o camisa 4 de Boston ao invés do ala oriundo da Universidade de Kentucky:

“Marcus Thornton estava voltando de uma lesão e vinha de uma ótima semana de treinos”, disse Ainge, que, em seguida, completou sua argumentação, ”Thornton foi um jogador de 20 pontos, por jogo, na NBA, em uma temporada passada. Além disso, Marcus tem sido uma ótima arma saindo do banco. Stevens decidiu – e foi uma decisão muito difícil, diga-se de passagem – que Thornton estava pronto para jogar. Por fim, Thornton tem sido um jogador muito regular até aqui”.

No entanto, Ainge também foi rápido ao lembrar à imprensa e aos torcedores que o Celtics possui altíssimas expectativas em James Young, que foi selecionado pelo maior campeão da NBA com a 17ª escolha no 2014 NBA Draft.

“Nós estamos fascinados por James Young”, disse Ainge. ”James fez apenas 19 anos, há cerca de 3 meses. Ele está em uma evolução rapidíssima. Nós achamos que sua passagem por Maine (estado da equipe filiada ao Celtics na D-League) o fez muito bem”.

Young atuou em 8 partidas pelo Maine Red Claws. Ele ostenta o posto de cestinha da equipe, com 22.4 pontos e 5.3 rebotes, por jogo, com uma média de 32.6 minutos por partida.

“Não podemos esquecer que James Young começou a temporada lesionado”, disse Ainge, fazendo menção à concussão que o jovem celta sofreu em um acidente de carro, pouco antes do 2014 NBA Draft. Meses depois, o camisa 13 de Boston sofreu com lesões na coxa e no ombro.

“Nós estamos acompanhando Young de perto e o moldando com todo cuidado do mundo”, confessou Ainge. ”Acredite, foi uma decisão bem difícil que Brad Stevens teve de fazer. Entretanto, ele acabou escolhendo Marcus Thornton para essa partida. Thornton atuou pelo Nets, na última temporada, e ele deve ter concluído que isso daria certa vantagem para nossa equipe”.

Por fim, Ainge comentou se as idas e vindas, da D-League, podem fazer mal para a auto-confiança de James Young.

“Nós não podemos, simplesmente, lançar os jogadores, de forma precoce, na fogueira”, disse Ainge. “Nós queremos colocar Young em jogos nos quais ele possa vir a ter sucesso. Caso contrário, seremos irresponsáveis ao por um garoto de 19 anos, recém-saído da faculdade e da D-League, em jogos consecutivos nos quais ele pode vir a sofrer com o adversário. O mais importante é que Young sabe que ele é uma peça fundamental para o nosso futuro. Ele sabe, nós sabemos e vocês sabem. Portanto, nós queremos desenvolvê-lo paciente e constantemente”.

Author avatar
Rômulo Portugal
Rômulo é carioca, advogado, e fã de futebol, NBA e NFL. Acompanha o Celtics desde 2003. Seu fanatismo pelo maior campeão da NBA o fez torcer para os demais times de Boston. Como bom carioca, é Vascaíno. Tem Paul Pierce como primeiro e grande ídolo na NBA.

20 comentários

  1. Renato

    Ainge é um figura mesmo, Stevens colocou o Thornton pelo simples fato de que estamos no período de negociações, e faz-se necessário valorizar os veteranos para trocas.

    Young tem muito potencial, e concordo com o Ainge, impressiona como ele evoluiu na NBA com apenas 19 anos de idade.

    Ressalvo que o brilho do Young, não deve ofuscar o Smart que também é um jogador com enorme potencial e vem evoluindo nos arremessos de 3 pontos, talvez não chame tanto a atenção seu progresso porque dele já se esperava muito.

  2. Barry

    Cara toda vez q eu leio essa historia do Young ter perdido a pré- temporada por causa de um acidente de carro, me dá um arrepio na espinha.
    Um morreu de overdose, o outro de um ataque cardíaco. Lembrando q em 2000 o Pierce foi esfaqueado em uma boate e teve q fazer uma cirurgia para reparar os danos no pulmão. Eita zica q nós temos em…
    Agora falando do Young, acho q ele deve ser SG, ele é muito franzino e tem um bom chute de 3. Espero q ele seja o nosso novo PP. Ele tem condições de pontuar bem, dar assistências pois tem uma boa visão de jogo, e tem condições de ser decisovo com esses “chutes” de 3.
    Cara, ele e o Smart tem tudo para ser os pilares de um time campeão. Basta arrumar as posições 4 e 5. Sério a pisição 4 tbm. Ainda estou esperando uma malhora defensiva do Olynyk. A defesa dele era ridícula ano passado, e esse ano é incrivel como não melhorou nada. O Sully cada dia q passa me lembra mais o Glen Davis. PQ será???
    A proxima FA tem que arrumar PF e C. E no draft de um SF. Acho q o Winslow ficará + ou – entre as posições 5 a 8. Ele tem uma boa defesa, QI e pontua facil tbm. Só tem q desenvolver melhor o tiro de longa distância.
    Se o Smart e o Young derem certo o Tanq e a trade do PP terão valido a pena. Se não……Cortem-lhe a cabeça!!!!!

  3. Renato

    Barry,

    A troca do Pierce já nos rendeu Young e Zeller (via cavs).

    Em 2016 irá render + 2 First Pick (Nets e Cavs)

    Em 2017 se formos melhores, nos renderá a Pick Nets em troca da Pick Celtics.

    Em 2018 irá render 1 first pick.

    Então posso dizer que esse negócio foi genial para o Celtics.

    Young tem talento
    Zeller tem talento

    2016,2017e2018 o Nets devem ter escolhas entre as picks 10 e 20, ou seja, nosso futuro é promissor.

    O Winslow é um bom nome, também o considero promissor, mas ainda prefiro Stanley.Johnson.

    • rafael

      troco tudo essas pick de jogadores inexperientes pelo velho pierce se aposentando no celtics…!

      • Thiago Reis

        Infelizmente NBA não é futebol cara, Pierce se aposentando nos Celtics seria muito legal, mas estaríamos com uma mão na frente e outra atrás nesse momento, a troca com os Nets foi uma das maiores mantas de todos os tempos. Garnett jamais jogou em alto nível em Brooklyn, Jet saiu no meio da temporada, e Pierce jogou bem e foi importante nos playoffs, mas já saiu do time. Nós ficamos com: Young, Zeller, e mais 4 picks (3 dos Nets + 1 Cavs), por enquanto. Sendo que as duas picks restantes e a troca de posição com os Nets em 2017 cada vez mais parece que serão picks de loteria. E ainda podemos considerar que essa troca nos permitiu ter a 6a escolha para selecionar o Smart, já que com Pierce e Garnett aqui no ano passado pegáriamos 6a, 7a ou 8a posição nos playoffs, apenas para sermos eliminados na primeira ou segunda rodada.

        • Marcos

          Thiago,

          Foi um bom negócio se a aposta do GM era draft? Foi. Era o único caminho?
          Desculpa, mas não, longe disso.
          Só ver o Spurs campeão com um time tão envelhecido quanto o nosso.

          Podíamos ter seguido outro caminho, nos livrando do AB + Crawford (quem sabe Bledsoe) por um bom SG e buscar um Center veterano por Jet + outros:
          Rondo, Bledsoe, Green, Sully, C
          Ótimo PP34 vindo do banco como agora no Wiz.
          Role players bons em KO, KG e Courtney Lee (titular hj no Memphis).

          Se esse time não tivesse chegado nas finais do leste no ano passado, nesse e no próximo troco de nome…

          E ainda teríamos nossas picks próprias e a do Clippers desse ano pelo Rivers (que daria para barganhar bastante).

          Boa sorte Ainge, confiamos no seu trabalho,
          []s verdes

  4. Thiago Reis

    Acredito que Young terá mais oportunidades após a deadline, é fato que o time está insistindo nos veteranos para conseguirmos alguma coisa com eles, principalmente Bass, Green e Thornton, já que Wallace sabemos que ninguém vai querer mesmo, mas se depois Young não tiver os minutos pra jogar começarei a ficar bem puto rs!!

  5. Renato

    Rafael,

    Por isso que você é torcedor e não executivo da NBA rsrsrs.

    A função de um GM é tentar transformar perdas em ativos para franquia.

    O Pierce é um grande ídolo e receberá a merecida homenagem tendo sua camisa aposentada no TD Garden.

    Agora a vida continua e foi a hora certa para negociar Pierce e Garnett.

    A troca do Rondo é que poderia ter sido melhor, mas a do Pierce foi ótima.

  6. rafael

    Renato, Thiago Reis, concordo com as funções dos GMs e tal, mas não coloco fé nesses jogadores de draft… sei lá… pra mim não vai dar em nada… o Smart mesmo não vejo ele se tornando mais que um jogador regular…

    • rafael

      e me desculpem, mas se fosse mantido a base de 2008 celtics estaria ao menos entre os bons times… agora ficará até meados de 2015 e 2016 fazendo papel de time pequeno… é isso que não consigo entender… porque ainge já que iria fazer a reconstrução não a fez antes do rondo machucasse e tivesse seu valor de mercado diminuido… se fosse pra fazer isso fizesse tudo ao mesmo tempo… a troca com o nets pode até ter sido boa futuramente mas a do rondo eu não entendi até agora… ta certo que vai flexibilizar o cap mas qual bom jogador vai querer vir jogar no celtics sem nenhuma base?

    • Marcos

      Rafael,

      Tenha um pouco de paciência com o Smart cara, ele vai demorar um pouco para engrenar mesmo.

      E ainda trocaremos o nosso NCAA coach para um treinador de verdade quando o roster for formado, trocas acontecerão, etc…

      Postei acima, o draft não era a única saída, mas foi a aposta do nosso GM – não era uma decisão fácil mesmo – vamos esperar para ver como vai sair.

      []s verdes

    • Thiago Reis

      Pode ser que você esteja certo em não darem certo, mas é aposta cara, 99,9% das grandes estrelas da liga vieram do draft, são diversas análises que indicam se um jogador pode dar certo ou não, mas não é uma ciência exata, agora, quanto mais você tenta (mais escolhas), as chances de você acertar o alvo aumentam, certo??

      • rafael

        sim pode virar um bom jogador, mas tão soltando um peso muito pesado nas costas dum menino… se ele conseguir lidar com a pressão e se desenvolver ok … mas sei lá cara vamos dar tempo ao tempo né…

  7. rafael

    meados de 2017 e 2018 * desculpem… ficará uns anos fazendo papel de time pequeno…

  8. Barry

    Se tivéssemos com PP, KG e Rondo teriamos um time de playoffs, não de título. Chegaríamos a final de conferência. Chegaríamos a final da NBA? Ganharíamos o título? NÃO.
    Tem q apostar em draft sim. A base campeã nos anos 60 foi construida via draft nos anos 50. Nos anos 70 os 2 pilares do time ( White e Cowens ) vieram de escohas top10 e top5. Bird e McHale vieram de escolhas altas de draft tbm. O Bulls apostou em draft, obteve Jordan e Pippen e foi campeão. Thunder apostou em draft e conseguiram Westbrook, Harden e Durant. Pouca coisa né. Só não foram campeões por causa daquela panelada do Lebronha.
    Vcs queriam estar na pele dos Lakers. Kobe come 24 milhões de CAP. Se ficarem com uma pick acima de 5 ela vai pro Suns, graças a trade da mumia do Nash. Vcs queriam um time velho com picks proprias top20??? Sabe o q conseguimos com pick top20??? Bradley. O obeso do Sully. Fab melo.
    Sabe oq veio nos ultimos drafts em picks top5 e ate mesmo top10??
    Damian Lillard, Andre Drummond, Kemba Walker, DeMarcus Cousins, Greg Monroe, Paul George……
    Nenhum deles foi first pick. Vieram de escolhas 5, 7, 9……..
    Então é só o Ainge ser competente. Rebuild todo time passa por ela um dia. Pra ter sucesso tem que ser rebuidl com pick top10, e não top 20.
    E sobre o Spurs não vem fazendo uma temporada boa. O ciclo está se fechando tbm. Eles passarão por rebuild mais cedo ou mais tarde

    • Marcos

      Vc tem razão em alguns pontos
      Só alguns pontos:

      1- Título sem trocar PP e KG: não dá para dizer que não ou sim, mas dentro de 5 anos não vamos ganhar mesmo.

      2- Red A. > Ainge. A maioria dos jogadores vem de draft, então o argumento ”ganhadores são draftados” não tem mt significado estatístico, pq é meio óbvia.

      3- Thunder não deve ser modelo para ninguém, os caras são uns loosers por mentalidade. Inclusive o Hardeen. Não têm potencial para ganhar a Liga.

      4- Já mencionei em posts anteriores que draft não é só competência, tem sorte envolvida tb. Então, sim, fizemos uma aposta e tomara que dê certo. Mas pode dar errado, estejamos cientes.

      5- Spurs tem muita grana para FA e um coach excepcional. Óbvio que o TD significa o que o B Russel significa para nós = é insubstituível. Mas o ciclo está longe do fim, enquanto Pop puder escolher quem draftar, eles já tem o K. Leonard que está no mesmo nível de LBJ, por exemplo…

      6- Precisamos subir o máximo a nossa escolha, então o esquema é torcer para o tank…

      Perder hoje, C’s!

      []s verdes

      • luiz eduardo

        cara, claro que todos vem do draft, mas o que querem dizer é de jogadores que são draftados pela própria franquia, e outra, não importa se os os cras do thuander são pipoqueiros, o que importa é que os 3 são all-stars, ser ganhador é outra conversa

  9. Bruno

    Ainge elogiou o garoto…vai ser trocado por um pick.

  10. Sander

    Depois que acabarbo periodo de trocas, o Youg deveria começar a jogar de titular, só assim o garoto pegaria mais experiência para a próxima temporada.

Postar comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.